Ciências Humanas, Letras e Artes

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    Formação inicial e desenvolvimento profissional: o que dizem os egressos do curso de licenciatura em matemática da UFV – Campus Florestal
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-31) Lemos, Daiana Cristina; Lobato, Lúcia Helena dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2308630588493746
    Este trabalho teve como propósito compreender a formação inicial ofertada aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (UFV/CAF), suas contribuições e limitações no que tange aos saberes e ao desenvolvimento profissional docente. Essa investigação se enquadra no campo das pesquisas qualiquantitativas, buscando responder à seguinte questão norteadora: quais as contribuições e limitações da formação inicial no curso de Licenciatura em Matemática da UFV/CAF para o desenvolvimento profissional docente? Como aporte teórico, utilizamos Shulman (1986; 1987) no que se refere à base de conhecimentos para a docência. Os participantes da pesquisa foram os egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UFV – Campus Florestal, que concluíram o curso entre 2013 e 2019. Realizamos a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas via Plataforma Google meet e análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC). Buscamos identificar, nos PPC, os “espaços” destinados aos saberes docentes e ao desenvolvimento profissional e com a ajuda do questionário fizemos a validação dos dados dos PPC. O perfil dos egressos foi delineado a partir dos questionários que, complementado pelas entrevistas, contribuíram para entendermos como se deu a formação inicial e sua influência para (e no) exercício da profissão docente. Para análise dos dados coletados, fizemos uma adaptação dos quadros de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Dados das entrevistas demonstram limitações em relação ao conhecimento pedagógico do conteúdo, principalmente com relação ao lidar com os diversos perfis de alunos e na relação teoria e prática. Em contrapartida, o conhecimento do conteúdo e os projetos de extensão foram considerados importantes contribuições. Os fatores apontados como insuficientes durante a formação estão atrelados à base de conhecimento para a docência e ao desenvolvimento profissional. Nesse sentido, como produto educacional, estruturamos um Grupo Colaborativo Matemática na UFV-CAF, por meio do qual foram proporcionados momentos de trocas de experiências e aprendizados, com o intuito de auxiliar a formação inicial e continuada, tanto nos quesitos considerados positivos quanto naqueles apontados como deficitários pelos egressos. Palavras-chave: Conhecimentos para a docência. Grupo Colaborativo. Licenciatura em Matemática.
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    A produção de atividades de Geometria por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-13) Silva, Gislaine de Freitas; Santos, Silvana Claudia dos; http://lattes.cnpq.br/7412472445649609
    Na presente pesquisa, objetivamos compreender como professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental produzem atividades de Geometria, para serem desenvolvidas com o GeoGebra. O estudo possui cunho qualitativo, por envolver a percepção dos sujeitos, permitir o estudo de fenômenos na perspectiva deles e levar em consideração o meio em que atuam. Assim, a produção dos dados advém no contexto de uma ação de formativa continuada docente, desenvolvida com sete (7) professoras atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Viçosa - Minas Gerais. Nesse processo, utilizamos, como procedimentos metodológicos, a aplicação de um questionário e a observação participante da ação formativa. Destacamos que o registro ocorreu por meio de anotações em um caderno de campo, gravações de áudio de todos os encontros e prints das atividades desenvolvidas. Nessa ação formativa, os professores participantes foram convidados pelas ministrantes a desenvolver e elaborar atividades de geometria com o GeoGebra. A análise teve início concomitante à produção deles, com um aprofundamento posterior e, nesse processo, chegamos a duas categorias, que apresentamos em forma de artigos: “O engajamento docente numa ação formativa com o uso das tecnologias digitais” e “Os desafios docentes ao usar tecnologias digitais em uma ação formativa”. Antes de realizarmos a análise dessas duas categorias, apresentamos um Estado do Conhecimento, visando mapear pesquisas relacionadas à temática formação continuada de professores relacionada às tecnologias digitais no ensino de matemática e o desenvolvimento de atividades autorais por parte dos docentes em processo de formação continuada. Como principal resultado, constatamos que as participantes da ação formativa, apesar dos desafios enfrentados, se engajaram durante todo o processo de realização das atividades de Geometria com o uso do GeoGebra e que a construção colaborativa foi essencial para o maior entendimento e a produção das atividades. Pontuamos que o fato de ter sido uma ação formativa colaborativa e de ter ocorrido no ambiente de trabalho das docentes contribuiu para o envolvimento delas e permitiu uma reflexão sobre a prática docente. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação Continuada de Professores. Tecnologias Digitais. GeoGebra. Geometria.
