Produção Técnico-científica

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Produção Técnico-científica da UFV, incluindo artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, etc. Contempla toda a produção de autores vinculados à UFV.

Os materiais serão organizados de acordo com a estrutura acadêmica da Instituição, contemplando seus diversos campi, institutos, centros de ciências e departamentos.

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Resultados da Pesquisa

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    O revelar das "Vozes da Boca da Mata": a experiência da extensão universitária nos assentamentos de reforma agrária em Nossa Senhora da Glória- SE
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2015) Jesus, Claudia Kathyuscia Bispo de
    Este trabalho é fruto de uma atividade de Iniciação à Extensão (PIBIX) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O trabalho alicerçou-se metodologicamente na pesquisa-ação, possuindo como foco a questão dos direitos sociais e, especialmente, a categoria qualidade de vida em seis assentamentos rurais localizados no município de Nossa Senhora da Glória, no Sertão Sergipano. O método utilizado concentrou-se no uso de grupos focais. Em suma, este trabalho permitiu, além de pesquisar as famílias assentadas e permitir que elas pudessem se apropriar e construir reivindicações/demandas voltadas para os direitos sociais e a qualidade de vida nos seus assentamentos, revelar vozes, até então, ocultas, contribuindo assim na compreensão de como elas vivenciam suas conquistas sociais, entendem e experienciam suas vidas.
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    História e literatura: questões para um método crítico
    (Revista de Ciências Humanas, 2007) Cordeiro, Marcos Rogério
    Estudo sobre as relações entre história e literatura a partir da problematização do método de análise. As indagações críticas partem das conquistas das escolas dos Annales e percorrem um rol de autores que procuram desenvolver um método de análise baseado na justaposição e no paralelismo dos elementos estéticos e históricos, estabelecendo, assim, o vínculo entre arte e sociedade. Entre esses autores podemos destacar historiadores como Lucien Febvre, François Dosse e Raymond Williams e críticos como Gerard Lanson e Roland Barthes. Dentro dessa perspectiva, ainda podemos destacar os teóricos que enfatizam a homologia discursiva existente entre a historiografia e a literatura, como Carlo Guizburg, Pierre Bourdieu, Dominick LaCapra, Michel de Certeau e Hayden White. Para comparação e contraste, serão analisadas as teorias e os métodos de críticos que inter-relacionam história social e literatura a partir de uma preocupação formal. Neste caso, as análise se concentram mais na elaboração e desenvolvimento de uma episteme da mediação. Entre os teóricos analisados, destacam-se Georg Lukács, Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Erich Auerbach. Ao final, será desenvolvida uma comparação entre as duas tendências crítico-metodológicas analisadas.
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    Discussão sobre a atuação das ITCPs na Região Sul do Brasil
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2015) Botelho, Louise de Lira Roedel; Santos, Fernanda Elis dos; Nogueira, Sandra Vidal; Rotta, Edemar
    O presente trabalho teve como objetivo identificar algumas das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) na região sul do Brasil, fazendo uma rápida análise das suas atuações regionais. A metodologia adotada foi a pesquisa quantitativa e seguiu a sugestão de Merriam (1998) para amostragem em pesquisas quantitativas. Os dados foram extraídos do Mapeamento das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares da Região Sul do Brasil, realizado ao longo dos anos de 2014 e 2015 pela Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCEES), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Foram aplicados questionários fechados aos coordenadores das ITCPs, além da coleta de dados secundários extraídos de documentos, publicações, sítios na internet, entre outros. Espera-se que esse panorama apresente a real atuação das ITCPs ou, pelo menos, aproxime-se de suas atividades e desafios enfrentados.
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    Reflexões sobre ações contínuas de extensão e pesquisa em uma comunidade tradicional
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2015) Pires, Herton Helder Rocha; Dias, João Victor Leite; Murta, Nadja Maria Gomes
    O presente relato apresenta reflexões sobre as ações desenvolvidas ao longo de oito anos (2008 - 2015) por Grupo de Extensão e Pesquisa da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em uma comunidade remanescente de quilombo do município de Diamantina, Minas Gerais. As atividades propostas permitiram o envolvimento direto da equipe no cotidiano da comunidade, sendo esse convívio reconhecido pelos moradores que, por sua vez, demonstraram confiança nos integrantes do Grupo e os acolheram como mais que puramente pesquisadores, antes como entes contribuintes para a comunidade. Essa relação de confiança brindou a equipe com a incumbência de organizar a festa dos padroeiros, honraria até então partilhada somente entre os moradores ou pessoas com ascendência local. Finalmente, discutiu-se a importância de um vínculo de longo prazo e o retorno das informações à comunidade em projetos de natureza extensionista.
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    Projeto xadrez nas escolas: oficinas teórico-práticas para a comunidade
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2015) Hartmann, Angela Maria; Silva Neto, Eliud Lins da; Silva, Sara Maria Pereira da; Migliorin, Tierre Batista
