2022-08-11

Efeitos do nível de escolaridade na procura e acesso a serviços de saúde preventivos no Brasil: uma análise multinível. Orientador: Evandro Camargos Teixeira. A utilização dos serviços de saúde preventivos é uma importante forma de investimento social e econômico, prevenindo doenças e diminuindo a necessidade de gastos públicos e privados com tratamento e reabilitação. Diante disso, é essencial determinar os fatores que influenciam tal utilização, tanto a procura por esses serviços quanto a entrada no sistema de saúde, quando essa procura existe, ou seja, o acesso. A literatura aponta que tanto a procura quanto o acesso a serviços preventivos são determinados pela interação entre características individuais e contextuais, sendo um dos fatores individuais mais relevantes o nível educacional. Nesse sentido, o presente estudo analisou o efeito educacional sobre a demanda e o acesso a serviços de saúde preventivos no Brasil através da estimação de Modelos Logísticos Multiníveis. Para tal, foram utilizados dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019. Os resultados indicaram que um maior nível de escolaridade aumenta a probabilidade de procura por serviços de saúde preventivos por parte dos indivíduos, assim como aumenta a probabilidade de acesso a esses serviços quando a procura existe. Assim, conclui-se que é necessário conscientizar a população quanto à prevenção e possibilidades de atendimento às necessidades em termos de serviços de saúde por parte dos indivíduos. Palavras-chave: Serviços de saúde preventivos. Demanda. Acesso. Brasil.
The use of preventive health services is an important way of social and economic investiment, preventing diseases and decreasing the need of public and private expenditures with treatment and rehabilitation. That said, it is essential to determine the factors that influence this utilization, both the search for those services and the entry in the health system, when the demand exists, in other words, the access. The literature points that both the demand and the access are determined by the interaction between individual and contextual features, and one of the most relevant individual features is the educational level. In that sense, the present study analyzed the effect of a higher level of schooling over the demand and the access to preventive health services in Brazil through the estimation of Multilevel Logistic Models. For that, data from the National Health Survey from 2019 were used. The results indicated that a higher level of schooling increases the probability of demand of preventive services by the individuals and also increases the probability of access, when the demand exists. The conclusion is that there is a need for awareness of the population regarding prevention and the possibilities there is of meeting the health needs of the individuals. Keywords: Preventive Health Services. Demand. Access. Brazil.

Saúde pública - Aspectos econômicos - Brasil, cesso aos serviços de saúde, Doenças - Prevenção, Análise multivariada

SOARES, Laís de Sousa Abreu. Efeitos do nível de escolaridade na procura e acesso a serviços de saúde preventivos no Brasil: uma análise multinível. 2022. 44 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.