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    Contribuições do estágio supervisionado docente para a formação colaborativa de professores
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-04) Souza, Mirelle Barbosa de; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/5449125159818839
    O Estágio Supervisionado Docente (ESD) pode ser compreendido como elemento fundamental para auxiliar a formação inicial e continuada de professores. No ESD o estagiário em formação inicial pode aliar os conhecimentos teóricos à prática docente. Além disso, pode experienciar a docência, enquanto proporciona aos professores em exercício, possibilidades de formação continuada e de mobilizar novos saberes e aprendizagens pedagógicas. Por isso, uma relação saudável, harmônica e formativa, entre esses dois sujeitos, pode favorecer tanto o professor regente do estágio como o próprio estagiário em formação inicial, contribuindo em uma formação em via dupla, ou seja, uma formação colaborativa. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo compreender as potencialidades e fragilidades do Estágio Supervisionado Docente na promoção de experiências colaborativas e formativas entre o professor regente e estagiário. Para fundamentar teoricamente a pesquisa foram mobilizados os estudos de autores que discutem a formação de professores e o ESD, tais como: Nóvoa (1995); Tardif (2002); Zeichner (1992); Imbernón (2010); Mizukami (2002); Schön (1983); Lüdke (2001); Pimenta e Lima (2017), entre outros. Tendo como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e questionários online. A análise de dados se apoiou na análise de prosa proposta por André (1983). Os participantes da pesquisa foram professores de ciências e biologia, regentes de estágio e estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFV que estavam matriculados nas disciplinas obrigatórias do ESD no momento da pesquisa. O primeiro contato ocorreu por meio de um formulário online explicando o objetivo do trabalho e verificando o interesse em participar da pesquisa. Aqueles que se dispuseram a participar, foram encaminhados para o processo de entrevista semiestruturada. Ao todo, foram realizadas três entrevistas com os professores regentes e três entrevistas com os estudantes em processo de estágio supervisionado. Os resultados indicaram uma colaboração consolidada entre os estagiários e os professores regentes, principalmente em se tratando da troca de experiência. Além disso, o ESD se mostrou relevante ao colocar, pela primeira vez, o estudante em contato com o ambiente escolar. Esta pesquisa foi essencial para refletirmos sobre a relação existente entre os professores regentes e os estagiários, e apresentou elementos indicadores de uma prática colaborativa. Por fim, este trabalho proporcionou contribuições significativas e esperamos ainda que venha subsidiar cursos de formação de professores, especialmente no contexto da pesquisa. Palavras-chave: Estágio Supervisionado Docente. Formação colaborativa. Aprendizagem da docência.
