Produção Técnico-científica
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Produção Técnico-científica da UFV, incluindo artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, etc. Contempla toda a produção de autores vinculados à UFV.
Os materiais serão organizados de acordo com a estrutura acadêmica da Instituição, contemplando seus diversos campi, institutos, centros de ciências e departamentos.
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Item A disciplina de sociologia no Colégio de Aplicação da UFV(Revista Ponto de Vista, 2020) Tostes, Alessandra Gomes Mendes; Rocha, Daniel de Moura; Miranda, Giovanna PimentelConsiderando a importância de estudar os sistemas educacionais e as dinâmicas institucionais e sociais no Brasil, o presente artigo busca analisar a construção da disciplina de sociologia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, a partir da sua inserção obrigatória na matriz curricular do ensino médio, e a possível relação dessa inclusão com a mobilização dos estudantes do CAp-COLUNI em torno de pautas por maior participação política e representação discente nos espaços institucionais. Como objetivo inicial de delinear os caminhos a serem percorridos no projeto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a metodologia e epistemologia da pesquisa científica, seguida de um levantamento de dados relativos à obrigatoriedade da disciplina no ensino médio e à sua estruturação no Colégio de Aplicação, através de uma análise documental qualitativa, acompanhada da intepretação histórica dos documentos referentes às alterações nas matrizes curriculares e à participação dos alunos nos órgãos institucionais do Colégio. Destarte, observou-se o incremento das práticas políticas adotadas pelos estudantes no espaço escolar e o acréscimo de demandas específicas do corpo discente, apontando a necessidade da continuidade da pesquisa para consolidação e ampliação da análise sobre os efeitos da inclusão da sociologia no Colégio de Aplicação da UFV.Item Impactos do programa de fomento à cafeicultura no pequeno produtor do município de Viçosa - MG: uma análise financeira sob condições de risco(Revista de Economia e Agronegócio, 2003) Ferreira Júnior, Sílvio; Batista, Antônio José M. S.Diante da importância socioeconômica da cafeicultura para o município de Viçosa, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) lançou, em 1998, o “Programa Municipal de Fomento à Cafeicultura” (ProCafé). O presente trabalho procurou mensurar e analisar os benefícios financeiros desse programa para o pequeno produtor local, com o intuito de fornecer subsídios às autoridades e aos produtores efetivos e potenciais no que concerne aos riscos e oportunidades inerentes ao investimento. Os indicadores de viabilidade e a análise de sensibilidade mostraram, claramente, que é financeiramente viável investir na atividade. O programa ProCafé proporciona benefícios financeiros adicionais, melhorando significativamente a viabilidade e reduzindo substancialmente os riscos do investimento. No entanto, sugere-se o avanço do programa ProCafé como condição necessária para estimular a melhoria da competitividade e reduzir os riscos inerentes à atividade cafeeira.Item Análise dos fatores determinantes da viabilidade de implantação do contrato futuro de suínos vivos no Brasil(Revista de Economia e Agronegócio, 2003) Santos, Adriana Helena Gama dos; Aguiar, Danilo R. D.O objetivo deste estudo é analisar a viabilidade de utilização de um contrato futuro referenciado em suínos, no Brasil. O interesse decorre da importância da cadeia de suínos neste país, que, apesar de relevante, apresenta grande instabilidade, principalmente quando se avaliam os riscos de preços do produto. No entanto, a introdução de um novo contrato não é uma questão simples, visto que muitos contratos são lançados no mercado, mas tempos depois fracassam. Assim, o estudo do mercado e das características da commodity deve ser realizado antes da inovação contratual, para que os pontos positivos e possíveis pontos problemáticos sejam identificados. O modelo utilizado foi desenvolvido por Pennings e Leuthold (1999), que avaliaram as características micro e macro da tomada de decisão de uma inovação contratual. Avaliaram-se,principalmente, as características macro, sendo estudadas as