Produção Técnico-científica

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/5988

Produção Técnico-científica da UFV, incluindo artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, etc. Contempla toda a produção de autores vinculados à UFV.

Os materiais serão organizados de acordo com a estrutura acadêmica da Instituição, contemplando seus diversos campi, institutos, centros de ciências e departamentos.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 13702
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Assessment of the causes of educational decline in the Maghreb countries
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2024) Kiram, Guamra; Attia, Samira; Araújo, Wagner dos Reis Marques; Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira; Khechekhouche, Abderrahmane
    The education systems in Maghreb countries, including Algeria, Morocco, and Tunisia, are experiencing significant deterioration due to a mix of internal and external factors. Internally, challenges such as outdated curricula, poor teacher training, overcrowded classrooms, and inadequate infrastructure undermine the quality of education. These issues are worsened by administrative inefficiencies and insufficient investment. Externally, socio-economic problems like high unemployment, political instability, and limited funding further strain the education sector. Additionally, the rapid pace of globalization and technological advancements outstrip thecapabilities of these education systems to adapt. Cultural factors, including societal attitudes toward education, also contribute to the decline. Addressing these issues requires comprehensive reforms, such as updating curricula, investing in infrastructure and teacher training, and shifting cultural perceptions to prioritize education as a cornerstone for national development.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Predição de resultados no Campeonato Brasileiro 2012 série A
    (Revista Brasileira de Futebol, 2014) MACEDO, P. A. P.; SILVA, C. D.
    Introdução: O bom rendimento de equipes e jogadores no futebol é dependente de várias áreas de conhecimento tais como o treinamento desportivo, a preparação física, a nutrição, a psicologia e a análise de desempenho. A partir dessa premissa, vários estudos ligados ao desempenho de equipes de futebol vêm surgindo com a finalidade de se descobrir tendências e padrões de várias ações ocorridas no jogo de futebol, assim como possibilidade de predição de rendimento. Objetivo: Este estudo visou compreender fatores que podem influenciar a predição de vitória no Campeonato Brasileiro de futebol de 2012 (Série A). Metodologia: Usou-se a regressão logística em 380 jogos devidamente separados com ocorrência de vitória utilizando-se para predição as variáveis ranking de clubes CBF do ano de 2012(diferença de pontos), dimensão de gramado(maior, menor e igual), intervalo de recuperação (dias;um jogo para outro). Resultados: Foi obtido um valor de 60,3% de acerto dos resultados, sendo significativa na predição a variável ranking de clubes, diferença de recuperação e dimensão de gramados (campo mandante maior que visitante). Apesar disso, a classificação do poder de predição (effect size) foi baixa (Cox & Snell R Square 0.073). Conclusão: O ranking de clubes pode ser um bom parâmetro para comissões técnicas analisarem a real força de uma equipe sobre a outra, considerando que as outras variáveis utilizadas no presente estudo sofre forte influência por contextos momentâneos e pouco planejamento com referencia ao local de jogo (mudanças repentinas do mandante por questões econômicas ou punitivas) e incertezas a qualidade do processo recuperativo. Palavras chave: Predição. Futebol. Regressão logística.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gênero e sexualidade em debates: dissidências e resistências
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2020) Souza, André Luis Santos de; Andrade, Aldair Oliveira de; Andrade, Roberta Ferreira Coelho de; Cutrim, Ilza do Socorro Galvão; Carvalho, Conceição de Maria Belfort de; Araújo, Wagner dos Reis Marques; Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira
    Neste número, a Revista de Relações Sociais – REVES propõe contribuir para o debate em torno a temática “gênero e sexualidade em debates: dissidências e resistências” para ampliar a compreensão sobre os diversos universos sociais que são atravessados pelas relações de gênero. O debate acerca dos conceitos de “gênero” e de “sexualidade” têm sido frequentemente acionados na produção acadêmica e no cotidiano das pessoas nos últimos 20 anos. A noção consensual atribuída ao “gênero” parte da ideia de que se refere à uma construção social em torno do “sexo” biológico da pessoa. Tal noção foi fomentada pelas teorias feministas clássicas, em especial pelo livro “O Segundo Sexo” (1949) de Simone de Beauvoir. Logo, as teorias feministas do final do século XIX e XX, na Europa, Estados Unidos e Brasil, somado as transformações sociais no contexto político, econômico e cultural, foram significativos para o crescimento do debate em torno da temática “Gênero e Sexualidade”.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A violência sofrida pelos árbitros no futebol amador e suas percepções acerca desse fenômeno
    (Revista Brasileira de Futebol, 2014) MONTEIRO, I. C.; SILVA, W. A.; SOARES, J. P. F.; MOURÃO, L.
