Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item A (re)organização da economia familiar de funcionários de uma lavanderia hospitalar em face da ocorrência de acidentes em seu ambiente de trabalho: Belo Horizonte, MG(Universidade Federal de Viçosa, 2003-03-31) Zobole, Joelma Aparecida; Mafra, Simone Caldas Tavares; http://lattes.cnpq.br/8619793996000250O presente estudo objetivou analisar as implicações que os acidentes de trabalho têm sobre a economia familiar dos trabalhadores da lavanderia hospitalar de um hospital de Belo Horizonte, MG, do ponto de vista administrativo dos recursos familiares, considerando-se o aspecto tridimensional: trabalhador, trabalho e ambiente. Sua justificativa reside na escassez de estudos no âmbito desta temática e pelo elevado número de acidentes de trabalho no Brasil, em comparação com os demais países, bem como pela constatação de que a ocorrência de um evento inesperado (como é o caso do acidente) possui um efeito determinante sobre a economia das famílias, principalmente para aquelas em situações de precariedade. Em termos metodológicos, o modelo analítico contemplou unicamente uma análise histórica da realidade do hospital, no tocante a acidentes e suas implicações (desde afastamento), seguido de uma caracterização do ambiente do trabalho, em termos físicos e sociais, para posteriormente analisar, individualmente, casos dos acidentados que ficaram mais de 15 dias afastados do trabalho, enfatizando-se o papel pessoal e familiar do trabalhador, as funções exercidas e o aspecto do acidente ocorrido, assim como as condições da economia familiar e sua reorganização em face da ocorrência do acidente. Nessas diferentes etapas foram utilizados os seguintes métodos: método histórico, observação, estudo de caso e método seuvey, fazendo-se uso de documentos, entrevistas e questionários. Tais dados foram ordenados, do ponto de vista estatístico descritivo, em razão da natureza desritivo-exploratória da pesquisa em questão. Os resultados revelaram, no que diz respeito aos acidentados entrevistados, que há um número significativo de acidentes decorrentes do trabalho, no hospital em geral e na lavanderia, redundando num alto número de dias de trabalho perdidos e insatisfação por parte dos funcionários. A pesquisa revelou também que a falta de treinamento dos funcionários e as condições inadequadas do ambiente físico, onde o trabalho é realizado, são os pontos críticos dessa ocorrência elevada de acidentes. Diante desse infortúnio, notou-se que principalmente as mulheres com filhos são as mais prejudicadas por tal situação, uma vez que têm que desviar uma fatia dos baixos salários recebidos para o tratamento decorrente do acidente, uma vez que a maioria não dispõe de plano de saúde. Tais resultados implicam quanto seria necessária uma política de prevenção de acidentes naquele hospital. Sua lavanderia merece e precisa, sobretudo em razão da excelência de seu atendimento à população, urgentemente de reformas e ajustes básicos para que seus funcionários trabalhem num ambiente que lhes ofereça o mínimo de segurança e, conseqüentemente, melhoria da qualidade de vida no trabalho e na vida como um todo.Item A atuação do SENAR no município de São Geraldo - MG: uma análise das conseqüências da delimitação entre o rural e o urbano(Universidade Federal de Viçosa, 2005-03-28) Gomes, Silvane Guimarães Silva; Pinto, Neide Maria de Almeida; http://lattes.cnpq.br/8587405395381596Este trabalho teve como objetivo analisar a pertinência dos critérios de seleção dos participantes dos cursos e treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), num espaço que pode ser considerado "cidade rural". A pesquisa foi realizada em São Geraldo-MG, um pequeno município com uma população total de 7.716 habitantes. A pesquisa de campo seguiu a abordagem qualitativa, sendo utilizada a entrevista semiestruturada para coleta de dados e técnicas de análise de conteúdo para tratamento dos mesmos. Foram entrevistados 22 participantes dos cursos de Transformação Caseira de Produtos de Origem Animal em Embutidos e Defumados, Produção de Derivados do Leite e Produção de Conservas Vegetais, Compotas, Frutas Cristalizadas e Desidratados. O referencial teórico foi construído a partir do pensamento de autores contemporâneos, que foram trazidos à reflexão com o intuito de se buscar compreender que o espaço rural deixa de ser um espaço exclusivamente agrícola, porque novas ocupações econômicas emergem desse espaço, através de um produtor rural pluriativo que combina a atividade agrícola com a não-agrícola, dentro e,ou fora da propriedade, para complementar a renda familiar e gerar ocupação para os membros da família. A pesquisa revelou que muitas pessoas inscritas que exerciam atividades que se "enquadravam" no perfil de rural exigido pelo SENAR, não se encontravam no espaço dito rural, e sim dentro do perímetro urbano de São Geraldo. Revelou ainda que nem sempre a ocupação desse participante no curso estava de acordo com o descrito na ficha de inscrição que é enviada para o SENAR. Os resultados da pesquisa mostraram que são reais as dificuldades encontradas pelos participantes dos cursos para colocar em prática os ensinamentos veiculados. As limitações de ordem financeira foram freqüentemente citadas, juntamente com as dificuldades de ordem estrutural. Ambas as questões apontaram para a necessidade de o SENAR buscar conhecer as razões práticas e o "sistema cognitivo" que fundamentam a mentalidade e as práticas dos moradores de cidades rurais, como São Geraldo.Item A descontinuidade das políticas públicas: o caso do Programa Criança Cidadã/Cunhantã & Curumim(Universidade Federal de Viçosa, 2003-04-11) Sodré, Júnia Marise Matos; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/4245666300412029O presente estudo objetivou analisar a trajetória do Programa Criança Cidadã no meio urbano do município de Carauari, Amazonas, enquanto política social de atendimento à criança/adolescente, enfatizando-se a avaliação de sua implantação, execução, resultados ou produto e, por fim, sua extinção, segundo a visão do público envolvido. A base teórica e conceitual utilizada fundamentou-se nos pressupostos teóricos de COCHRAN, que enfatiza a importância de uma avaliação que leve em conta todas as estruturas envolvidas com o Programa, que nesta pesquisa foram consideradas como a família, as lideranças socioinstitucionais locais e as Secretarias de Assistência Social nas esferas municipal, estadual e federal. Os resultados indicaram que o Programa Criança Cidadã foi criado no município de Carauari no ano de 1997, como iniciativa da nova gestão municipal, visando a um atendimento especializado ao público infanto-juvenil na faixa etária de 7 a 14 anos, bem como a um atendimento complementar ao escolar. O objetivo era proporcionar um espaço de desenvolvimento integral a essas crianças e adolescentes, vulneráveis às mazelas sociais como drogas, violência e prostituição, trabalhando basicamente a prevenção, sendo, posteriormente, adaptado aos moldes de um novo projeto criado pelo governo do Estado em parceria com o governo federal, o Projeto Cunhantã & Curumim. Este projeto, implantado em 1998 em 33 municípios do Amazonas, incluindo Carauari, tinha por objetivos o combate e a prevenção