Trabalhos Acadêmicos

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/5989

Trabalhos acadêmicos produzidos no contextos dos programas e cursos oferecidos pela UFV. Deverá incluir trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós graduação lato sensu.

Os materiais serão organizados de acordo com a estrutura acadêmica da Instituição, contemplando seus diversos campi, institutos, centros de ciências e departamentos.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 83
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estimativa da perda de solo na Bacia do Rio Piauitinga no estado de Sergipe
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-15) Espindola, Isabella Pereira; Moreira, Michel Castro
    A degradação dos solos, agravada pelo desmatamento e as práticas agrícola inadequadas, comprometem a fertilidade e a produtividade das culturas, reduzindo a saúde do solo. O monitoramento das variáveis-chave, como a concentração de sólidos em suspensão (Css) e a descarga sólida (Qss), é essencial para compreender a interação entre a erosão e a produção de sedimentos, além de ser fundamental para antecipar impactos e implementar práticas agrícolas sustentáveis. Essas variáveis são influenciadas por fatores como chuvas intensas e alterações no uso da terra. Assim, a compreensão desses elementos é crucial para a gestão sustentável dos recursos hídricos, não apenas no Brasil, mas também em escala global. Assim, o objetivo do trabalho foi estimar as perdas de solo, a partir das curvas de sedimentos, associando ao uso e ocupação da terra na bacia do rio Piauitinga, localizada no Estado de Sergipe. Utilizaram-se os dados de Vazão (Q) e da Concentração de Sólido em Suspensão (Css) da plataforma Hidroweb da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico dentre os anos de 1998 à 2015, sendo assim calculados, com esses dados, a Descarga Dólida (Qss), constatado os outliers através do método boxplot, e traçada a Curva de Transporte de Sedimento CCS (Curva Chave), além de também se calcular o rendimento específico do sedimento (SSY). Além disso, a partir da coleção 6 do Projeto MapaBiomas, utilizaram-se os dados de uso e ocupação da terra da região com a finalidade de associar a perda de solo. Por fim, foi construída uma matriz de correlação entre o uso e ocupação da terra e a perda de solo na região, feita no software RStudio®. A correlação de Pearson (r) e o coeficiente de determinação (R2) obtidos pela curva de ajuste da estação estudada foram de 0,91 e de 0,85, respectivamente, e assim foi determinada também a perda de solo diária. Já as maiores perdas de solo para os anos analisados foram de 14.739 ton no ano de 1999 e 12.181 ton em 2000. A matriz de correlação usada mostrou uma correlação indireta entre a agropecuária e a área de floresta, uma correlação direta entre área de não floresta e perda de solo e também entre área de floresta e perda de solo. O trabalho demonstrou que o valor de R2 obtido foi compatível com os valores encontrados na literatura. O uso e a ocupação da terra não tiveram uma relação direta com a perda de solo entre os anos de 1998 a 2015, porém quando analisado a matriz de correlação observaram-se as interações entre agropecuária, floresta e a perda de solo, enriquecendo a compreensão dos fatores envolvidos. Por fim, as análises dos resultados destacaram os fatores na perda de solo, enfatizando a importância de práticas de manejo para preservar o solo e promover a sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Conservação de solo e água. Descarga sólida. Curva chave de sedimentos. Uso do solo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento de dispositivo de monitoramento de trocas gasosas em necromassa e grãos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-15) Salvador, Iago Barbosa do Nascimento; Oliveira, João Victor Pereira
    Os dispositivos de medição de dióxido de carbono (CO2) são cruciais tanto na decomposição da necromassa vegetal quanto no metabolismo de grãos e sementes.Eles permitem o monitoramento preciso das taxas respiratórias e germinação, proporcionando informações essenciais para processos agrícolas. Na decomposição, auxiliam no entendimento do ciclo de nutrientes do solo, identificando práticas de manejo adequadas e otimizando a compostagem para promover a saúde do solo e a sustentabilidade agrícola. No caso dos grãos, ajudam a avaliar a qualidade armazenada, facilitando decisões precisas pós-colheita e minimizando perdas nos produtos agrícolas. Dispositivos de baixo custo impulsionam a eficiência, reduzem desperdícios e modernizam a agricultura brasileira, permitindo