    Introdução: O futebol apresenta-se como um fenômeno social capaz de mobilizar os sujeitos para sua prática ou contemplação. A violência, como processo construído historicamente nas sociedades tem nos esportes de confronto, neste caso o futebol, lócus privilegiado para sua ocorrência, que seria neste contexto, controlada pelas regras geridas pelos árbitros. Objetivos: Identificar e analisar as formas de violência sofridas por um grupo de árbitros de futebol. Descrever a percepção subjetiva dos árbitros acerca da violência sofrida, bem como a influência no desempenho de sua prática profissional. Amostra: Doze árbitros amadores do sexo masculino de Juiz de Fora, com curso superior (58,3%), idade de 30,9 anos (média) e experiência na arbitragem de 11 anos (média). Métodos: Nesta pesquisa qualitativa foi utilizado o método de estudo de caso, que teve como foco o futebol amador da cidade de Juiz Fora em Minas Gerais – Brasil.A técnica de pesquisa foi a entrevista semi estruturada. O tratamento dos dados seguiu a técnica da Análise de Conteúdo. Resultados: A maioria dos árbitros começa a carreira pelo curso de Educação Física e pela arbitragem no futsal. As principais violências sofridas são realizadas por atletas, torcedores e dirigentes dos clubes amadores. Este processo faz com que os árbitros evitem polêmicas ao aplicarem a regra do futebol, utilizando-se do “bom senso” para evitar conflitos. Conclusões: A violência praticada contra os árbitros ocorre de variadas formas, ofensas verbais, xingamentos, tentativas de intimidação, agressão física. Os árbitros percebem este processo como importante fator de interferência na qualidade de sua atuação profissional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As posições no futebol e suas especificidades
    (Revista Brasileira de Futebol, 2014) GUIMARÃES, M. B.; CALDAS, G. F. S.; LIMA, R. C.; PAOLI, P. B.
    Introdução: A forma das equipes jogarem e se distribuírem em campo é algo muito estudado atualmente, entretanto, as variadas disposições táticas das equipes provocaram o surgimento de novas denominações para as posições no campo de jogo, que devem ser identificadas e caracterizadas. Objetivo: Identificar e classificar as posições no campo de jogo desempenhada pelos jogadores de futebol, a fim de unificar a nomenclatura utilizada para cada uma delas. Metodologia: Utilizou-se método empírico-analítico. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a nomenclatura utilizada para definir as posições dos jogadores de futebol, tomando como base livros e artigos da área somente no idioma português. Resultados: O posicionamento dos atletas no futebol determinam sua função no campo de jogo, normalmente associada ao sistema tático utilizado pela equipe. Encontrou-se na literatura diversas denominações para as posições dos atletas, entretanto com poucas definições e classificações. Foi proposto uma unificação da terminologia para melhor compreensão das posições até então pouco exploradas na literatura. Têm-se como proposta de nomenclatura no setor de defesa: Goleiro, Zagueiro, Líbero e Lateral; no setor de armação: Volante, Ala, Meia de contenção, Meia de armação, Meia extremado e Meia atacante; e no setor ofensivo: Atacante recuado, Atacante de beirada e Atacante de área. Conclusões: Devido a variedade de sistemas táticos utilizados, e as várias funções ofensivas e defensivas em diferentes setores e lados do campo que os atletas de futebol realizam, foi proposta uma nomenclatura considerando as possibilidades táticas desempenhadas por um jogador em campo. É possível classificá-las em três grandes grupos conforme o setor do campo de principal atuação do atleta, sendo eles de defesa, armação e ofensivo, os quais possuem diferentes subdivisões.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Correlação entre potência de membros inferiores, flexibilidade da cadeia posterior, e a diferença no índice de massa corporal de jovens adolescentes jogadores de futebol de diferentes posições.