à exploração sexual infanto-juvenil. Suas atividades se limitavam à prevenção e não ao combate da exploração sexual, o que provocou, no de 2001, a sua extinção. Ao avaliar o perfil socioeconômico das famílias atendidas pelo Programa, notou-se que a maioria era do tipo nuclear em fase de maturação, do ciclo de vida, tendo em média 4,5 filhos. O nível médio de escolaridade era baixo, assim como a renda “per capita”; além disso, o microambiente em que se encontravam era precário, especificamente no que diz respeito às condições de saneamento básico. As famílias mostraram-se satisfeitas com relação ao atendimento do Programa Criança Cidadã, incluindo desde os conteúdos e as atividades até o atendimento médico-odontológico, as quais foram unânimes em afirmar a importância do Programa em suas vidas. A liderança local enfatizou a relevância do Programa para o município, ao proporcionar aos jovens a oportunidade de melhor formação e, ao mesmo tempo, desviando-os dos caminhos inadequados. As Secretarias de Assistência Social também enfatizaram o valor do Programa no contexto de carências das famílias amazonenses, uma vez que aquela iniciativa era única, na maioria dos municípios. Com relação à extinção, as famílias não souberam explicar seus motivos e demonstraram insatisfação com tal decisão “de cima para baixo”, uma vez que seus filhos, mesmo incluídos em novos programas, como o PETI e Bolsa-Escola, não têm agora o atendimento especializado de antes. As Secretarias Municipal e Estadual de Assistência Social não souberam explicar, com detalhes, os motivos reais do encerramento do Programa. A Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS) informou que, na sua percepção, não houve extinção, mas realocação dessas crianças e adolescentes para novos programas (PETI e Bolsa-Escola), e que isso havia ocorrido em razão dos altos gastos do governo estadual e do não- cumprimento dos objetivos previstos pelo Projeto, sobretudo o combate à exploração sexual. De acordo com os resultados, concluiu-se que a iniciativa do Programa Criança Cidadã foi válida e necessária para as famílias carauarienses. A extinção do Projeto Cunhantã & Curumim foi um exemplo claro e concreto da descontinuidade das políticas sociais, idealizado de forma emergencial e de cunho político-partidário, sem que fosse considerada, em nenhum momento, a posição do seu maior alvo: o sistema familiar.Item A prática social do reconhecimento voluntário de paternidade e seus reflexos nos domínios da vida das famílias(Universidade Federal de Viçosa, 2020-02-17) Rinco, Ana Carolina; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/6920194895237331A ausência de dados sobre a paternidade em registros de nascimento no Brasil é um fenômeno da realidade cotidiana brasileira. Diante desse cenário, o Conselho Nacional de Justiça, em 2010, implementou uma nova forma de reconhecimento de paternidade, qual seja, o reconhecimento voluntário de paternidade, que pode ser realizado em qualquer cartório de registro civil das pessoas naturais , ampliando os modos de reconhecimento de paternidade, permitindo que o mesmo se realize na esfera extrajudicial diretamente no cartório. Diante dessas alterações na esfera legal, indaga-se: Como tem sido a prática social do reconhecimento de paternidade? Após a implementação dessa nova forma simplificada, desburocratizada e gratuita de reconhecimento de paternidade houve aumento do número de casos de pessoas reconhecidas? A instituição desse dispositivo legal pode interferir nos domínios das famílias envolvidas? Para responder às questões propostas optou-se por uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, tendo como fundamentação teórico-conceitual a prática social e os domínios da vida. A pesquisa teve como local de estudo a comarca de Rio Pomba, Minas Gerais, sendo que o público envolvido compreendeu as famílias onde o reconhecimento de paternidade foi realizado, nos moldes previsto no Provimento n o 16, do CNJ, bem como as autoridades associadas no processo de reconhecimento de paternidade. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, censitária e documental, além de entrevistas semiestruturadas, cujos dados foram tabulados e cruzados (crosstabs), de forma a identificar e examinar a associação existente entre variáveis coletadas nos registros de nascimentos, no período entre 2007 a 2017, utilizando-se do Programa SPSS. Em seguida foram realizados os testes de Qui- quadrado (χ 2 ) de Pearson; Razão de Verossimilhança; Associação linear por linear e o teste Fi e V de Cramer. No caso dos dados qualitativos, foi feita análise do conteúdo das falas, conjugada com análise textual pelo software Iramuteq. Os resultados evidenciaram que a prática social do reconhecimento de paternidade, conforme previsto no provimento nº 16 do CNJ, possibilitou um aumento no número de reconhecimentos de paternidade, principalmente, em razão da sua natureza gratuita e forma célere. Além disso, essa prática afetou os domínios da vida, principalmente a vida familiar, situação financeira, educação, lazer ou tempo livre e redes sociais. As famílias em face ao novo contexto de vivência do reconhecimento da paternidade são influenciadas em seus domínios de vida, por meio de ações humanas de adaptação à nova realidade, que são dependentes da ordem social vigente e direcionam as práticas sociais ou os comportamentos cotidianos. Pode-se concluir que o reconhecimento de paternidade interferiu nos domínios da vida das pessoas envolvidas no processo de reconhecimento, ao proporcionar, especialmente para as mães e filhos, uma elevação de sua dignidade e identidade, bem como maior integração, sociabilidade e afetividade. Palavras-chave: Reconhecimento de paternidade. Prática social. Domínios da vida. Programa Pai Presente.Item A síndrome de down numa perspectiva da paternagem(Universidade Federal de Viçosa, 2002-01-28) Araújo, Rita de Cássia Finamore; Marques, Nerina Aires CoelhoO nascimento de uma criança portadora de deficiência traz modificações em toda dinâmica familiar, pedindo respostas rápidas por parte dos familiares, que ficam surpresos com a situação e nem sempre se mostram preparados para enfrenta-lá. Nota-se, em geral, que os pais têm mais dificuldade do que as mães no ajustamento a essa realidade e no compartilhamento dos cuidados com o filho. Segundo NOLASCO (1995), a concepção de um filho marca para um homem o contato com um mundo desconhecido. Os homens irão se defrontar com uma gama de sentimentos e emoções contraditórios. Para esse autor, o vínculo mãe- filho não é impenetrável, e, para se fazer presente, o pai deve acompanhar a gestação e as transformações do corpo da mulher, numa atitude de compromisso e entrega diante do processo de espera do filho. Segundo LEFÉVRE (1981), a Síndrome de Down (SD) é uma das síndromes genéticas mais conhecidas, possui sinais físicos característicos e é uma das causas mais comuns de retardo mental. A SD afeta uma em cada 600 crianças nascidas vivas, independentemente de raça, sexo ou local de nascimento. Este estudo teve como objetivos principais identificar, do ponto de vista dos pais, os impactos ocorridos na dinâmica familiar que se seguiram desde o nascimento do filho portador de SD até os dias atuais, bem como as adaptações sofridas por esses pais; e caracterizar as fases que estes atravessam em seus processos de adaptação segundo as categorias propostas por MILLER (1995) e compará-las àquelas referentes ao comportamento materno. Após estudo com cinco mães de crianças com necessidades especiais, MILLER (1995) verificou que, após constatarem que o filho recém-nascido é portador de deficiência, as mães passam por quatro fases de adaptação, que são assim denominadas pela referida autora: sobrevivência, busca, ajustamento e separação. Entrevistaram-se três pais de adolescentes com SD que estudam na APAE de Viçosa. