2023-06-16

A traça do tomateiro da América do Sul, Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae), invadiu a maioria dos países afro-eurasianos e está ameaçando a produção mundial de tomate. Várias estratégias têm sido desenvolvidas e implementadas para o manejo dessa praga. Aqui, apresentamos uma pesquisa sobre a influência de fatores químicos e/ou visuais e a dependência da densidade de ovos e/ou minas na oviposição de T. absoluta nas folhas de Solanum lycopersicum. Além disso, observamos se inseticidas reduzem a emergência de neonata ou matam os ovos de T. absoluta. Mudas de tomateiro da variedade Santa Clara, foram obtidas em bandejas de isopor com substrato de vermiculita, com 30 dias. Não foi verificada relação entre a ocorrência de galerias e a taxa de oviposição, já que o número de ovos postos na folha do tomateiro foi semelhante ao posto em folhas previamente infestadas por ovos. O aumento da pré-infestação do folíolo de S. lycopersicum reduziu o número de ovos por folíolo, reforçando a preferência da fêmea por folhas não ovipositadas. Foram observadas diferenças significativas na oviposição da traça do tomateiro em relação aos tratamentos para avaliar o efeito químico e/ou visual. Os ovos artificiais não levaram a planta a emitir pistas químicas de oviposição, sendo interpretados pela fêmea como uma planta não ovipositada e, portanto, leva à observação de que não houve efeito visual para a seleção do tratamento, apenas químico. T. absoluta não sofreu qualquer influência visual na escolha do local de oviposição. A presença de galerias não impede a oviposição, mas reduz o número de ovos por postura. As pistas químicas, emitidas pela planta com galerias e/ou pelo extrato das lagartas, fêmeas adultas ou ovos esmagados, reduzem amplamente o número de ovos por postura e alteram, de maneira negativa, o índice de preferência de oviposição. A preferência por folhas livres de ovos ou galerias mostra que a fêmea detecta os estímulos químicos emitidos pela planta e evita a oviposição na planta quando esses compostos são liberados, revelando que a oviposição é determinada por fatores químicos e não por fatores visuais. Palavras-chave: Praga. Tomate. Traça-do-tomateiro.
The South American tomato Tuta Absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae), has invaded most Afro-Eurasian countries and is threatening global tomato production. Several strategies have been developed and implemented to manage this pest. Here, we present research on the influence of chemical and/or visual factors and the dependence of egg and/or mine density on oviposition of T. absoluta on the leaves ofSolanum lycopersicum.Furthermore, we observed whether insecticides reduce neonate emergence or kill neonate eggs T Absolute. Tomato seedlings of the Santa Clara variety were obtained in Styrofoam trays with vermiculite substrate, aged 30 days. No relationship was found between the occurrence of galleries and the oviposition rate, as the number of eggs laid on tomato leaves was similar to those laid on leaves previously infested with eggs. The increase in pre-infestation of the leaflet of S. Lycopersicum reduced the number of eggs per leaflet, reinforcing the female's preference for non-oviposited leaves. Significant differences in tomato moth oviposition were observed in relation to treatments to evaluate the chemical and/or visual effect. The artificial eggs did not cause the plant to emit chemical oviposition cues, being interpreted by the female as a non-ovipositing plant and, therefore, leading to the observation that there was no visual effect for the treatment selection, only chemical.T. absoluta did not suffer any visual influence on the choice of oviposition site. The presence of galleries does not prevent oviposition, but reduces the number of eggs per clutch. Chemical cues, emitted by the galleried plant and/or extract from caterpillars, adult females or crushed eggs, largely reduce the number of eggs per clutch and negatively alter the oviposition preference index. The preference for leaves free of eggs or galleries shows that the female detects the chemical stimuli emitted by the plant and avoids oviposition on the plant when these compounds are released, revealing that oviposition is determined by chemical factors and not by visual factors. Keywords: Pest. Tomato. Tomato moth.

Pragas, Tomate, Traça do tomateiro

ARAUJO, Regiane Correa. Comportamento de oviposição de Tuta absoluta (MEYRICK) (Lepidoptera: Gelechiidae): influência química ou visual?. 2023. 23 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Produção Vegetal) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba. 2023.