    (Revista Brasileira de Futebol, 2015) Silva, D. P.; Vianna, A. T. N.; Keulen, G. V.; Dias, M. R.
    Introdução: Diferentes posições táticas exercidas durante um jogo de futebol podem desempenhar distintas potências máximas, flexibilidade de membros inferiores, e índice de massa corporal nos jogadores. Objetivo: Correlacionar à potência de membros inferiores e a flexibilidade da cadeia posterior de jovens adolescentes jogadores de futebol com as diferentes posições; além de analisar as diferenças no índice de massa corporal (IMC) dos mesmos. Metodologia: A amostra foi composta por 12 adolescentes (14,7 ± 1,2 anos; 54,3 ± 9,0 kg; 1,66 ± 0,08 m), do gênero masculino, praticantes de futebol. Os testes foram realizados em dois dias não consecutivos, na qual a amostra foi dividida em dois grupos por posicionamento dentro de campo: laterais e meio- campistas. Foi realizado um teste de salto vertical para estimar a potência máxima de membros inferiores e um teste de sentar e alcançar para estimar a flexibilidade da cadeia posterior, além da mensuração do peso e altura, para cálculo do índice de massa corporal. Como análise estatística realizou-se o teste Pearson intra grupos, cujo nível de significância foi de p<0,05. Resultados: Houve diferença significativa na massa corporal total e no índice de massa corpórea (IMC), sendo menores no grupo dos meio-campistas do que nos laterais. Não houve diferença significativa entre os grupos em relação à potência de membro inferior e a flexibilidade de cadeia posterior. No entanto, o presente estudou mostrou que não houve correlação entre as variáveis no grupo dos laterais, enquanto no grupo dos meio-campistas foi observada uma relação forte de r=0,96. Conclusão: Conclui-se com o presente estudo que os meio-campistas possuem menor índice de massa corporal (IMC) que os laterais. No entanto, mesmo sem diferença significativa (p<0,05) entre a potência de membro inferior e a flexibilidade de cadeia posterior, sugere-se estudos com outros protocolos e grupos maiores, além de um treinamento mais específico para atender a necessidade de cada função tática ocupada por determinado jogador.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O comportamento do TRIMP em correlação com mecanismo indireto de dano muscular em período de pré-temporada de futebol
    (Revista Brasileira de Futebol, 2015) Barezani, L. S.; Pimenta, E. N.; Morandi, R. F.
    Objetivos: Buscar correlações entre dois métodos de controle do treinamento, sendo eles o impulso do treinamento (TRIMP) e a Creatina Quinase (CK) para controlar carga de treinamento ou prever cansaço muscular de atletas de futebol profissional. Metodologia: Participaram do estudo 28 jogadores profissionais, com idade média de 23,56 ± 8,23 anos, de determinada equipe de futebol da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, em preparação para a temporada de competições oficiais reconhecidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os jogadores realizaram sessões de treinamento durante quatro semanas de pré-temporada de futebol. Foram retiradas amostras de Creatina Quinase a cada sessão e gerada uma média semanal da equipe, tendo sido correlacionadas com os valores do impulso do treinamento diário, através do método TRIMPmod - que utiliza a frequência cardíaca dos atletas - e o tempo de treinamento para extrair um resultado em unidades arbitrárias. A correlação utilizada se deu a partir do coeficiente de correlação de Pearson (r). Resultados: O maior valor de correlação encontrado após o estudo foi de R=0,7, referido aos valores do Impulso do Treinamento das sextas-feiras de cada semana (107,7; 99,1; 138,2; 93,1), em correlação com os valores semanais de Creatina Quinase (476 u/L; 568 u/L; 654 u/L; 525 u/L). Conclusões: Foi possível estabelecer correlação entre os métodos de Impulso do Treinamento e os valores séricos de Creatina Quinase presentes no sangue, porém faltam elementos para que essa relação se torne mais precisa e confiável para se atingir melhores resultados de quantificação da carga de treinamento em relação aos mecanismos indiretos de dano muscular.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Reves: pesquisa e interdisciplinaridade na produção de conhecimento
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2023) Cutrim, Ilzado Socorro Galvão; Oliveira, Fabrício Roberto Costa; Andrade, Roberta Ferreira Coelho de; Araújo, Wagner dos Reis Marques; Andrade, Aldair Oliveira de; Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira; Bussotti, Luca