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, cujos dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e análise interpretativa dos dados. Chegou-se às seguintes conclusões: pelos dados analisados, pôde-se observar que atitudes e sentimentos do pai são bem parecidos com os da mãe em relação ao filho portador de deficiência. Notou-se, porém, uma dificuldade na exposição dos sentimentos por parte dos pais. A análise dos depoimentos permitiu constatar que os pais passam pelas mesmas fases de adaptação apontadas por MILLER(1995). Na fase de sobrevivência há reações ao impacto da notícia de que o filho é portador de deficiência; na fase da busca ocorrem reformulações pessoais internas (mudanças de valores, nova consciência sobre o portador de deficiência) e procura por recursos externos (profissionais, literatura, outros pais). Toma-se consciência do preconceito que existe na sociedade. Na fase do ajustamento, os pais já têm mais controle da situação e mais equilíbrio e tomam atitude mais racionais. Na fase da separação começam a viabilizar a independência do filho, que deve ser tanto física como emocional. Os pais parecem trazer internalizado o modelo dominante de família cujas mães devem ser responsáveis pelo cuidado dos filhos e, os pais, pela provisão material. Entretanto, os pais mostraram avanços dentro desse modelo, buscando maior contato com os filhos e demonstrando mais afetividade.Item Abandono afetivo: formas de prevenção aos danos causados aos filhos pela omissão parental(Universidade Federal de Viçosa, 2020-03-12) Vieira, Isadora de Oliveira Santos; Reis, Lílian Perdigão Caixêta; http://lattes.cnpq.br/3677507615459195Ao longo do crescimento do indivíduo, diversos fatores podem lhe acarretar danos. No âmbito familiar têm-se destacado a influência do cuidado parental negligente ou sua ausência para o desencadeamento de danos ao desenvolvimento e existência dos filhos. Nesse sentido, o abandono afetivo, pode acarretar lesões de ordens físicas, cognitivas, psicológicas e psiquiátricas à prole, transitórios ou que perduram por toda a trajetória de vida. Ele apresenta formas diversas e pode ser influenciado por diversos fatores, como os contextos sociais de inserção dos pais e dos filhos e a boa convivência entre seus responsáveis. Além disso, têm-se que a formação do indivíduo se dá em vários sistemas relacionais também influenciam em seu desenvolvimento. Por isso, tem-se a necessidade de compreender como o cuidado parental é entendido pela prole e em que medida sua forma de exercício desponta como determinante de comportamentos e problemas existenciais em suas vidas. Ante esse contexto, questiona-se: como é possível prevenir os danos existenciais causados pelo abandono afetivo? O objetivo geral desse estudo consistiu em identificar as possíveis formas de prevenir os danos causados pelo abandono afetivo parental na vida dos filhos. Os objetivos específicos consistiram em: realizar análise documental de decisões jurisprudenciais que tenham como objeto da demanda casos de Abandono Afetivo; descobrir quais são as percepções dos filhos sobre a ausência ou deficiência do cuidado parental; indicar os sujeitos ativos e condutas caracterizadoras do abandono afetivo em contexto familiar; identificar os danos causados pelo abandono afetivo para os filhos vitimados e descrever os fatores de proteção inibidores de danos existenciais apontados pelos participantes. Optou-se pela pesquisa quanti-qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. Para a concretização do objetivo a pesquisa foi executada em dois momentos complementares: em um primeiro momento realizou-se a coleta de dados do tipo documental. Foram coletadas decisões jurisprudenciais do Superior Tribunal de Justiça, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais que tinham como demanda a discussão sobre o abandono afetivo. Em um segundo momento foi realizada a aplicação de questionários e depois de entrevistas com jovens, residentes em Viçosa, Minas Gerais, que passaram pela situação do abandono afetivo durante a infância e adolescência. Os dados documentais e dos questionários foram analisados estatisticamente e por análise de conteúdo e os das entrevistas apenas pelo último meio. Os objetivos propostos foram alcançados e os resultados demonstraram que existe grande divergência jurisprudencial nos Tribunais analisados quanto à temática, mesmo dentro do mesmo órgão judicial e esse fato contribui para a prática da omissão de cuidado parental. Apesar disso, verificou-se que o abandono afetivo foi percebido como conduta omissiva ou ativa de prestação de cuidado inadequada aos filhos, preponderantemente realizada por pessoas do sexo masculino, com a presença física ou não do agente, por certo período de tempo ou durante todo o crescimento da prole. Foram constatadas algumas situações facilitadoras do abandono e outras, impeditivas do exercício de cuidado. Foi demonstrado, ainda, os danos decorrentes do abandono como lesões objetivas, que alteraram o desenvolvimento saudável e a trajetória de vida dos filhos e, assim, de natureza existencial. Determinados elementos e processos com o condão de inibir ou diminuir a extensão desses danos despontaram também como resultados do estudo e por fim, constatou-se a importância de políticas públicas que contribuam para o exercício parental saudável e autodesenvolvimento humano e a conscientização do combate ao machismo para prevenir os danos subjetivos decorrentes da conduta. Palavras-chave: Abandono afetivo. Cuidado parental. Danos existenciais. Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Bronfenbrenner. Famílias.Item Agroecologia e gênero: a construção de um ‘Novo Horizonte’ em Araponga – MG(Universidade Federal de Viçosa, 2004-03-23) Barbosa, Jaqueline Soares; Lopes, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8167650407285779Esta dissertação analisa a forma como famílias, que praticam agricultura familiar, experimentam/vivenciam princípios agroecológicos de equidade nas relações de gênero. Procuramos compreender como tais famílias resignificam, reproduzem e difundem práticas e representações concernentes aos princípios agroecológicos na economia doméstica, na comunidade e nas organizações políticas e religiosas das quais participam. O espaço de investigação empírica escolhido, para esta análise, foi a zona rural de Araponga, um município da Zona da Mata de Minas Gerais, onde realizamos uma pesquisa de campo em uma comunidade denominada “Novo Horizonte”. Desenvolvimento sustentável, agroecologia e agricultura familiar formam o eixo teórico desta dissertação. A agroecologia é considerada um meio para alcançar o desenvolvimento sustentável, buscando a