2021-07-26

O presente estudo objetivou compreender as experiências de enfrentamento à pandemia da COVID-19 em um município da Zona da Mata de Minas Gerais, durante a primeira onda da doença, sob a perspectiva da gestão municipal, universitária e da saúde suplementar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, oriunda de um projeto maior quali-quantitativo. Foram investigados 21 profissionais inscritos no âmbito da gestão municipal, universitária e da saúde suplementar, tal amostra se deu de forma intencional, sendo interrompida pelo método de saturação. A coleta dos dados aconteceu de outubro a dezembro de 2020, foi realizada por meio da triangulação de técnicas, a saber: entrevista individual, análise documental e observação não participante; anteriormente à entrevista foi aplicado um questionário de caracterização dos participantes. Esta pesquisa se ancorou nos seguintes pressupostos teóricos de Paulo Freire: dialogicidade, participação política, autonomia e transformação social. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, proposta por Lawrence Bardin. Os resultados dessa dissertação originaram: Um Artigo Original, cujo objetivo foi identificar as ações estratégicas do município de Viçosa-MG no processo de enfrentamento à pandemia da COVID-19 durante a primeira onda da doença no Brasil, e um produto técnico, que envolveu a produção de um evento científico, cujo objetivo pautou-se na criação de um espaço de socialização e debate acerca do enfrentamento à pandemia de COVID-19 numa perspectiva global, com destaque para as experiências de enfrentamento de Viçosa, Minas Gerais e a importante parceria da Universidade Federal de Viçosa neste cenário de crise sanitária. Palavras-chave: COVID-19. Gestão em Saúde. Saúde Pública
This study aimed to understand the confrontation experiences of the COVID-19 pandemic outbreak in a city of the Zona da Mata of Minas Gerais, during the first wave of the disease, from the municipal, university and supplementary health management perspectives. This is a qualitative research, descriptive-exploratory, arising from a larger qualitative-quantitative project. Twenty-one professionals enrolled in the scope of municipal, university and private health management were investigated. This sample was intentional and was interrupted by the saturation method. The data collection occurred between october and december of 2020 and was performed through the triangulation of techniques: individual interview, document analysis and non-participant observation; before the interview, a quiz was applied to characterize the participants. This research was based on the following theoretical assumptions by Paulo Freire: dialogicity, political participation, autonomy and social transformation. The data were analyzed using the content analysis technique proposed by Lawrence Bardin. The results of this dissertation resulted in: An Original Paper, whose objective was to identify the strategic actions of the city of Viçosa-MG in the process of fighting the COVID-19 pandemic outbreak during the first wave of the disease in Brazil, and a technical product which involved the production of a scientific event, whose objective was to create a space for socialization and debate about the fight against the COVID- 19 pandemic outbreak in a global perspective, with emphasis on the confrontation experiences in Viçosa, Minas Gerais and the important partnership of the Federal University of Viçosa in this scenario of health crisis. Keywords: COVID-19. Health Management. Public Health.

COVID-19, Administração dos serviços de saúde - Viçosa (MG), Saúde pública - Viçosa (MG)

FREITAS, Edilaine Lopes de. Ações de enfrentamento à pandemia da COVID-19 no município de Viçosa, Minas Gerais. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.