Evidências de causalidade entre desenvolvimento do sistema financeiro e crescimento econômico no Brasil

2010-03-23

As teorias de crescimento econômico têm recebido constantes atenções, tanto no campo teórico quanto empírico. Neste último, mesmo não sendo diretamente relacionado como um dos fatores de produção, mas sim com sua importância, têm se dado destaque para o papel do sistema financeiro em prol do crescimento econômico sustentado. Nessa perspectiva, o sistema financeiro funcionaria como um grande captador de recursos e importante intermediário, à medida que permite que as relações de troca sejam estabelecidas reduzindo os custos e fazendo com que os recursos sejam alocados de forma mais produtiva. Diante da aparente importância do mercado financeiro na geração de crescimento econômico, alguns trabalhos têm procurado investigar relações de causalidade entre estas variáveis. Dessa forma, o presente trabalho contribui com tal literatura ao verificar empiricamente a causalidade entre o desenvolvimento do sistema financeiro e crescimento econômico no Brasil entre o período de 1980 a 2008. Para tanto, a utilização demetodologias tais como análise fatorial por componente principal e a estimação de modelos autoregressivos VEC foram usados. A maior contribuição encontra-se na construção de proxies mais representativa do desenvolvimento financeiro para a economia brasileira. Estes índices (proxies) em um primeiro momento foram elaborados a partir de séries do mercado bancário e acionário, onde encontrou-se, em ambas as séries, dois fatores que foram os mais representativos. A partir desses resultados, procurou-se desenvolver o índice somente com as variáveis do mercado bancário e posteriormente com as variáveis do mercado acionário, com o objetivo de tornar os resultados mais robustos. Os resultados encontrados apontam para uma causalidade no sentido de desenvolvimento do sistema financeiro, seja ele via mercado de capitais ou mercado bancário, para com o crescimento econômico, indo em direção a grande parte da literatura empírica e de encontro ao papel do sistema financeiro defendido pela literatura econômica.
Theories of economic growth have received constant attention, either theoretical or empirical study areas. In the latter, although not directly related to one of the factors of production, but their importance, have been given emphasis on the role of the financial system in support of sustained economic growth. From this perspective, the financial system would act as a great sponsor and an important broker, as that allows the trade relations are established by reducing costs and making resources are allocated more productively. Given the apparent importance of the financial system in generating economic growth, some studies have attempted to investigate causal relationships between these variables. Thus, this research contributes to this literature to empirically verify the causality relation between the development of the financial system and economic growth in Brazil from the period 1980 to 2008. Therefore, the use of methodologies such as coefficient analysis by principal component models and autoregressive VEC were used. The major contribution is the construction of more representative proxies of financial development for the Brazilian economy. First of all, these proxies were made from series of banking and stock market, where were found, in both of series, two representative coefficients. With this results obtained, we tried to develop the indexes only with the variables in the banking market and, subsequently, with the variables of the stock market with the meant to make the results more robust. The found results point to a causality in the sense of development of the financial system, be it by means of capitals market or bank market, to the economical growth, moving towards great part of the empiric literature and of encounter to the paper of the financial system defended for the economical literature.

Crescimento econômico, Sistema financeiro, Setor bancário, Mercado acionário, Causalidade, Economic growth, Financial system, Banking, Stock market, Causality

OLIVEIRA, Vitor Januário. Evidence of causality between development of financial system and economic growth in Brazil. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento econômico e Políticas públicas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2010.