variáveis: i) possibilidade e de a commodity ser estocada; ii) homogeneidade e capacidade de mensuração; iii) volatilidade de preço; iv) tamanho do mercado físico; v) grau de competição do mercado; vi) contratos à termo; e vii) competição com outros contratos.Os resultados permitem concluir, por um lado, que as variáveis ii), iv), v) e vi) podem ser os principais entraves a implantação de um contrato futuro referenciado em suínos vivos, no Brasil. Por outro, o mercado apresentou preços bastante voláteis e pequena possibilidade de utilizar contratos futuros alternativos, como o milho ou o boi gordo,pontos tidos como favoráveis ao processo de implantação de um contrato baseado na própria commodity.Item As exportações brasileiras: um enfoque de portfólio eficiente(Revista de Economia e Agronegócio, 2003) Oliveira, Gilca Garcia de; Carvalho, Fátima Marília Andrade deA seleção de uma pauta eficiente de exportação permite ao país melhora adequação ao planejamento de médio e longo prazo, com maior estabilidade e menores riscos, o que dá sustentabilidade ao desenvolvimento. O modelo de portfólio, de Markowitz, permite avaliar a pauta de exportação de um país por uma análise de retorno e risco, possibilitando a seleção de uma carteira ótima. Nesse contexto, foram avaliadas as pautas de exportação do Brasil em 6-dígitos da Nomenclatura Comum do Mercosul. Verificou-se que a pauta nacional foi se diversificando com participações cada vez mais eqüitativas dos produtos componentes. As seções Matérias Têxteis, Indústrias Alimentares e Metais Comuns e Suas Obras foram selecionadas dentre as mais importantes, em todos os três períodos considerados na análise, o que indica o potencial de estabilidade de seus produtos na conformação estrutural da pauta de exportações do país, observando-se que esses produtos são aqueles tradicionalmente exportados pelo país. O modelo é um instrumental na tomada de decisões, no caso de produtos exportáveis, em que está em jogo a estrutura produtiva e de comércio de um país, a qual envolva produtores, trabalhadores e comerciantes, ou seja, tanto pessoas quanto recursos produtivos no processo de produção e de exportaçãoItem Produtos da sociobiodiversidade no PAA e PNAE: instrumentos de gestão operacional no PNAE(Revista de Extensão e Estudos Rurais, 2019) Vilhena, Manoel Ricardo; Alves Junior, Almiro; Freitas, Alair Ferreira deO artigo analisa a execução de duas políticas públicas de acesso ao mercado institucional –o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) –e tem por objetivos problematizar a participação dos produtos da sociobiodiversidade nesse mercado e propor alguns instrumentos de identificação da participação e monitoramento desses produtos no PNAE. A metodologia utilizada é baseada em revisão teórica bibliográfica, análise de documentos institucionais, normativas de legislação em vigência e indicadores de resultados. Como resultado, propõe-se que as aplicações desses instrumentos possam tornar mais eficiente a gestão administrativa e operacional do PNAE, ampliando a participação dos produtos da sociobiodiversidade nesse programa.Item Projeto de educação financeira: por uma educação para a cidadania(Revista Ponto de Vista, 2020) Campos, Paulo Tadeu Gandra; Rosa, Lidiane Maria Ferraz; Evangelista, Maria Tereza Fernandino; Gonçalves, Renata PiresEste texto se trata de um relato voltado para as experiências de docentes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI/UFV) com o Projeto de Educação Financeira (PEF), implementado no ano de 2015. De maneira breve, faz-se um apanhado da trajetória do PEF (2015 a2020) em paralelo a umdebate que situa a importância da Educação Financeira no contexto de uma educação para a cidadania.A partir das experiências acumuladas durante esses anos de projeto, orientadas pelas temáticastrabalhadas por série“Consumismo e controle da receita” (1ª), “Taxas que Afetam as Finanças” (2ª)e “O Pensamento Financeiro de Longo Prazo” (3ª), são compartilhadas percepções de professoras e professores de Matemática acerca dos impactos das atividades tanto para as próprias práticas quanto no que se refere aos estudantes diante de tal proposta inovadora.Item A metodologia como disciplina: as três subdivisões de Elizabeth Teixeira(Revista Ponto de Vista, 2020) Miranda, Giovanna