monitoramento acessível, tomada de decisões conscientes e fortalecimento da competitividade no mercado global. Este estudo visa desenvolver um dispositivo de baixo custo para monitoramento de trocas gasosas, autônomo e de baixo custo para a medição das concentrações de CO2, O2, umidade e temperatura na câmara de medição. O dispositivo é composto por sensores, uma placa de circuito impresso, um microcontrolador ATMega, um display LCD e uma câmara de medição. Foram realizadas duas etapas de monitoramento para avaliar o funcionamento do dispositivo: a respiração de grãos de trigo e decomposição de necromassa. Apesar da versatilidade e acessibilidade da câmara, identificou-se a necessidade de calibração no sensor COZIR-AH-1. Contudo, o sistema desenvolvido demonstrou ser capaz de avaliar as concentrações de CO2 e O2 dos materiais analisados, assim como as alterações na temperatura. Palavras-chave: Concentração de dióxido de carbono; Monitoramento de necromassa; Respiração de grãos
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento de sistema de monitoramento agrometeorológico para casa de vegetação
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-14) Silva, Jocássia Reis; Coelho, André Luiz de Freitas
    O sistema de cultivo convencional é amplamente adotado na agricultura devido ao seu baixo custo de implementação. Contudo, esse sistema é vulnerável às flutuações climáticas e à exposição de pragas e doenças, o que pode resultar em perdas na produtividade e qualidade final do produto. Em resposta a essas adversidades, o cultivo protegido, realizado em casas de vegetação, está sendo comumente adotado. Nesse sistema é fundamental realizar o monitoramento e controle das variáveis agrometeorológicas do ambiente interno, a fim de otimizar os processos produtivos. A utilização de sensores acoplados a sistemas de aquisição de dados automáticos tem gerado avanços na otimização dos processos produtivos agrícola. Eles permitem o acesso aos dados em tempo real, e, portanto, favorece o processo de tomada rápida de decisões. Assim, objetivou-se com esse trabalho desenvolver um sistema de monitoramento meteorológico de baixo custo para casas de vegetação. Foi realizado a montagem de dois sistemas idênticos. a partir da placa de desenvolvimento ESP32 e sensores de temperatura e umidade relativa do ar (BME 280), de dióxido de carbono (MH-Z19B) e de radiação fotossinteticamente ativa (RY-GH). Parte do sistema foi desenvolvido na plataforma Arduino IDE na linguagem C++. Foram realizadas a calibração de todos os sensores a partir de sensores de referência e análise de regressão para obtenção das curvas de calibração. Foram obtidos o tempo de resposta, a constante de tempo e a curva do tempo de resposta para os 3 sensores utilizados. E por fim, foi realizado a validação dos sistemas desenvolvidos instalando- os em uma casa de vegetação, realizando a análise dos dados em duas etapas. Na primeira etapa foi avaliada correlação de Pearson, RMSE, MAE, erro relativo médio dos sistemas com seus respectivos sensores de referência e na segunda etapa foi avaliado o funcionamento do sensor durante 158 dias. Assim, o sistema desenvolvido apresentou um custo final de construção de aproximadamente R$ 692,94 ou US$ 140,84. As curvas de calibração obtidas para os três sensores foram adequadas para corrigir os dados informados pelos dois sistemas a partir dos dados dos sensores de referência, apresentando o coeficiente de determinação (R²) em uma faixa de 0,88 a 0,99. O tempo de resposta do sensor MH-Z19B foi de 30 s, o do RY-GH de 1,4 s e o do BME 280 de 24 s. Na validação dos sensores foi possível observar que os três sensores, de ambos os sistemas, apresentaram uma forte correlação com os sensores de referência. E ainda, durante todo o período de validação as variáveis analisadas apresentaram oscilações normais ao longo do tempo, sendo que os sistemas não apresentaram falhas que resultassem em dados incorretos ou ausência de dados. Palavras-chave: Cultivo protegido. Microcontrolador. Sensor. Sistema embarcado.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento de programa de computador para seleção de trator e implemento
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-14) Silva, Jeremias Guidine; Coelho, André Luiz de Freitas
