2023-02-28

O território brasileiro apresenta a maior biodiversidade do planeta, porém pouco desse arsenal de plantas é devidamente estudado quanto as suas propriedades farmacológicas. Nativa da Mata Atlântica e com risco de extinção, Heteropterys brasiliensis é uma planta utilizada pela medicina tradicional e que não apresenta relatos científicos que comprove seu potencial farmacológico. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial cicatrizante de extratos vegetais de H. brasiliensis, in vitro e in vivo, assim como atividades farmacológicas relacionadas a uma melhor cicatrização: atividade antibacteriana, anti-inflamatória e antioxidante. Os extratos hexânico e etanólico tiveram sua atividade antibacteriana avaliada pelo teste de concentração inibitória mínima (CIM) contra bactérias gram-positivas e gram- negativas. A atividade anti-inflamatória foi avaliada in vitro pela capacidade de inibir a desnaturação de proteínas e pela produção de óxido nítrico induzido por lipopolissacarídeo (LPS) em macrófagos. O potencial cicatrizante foi avaliado in vitro, pela proliferação, citoproteção e migração de fibroblastos NIH/3T3 e macrófago RAW 264.7. Pomadas foram formuladas com o extrato etanólico nas concentrações de 5 e 10% (m/m). Seu potencial cicatrizante foi então, avaliados in vivo quanto ao índice de contração da ferida, avaliação histológica e parâmetros bioquímicos e hematológicos. Além disso, foi determinado a atividade antioxidante tecidual através das enzimas superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT), glutationa S-transferase (GST) e marcadores como, óxido nítrico (NO) e malondialdeído (MDA). Os resultados demostraram que os extratos de H. brasiliensis apresentaram atividade antibacteriana, principalmente para bactérias gram-positivas. O extrato hexânico demonstrou um maior potencial anti-inflamatório, in vitro. Os extratos foram eficazes de promover a proliferação celular e migração celular, tendo o extrato etanólico apresentado os melhores resultados nos testes in vitro. No experimento in vivo, as pomadas foram eficientes em promover a contração da ferida, aumentar a proliferação celular e neovascularização, bem como reduzir a resposta inflamatória e o estresse oxidativo. Em conclusão, as pomadas formuladas com o extrato de H. brasiliensis foi eficiente no controle do processo inflamatório, oxidativo e atuou na promoção do fechamento rápido e eficaz das feridas induzidas em camundongos. Palavras-chave: Malpighiaceae. Antioxidante. Ferida. Proliferação. Fibroblasto.
The Brazilian territory has the greatest biodiversity on the planet, but little of this arsenal of plants is properly studied in terms of their pharmacological properties. Native to the Atlantic Forest and at risk of extinction, Heteropterys brasiliensis is a plant used by traditional medicine and that does not present scientific reports that prove its pharmacological potential. The objective of this work was to evaluate the healing potential of plant extracts H. brasiliensis, in vitro and in vivo, as well as pharmacological activities related to better healing: antibacterial, anti-inflammatory and antioxidant activity. The hexane and ethanolic extracts had their antibacterial activity evaluated by the minimum inhibitory concentration (MIC) test against gram-positive and gram- negative bacteria. The anti-inflammatory activity was evaluated in vitro by the ability to inhibit protein denaturation and by the production of nitric oxide induced by lipopolysaccharide (LPS) in macrophages. The healing potential was evaluated in vitro, by the proliferation, cytoprotection and migration of fibroblasts NIH/3T3 and macrophage RAW 264.7. Ointments were formulated with the ethanolic extract at concentrations of 5 and 10% (w/w). Its healing potential was then evaluated in vivo regarding the wound contraction index, histological evaluation and biochemical and hematological parameters. In addition, tissue antioxidant activity was evaluated using the enzymes superoxide dismutase (SOD), catalase (CAT), glutathione S-transferase (GST) and markers such as nitric oxide (NO) and malondialdehyde (MDA). The results showed that H. brasiliensis extracts showed antibacterial activity, mainly against gram- positive bacteria. The hexane extract showed a greater anti-inflammatory potential in vitro. The extracts were effective in promoting cell proliferation and cell migration, with the ethanolic extract having the best results in in vitro tests. In the in vivo experiment, the ointments were efficient in promoting wound contraction, increasing cell proliferation and neovascularization, as well as reducing the inflammatory response and oxidative stress. In conclusion, the ointments formulated with the extract of H.brasiliensis were efficient in controlling the inflammatory and oxidative process and acted in promoting the fast and effective closure of the wound. Keywords: Malpighiaceae. Antioxidant. Wound. Proliferation. Fibroblast.

Malpighiaceae - Uso terapêutico, Antioxidantes, Ferimentos e lesões - Tratamento, Células - Proliferação, Fibroblastos

PURGATO, Gislaine Aparecida. Avaliação dos extratos e da pomada de folhas de Heteropterys brasiliensis para a atividade cicatrizante: um estudo in vitro e in vivo. 2023. 77 f. Tese (Doutorado em Bioquímica Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.2023.