Sensibilidade de valores genéticos às modificações de níveis de proteína das dietas e avaliação de carcaça de codornas de corte em crescimento

2011-11-25

Objetivou-se com este trabalho investigar a presença de interação genótipo x nível de proteína na ração, por Modelos de Normas de Reação, sobre o período de crescimento e avaliar o desempenho produtivo de duas linhagens de codornas de corte, pertencentes ao Programa de Melhoramento Genético de Aves da Universidade Federal de Viçosa. Foram avaliados os pesos corporais em 21, 35 e 42 dias de idade, com níveis de 24 a 33% de proteína bruta (PB) na ração. Aos 42 dias de idade foram avaliadas 268 codornas da linhagem UFV-1 e 288 da linhagem UFV-2, para averiguar o desempenho produtivo. As avaliações para a obtenção das normas de reação e os parâmetros genéticos foram realizadas no programa WOMBAT e as análises de variância dos dados de carcaça no programa SAS. Normas de reação indicam que a linhagem UFV-1 é menos sensível ao ambiente que a linhagem UFV-2. Avaliações genéticas realizadas para codornas alimentadas com dietas contendo diferentes níveis proteicos não permitem a predição de valores genéticos válidos para todos os níveis de PB. A linhagem UFV-1 não apresentou interação sexo X PB para peso corporal e características de carcaça estudadas. A linhagem UFV-2 apresentou interação sexo X PB para peso corporal ao abate, peso de carcaça e peso de perna. Todos os parâmetros apresentaram efeito de sexo significativo, com exceção de peso e rendimento de dorso para a linhagem UFV-2. As fêmeas apresentaram peso vivo superior aos machos. Conclui-se que a avaliação deverá ser feita no nível em que a codorna será criada. Verificou-se interação genótipo X ambiente para as duas linhagens estudadas. É possível utilizar dieta contendo 24% de PB para codornas de corte sem que haja prejuízo no peso corporal ao abate e no peso e rendimento de carcaça e de suas partes, desde que esta seja devidamente balanceada com aminoácidos. Sugere-se que o abate seja realizado em idades inferiores aos 42 dias visando reduzir a diferença de peso e rendimento de carcaça entre os sexos.
The objective of this study was to investigate the presence of genotype X dietary protein level, by reaction norm models, on the period of growth and evaluate the performance of two strains of quails belonging to Breeding Program Poultry of the Federal University of Viçosa. Body weights were evaluated at 21, 35 and 42 days of age, with levels 24 to 33% crude protein (CP) in the diet. At 42 days of age were evaluated 268 quail UFV-1 strain and 288 of UFV-2 strain, to determine the productive performance. Evaluations to obtain the reaction norms and genetic parameters were performed in the program WOMBAT and analysis of variance of carcass data in SAS. Norms of reaction indicate that the strain UFV-1 is less sensitive to the environment that the strain UFV-2. Genetic evaluations performed for quail fed diets containing different protein levels do not allow the prediction of genetic values valid for all levels of CP. The strain UFV-1 did not present interaction gender X PB for body weight and carcass characteristics studied. The strain UFV-2 showed gender X PB interaction for body weight at slaughter, carcass weight and weight of the leg. All parameters showed significant effects of sex, except for weight and yield back to UFV-2 strain. The females had higher body weight to males. It is concluded that the assessment should be made at the level where the quail will be created. There was interaction genotype X environment for both strains studied. Can be used diet containing 24% CP for meat quails with no loss in body weight and slaughter weight and carcass yield and parts thereof, provided that it is properly balanced with amino acids. It is suggested that Slaughter is done in ages up to 42 days to reduce the difference in weight and carcass yield between the genders.

Normas de reação, Interação genótipo x ambiente, Herdabilidade, Carcaça, Rendimento, Reaction norm, Interaction genotype X environment, Heritability, Carcass, Yield

BONAFÉ, Cristina Moreira. Sensibility of genetic values to modifications of diet protein levels and the evaluation of meat quail carcass in growth. 2011. 63 f. Tese (Doutorado em Genética animal; Genética molecular e de microrganismos; Genética quantitativa; Genética vegetal; Me) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011.