    A agricultura no Brasil, do ponto de vista estratégico, desempenha um papel de destaque na economia e no cenário global. O mundo tem passado por constantes mudanças, e o ambiente agrícola tem demandado soluções que permitam o produtor tomar as melhores decisões. A correta escolha de um trator ou implemento permite um ganho de desempenho da atividade além de evitar sobrecargas, o que tende a prolongar a vida útil dos equipamentos. Objetivou-se com este trabalho desenvolver um programa computacional para apoiar agricultores na escolha eficiente de tratores e implementos para o preparo do solo. A plataforma foi desenvolvida utilizando a linguagem Python, por meio do Spyder, um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) e utilizando duas bibliotecas, a Pandas para o gerenciamento e manipulação dos bancos de dados, e a Tkinter para a arquitetura gráfica da interface. Os bancos de dados foram criados a partir do catálogo dos fabricantes de implementos e tratores disponibilizados pelas fabricantes. Para os cálculos foram utilizados a equação, tabela e diagramas propostos na norma ASABE D497.7 MAR2011 (R2020). Como estudo de caso, foi considerado uma frota de tratores e implementos de uma fazenda, buscando-se analisar a compatibilidade entre os tratores e implementos que essa frota possui, realizando uma comparação com os valores recomendados pelo fabricante. O programa desenvolvido se mostrou eficiente em suas telas de visualização, apresentando fácil operação, permitindo a seleção e o dimensionamento apropriado para as relações de tratores e implementos ao usuário. Os resultados demostraram uma correlação entre as potências sugeridas pelas fabricantes para a operação com seus implementos e os valores calculados seguindo as recomendações apresentadas pela ASAE. O uso desta ferramenta permitiu de forma rápida e visual, uma gestão dos dados de tratores e implementos que possam ser utilizados no preparado do solo, possibilitando também que novos dados possam ser cadastrados ou mesmo excluídos. Palavras chaves: Ferramenta computacional. Gestão de frota de máquinas. Mecanização agrícola.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Determinação da altura de pastagem por meio de plataforma robótica remotamente controlada
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-13) Fonseca, Tallyson Fernando da; Coelho, André Luiz de Freitas
    A pecuária é um dos setores pilares da economia brasileira, trazendo vários benefícios para a sociedade, seja renda para os trabalhadores, seja na saúde da população. Dentre os tipos de condução da bovinocultura, os sistemas extensivo e semi-intensivo são os mais praticados no país devido ao baixo custo de implantação e operação. Contudo, para que a alimentação não interfira na produtividade dos animais, a pastagem deve atingir uma determinada altura, de modo que baixas alturas podem acarretar pequenos ganhos de massa dos bovinos e baixa produção de leite. Diante disso, existem várias formas de monitorar a altura das plantas, como os métodos manuais que utilizam réguas, trenas e outros equipamentos que demandam um maior tempo de coleta de dados e uma maior mão de obra. Por outro lado, existem métodos automáticos, como o uso de sensores em veículos autônomos, que aumentam a praticidade de conseguir essas informações. Diante disso, objetivou-se com o presente trabalho desenvolver um sistema acoplado em uma plataforma robótica remotamente controlada para realizar a medição da altura de plantas forrageiras. Foram utilizados dois sensores ultrassônicos, de modelo AJ-SR04M, que determinavam os valores da altura da forragem. A partir da calibração dos sensores ultrassônicos, observou-se que eles apresentaram pequenos desvios constantes da altura de referência observada utilizando uma escala graduada. No teste de aferição do campo de visão, o sensor AJ-SR04M apresentou um ângulo de detecção de 12,5° a 1,25 m de altura, sendo menor do que o valor anunciado pelas lojas virtuais que vendem tal sensor. Analisando os dados de altura de forragem, obtido em área de Brachiaria de 0,38 ha, verificou-se, pela análise visual do mapa de interpolação da altura da pastagem, regiões em comum entre os dados dos sensores e pela escala graduada, como a região em que a forragem foi removida. Porém, ao comparar a altura obtida pelo sensor no mesmo ponto que em a medição foi obtida com escala graduada, observou-se que as alturas determinadas com os sensores ultrassônicos tinham pouca relação (Pearson = 0,343) com as medidas utilizando o método manual. O sensor 2, instalado no lado direito da plataforma, teve uma maior correlação com o método manual do que o sensor 1, instalado no lado esquerdo. Isso se deve ao fato de que o sensor 2 deslocou-se próximo das áreas de coletas feitas com uma escala graduada. Palavras-chave: Sensor ultrassônico. Sensoriamento proximal. Agricultura de precisão.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Modelagem e simulação da secagem de sementes de soja em secador de leito fixo com fluxo de ar radial
