Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item Análise das percepções de licenciandos em Biologia, Física e Química da UFV sobre a Educação em Ciências voltada a estudantes surdos(Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-16) Bozzi, Raquel Alves; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/1974562047013502O ensino de Ciências aos surdos requer uma formação docente que forneça os subsídios necessários para se articular estratégias que contemplem as especificidades desse grupo, que representa uma minoria linguístico-cultural. Assim, realizamos uma pesquisa-ação crítica colaborativa, nela analisamos as percepções de estudantes de cursos de Licenciatura da área de Ciências da Natureza quanto a educação dos estudantes surdos, e formulamos uma proposta de intervenção para o processo de formação inicial dos professores. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica nas plataformas de busca online ERIC, SciELO e Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados apontaram que os trabalhos sobre a educação em Ciências voltada aos estudantes surdos abordam cinco temáticas, uma delas contempla a temática dos professores. Entretanto, não aborda questões sobre a formação docente. Analisamos as ideias de 25 estudantes dos cursos de Licenciatura em Biologia (n=16), em Física (n=4) e em Química (n=5) sobre a mediação do conhecimento científico em salas de aulas com surdos. O grupo de licenciandos investigado cursava as disciplinas de Estágio Supervisionado I ou III dos respectivos cursos, todos na Universidade Federal de Viçosa (MG), campus Viçosa. Construímos os dados por meio de um questionário, utilizado para sondar os conhecimentos e interesses dos licenciandos, e os submetemos à análise de conteúdo. Identificamos que o grupo investigado já havia discutido sobre os surdos em seus cursos, com destaque para a cultura surda, os seus Interesses estavam voltados à aprendizagem da Libras e o contato surdos. Posteriormente, realizamos em cada turma a discussão de um caso de ensino e os dados foram analisados por meio da metodologia de estudo de caso. Verificamos que as percepções dos licenciandos sobre o professor estavam atreladas às questões de personalidade. As estratégias metodológicas mencionadas foram aquelas que exploram a visualidade. Além disso, ainda são vagas as ideias sobre o intérprete educacional, tal como a sua função, relação com o docente e a importância de conhecer os conteúdos científicos para a sua atuação profissional. A partir dos resultados, elaboramos um material didático que poderá contribuir para futuras discussões e construções do conhecimento sobre esta temática no âmbito da formação inicial dos professores de Ciências. Palavras-chave: Formação inicial dos professores de Ciências. Licenciatura. Ensino de Ciências. Educação dos Surdos.Item Análise e compilação de terminologias em libras para expressarem conceitos de ciências da natureza(Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-10) Pizano, Gabriel Lima; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/8137717914815185O acesso aos conteúdos de Ciências da Natureza pelos estudantes Surdos pressupõe mobilizar diferentes terminologias em Libras para apresentar os conceitos da Biologia, Física e Química no âmbito educacional. Assim, realizamos uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, tendo como técnica investigativa a documentação indireta feita por meio de um levantamento bibliográfico. Para tanto, realizamos uma pesquisa nas plataformas Scielo, Portal de Periódicos Capes, além do Google. Os resultados encontrados apontaram poucas pesquisas sobre construções terminológicas no âmbito das Ciências, mesmo sendo verificada a proposição de 1034 sinais-termo para a Biologia, 390 para a Física e 313 para a Química, dispersos em diferentes plataformas. Na sequência, analisamos e categorizamos esses sinais-termo, que resultou na proposição de cinco categorias emergente primárias (datilológica, icônica, arbitrária, contextual e conceitual) e dez secundárias. As análises nos mostraram que poucos sinais-termo propostos para a área de Ciências da Natureza traziam aspectos conceituais, o que reforça a importância de a equipe responsável por criar terminologias técnicos-científicos ser composta por profissionais conhecedores da Língua de Sinais e dos conceitos científicos em estudo. Além disso, identificamos uma significativa dispersão dos sinais-termos e a falta deles para muitos conceitos. Verificamos ainda que há vários sinais-termos para um mesmo conceito científico, o que nos permitiu inferir que a dispersão, a falta de validação e de divulgação não favorecem a legitimação e o avanço terminológico neste campo de estudo, com o acúmulo de muitas propostas de sinais-termo para alguns conceitos de base, enquanto muitos outros não são contemplados. Assim, indicamos aqui algumas lacunas relativas ao léxico especializado em Libras para os conceitos de Ciências da Natureza, além das diversas propostas terminológicas para um mesmo termo e a falta de incorporação conceitual ao sinal-termo, podendo com isso criar barreiras e abstrações que dificultam o acesso dos Surdos aos conhecimentos científicos. Dessa forma, com base nos resultados e nas discussões apresentadas, organizamos um sinalário de Ciências da Natureza como produto educacional, a fim de contribuir para que o direito linguístico dos Surdos seja assegurado, de modo especial no âmbito educacional, facilitando as buscas terminológicas dos Intérpretes Educacionais e professores bilíngues, além de indicar a possibilidade de pesquisas futuras sobre a proposição de terminologias em Libras para esta área. Palavras-chave: Ensino de Ciências para Surdos. Ensino de Química, Física e Biologia para Surdos. Educação dos Surdos. Terminologias em Libras.