Renovação de pastagem degradada de capim-gordura com a introdução de forrageiras tropicais adubadas com nitrogênio ou em consórcios

Um experimento foi conduzido com objetivo de avaliar a produtividade e qualidade do capim-braquiária (Brachiaria decumbens Stapf. cv. Basilisk) e do capim-jaraguá (Hyparrhenia rufa (Ness) Stapf.) adubados com nitrogênio (N) ou em consórcios com estilosantes (Stylosanthes guianensis (Aubl.) Swartz cv. Mineirão), introduzidos em uma pastagem degradada. Foram avaliadas duas gramíneas (capim-braquiária e capim-jaraguá), quatro doses de N (0, 50, 100 e 150 kg/ha) e dois tratamentos referentes aos consórcios capim-braquiária + estilosantes e capim-jaraguá + estilosantes. Após estabelecimento das forrageiras, foram realizadas duas avaliações (colheitas). As produções de matéria seca (MS) do capim-braquiária aumentaram de 1.824 para 4.604 kg/ha e de 1.019 para 2.149 kg/ha nas duas colheitas, respectivamente, quando as doses de N extremas foram comparadas, porém não houve resposta do capim-jaraguá. O teor de proteína bruta (PB) do capim-braquiária elevou de 3,18 para 5,68 dag/kg apenas na primeira colheita, enquanto o capim-jaraguá apresentou incremento de 2,53 para 3,72 dag/kg e de 7,32 para 8,45 dag/kg, respectivamente, em ambas as colheitas, quando comparadas às doses extremas. Os teores de fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido das gramíneas não foram influenciados pela aplicação de N. Em ambas as colheitas, ao se elevarem as doses de N, houve diminuição dos teores de P nas duas gramíneas e de K no capim-braquiária. Os teores de Ca e Mg das gramíneas, em sua maioria, não foram influenciados pelo N, em ambas as colheitas. As produções médias de MS dos dois consórcios foram superiores às produções médias das duas gramíneas adubadas, com incrementos de 42,62 e 15,00% no rendimento forrageiro, na primeira e segunda colheitas, respectivamente. As forrageiras em consórcios, de forma geral, apresentaram teores de PB e Ca mais elevados e de FDN mais baixos que as gramíneas puras adubadas com N, melhorando a qualidade do pasto.
This study was carried out to evaluate the productivity and quality of either Brachiaria decumbens Stapf. cv. Basilisk and Hyparrhenia rufa (Ness) Stapf. grasses fertilized with nitrogen (N) or mixed with stylosanthes (Stylosanthes guianensis (Aubl.) Swartz cv. Mineirão), introduced into a degraded pasture. Both grasses were evaluated, as well as four doses of nitrogen (0, 50, 100 and 150 kg/ha) and two treatments that consisted of mixing B. decumbens and S. guianensis as well as H. rufa and S. guianensis. After forages were established, two evaluations were also performed (harvests). The dry matter (DM) yields of B. decumbens increased from 1,824 up to 4,604 kg/ha and from 1,019 to 2,149 kg/ha in both respective harvests, when the extreme N doses were compared, but H. rufa showed no response. The crude protein (CP) content in B. decumbens increased from 3.18 up to 5.68 dag/kg at the first harvest only, whereas H. rufa showed an increment from 2.53 to 3.72 dag/kg and from 7.32 to 8.45 dag/kg in both respective harvests, compared to the extreme doses. The contents of both neutral detergent fiber (NDF) and acid detergent fiber in the grasses were not affected by N application. When N doses increased, the P contents in both grasses and K contents in B. decumbens were reduced at both harvests. Most contents of Ca and Mg in grasses were not affected by N at both harvests. The average DM yields of both mixtures were superior to the average yields of both fertilized grasses, as showing increments of 42.62% and 15.00% in forage yield at the first and second harvests, respectively. In general, the mixed forages showed higher contents of CP and Ca, but lower NDF values than those N-fertilized pure grasses, therefore improving the quality of the pasture.

Adubação, Brachiaria decumbens, Hyparrhenia rufa, Minerais, Proteína bruta, Stylosanthes guianensis