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-12) Silva, Allan Jhones Ceribeli da; Silva, Luís César da
    A soja, mundialmente, é uma das mais importantes culturas por ser crucial nas indústrias de alimentos, rações e biocombustíveis. Portanto, é requerido sementes de soja em quantidade e com qualidade para atender as demandas dos mercados. No beneficiamento de semente, a secagem adequadamente conduzida é fundamental para preservar as propriedades físicas e biológicas das sementes. Sendo assim, determinou-se como objetivo deste trabalho realizar a modelagem e simulação da secagem de semente de soja em secadores de leito fixo com fluxo de ar radial, por tratar-se de um ferramental aplicado a avaliação, projeto e gestão. O modelo computacional foi desenvolvido segundo o Modelo de Thompson e validado empregando resultados experimentais obtidos na secagem de quatro lotes de sementes de soja do cultivar BMX 55I57 RSF IPRO. Foram utilizados quatro secadores com capacidade estática de 126 t instalados em uma Unidade de Beneficiamento de Sementes no município de Mangueirinha – PR, durante a safra 2022/2023. Para validação foram consideradas o tempo de secagem e teor de água final e o procedimento deu-se em duas etapas. Na primeira a condição de parada da simulação foi o teor de água final e na segunda os tempos de secagem obtidos experimentalmente. Desse modo, na primeira etapa constatou-se o erro relativo entre 4,5 e 10,0% enquanto na segunda entre 0,2 e 3,0%. Palavras-chave: Modelo de Thompson. Secagem a baixa temperatura. Beneficiamento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo preliminar da fertirrigação do cânhamo: efeitos interativos da forma de nitrogênio e da presença de microplásticos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-11) Moss, Jonas Caram; Borges, Alisson Carraro
    No presente estudo foi avaliada a interação entre a presença de microplásticos e as diferentes formas aportadas de nitrogênio (nítrico, amoniacal e advindo de esgoto sanitário) por meio da técnica da fertirrigação da cultura Cannabis sativa L. As variáveis analisadas referentes ao desenvolvimento da cultura foram o número de folhas produzidas, altura, diâmetro de copa, área sombreada pela copa, massa fresca, massa seca, clorofila e antocianina. Quando contrastado com a testemunha, o tratamento com nitrato e sem microplásticos apresentou maior altura média. A presença de microplásticos ocasionou em menor teor de clorofila para o tratamento fertirrigado com nitrato, sem prejuízo quando se usaram outras formas de nitrogênio. As plantas fertirrigadas com amônio, quando da presença de microplásticos, apresentaram maior massa fresca do que as plantas fertirrigadas com nitrato e o micropoluente. No ensaio agronômico constatou-se que independente da forma de nitrogênio disponibilizada, a cultura foi capaz de se desenvolver. A técnica de fertirrigação com águas residuárias pode ser usada como fonte de água e nutrição no cultivo de Cannabis sativa L. e a presença de microplásticos não foi prejudicial nas condições estudadas. Palavras-chave: Esgoto doméstico. Nutrição vegetal. Cannabis sativa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Produção de rabanete submetido a diferentes lâminas de irrigação e doses de nitrogênio
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-07) Teixeira, Gabriel Arcocha Prado; Alencar, Carlos Augusto Brasileiro de
    Dentro do sistema de produção de hortaliças de ciclo curto, a irrigação e adubação demandam maior atenção, devido a janela de ação ser curta, portanto no presente trabalho, objetivou-se avaliar a produção de rabanete (Raphanus sativus L.) submetido a diferentes lâminas de água e doses de nitrogênio (N). O experimento foi conduzido em esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas as lâminas de irrigação e nas subparcelas as doses de nitrogênio. As lâminas de irrigação aplicadas por meio da irrigação por gotejamento foram de 30, 65 e 100% daquela a ser resposta no padrão (100% evapotranspiração da cultura). A adubação de plantio recomendada é de 160 kg ha-1 de N, 240 kg ha-1 de P2O5 e 140 kg ha-1 de K2O (adubação padrão). Neste experimento as adubações nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) de plantio foram: Nitrogênio: 0, 20, 40 e 60 % de N da adubação padrão; utilizadas em cada cova, e em área total, o Fósforo 100% de P2O5 da adubação padrão; e o Potássio 100% de K2O da adubação padrão. Foram avaliadas as seguintes variáveis: índice de área foliar (IAF), massa seca dos tubérculos (MST), massa seca