Pimentel; Tostes, Alessandra Gomes MendesO livro “As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa” de Elizabeth Teixeira foi escolhida para compor a revisão bibliográfica do projeto de iniciação científica PIBIC-EM“ A disciplina de Sociologia no Colégio de Aplicação da UFV”desenvolvido no Colégio de Aplicação da UFV (CAp-COLUNI), sob a orientação da professora Alessandra Gomes Mendes Tostes e pela bolsista Giovanna Pimentel Miranda. A presente resenha crítica acerca da obra insere os principais conceitos abordados por Elizabeth Teixeira e os traz para o campo prático da iniciação científica, destacando a relevância dos mesmos. Dessa forma, a autora é capaz de esclarecer as técnicas da metodologia, contribuindo para a difusão do ensino da pesquisa.Item Abordando a interdisciplinaridade e a contextualização no ensino de química por meio de uma proposta didática para discutir o conteúdo de polímeros no ensino médio(Revista Ponto de Vista, 2020) Arruda, Adriana Marmelo; Silva, Deusanilde de Jesus; Souza , Vinícius Catão de AssisO presente trabalho tem como objetivo apresentar a estruturação da proposta didática “Polímeros: os materiais que transformaram o mundo”, que foi articulada com discussões contextualizadas e interdisciplinar desse tema para o Ensino Médio. Sobre a metodologia, temos uma abordagem qualitativa, com o levantamento de informações em livros e artigos científicos que subsidiaram a produção do material. Isso foi feito por meio de buscas na internet e bibliotecas, em diálogo com as atuais demandas formativas para o ensino de Ciências/Química, destacando-se as competências discutidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como sendo norteadoras dessa proposta. Outros pontos que respaldaram a elaboração do material foi a importância da alfabetização científica e das discussões relacionadas a formação crítica e cidadã, ambas amplamente difundidas na Educação em Ciências. Isso pode favorecer o estabelecimento de diálogos com as diferentes culturas e experiências socioculturais presentes na Escola. Além disso, as ações propostas no material poderão favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, além de fomentar um maior interesse pelas Ciências em geral.Item Geografia física no ensino superior: entendimentos preliminares do conceito e das relações com a natureza(Revista Ponto de Vista, 2020) Marinho, MarinaUma das características mais icônicas da Geografia é o seu constante contato com outras ciências. O conteúdo da geografia física, especificamente, e a sua interface com outras ciências como a física, a química e a estatística fazem esta área de saber científico ser visto com certo temor e técnicas tidas como favoritas da geografia física, como as tecnologias de informação geográfica, vem ampliando seu distanciamento do objeto geográfico. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender, a partir das noções conceituais de natureza, sociedade e suas relações, as diferentes visões de natureza e limitações enfrentadas pelo “geógrafo calouro” e extrair qual ou quais naturezas existem em suas interpretações. Tendo esse problema em mente, os dados amostrados foram coletados através de um questionário aberto e a análise das respostas foram categorizadas em três grandes grupos: o de natureza intocada, o de natureza transformada e o de natureza como recurso. Os resultados obtidos foram quatro nuvens de palavras-chave que mais se evidenciaram nas respostas dos alunos e que a diversidade do conceito de natureza dentro e fora da ciência foi o dado mais relevante da pesquisaItem Uma proposta de robótica educacional aplicada ao ensino de titulações ácido-base(Revista Ponto de Vista, 2020) Machado Junior, Iterlandes; Reis, Efraim Lázar; Reis, César; Damasceno, Odilaine Inácio de Carvalho; Braathen, Per ChristianUma proposta de utilização da robótica educacional no ensino de titulações ácido-base foi implementada com materiais de baixo custo. Por meio de conexões entre sensor de temperatura, módulo de pH, válvula peristáltica e plataforma Arduino®, uma titulação potenciométrica é operada automaticamente fornecendo uma curva de titulação remotamente para o Smartphone através do aplicativo Virtuino App (biblioteca Virtuino 1.7.0) e para a planilha Microsoft Excel por meio do software PLX-DAQ instalado no computador.