otimização do agrossistema como um todo, através de relações entre pessoas, culturas, solos, água e animais. O termo sugere uma interação simultânea de preservação ambiental e de promoção socioeconômica das famílias agricultoras. Preconiza-se a necessidade de inter-relação entre instâncias produtivas, ecológicas e econômicas englobadas em contexto cultural particular. A interação entre essas instâncias reconhece o lugar da família e de seu trabalho na concepção e reprodução do sistema familiar agrícola. Da mesma forma, tal interação respeita a lógica de equidade presente nos princípios de desenvolvimento sustentável. A melhoria na distribuição de oportunidades, renda ou informação dentro das famílias e comunidades rurais e concretiza-se através da experiência de equidade.Item Análise da administração de uma cooperativa de costureiras por meio da Gestão Participativa de Projetos (GPP) - Carmo da Mata/MG(Universidade Federal de Viçosa, 2005-03-28) Castro, Eloísia Maria Canuto de; Mafra, Simone Caldas Tavares; http://lattes.cnpq.br/4302141420221767Esta pesquisa se constituiu um estudo de caso, com o objetivo de analisar o processo da gestão de uma cooperativa formada por costureiras do Município de Carmo da Mata, MG, para compreender os mecanismos sociais, econômicos e políticos utilizados na inserção e permanência no mercado capitalista, utilizando-se do método de Gestão Participativa de Projetos GPP. Para obtenção dos dados do estudo, foi utilizado o método GPP, que é uma técnica de descrição, planejamento, monitoramento e avaliação de pequenos projetos coletivos autogestionados de produção, agregação de valor e comercialização. Verificou-se, através da aplicação do método GPP, que um dos principais fatores de insucesso da cooperativa estava no processo de gestão da mesma. As dificuldades gestoras envolviam as áreas de mercado, produção, organização e parcerias. Os resultados mostram que a xvcooperativa vivencia uma situação de parcerias favorável, mas aquém do necessário. Sua organização é considerada boa, mas também não é a desejada, e o produto fruto de sua produção não é competitivo no mercado, sendo necessário envidar esforços para modificar esta situação de produção, com vistas a atender o mercado demandante. Pelos estudos realizados, conclui-se que a cooperativa ainda não possui características ideais para se tornar auto-sustentável. Acredita-se que os dados conseguidos neste estudo possam ser úteis para novas reflexões sobre o cooperativismo; e contribuir para conscientizar a sociedade de que o mesmo surge como uma opção de inserção no mercado de trabalho e renda de uma camada social à margem do acesso a este; e também pode contribuir para o desenvolvimento do país.Item Análise da integração entre qualidade de vida no trabalho e qualidade de vida total: o caso das empregadas domésticas com e sem qualificação – Governador Valadares/MG(Universidade Federal de Viçosa, 2004-04-16) Azevedo, Wania Machado de; Loreto, Maria das Dôres Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/3950324716042923As questões que nortearam a presente pesquisa estão fundamentadas nas seguintes indagações: de que forma se integra a qualidade de vida no trabalho (QVT) com a qualidade de vida total ou global (QT)? Além disso, a qualificação profissional é um fator determinante de uma melhor QVT e, conseqüentemente, da QT? A justificativa da busca desses conhecimentos baseia-se no fato de que o binômio produtividade/competitividade, marca deste novo milênio, tem se associado à valorização das pessoas, bem como a programas de qualificação profissional e qualidade de vida no trabalho, visando a um maior desenvolvimento, por meio da qualificação do serviço prestado. Assim, o objetivo central do presente estudo consistiu na análise do perfil e das condições e ambiente de trabalho, bem como das implicações da qualificação profissional da empregada doméstica sobre a qualidade de vida do trabalho (QVT) e sobre a qualidade de vida total (QT), pressupondo-se uma relação integradora entre ambas. Em temos metodológicos, selecionou-se como local de estudo a cidade de Governador Valadares, MG, uma vez que lá se encontra uma instituição denominada MariAn Escola de Educação para o Lar, que tem como objetivo a qualificação profissional de empregadas doméstica. A amostra, definida de acordo com o método estatístico não-probabilístico, constava de 30 ex-alunas do curso e 30 empregadas que não o freqüentaram. No processo de coleta de dados foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos, tendo sido aplicado um questionário e feito uso do método de história de vida. Como procedimentos de análise, utilizaram-se técnicas estatísticas descritivas e de correlação. O curso de qualificação profissional para empregadas domésticas, tendo como conteúdo cinco áreas temáticas (Ética e Relações Interpessoais, Psicologia, Formação Religiosa, Economia Doméstica e Arte Culinária), objetiva, principalmente, preparar domésticas qualificadas, conscientes de seus deveres e direitos, com autêntica formação humana e profissional. O grupo de empregadas domésticas não qualificadas mostrou-se mais satisfeito com sua profissão do que as do grupo com qualificação, que manifestou o desejo de possuir outra ocupação. O relacionamento com as pessoas da casa onde elas trabalhavam era bom, em ambos os seguimentos pesquisados, sendo o salário recebido, em média, maior no grupo de empregadas domésticas qualificadas, em torno de 1,07 salário mínimo atual, enquanto o do outro grupo era de 0,95 salário mínimo. No que diz respeito à qualidade de vida total, constatou-se que a família foi o componente que proporcionava maior satisfação, seguido da vida religiosa. No que concerne à importância dos componentes da qualidade de vida, todos foram percebidos como importantes. Quanto à satisfação com a qualidade de vida no trabalho, o diferencial entre os dois grupos foi em relação à categoria analítica trabalho e espaço total de vida, além da variável imagem percebida de trabalho e profissão. Do ponto de vista estatístico, a integração entre QVT e QT concretizou-se por meio das seguintes categorias analíticas: condições de segurança e saúde, integração social do trabalho, constitucionalismo na organização do trabalho, trabalho e espaço total de vida e relevância social da vida não-trabalho. Além disso, as categorias da QVT, associadas à qualificação profissional, não foram significantes para uma melhor qualidade de vida. Concluiu-se que existe uma integração entre QVT e QT, principalmente naqueles aspectos associados à relevância e integração social do trabalho, bem como no que diz respeito ao equilíbrio entre vida familiar e laboral.Item Análise da qualidade de vida no trabalho em uma lavanderia hospitalar a partir do posicionamento dos trabalhadores – Belo Horizonte, MG(Universidade Federal de Viçosa, 2003-04-04) Fontes, Márcia Barroso; Mafra, Simone Caldas Tavares; http://lattes.cnpq.br/5739122039297760A lavanderia hospitalar representa o setor do hospital responsável pelo fornecimento de roupas em perfeitas condições de higiene e conservação. Por ser um setor de apoio indireto ao atendimento ao paciente, algumas organizações não costumam alocar recursos para a melhoria das condições físicas, ambientais e organizacionais desse