2022-03-31

A pesquisa traz os conceitos de identidade, memória e cidadania a partir do trabalho de educação para as relações raciais desenvolvido em uma escola do Ensino Médio estadual de Minas Gerais. Analisamos a formação da identidade nacional, patrimônio e da educação brasileira no que tange às estruturas hegemônicas que consolidam um projeto racista de poder e sociedade. Em contraponto à essa narrativa englobante observamos o histórico de lutas do Movimento Negro, sobretudo no campo da educação e investigamos os ecos dessas lutas localmente através de dois projetos de educação antirracista na escola. Buscamos a emergência das memórias negras através do trabalho pedagógico, colocando em jogo o sentido de identidade individual e do grupo e provocando uma ruptura com os regimes de representação hegemônicos. Por fim, a pesquisa se propõe a costurar saberes teóricos e práticos nos pressupostos da pedagogia engajada, produzindo um Caderno de Práticas de Educação Antirracista a fim de darmos nossa contribuição para a efetiva implementação do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, conforme previsto na Lei n. 10.639/2003, no Parecer CNE/CP n. 003/2004 e na Resolução CNE/CP n. 001/2004. Palavras-chave: Cidadania. Relações étnico-raciais. Educação. Identidade. Memória.
The research brings the concepts of identity, memory and citizenship from the work of education for racial relations developed in a state high school in Minas Gerais. We analyze the formation of national identity, heritage and Brazilian education regarding the hegemonic structures that consolidate a racist project of power and society. In contrast to this encompassing narrative, we observe the history of struggles of the Black Movement, especially in the field of education, and we investigate the echoes of these struggles locally through two anti-racist education projects at school. We seek the emergence of black memories through pedagogical work, putting into play the sense of individual and group identity and causing a rupture with the hegemonic representation regimes. Finally, the research proposes to sew theoretical and practical knowledge in the assumptions of engaged pedagogy, producing a Notebook of Practices of Anti-racist Education in order to give our contribution to the effective implementation of the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture, as provided for in Law no. 10.639/2003, in Opinion CNE/CP no. 003/2004 and in Resolution CNE/CP n. 001/2004. Keywords: Citizenship. Ethnic-racial relations. Education. Identity. Memory.

Antirracismo - Brasil, Negros - Educação - Brasil, Negros - Identidade étnica, Negros - Identidade racial, Cidadania, Brasil - Relações raciais, Memória coletiva

MORELLI, Angela Barban. Identidade e memória afrodescendentes: desenhos de uma educação para relações étnico- raciais. 2022. 173 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.