foliar (MSF), massa fresca dos tubérculos (MFT), massa fresca foliar (MFF), comprimento do tubérculo (CT), diâmetro do tubérculo (DT), temperatura foliar (TF) e produtividade do uso da água (PA). Conclui-se que: (i) As maiores produtividades de massa seca e fresca dos tubérculos e o seu desenvolvimento dimensional, comprimento e diâmetro do tubérculo, são obtidos com lâmina de irrigação de 44,0 mm (100% ETc); (ii) a adubação nitrogenada não proporcionou aumento na produtividade de massas seca e fresca dos tubérculos; (iii) o índice de área foliar foi impactado pela aplicação de fertilizante nitrogenado, destacando a importância dessa variável na resposta do rabanete à adubação; (iv) as lâminas de irrigação proporcionaram decréscimo na variável produtividade do uso da água de 0,1714 kg m-3 a cada aumento de 1% dos níveis de reposição de água; e (v) a partir dos estudos realizados, a lâmina de irrigação de 44,0 mm (100% ETc), sinaliza produtividade de massa fresca dos tubérculos de rabanete de 12,5 t ha-1. Palavras-chave: Raphanus sativus L. Irrigação. Adubação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise descritiva dos gols do campeonato pernambucano de futebol 2018 - Série A1
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020) Silva, Hugo Leonardo Alves da
    Caracterizado pelo confronto entre duas equipes, em fases distintas, o jogo de futebol tem como objetivo máximo a busca pelo gol e a tentativa de impedir que o adversário o faça. Portanto, a busca pelo gol é algo que está presente ao longo de toda a partida, o que, por sua vez, justifica a realização de estudos que visem compreender como as equipes chegam ao objetivo. Sendo assim, o presente estudo objetivou descrever os gols do Campeonato Pernambucano de futebol série A1 – 2018 a partir das dimensões temporais, espaciais (local e origem do gol) e de tarefa (bola rolando e bola parada). Para tanto, analisou-se descritivamente os 145 gols convertidos durante os 64 jogos do Campeonato Pernambucano de futebol da série A1 de 2018. Os dados foram coletados através do acesso às súmulas dos jogos, no site oficial da Federação Pernambucana de Futebol, além dos vídeos dos jogos. Para a descrição dos gols, foi realizado um registro temporal (intervalos de 15minutos), um registro espacial (local e origem do gol), além de um registro relacionado à tarefa (bola rolando ou bola parada). A partir dos resultados, observa-se que em questões temporais, houve uma distribuição semelhante na realização de gols entre o primeiro (50,3%) e o segundo tempo (49,7%), com os primeiros 15 minutos de jogo com a menor quantidade de gols (12,4%). Em relação à localização dos gols, nota-se que a maior proporção foi realizada nas regiões centrais do campo (zonas centrais da área de meta e zona central fora da área de meta), com um total de 84,1% dos gols. Em relação ao tipo de tarefa, observou-se que 65,5% dos gols foram marcados de bola rolando, enquanto 34,5% foram marcados através de jogadas de bola parada. Com base nesses resultados, conclui-se que o treinamento das equipes, em termos defensivos, deve priorizar a proteção das regiões mais centrais do campo, no sentido de evitar a realização dos gols adversários. Além do mais, quando comparado a outros estudos, nota-se um aumento na quantidade de gols de bola parada, podendo ser um fator decisivo durante as partidas, pois a equipe campeã foi a que mais realizou gols através dessas ações. Palavras-chave: Futebol; Análise dos gols; Análise descritiva. Characterized by the confrontation between two teams, in different phases, the soccer game has as its main objective the search for the goal and the attempt to prevent the opponent from doing so. Therefore, the search for the goal is something that is present throughout the match, which, in turn, justifies the realization of studies that aim to understand how the teams reach the goal. Therefore, the present study aimed to describe the goals of the Campeonato Pernambucano de futebol série A1 - 2018 from the temporal, spatial (location and origin of the goal) and task (free play and set pieces) dimensions. To this end, the 145 goals converted during the 64 games of the Campoenato Pernambucano de futebol série A1 - 2018 series were descriptively analyzed. Data were collected through access to the match summaries, on the official website of the Federação Pernambucana de Futebol, in addition to the videos of the games. For the description of the goals, a temporal record (intervals of 15 minutes), a spatial record (location and origin of the goal), in addition to a record related to the task (free play or set pieces) were