ambiente, o que pode comprometer o desenvolvimento do trabalho e a satisfação dos trabalhadores ali inseridos. Assim, esta pesquisa buscou avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), por meio do nível de satisfação demonstrado pelos integrantes da lavanderia hospitalar, bem como verificar a existência e identificar o conteúdo de políticas de gestão, por parte da chefia, que proporcionem a QVT aos trabalhadores deste setor. Para tanto, desenvolveu-se um modelo analítico que pudesse embasar os instrumentos de coleta de dados, caracterizados como triangulação de dados, por permitir o uso de observação in loco, entrevista e questionário. A partir desse procedimento, pôde-se verificar que os trabalhadores encontravam-se em sua maioria insatisfeitos quanto às variáveis relacionadas, principalmente, as condições físicas do ambiente de trabalho, ao acesso aos serviços de saúde e à oportunidade de crescimento profissional. Em relação ao posicionamento da chefia do setor, constatou-se que não existem políticas de gestão e sim, ações isoladas que não traduzem totalmente a QVT. Em termos de discrepância entre a percepção da chefia e a dos trabalhadores, detectou-se que a primeira privilegia os interesses da empresa, em detrimento das necessidades dos trabalhadores, procurando contornar este posicionamento com a busca de maior integração entre os trabalhadores e, ao mesmo tempo, justificando a atitude da instituição, com a impossibilidade financeira de realizar investimentos, sejam estes físicos ou humanos. Pressupõe-se que este estudo possa contribuir para que haja reflexões sobre a relação do homem com o seu trabalho na lavanderia hospitalar, a fim de detectar as insatisfações dos trabalhadores e a necessidade de a administração hospitalar oferecer condições de satisfação profissional e enriquecimento de suas tarefas. Essa atitude beneficiaria a própria instituição, com o aumento da motivação e satisfação do trabalhador, bem como de sua produtividade e da qualidade do serviço. Enfim, é necessária uma política de gestão que induza à promoção do recurso humano, tanto em termos profissionais como do ponto de vista pessoal e familiar; ou seja, que sejam incentivadas medidas inovadoras e humanistas.Item Análise do nível de satisfação dos consumidores e funcionários com os serviços prestados pelo PROCON/MA(Universidade Federal de Viçosa, 2004-02-19) Oliveira Filha, Antônia Macedo de; Silva, Neuza Maria da; http://lattes.cnpq.br/6629433013657830Durante os últimos anos, tem ocorrido uma grande expansão das atividades de proteção do consumidor, na tentativa de equacionar os desequilíbrios existentes nas relações de consumo. Neste sentido, observa-se o aumento das ações e serviços que objetivam a proteção dos direitos dos consumidores e que permitem o cumprimento da legislação. Porém, não se pode afirmar que as mesmas são eficientes e que de fato cumprem as suas atribuições. Assim, esta pesquisa buscou avaliar os serviços prestados pelo PROCON/MA, considerando a satisfação dos funcionários e consumidores. Para tanto, foram entrevistados a população (37) dos funcionários que atuam no órgão e uma amostra (647) dos consumidores que utilizaram os seus serviços nos anos de 2001 e 2002. Realizou-se ainda uma observação da rotina diária do trabalho no órgão e levantaram-se informações através de dados secundários disponíveis, com o objetivo de obter maiores informações sobre o mesmo. Verificou-se que os funcionários apresentaram um alto nível de satisfação com as relações pessoais no trabalho e com o acesso ao local de trabalho. Com relação à ausência de treinamento e os baixos salários recebidos, bem como as atividades que desempenham, os mesmos apresentaram um baixo nível de satisfação. Os funcionários confirmaram a relevância do órgão para a comunidade bem como o reconhecimento do seu trabalho pela mesma. No que se refere aos consumidores, estes manifestaram um alto nível de satisfação com relação ao atendimento e recepção pelos funcionários, com o horário disponível para o atendimento, com o tempo gasto para a resolução das reclamações. Os consumidores entrevistados consideram que o PROCON/MA é um órgão relevante para a comunidade e que, se fosse necessário, retornariam ao órgão para a resolução de suas reclamações. Verificou-se ainda que o PROCON/MA restringe as suas funções ao atendimento individualizado aos consumidores para a resolução de conflitos entre estes e os fornecedores, desconsiderando o seu caráter preventivo, ou seja, a educação para o consumo. Considera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa poderão ser úteis para novas reflexões acerca dos serviços de proteção do consumidor e das ações do PROCON/MA, em busca da melhoria da qualidade dos seus serviços.Item Análise do padrão de consumo de macronutrientes, de indivíduos adultos – Zona urbana de Viçosa/MG(Universidade Federal de Viçosa, 2002-11-18) Teodoro, Kelly Cristina Gomes; Tinoco, Adelson Luiz Araújo; http://lattes.cnpq.br/4137318351286945Neste estudo, analisou-se o padrão de consumo de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) por adultos da zona urbana de Viçosa-MG, em três níveis de renda da população. Entrevistou-se um total de 150 pessoas, com idade entre 20 e 59 anos, divididas igualmente em três grupos: renda familiar abaixo de 2 salários mínimos (SM), entre 2 e 7 SM e acima de 7 SM. A cada indivíduo, foi aplicado um questionário sociocultural e três recordatórios de 24 horas (início, meio e outro no final do mês). A análise dos dados foi feita por meio dos programas Epi Info, Diet Pro e Saeg. Os hábitos alimentares foram determinados, após análise da freqüência do consumo de cada alimento, respeitando-se a estratificação por renda e por período pesquisado. A categorização dos alimentos foi feita, com base na Pirâmide Alimentar, elaborada para os Estados Unidos, em 1992, e adaptada à realidade brasileira. A análise da adequação calórica e de macronutrientes foi feita, através da comparação com as recomendações da RDA/1989. Quanto à caracterização das famílias dos entrevistados, em todos os níveis de renda a maioria possuía casa própria quitada, sempre viveu na cidade de Viçosa, ou veio de municípios próximos, era católica e não possuía restrição alimentar baseada em argumentos religiosos. Quanto aos hábitos alimentares, a maioria dos entrevistados realizava três refeições principais durante o dia: café da manhã, almoço e jantar, sendo este último muitas vezes, substituído pelo lanche, principalmente pelos entrevistados de maior renda. O arroz com feijão apareceu como a base da alimentação, nos três níveis de renda. Foi notória a grande variedade de alimentos consumidos pelos entrevistados de maior renda, o que não existiu nas refeições dos entrevistados de menor renda. Os alimentos mais consumidos dos diversos grupos da pirâmide alimentar foram: arroz, feijão, angu, pão francês, biscoito, alface, tomate, laranja, banana, carne bovina, frango e leite. Em relação ao consumo calórico, detectou-se que, em todos os níveis de renda e em ambos os sexos, os valores ficaram abaixo dos recomendados pela RDA/1989. A análise estatística indicou que, nos grupos de maior renda e renda média, não houve diferença estatística entre as quantidades médias de calorias ingeridas. No