Seleção de progênies de soja para teor de óleo, proteína e produtividade baseada em modelos mistos

2013-03-18

O presente trabalho teve como objetivo a utilização da metodologia BLUP/REML na predição de valores genéticos para seleção de progênies de soja que contenham alto teor de óleo e/ou proteína e alta produtividade. Foram utilizados nos cruzamentos 57 genótipos envolvendo cultivares elite e linhagens do Programa de Melhoramento da Qualidade da Soja da Universidade Federal de Viçosa. No ano agrícola 2008/2009 a geração F4(5) foi plantada em Rio Paranaíba - MG. Plantas individuais foram selecionadas para serem plantadas nos anos agrícolas 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012. Os teores de óleo e proteína das sementes foram avaliados por espectroscopia do infravermelho próximo. Foram realizadas análises visando estabelecer a melhor metodologia a ser seguida, o modelo aleatório ou o modelo misto. Foram selecionadas as progênies que continham os maiores teores de óleo e/ou proteína e que apresentaram alta produtividade. A metodologia BLUP/REML constituiu uma ferramenta eficaz para a seleção de genótipos de soja e a utilização da matriz de parentesco aumentou a eficiência de seleção dos genótipos avaliados.
This study aimed to investigate the use of the BLUP / REML methodology to predict breeding values for selection of soybean progenies containing high oil and / or protein content and high productivity. We used at intersections 57 genotypes including elite cultivars and lines from the Soybean Quality Breeding Program being developed at UFV. In the agricultural year 2008/2009 the F4(5) generation was planted in Rio Paranaíba - MG. Individual plants were selected to be planted in the agricultural years 2009/2010, 2010/2011 and 2011/2012. Seed oil and protein content were evaluated by near infrared spectroscopy. Analyses were conducted to establish the best methodology to be followed, the random model or mixed model. We selected progenies containing the highest oil and /or protein content that showed high productivity. The BLUP/REML methodology was an effective tool for selecting soybean genotypes and the use of relationship matrix increased the efficiency of genotypes selection.

Glycine max, BLUP/REML, Melhoramento genético, Glycine max, BLUP/REML, Breeding

PINHEIRO, Larissa Correia de Melo. Selection of soybean progenies for oil content, protein and productivity based on mixed models. 2013. 26 f. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba, 2013.