    O Projeto Xadrez no Campus nasceu na Unipampa, no campus de Caçapava do Sul, RS, há dois anos. Em 2015, a prática enxadrista foi inserida como uma atividade extracurricular em escolas do município e como instrumento de desenvolvimento intelectual, da concentração, do raciocínio lógico-matemático e, ainda, do lado emocional e social. O objetivo do Projeto é popularizar o esporte e incentivar estudantes que se destacam nele a representarem suas escolas. As oficinas são teórico-práticas, beneficiando cerca de sessenta estudantes de seis escolas municipais da cidade. O Projeto Xadrez nas Escolas atualmente contempla maior visibilidade na comunidade do município de Caçapava do Sul, tendo boa recepção nas oficinas. Nas edições de 2015, do JESCA e do JERGS, vários alunos do projeto obtiveram premiações. Os bolsistas do projeto também se destacaram em competições, aprimorando o projeto e conquistando espaço nas escolas e no próprio campus.
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    O olhar da economia solidária sobre uma experiência de Feira de Alimentos e Artesanato
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2014) Silva, Jerusa Rosa da; Rover, Oscar José
    A feira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é um dos principais espaços de venda direta de Florianópolis/SC. Em 2013 iniciou-se uma ação de extensão no intuito de auxiliar a feira a manter seus potenciais solidário e ecológico os quais se definiram desde a origem da mesma como seus princípios. Neste artigo se analisou, a partir da abordagem da Economia Solidária, dimensões que limitaram e potencializaram a reconstrução social da feira. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, que se trata de uma pesquisa social com base empírica, concebida e realizada por meio de uma ação coletiva. Notou-se que a feira está distante da proposta inicial, em alguns quesitos, mas há em sua dinâmica organizativa e comercial, diversos elementos de caráter solidário. Após uma série de atividades de extensão, concluiu-se que ela é de extrema importância dentro da Universidade, interligando a comunidade universitária com os feirantes, gerando efetiva integração entre a instituição e a sociedade de seu entorno territorial.
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    Anemia falciforme: um olhar sobre a experiência de uma abordagem interdisciplinar no curso de enfermagem
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2014) Paz, Joicelene Regina Lima da
    Atualmente o enfermeiro apresenta uma atuação mais decisiva e proativa no que se refere à identificação das necessidades de cuidado, promoção e proteção da saúde da população em suas diferentes dimensões. Diante disso, neste trabalho apresentamos o relato de experiência de um projeto interdisciplinar, que envolveu as disciplinas Biologia celular e molecular e Estudos sócio-antropológicos do curso em Enfermagem, em uma Instituição de Ensino Superior da capital baiana, Brasil. A temática “anemia falciforme” foi o cenário de fundo para que os alunos, a partir da incidência e do contexto dessa doença na população brasileira, discutissem as causas e possíveis soluções mitigadoras dentro das atuações do enfermeiro para a sociedade em conjunto com a comunidade local. Essa abordagem permitiu a reflexão em diferentes perspectivas por meio do diálogo e da atividade extensionista entre os conceitos das duas disciplinas, a difusão das principais informações sobre a doença entre os alunos e a comunidade, bem como o desenvolvimento de uma sensibilidade sociocultural, indispensável a um futuro bacharel em Enfermagem.
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    "Leite na boca do povo": um quadro radiofônico a serviço dos produtores de leite no norte do estado do Rio Grande do Sul
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2014) Rosa, Arlindo Henrique Saul da; Bermudes, Rogério Folha; Superti, Gilberto Aguirre; Nerling, Marcos Daniel
    O meio de comunicação de maior inserção junto às comunidades rurais é o rádio, este tem o papel de democratização da informação, promoção da educação e difusão da cultura. Com esses preceitos foi fundado no ano de 2008 o programa Escola de Permanência no Campo, que tem por objetivo levar informações aos pequenos e médios produtores rurais no norte do estado do Rio Grande do Sul. Nesse programa é produzido o quadro "leite na boca do povo" que veicula informações do setor leiteiro a todos os envolvidos com o mesmo. O quadro é conduzido por docentes e estudantes de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria campus de Palmeira das Missões.
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    Extensão universitária: da teoria à prática - estudo de caso na Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2014) Gracioli, Ana Paula de Oliveira; Alves, Juliani Karsten; Madruga, Sérgio Rossi
    A fim de proporcionar desenvolvimento de atividades extraclasse a acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, essas ações de extensão buscaram atender à demanda de criação de uma entidade jurídica de apoio aos familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia de Santa Maria. Este trabalho teve por objetivo assessorar na formação contábil e gerencial de uma entidade sem fins lucrativos. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se da metodologia de pesquisa-ação, por esta possibilitar contato direto entre pesquisador e pesquisa. Os principais resultados foram a constituição da associação sem fins lucrativos num curto espaço de tempo, a implantação do sistema gerencial por meio de diretorias e a execução contábil da entidade pelos acadêmicos bolsistas dos projetos.
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    Curso de formação de educadores jovens do campo: uma trajetória em formação
    (Revista ELO - Diálogos em Extensão, 2014) Sousa, Luciano de Melo
    O Curso de Formação de Educadores Jovens do Campo é uma atividade de formação em Educação Popular feita em parceria entre o projeto de extensão Humanismo Caboclo (UESPI), Fundação Santa Ângela e RECID. Inspirado na metodologia de Paulo Freire, trabalha com jovens do campo conteúdos, metodologias e ações de organização comunitária e protagonismo social. Já foram realizadas três edições (2010; 2011-2012; 2013-2014) que contemplaram a formação de 120 jovens em educação popular. Como resultado do curso foi construída uma rede de educadores populares que organizam atividades de formação, programas de rádio inspirados na comunicação popular e ações comunitárias.