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    A Potência de um devirencontro entre uma escola e o espectro autista: deslocamentos, diferença e inclusão
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-12) Azevedo, Matheus Modesto de; Lopes, Eduardo Simonini; http://lattes.cnpq.br/6806641744178969
    A estética deleuzo-guattariana ao nos apresentar o rizoma como um conceito, auxilia-nos a pensar e afirmar a vida como redes de conexões. Nesta dissertação nos valemos do entre como dimensão existencial em que emergem modos de relação, de territórios, de deslocamentos. O encontro entre uma docente e um aprendiz com autismo traça o sentido central de nossos estudos: acompanhar os modos de relação que se constroem na diferença e no cotidiano de uma sala de aula, e como tal relação faz ressonância com as dinâmicas da escola pesquisada. À potência de um devirencontro, nossas investigações se deslizam a fim de produzir ciências outras, desenhando mapas e seguindo processos. Portanto, utilizamos da narrativa cartográfica como ferramenta para construção metodológica. À arte cartográfica, os afetos compuseram traçados que consideraram a potência dos atravessamentos possibilitados por cada encontro, materializando-se em títulos e temáticas distintas. A aposta na imprevisibilidade ao lançarmo-nos no território de pesquisa, com a intenção de participar das significações inscritas no contexto de uma sala de aula junto de uma docente e um aprendiz com autismo, dá abertura a deslocamentos revelando outros sujeitos, dispositivos e movimentos, para além da docência e do aprendiz com autismo. Caos, cais, bifurcações, desencontros, tensões… Devirencontro, talvez seja sobre acontecimento, sobre modos de relações, sobre invenções e produções de escolas costuradas por linhas costumeiras, mas também por outras linhas, outros/as praticantes. Devirencontro são também deslocamentos, diferença, avessos e outros nomadismos. Longe de pontuar conclusões tecidas em verdades ou legitimidades, esta pesquisa ressalta que caracteriza-se como uma dimensão que parece não querer findar-se, apresentar dada. Um pesquisa com inconclusões minúsculas que sublinha a variedade e multiplicidade de acontecimentos e rizomas que parecem apostar no infinito, no não- ter-fim: desvios, criações e outros possíveis. Palavras-chave: Devirencontro. Docência. Autismo. Inclusão. Deslocamento.
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    Patrimônio cultural no processo de ensino-aprendizagem no município de Ervália/MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-06-05) Lessa, Tatiane; Fonseca, Valter Machado da; http://lattes.cnpq.br/9754322080201601
    A educação patrimonial é imprescindível para conhecer e reconhecer os patrimônios, a cultura, a história e a memória de diversos grupos. Contudo, o conceito de patrimônio cultural se modificou e se ampliou ao longo do tempo, e, nesse movimento, não só bens artísticos e históricos são valorizados e reconhecidos, mas também as mais diversas formas de tradições. Em Ervália, Minas Gerais, os bens tombados são de origem elitista e religiosa, porém, eles e as mais variadas tradições culturais poderiam ser utilizados de forma crítica e construtiva no processo de ensino-aprendizagem, principalmente na educação patrimonial. Nesse sentido, o presente trabalho buscou averiguar como a educação patrimonial ocorre na prática em escolas estaduais do município, onde foi enviado um questionário aos educadores que nelas atuam, para averiguar informações, aprofundar análises e construir sínteses. Com as respostas dos educadores, novos conhecimentos podem ser pensados e construídos para o processo educacional, levando em consideração o que os educandos já sabem. Algumas propostas de intervenções também foram apresentadas, direcionadas a uma boa condução de práticas educativas que envolvam educandos, educadores e a população do município em torno da educação patrimonial. Palavras-chave: Educação Patrimonial. Ensino. Bens tombados. Patrimônio.
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    Uma proposta de itinerário para a formação de professores: o gênero vídeos educativos como um instrumento de trabalho
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-29) Fonseca, Weslen Pedro; Longhi, Simone Maria Dantas; http://lattes.cnpq.br/5517064196632179
    Diante das demandas sociais e acadêmicas por uma formação docente que prepare professores para o trabalho em espaços digitais (Rojo, 2013; Coscarelli, 2016; Lousada, Dezutter, 2016; Paiva, 2019; Arruda, 2020, Lousada, Ferreira, Barricelli, Campos, 2020), esta pesquisa de mestrado buscou elaborar uma proposta de itinerário com a finalidade de promover o desenvolvimento das capacidades de linguagem em professores de Francês Língua Estrangeira (FLE) por meio do gênero “vídeos educativos”. Assim, fundamentados principalmente nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006b, 2008, 1999/2009; Schneuwly, Dolz, 1999, 2004), nos estudos de gêneros textuais (Marcuschi, 2001, 2003; Schneuwly, 2005, Marcuschi, Dionísio, 2007;), e nas considerações sobre o itinerário enquanto um dispositivo didático (Colognesi, 2015; De Barros, Greco