performed. From the results, it is observed that in time issues, there was a similar distribution in the achievement of goals between the first (50.3%) and the second half (49.7%), with the first 15 minutes of play with the fewer goals (12.4%). Regarding the location of the goals, it is noted that the largest proportion was made in the central regions of the field (central areas of the goal area and central zone outside the goal area), with a total of 84.1% of the goals. Regarding the type of task, it was observed that 65.5% of the goals were scored by free play, while 34.5% were scored through set pieces. Based on these results, it is concluded that the training of teams, in defensive terms, must prioritize the protection of the most central regions of the field, in order to avoid the realization of opposing goals. In addition, when compared to other studies, there is an increase in the number of dead-ball goals, which can be a decisive factor during matches, as the champion team was the one that scored more goals through these actions. Keywords: Soccer; Goal Analysis; Descriptive Analysis
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aplicação de gás ôzônio em grãos de gergelim: saturação, cinética de decomposição e controle de fungos em diferentes concentrações
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-05) Batista, Vitor Sant’Ana Lopes; Alencar, Ernandes Rodrigues de
    A presença de fungos no gergelim (Sesamum indicum L.) armazenado pode causar rápida deterioração dos grãos, reduzindo sua qualidade e causando alterações em suas características fisiológicas. Além disso, algumas espécies de fungos podem produzir toxinas nocivas aos seres humanos e animais, como é o caso do Aspergillus flavus. O combate aos fungos em grãos armazenados em geral é feito com o uso de produtos químicos, que possuem elevado valor e podem deixar resíduos prejudiciais à saúde humana. Deste modo, o ozônio surge como tecnologia promissora no controle destes microrganismos, uma vez que é um poderoso agente oxidante, capaz de destruir a parede celular dos fungos e impedir sua proliferação. Diante disso, objetivou-se com este trabalho (i) determinar a concentração e o tempo de saturação do ozônio, (ii) caracterizar a cinética de decomposição e a meia-vida do ozônio, (iii) avaliar a eficiência no controle fúngico total e aflatoxigênicos e (iv) avaliar o efeito nas características físico- químicas dos grãos. Para a aplicação de O3, amostras de 2,0 kg de grãos de gergelim com teor de água de 5,0% g 100 g-1, contendo apenas a infecção fúngica natural foram acondicionados em um protótipo de PVC (0,15 x 0,30 m) dotado de um plenum inferior que possibilitava a entrada do gás e sua distribuição por completo na massa de grãos. As concentrações utilizadas foram de 5,0 mg L-1, 10,0 mg L-1 e 15,0 mg L-1 com um fluxo de 2,0 L min-1 em um período de exposição de 9 horas, tempo necessário para atingir o tempo de saturação. A meia-vida foi determinada avaliando o decaimento do ozônio em intervalos regulares por 15 minutos. A quantificação dos fungos foi feita pelo método do plaqueamento direto, utilizando os meios ágar batata-dextrose (BDA) e Aspergillus flavus and parasiticus agar (AFPA) para quantificar a presença de fungos totais e potencialmente aflatoxigênicos respectivamente. Em relação a qualidade físico-química dos grãos, foram analisados o teor de água, condutividade elétrica e a cor após cada processo de ozonização, comparando com os grãos de gergelim em condição de testemunha. Cada uma das análises de controle fúngico e físico-químicas foram submetidas ao Teste de Tukey a nível 5% de probabilidade. Os tempos de saturação para as concentrações de 5,0 mg L-1, 10,0 mg L-1 e 15,0 mg L-1 foram 391 min, 267 min e 234 min, respectivamente, já as concentrações de saturação foram 2,3 mg L-1, 6,0 mg L-1 e 8,0 mg L-1 seguindo a mesma ordem. Além disso, o tempo de meia-vida encontrado foi de 2,6 min. Com relação ao controle fúngico total, apenas a concentração de 15,0 mg L-1 foi efetiva no controle de fungos totais. Em relação ao controle de fungos potencialmente aflatoxigênicos, todas as concentrações apresentaram controles significativos. O ozônio não promoveu alterações significativas no teor de água e na condutividade elétrica. O ozônio também não provocou variação significativa na luminosidade do gergelim. Entretanto, houveram alterações significativas na saturação de cor e na tonalidade. Verificou-se também que com a elevação da concentração de ozônio, o parâmetro de diferença de cor também aumenta. Palavras-chave: Aspergillus sp.; Sesamum indicum L.; Ozonização.