menor nível de renda, houve influência da renda no consumo calórico, diferindo das demais. A renda influenciou o consumo de carboidratos e lipídeos, somente, no grupo de menor renda. Em relação às proteínas, houve uma diferença no consumo, nos três níveis de renda estudados. Conclui-se, portanto, que a renda é um fator limitante para a qualidade e quantidade da alimentação, uma vez que, para os entrevistados de menor renda, o consumo foi limitado pelos baixos rendimentos.Item Análise do trabalho em lavanderia hospitalar a partir das prescrições: um estudo de caso(Universidade Federal de Viçosa, 2005-02-25) Miguel, Angela Maria; Mafra, Simone Caldas Tavares; http://lattes.cnpq.br/2733592316862373O presente trabalho consistiu em uma proposta de reflexão a respeito das prescrições usadas como forma de regulação das atividades dos setores que formam um sistema, colaborando, assim, para a organização do trabalho. Para sua realização procurou-se pela lavanderia do Hospital São Sebastião, localizado em Viçosa-MG, para possibilitar a compreensão do uso das informações no desenvolvimento das atividades pertinentes ao setor num contexto real. Para levantamento dos dados foram utilizados questionários, documentos e observação in loco, como técnicas defendidas pela análise ergonômica do trabalho, tendo chamado a atenção a quantidade significativa de mulheres neste espaço, bem como as características das mesmas, uma vez que esse lugar é demarcado pelo baixo prestígio social, o que tem servido de justificativa para a utilização de mão-de-obra “desqualificada”. Além disso, os dados evidenciaram uma exploração de saberes previamente interiorizados dos sujeitos sociais “trabalhadoras”, uma vez que os trabalhadores do setor são do sexo feminino, sendo as atividades passadas culturalmente à mulher no espaço doméstico. Desta forma, acredita-se que as prescrições utilizadas na lavanderia em estudo como estratégia de qualidade e equilíbrio do sistema hospitalar tenha m sido o prolongamento do mundo privado.Item Análise dos custos e benefícios da informação e do uso de produtos/serviços bancários – Viçosa-MG(Universidade Federal de Viçosa, 2002-01-25) Oliveira, Rita de Cássia; Silva, Neuza Maria daHá muitos anos, os bancos estão presentes na vida da maioria das pessoas. Mesmo aquelas que não possuem conta corrente utilizam os serviços bancários para pagamentos de contas ou recebimento de crédito. Atualmente, os bancos trabalham com o chamado varejo, ou seja, atendem clientes de todas as classes sociais, possuindo grande e variado número de produtos a serem vendidos aos usuários. Muitas vezes, os consumidores não estão preparados para fazer a escolha entre tantos e diferenciados produtos, pois as informações para orientá- los não são disponibilizadas em forma e quantidade úteis para a tomada de decisão. Assim, a multiplicidade de serviços e novas tecnologias que os bancos oferecem representam alto custo para o consumidor, incluindo considerações monetárias, esforço de processamento de informação e experiências passadas. Assim, pode-se dizer que os consumidores dos serviços bancários têm dificuldades para avaliar o custo de ser cliente de um banco e que há uma distância considerável entre a informação obtida pelos consumidores e as estratégias informacionais usadas pelo setor bancário, gerando grande carência de informação por parte dos clientes. Diante disso, o presente estudo visou identificar o perfil dos consumidores dos serviços bancários, bem como os tipos de serviços oferecidos pelos bancos, examinando-se como os consumidores são informados sobre os produtos e serviços oferecidos e sobre os respectivos custos e analisando os custos e os benefícios das informações e dos serviços para os usuários, bem como o nível de satisfação destes em relação aos procedimentos adotados para informá-los. Para isso, foram analisados os clientes de dois bancos – um público e outro privado – na cidade de Viçosa, MG. Os dados foram obtidos por meio de três etapas. Na primeira e na segunda, foram usados os métodos de observação, coleta de material informativo e entrevista com os funcionários dos bancos. Na terceira, os dados foram levantados por meio de questionários em entrevista direta, aplicados aleatoriamente aos consumidores, na saída das agências. Os dados coletados por meio de observações sofreram uma análise qualitativa, e os obtidos por meio do questionário foram submetidos a uma análise estatística descritiva. Verificou-se, através dos dados, que a maioria da clientela era casada, do sexo feminino e comerciante ou empresária, encontrando-se a maior incidência na faixa etária entre 28 e 37 anos, possuindo renda salarial na faixa de três a quatro salários mínimos (540-720 R$) e tendo como nível de escolaridade o ensino médio completo. Observou-se que, apesar de os dois bancos disponibilizarem informações aos consumidores, através da tabela de tarifas e de fôlderes que são distribuídos dentro das agências, muitas vezes essas informações não são dispostas de forma adequada e não estão visíveis, dificultando, assim, o acesso a elas. Outro fato a considerar é que a maioria dos consumidores não tem o hábito de procurar informações por meio da leitura; eles preferem receber dos funcionários as informações já digeridas para esclarecer suas dúvidas, uma prática que lhes consomem muito tempo, pois o número de funcionários na agência é pequeno, e muitas vezes estes não estão disponíveis. Os resultados revelam o desencontro entre as informações disponibilizadas pelos bancos e aquelas que o consumidor deseja, procura e efetivamente encontra. Conclui-se, pela perspectiva do consumidor, que existem mais custos que benefícios no uso dos serviços bancários, uma vez que esses consideraram o banco como “um mal necessário”. Muitas vezes, mantêm relação com essas instituições por fidelidade. Apesar das vantagens e da satisfação causada pela posse dos serviços bancários ("status" e segurança nas transações comerciais), as desvantagens apontadas, a complexidade das informações e o grande número de tarifas foram considerados bem maiores. Esses resultados poderão servir de base para o desenvolvimento de programas de educação financeira do consumidor de serviços bancários e ser utilizados pelos usuários do setor bancário em geral, para ajudá-los a administrar suas finanças. Poderão, também, auxiliar os bancos, no sentido de conhecer o perfil de seus clientes e buscar meios para melhor atendê-los.Item Análise histórica do associativismo para educação e defesa de consumidores de baixa renda em Fortaleza-CE(Universidade Federal de Viçosa, 2001-12-19) Silva, Antônio Eraldo Holanda; Silva, Neuza Maria da; http://lattes.cnpq.br/0782523243243630Esta pesquisa buscou reconstruir a história de uma ONG, a Associação de Defesa e Educação do Consumidor (ADEC), a fim de entender sua origem e significado para seus participantes acerca de sua atuação. Entendeu-se ser importante estudar a ADEC, principalmente por ser uma novidade no contexto das organizações de defesa do consumidor, pois até fins da década de 1990, o que se conhecia eram entidades civis voltadas para a defesa do consumidor de classe média, sendo que a organização em estudo é constituída por e para as classes populares. Assim, a ADEC causou estranheza ao