Ohuschi; Dolz- mestre, 2020; Dolz; Lima; Zani, 2020; Dolz, 2021), construímos uma proposta de itinerário voltado para a formação de professores de FLE. Para a elaboração de tal proposta, criamos, num primeiro momento, como orienta a Engenharia Didática (Dolz 2016), um modelo didático do gênero vídeos educativos, que nos revelou as dimensões ensináveis (Dolz, Gagnon, 2015) do gênero para o trabalho com professores de FLE em formação. Desse modo, em um segundo momento, transferimos essas dimensões ensináveis para um protótipo de itinerário, que foi experimentado duas vezes, uma primeira entre professores experientes no ensino de Francês, ligados a Associação de Professores de Francês de Minas Gerais (APFMG), e uma outra entre professores em formação inicial do curso de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). As produções textuais procedentes das experimentações revelaram que os professores podem encontrar dificuldades tanto para utilizar os elementos gráficos como organizadores da infraestrutura global de um gênero multimodal como os vídeos educativos, quanto para construir uma apresentação lógica e segmentada de um objeto de ensino, seja esse objeto um aspecto gramatical, fonético, lexical ou literário da língua francesa. A versão final de itinerário acolhe a análise dessas produções textuais com o objetivo de ajudar professores de FLE a superar essas dificuldades. Logo, esta pesquisa descreve as dimensões ensináveis de um gênero multimodal, demonstra como trabalhar com essas diferentes modalidades dentro de um dispositivo formativo e apresenta, como subproduto das reflexões e análises, um material didático para a formação de professores de FLE. Palavras-chave: Formação. Gênero Textual. Vídeo Educativo. Itinerário. Francês
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    Formação de professores e o processo ensino-aprendizagem de inglês: um olhar para o contexto da pessoa idosa e para o envelhecimento ativo e saudável
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-08-05) Duarte, Alice Mendes; Coelho, Hilda Simone Henriques; http://lattes.cnpq.br/8852063141360205
    Atualmente, existem, em diferentes instâncias da sociedade, iniciativas que proporcionam às pessoas idosas boas condições para que tenham um envelhecimento ativo e saudável. Contudo, quando se trata de oportunidades de aprendizagem, especialmente de uma língua estrangeira, ainda há muito a ser explorado. Portanto, com o objetivo de contribuir para a inserção da pessoa idosa na sociedade, surgiu o projeto de Ensino de Inglês para Idosos através de uma parceria do Curso de Extensão em Língua Inglesa (CELIN), do Departamento de Letras, com o Departamento de Nutrição e Saúde, ambos da Universidade Federal de Viçosa, por meio do Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI). Nesse contexto, esta pesquisa investiga as alunas idosas e professoras participantes, reconhecendo como o projeto colabora para o envelhecimento ativo e saudável da pessoa idosa e para a formação dos professores envolvidos. Além de reconhecer quais fatores levaram as idosas a investirem no curso, relatar as suas expectativas e experiências de aprendizagem e analisar quais os impactos da pandemia de Covid-19 sobre o processo de aprendizagem. Analisamos também as experiências das professoras para a atuação com o público idoso. A pesquisa tem um caráter qualitativo descritivo, reconhecendo as variáveis envolvidas no processo de aprendizagem de inglês por pessoas idosas através da aplicação de um questionário de perfil e de uma entrevista semiestruturada feita por telefone e gravada, sob a permissão dos participantes. Para as professoras, solicitamos um relato de experiência sobre a sua trajetória no projeto e um questionário de perfil. Por fim, foram observadas reuniões de formação entre as professoras e as coordenadoras do projeto. Como resultado percebemos que o engajamento dos idosos no curso demonstra que buscam por meios de terem um processo de envelhecimento mais significativo, integral e ativo. Além disso, observamos que, ao passo que as expectativas criadas por eles poderiam ser frustradas devido aos desafios enfrentados ao longo do processo, há também fatores que complementam o aprendizado e são muito importantes, como a interação com os colegas e com as professoras, a oportunidade de compartilhar experiências de vida e criar laços. Justamente por isso, a pandemia de Covid-19 trouxe grandes impactos para a saúde física e mental dos idosos e a necessidade de readaptação das professoras que, devido a lacunas em sua formação, não estavam preparadas para atuar com os alunos de forma remota. Foi preciso lidar com a distância física, as limitações da tecnologia e a desmotivação dos alunos para com os estudos. Por fim, notamos que o projeto é de grande relevância para o público idoso, além de ser uma nova área de trabalho para professores de língua estrangeira. Para além da aprendizagem, o ambiente da sala de aula e o vínculo criado entre gerações são fatores motivadores para o envelhecimento ativo e saudável e para a formação profissional das professoras. Palavras-chave: Aprendizagem. Língua estrangeira. Pessoa idosa. Envelhecimento ativo.