    Os artigos aqui reunidos revelam o caráter interdisciplinar da Revista Relações Sociais – REVES, que recebe contribuições de diversos campos do saber como Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Filosofia e áreas afins. A implementação de uma política de redução de velocidade nas marginais da cidade de São Paulo é tema do primeiro artigo da REVES. Inserida no Plano de Proteção à Vida, essa política emerge como uma estratégia que visa não somente a segurança viária, como também a proteção à vida e ainda se revela como um instrumento para a melhoria das condições urbanas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A Bancada Evangélica eleita para a Câmara dos Deputados em 2022: uma análise sobre trajetórias sociais e carreira política
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2024) Engler, Icaro; Portugal, Lara; Araújo, Laura Barcelos
    O objetivo deste artigo é analisar a bancada evangélica eleita em 2022 para a Câmara dos Deputados Federais no Brasil, procurando traçar o seu perfil e trajetória social, bem como a atuação e carreira política dos seus componentes. Sendo assim, foi elaborado um banco de dados com os 75 casos indicados pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, como pertencentes a bancada, coletando informações sobre gênero, raça, escolaridade, ocupação/profissão, declaração de bens, atuação religiosa, vertente religiosa, cargos eletivos ocupados e o posicionamento político ao longo de 2023, primeiro ano do mandato. Esses dados foram coletados nas páginas do Tribunal Superior Eleitoral e Câmara dos Deputados, bem como em outros sites jornalísticos de grande circulação. Os resultados apontaram para uma aproximação do perfil da bancada com os demais Deputados Federais, mas com um grande distanciamento para o perfil geral da população brasileira. Também foi identificado a diversificação da atividade política com a atividade religiosa e empresarial, demonstrando que a entrada na política não significa um abandono das posições sociais anteriores. Por fim, as carreiras políticas nãodestoam da média dos demais Deputados Federais, sendo que a bancada não tem um posicionamento político homogêneo, sendo mais significativo o peso do partido, que a vertente religiosa, para determinar o apoio ou a oposição às pautas do governo. Assim, este trabalho espera ser uma importante contribuição para analisar essa relação religião e política, demonstrando que ainda há muitas questões a serem estudadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Religião e política na Igreja Universal do Reino de Deus: um debate sobre o contexto pós eleições de 2022
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2024) Maia, Bruna Nogueira; Oliveira, Fabrício Roberto Costa; Almendagna, Isadora
    Este artigo analisa o posicionamento político da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) após as eleições presidenciais do ano de 2022. Nosso interesse pela pesquisa se justifica pelo fato da IURD ser uma instituição que se utiliza do pragmatismo como balizador para a formação de alianças políticas. Como fator inédito, a agremiação foi consistente apoiadora de Jair Bolsonaro, mesmo quando as pesquisas eleitorais apontavam a vitória de Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT). Por se tratar de uma instituição que preza pela boa relação com dirigentes do Governo Federal, este estudo é pautado na indagação acerca do alinhamento político da IURD, visto sua incisiva campanha promovida contra o governo Lula (PT) no pleito eleitoral. O principal material empírico desta análise é o jornal Folha Universal, ferramenta de evangelização e informativo semanal da IURD. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que ambiciona capturar a abordagem do periódico nas manifestações bolsonaristas contrárias aos resultados eleitorais como os protestos em frente aos quartéis militares, o ato no feriado de Proclamação da República, a posse presidencial e as manifestações inconstitucionais em Brasília. Embora Bolsonaro não tenha sido eleito, os resultados eleitorais foram favoráveis para aeleição de diversos políticos ligados à IURD. Os resultados demonstram que o conteúdo do jornal indica, de um lado, a necessidade de se respeitar o resultado eleitoral e, de outro, a continuidade das críticas à Lula e ao PT.