buscar referencial nos movimentos sociais dos dois estratos da sociedade. Nos de classes populares, o que se encontrou foram movimentos que lutavam ou lutam por direitos humanos básicos, ou seja, pelo acesso a bens e serviços necessários à sobrevivência. No movimento brasileiro de defesa do consumidor o que se tinha eram organizações constituídas por e para a classe média. Entendendo que a questão a ser respondida seria “qual o significado da ADEC para os seus participantes?”, partiu-se para campo onde foi realizado o estudo, utilizando-se como técnica para coleta de informações a triangulação de dados. As informações coletadas permitiram traçar o percurso histórico da ONG, que, para melhor compreensão, foi dividido em cinco fases. Através destas fases foi possível identificar: a gênese da ADEC, bem como de sua idealizadora a VIDA Brasil!; as mudanças ocorridas no decorrer das fases; e conhecer os diferentes significados da ONG para seus participantes. A partir das informações coletadas pode-se concluir que apesar de não ter sido criada por iniciativa ou por uma demanda das classes populares, a ADEC para a maioria de seus participantes é importante enquanto espaço educativo.Item Argumentação e linguagem no governo eletrônico: o uso das redes sociais enquanto instrumento responsivo dos cidadãos no âmbito do Judiciário(Universidade Federal de Viçosa, 2016-09-05) Tenório, Lucas Passos; Deboçã, Leonardo PinheiroOs avanços sociais e tecnológicos ocorridos na transição do século afetaram fortemente a maneira de os indivíduos interagirem entre si na sociedade, assim como de se relacionarem com instituições públicas e privadas. Tomando-se a perspectiva da Administração Pública, o Estado tem sido agente de diversas iniciativas no campo do governo eletrônico, sendo algumas das principais os portais de transparência e páginas institucionais de órgãos públicos em redes sociais. Por todo investimento público e oportunidade de participação política e social em decorrência de tais ferramentas, surge a necessidade de se compreender os atores nestes palcos, suas ideias e a maneira como essas interagem. No presente trabalho, o foco se volta às páginas institucionais do poder Judiciário na maior rede social do mundo (Facebook), em vista da amplitude dos temas que tocam tal segmento da Administração Pública e o destaque que suas iniciativas digitais têm demonstrado. Desse modo, apresenta-se uma análise apurada dos debates populares na esfera digital, assim como de seus interlocutores. Para tanto, foi realizado um exame demográfico das cinco maiores páginas institucionais do Judiciário brasileiro, além da análise de conteúdo, de argumentos e de pertinência temática de duas discussões aleatórias em cada uma daquelas. Como esteira para a reflexão, são utilizadas a Teoria da Ação comunicativa, de Habermas, e a Teoria da Argumentação de Perelman. Portanto, o objetivo central é contribuir ao tema do uso das ferramentas digitais para o desenvolvimento de políticas públicas com a participação dos cidadãos em um espaço aberto de comunicação direta. Os resultados indicaram a predominância de certos grupos sociais nas esferas deliberativas, bem como a recorrência de certas técnicas argumentativas nos debates analisados. Estas descobertas podem ensejar a criação de ações estratégicas de inclusão social eletrônica e melhoria da comunicação entre a Administração Pública e os cidadãos.Item As implicações da nova lei da empregada doméstica sobre o sentido, significado e qualidade de vida no trabalho(Universidade Federal de Viçosa, 2017-05-17) Silva, Deide Fátima da; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/4975840353274931Diante da nova Lei da Empregada Doméstica, têm surgido muitas controvérsias sobre sua efetividade, justificando o estudo em questão, que buscou refletir sobre trabalho doméstico e as implicações desse dispositivo legal sobre sentido, significado e qualidade de vida no trabalho, considerando o olhar dos segmentos envolvidos. Metodologicamente foi feito uso de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, sendo que, para análise dos dados foi utilizado o programa SPSS e Alceste. A pesquisa foi estruturada, fazendo, inicialmente, uma contextualização histórica do trabalho doméstico, perpassando do período colonial aos dias atuais, descrevendo a forma de desenvolvimento da atividade doméstica. Em seguida, procurou-se analisar o trabalho doméstico sob a ótica do Ciclo da Política Pública, com foco no Programa Trabalho Doméstico Cidadão, que foi o primeiro programa de política pública com a participação de tal categoria profissional. Para complementar essa informação, foram ouvidos os operadores do Direito em relação à nova lei da empregada doméstica e a sua relação com os empregadores; isto é, qual a visão jurídica em relação à nova legislação trabalhista, os pontos positivos e negativos, além das consequências para o cenário brasileiro. Outro segmento contemplado foi o da própria empregada doméstica, visando examinar suas percepções sobre o sentido, significado de trabalho e qualidade de vida no trabalho, bem como as interferências dos novos direitos sobre sua vida. Para finalizar, foi analisada a visão dos empregadores sobre a nova lei e como esse segmento percebia suas repercussões no ambiente de trabalho e convivência com sua empregada. Resultados gerais evidenciaram que a nova lei trouxe benefícios para as empregadas domésticas, mas também aumentou a informalidade, o desemprego e a busca por diarista. Conclui-se, com isso, que a situação financeira do país, assim como, do empregador, definirá o vínculo empregatício da empregada doméstica, uma vez que os custos trabalhistas da nova lei refletem sobre o orçamento familiar, exigindo ajustes e controle.Item As interfaces entre a modernização e a qualidade de vida dos produtores de milho do estado do Espírito Santo(Universidade Federal de Viçosa, 2003-12-08) Ferrão, Liliâm Maria Ventorim; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/5322484897501019O setor agropecuário é o que mais gera empregos no Espírito Santo. Dentro desse contexto, pode-se citar a cadeia produtiva do milho, que assume grande importância social e econômica no Estado. Nos últimos anos, a produção de milho capixaba foi reduzida em razão, principalmente, da seca, quando sua produtividade passou a ser comprometida. Dessa forma, pressupõe-se que a implantação da irrigação, considerada uma estratégia de modernização em termos de um ambiente tecnológico mais favorável, pode repercutir positivamente não somente no meio rural, mas em todos os outros sistemas circundantes. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar as implicações da modernização na qualidade de vida dos produtores de milho e de suas famílias, procurando-se delimitar seu perfil e as condições de produção e de vida desses agricultores. Do ponto de vista metodológico, fez-se uso de um banco de dados provenientes de um projeto de pesquisa da ex- EMCAPA, hoje INCAPER,coletados em 1996. Desse banco de dados, selecionaram-se os produtores que haviam plantado milho (239), os quais foram estratificados em duas subamostras: produtores de milho com irrigação e produtores de milho sem irrigação, respectivamente. Entre os dados selecionados foram utilizados aqueles considerados mais relevantes para o estudo em questão: perfil do produtor e de sua família, histórico do uso da terra e principais práticas agrícolas, além dos componentes objetivos e subjetivos da qualidade de vida. Para análise desses dados, fez-se uso de estatísticas descritivas. Os resultados indicaram que os produtores de milho irrigantes possuíam as seguintes características, em relação aos não-irrigantes: eram mais novos, com mais tempo de escolaridade, maior experiência nas atividades agrícolas, maior tempo de posse da terra e maior mobilidade, tendo mais acesso à assistência tanto técnica quanto, principalmente, creditícia. Quanto ao perfil familiar, os produtores irrigantes possuíam menor número de filhos. Em relação à dimensão técnica, verificou-se que os produtores de milho possuíam propriedade de pequeno tamanho e aqueles que permaneceram com a atividade da irrigação tinham maior conhecimento tecnológico, utilizando mais adequadamente as tecnologias disponíveis, levando, assim, à obtenção de maiores produtividades, segurança e retorno econômico, embora 60 a 70% deles, independentemente do sistema de produção, possam ser, provavelmente, categorizados como periféricos ou de subsistência pelo dimensionamento, implementação e, ou, manejo inadequados da técnica de irrigação, como também pela utilização insatisfatória ou insuficiente das demais tecnologias disponíveis. Com relação à análise da qualidade de vida concreta ou objetiva, constatou-se que o domínio da vida Saúde apresentou melhoria na disponibilidade e uso tanto de serviços quanto de auxílios sociais pelos produtores irrigantes. Com relação aos serviços comunitários, observou-se que os produtores irrigantes sobressaíam. O componente de vida Habitação foi avaliado como excelente, em termos da qualidade do padrão de moradia, e bom para as condições do ambiente sanitário-higiênicas das residências dos produtores irrigantes. Do ponto de vista subjetivo, os produtores ordenaram os diferentes domínios, em termos de importância para suas vidas, predominando Família, Saúde, Alimentação, Educação e Renda. No que concerne ao grau de satisfação dos produtores irrigantes, destacaram-se 10 domínios, contra oito dos não-irrigantes, com a ressalva de que, no geral, os componentes foram alimentação, família, amigos, vizinhos, relacionamento com parentes, ambiente onde vivem, trabalho e moradia.Item Assistência pública e privada à saúde e suas implicações na economia familiar – Viçosa-MG(Universidade Federal de Viçosa, 2004-04-19) Pereira, Jansen Cardoso; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/4161608960808575A diversidade, complexidade e a discutível eficiência do serviço público de saúde no Brasil, representado pelo SUS, que atende à grande maioria da população, fazem com que, cada vez mais, o setor privado esteja conquistando espaço, atendendo aproximadamente a um quarto da população do país. Entretanto, pela revisão dos estudos sobre esta temática, percebeu-se que são poucas as pesquisas desenvolvidas na tentativa de mostrar um paralelo entre o sistema público e o sistema privado, e o que se vê são trabalhos isolados, que não demonstram claramente a realidade e a concepção da população que utiliza os dois sistemas. Além disso, praticamente quase não existem pesquisas que procuram associar esse tipo de serviço com as condições da economia familiar e, conseqüentemente, com a qualidade de vida das unidades familiares usuárias dos planos. Assim, demonstra-se a relevância do presente trabalho, que objetivou caracterizar e analisar a situação e implicações do sistema de saúde público e privado da cidade de Viçosa, MG, sobre a realidade cotidiana de seus beneficiários, especificamente sobre a economia do sistema familiar. Para tanto, fez-se uso de uma amostra aleatória de usuários dos Sistemas de Saúde Público (SUS) e privado (PLAMHUV) de Viçosa, MG, de diversas faixas etárias, que variou de 0 a 100 anos. A pesquisa foi do tipo descritivo, trabalhando com o método survey e utilizando a técnica de análise de conteúdo, mediante a coleta de informações documentais, além de dados primários, por meio de entrevistas com a amostra selecionada. Procurou-se não somente examinar como têm funcionado esses planos de saúde, mas a qualidade deles, bem como conhecer o perfil do público beneficiário, o seu grau de informação, a percepção e o nível de satisfação com os respectivos planos e suas implicações na economia familiar, no contexto subadministrativo. A análise dos resultados indicou que o serviço público de saúde encontra-se distante de seus princípios de universalidade, quais sejam: eqüidade e integralidade, legitimando, com isso, a lógica assistencial do setor privado, que, além de não se sustentar com a produção à saúde e do cuidado, apresenta-se segmentado, à medida que não cobre uma parcela da população local, ou seja, de maior grau de instrução, maior renda e inserida em determinadas atividades ocupacionais. Tal situação de seletividade e fragmentação da medicina suplementar, concebida como algo essencial à vida dos entrevistados, induziu a que o mosaico público-privado na saúde não propiciasse uma plena satisfação das demandas dos usuários, com reflexos negativos sobre a qualidade de vida, considerada o objetivo último da economia familiar. Nesse contexto, sugere-se que sejam reavaliadas as intermediações entre público e privado, pautadas por uma dimensão mais “cuidadora”, mais relacional e “resolutiva”.Item CASERNA- lugar de ‘homens’: um olhar de gênero na formação do jovem militar(Universidade Federal de Viçosa, 2005-04-12) Batista, Alexandro Borges; Lopes, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/4748768401358977Esta dissertação teve como objetivo refletir a particularidade de um processo de construção e socialização de homens no contexto exclusivo de formação masculina: o Tiro-de-Guerra de Viçosa/MG. Deste modo, a reflexão centrou-se em duas premissas básicas: a primeira buscou interpretar o padrão que exalta e reforça essa instituição, caracterizando as ações formuladas e constitutivas de ‘ser masculino’ dada na experiência militar ali compartilhada. A segunda, como sendo um clássico rito de passagem, a partir da obrigatoriedade do Serviço Militar, como um meio de adentrar no mundo dos adultos, da ‘responsabilidade’, da maioridade. Sua fundamentação teórica recorreu-se às categorias como a de gênero e masculinidade, de estatutos diferenciados, mas afins entre si, problematizando formas de vivenciar a experiência masculina e algumas de suas representações num espaço social intensamente marcado por hierarquias, normas, tradições e convenções. Com base numa agenda institucional de pesquisa qualitativa, foram utilizadas técnicas de coleta e construção de dados: observação participante, entrevista aprofundada, questionários e outros; instrumentos rentáveis para se refletir a masculinidade no processo de socialização de ‘homens’. Em linhas gerais, as reflexões/discussões possibilitaram o desnudamento de uma vivência masculina no ambiente militar, se distanciando de um olhar naturalizado, explicitando suas particularidades, contradições e ações junto aos sujeitos e ao seu modo de estar e se sentir no mundo. Enfim, de estabelecer relações.
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