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    Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR): proposta de modelo lógico e avaliação baseada na percepção de professores de Manacapuru-Am
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-12-19) Barreto, Andréa Cintia Fernandes; Silveira, Suely de Fátima Ramos; http://lattes.cnpq.br/2005999218237539
    As mudanças ocorridas no meio educacional nas últimas duas décadas impulsionaram a implantação de políticas públicas que proporcionassem a transformação da cultura educacional, desenvolvendo-se um contexto que pudessem atender as exigências do mundo globalizado. Tais transformações buscavam a modernização do setor educativo, principalmente a eficiência dos seus sistemas, da escola e do ensino. Diante deste cenário, este estudo é uma abordagem sobre uma política pública educacional, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) que foi criado para minimizar os problemas de falta de qualificação dos professores de todo país, através da oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais em exercício nas redes públicas de educação básica. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os resultados da implantação do PARFOR, no Núcleo de Ensino Superior de Manacapuru (NESMPU/UEA), a partir da percepção de beneficiários e atores estratégicos. Classifica-se como estudo de um caso e caracterizada como descritiva, é uma pesquisa documental com análises qualitativas e quantitativas. Como modelo analítico utilizou-se a Teoria do Programa e o Modelo Lógico para descrever o PARFOR, assim como a aplicação de questionário (92 participantes) egressos das turmas ofertadas na UEA Manacapuru, e a realização de entrevistas (09 colaboradores) com gestores da zona urbana do município, com o intuito de coletar as percepções e análises sobre o programa. Concluiu-se que os resultados obtidos através das técnicas de avaliação utilizadas neste estudo validaram o programa PARFOR, considerando a sua implantação e execução como satisfatórias e geradoras de benefícios para os professores e contribuindo positivamente para a qualidade da educação básica. Os entrevistados consideram que o Programa atendeu as expectativas dos professores e, cumpriu com a finalidade de proporcionar cursos de nível superior aos profissionais da educação básica que ainda não tinham formação adequada. Revelando-se, portanto, uma política pública importante, ao proporcionar aos professores a melhoria na qualidade das suas aulas. Palavras-chave: Políticas Públicas. Políticas Educacionais. Formação de Professores. Educação Básica. Avaliação. Teoria do Programa.
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    Crenças e emoções de professores em formação inicial acerca de gêneros e sexualidades no ensino e aprendizagem de línguas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-31) Silva, Lucas Araujo; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6237496959270917
    Mudanças sociais complexas imbricadas em relações de poder marcam, influenciam e (re)constroem a contemporaneidade por meio das práticas sociais. Gêneros e sexualidades, assim como as crenças e as emoções, são atravessados por essas transformações, e resultam em processos de produção da diferença através do controle do que se pode ser, acreditar e sentir. Em Linguística Aplicada, apesar da grande gama de investigações acerca desses temas, não foram encontrados trabalhos que os exploraram de forma relacionada ao ensino e aprendizagem de línguas num contexto nacional. Diante disso, objetivou-se pesquisar crenças e emoções de professores de línguas em formação inicial sobre gêneros e sexualidades na formação em Letras. A pesquisa foi conduzida no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa e contou com seis participantes de diferentes habilitações. O material empírico foi reunido por meio de questionários abertos, narrativa escrita e entrevista, no contexto de um curso de extensão de 40 horas de duração com a finalidade de promover a formação em gêneros e sexualidades aos participantes. Baseadas na prática problematizadora proposta em Linguística Aplicada Crítica, a análise e discussão dos resultados apontam para diversos e distintos contextos sociais geradores de crenças e de emoções sobre vivências LGBTQIAP+, formação docente e ensino de línguas. Os professores de línguas em formação inicial apresentam crenças sobre agentes contribuidores para preconceito, tabu e desinformação sobre gêneros e sexualidades, sobre agentes contribuidores para informação e conscientização sobre gêneros, sexualidades e educação, e sobre a construção identitária dos gêneros e das sexualidades. Além disso são notadas as emoções de angústia, medo, indignação, vergonha e felicidade, relacionadas majoritariamente às identidades LGBTQIAP+. A investigação das relações entre crenças, emoções, gêneros e sexualidades traz reflexões sobre como as relações de poder atuam de forma atroz contra identidades dissidentes, e contribuem para perpetuação de violências, preconceitos, estereótipos e tabus sociais. Ademais, este trabalho traz implicações para a formação docente e para o ensino e aprendizagem de línguas. Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. LGBT+. Crenças. Emoções. Formação de Professores. Ensino e Aprendizagem de Línguas. Curso de Extensão em Gêneros e Sexualidades no Ensino de Línguas.
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    Análise do PCK de professores no planejamento de atividades de ensino com foco em natureza da ciência
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-09-16) Silva, Eliriane Caroline da; Maia, Poliana Flávia; http://lattes.cnpq.br/3677455603861447
    A natureza da Ciência (NdC) é uma das temáticas que auxiliam no desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, uma vez que contribui com habilidades de criticidade, avaliação e validação de informações. Uma das formas de inclusão de assuntos relacionados à temática é a abordagem histórica, que se apresenta como pano de fundo para o desenvolvimento e reflexão de diferentes aspectos de NdC. Entretanto, muitas publicações vêm apresentando um uso inadequado da abordagem histórica no contexto de sala de aula, o qual não contribui com eficiência para o desenvolvimento de aspectos de NdC. Algumas desta pesquisas mostram que as falhas se apresentam além da apresentação da História da Ciência (HC), e que se encontram muitas vezes nas estratégias utilizadas pelos professores, ou até mesmo na falta delas. Sabemos que, além do conhecimento curricular, os professores apresentam também um conhecimento profissional sobre técnicas e estratégias de ensino, chamado de Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), e tendo em vistas as dificuldades encontradas pelos profissionais em utilizar a HC, para desenvolver de forma adequada e eficiente a NdC, acreditamos ser necessário contribuir para o aperfeiçoamento do PCK de NdC destes professores. Neste sentido, esta pesquisa analisa a participação de dois professores de Química em um processo formativo sobre HC, para o aprimoramento de seus PCK de NdC. O processo formativo se baseou no uso do filme Radioactive e de um caso histórico sobre Marie Curie, que compuseram a abordagem histórica e basearam o desenvolvimento do conhecimento sobre diferentes aspectos de NdC. Devido ao contexto pandêmico em que esta pesquisa ocorreu, a coleta de dados foi realizada de forma remota, por meio de questionários, aulas, reuniões e entrevistas realizadas on-line, além de planejamentos, coletados antes e após a participação no processo formativo, que envolviam especificamente aulas em que a abordagem histórica fosse utilizada. A partir do material coletado foi possível analisar as manifestações de NdC segundo o Modelo de Ciências para o Ensino de Ciências, bem como os domínios de PCK alcançados nestas manifestações e as Bases de Conhecimento Profissionais associadas as mesmas, de acordo com o Modelo de Consenso Refinado de PCK. Os resultados mostraram um aumento significativo de manifestações de NdC nos planejamentos dos professores participantes, além de um maior número de manifestações de domínios de PCK associados a diferentes bases de conhecimento profissional. Nas entrevistas constatou-se também um maior interesse destes profissionais pela HC após a participação no processo formativo. A pesquisa tem como produto educacional um material paradidático composto de uma introdução sobre a alfabetização científica e seus benefícios, o caso histórico “Marie Curie: a mulher e a cientista em uma mesma essência”, a categorização do caso histórico, com o destaque de mais de 140 aspectos de NdC e uma coletânea de referenciais bibliográficos de outras histórias da Ciência. Palavras-chave: Natureza da Ciência. História da Ciência. Conhecimento Pedagógico de Conteúdo. Formação de professores.