Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item Análise da Comunicação Governamental sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos na Zona da Mata Mineira(Universidade Federal de Viçosa, 2014-02-17) Cezar, Layon Carlos; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; http://lattes.cnpq.br/8844033784699582; http://lattes.cnpq.br/9741476164398599; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; Mafra, Rennan Lanna Martins; http://lattes.cnpq.br/7855740978392721Desde 2010, com a instituição da Política Nacional dos Resíduos Sólidos pela Lei no 12.305, a questão do lixo obteve um importante marco legal, uma vez que a política trouxe um conjunto de diretrizes e instrumentos necessários para sua destinação e tratamento adequado. A principal meta da política é a eliminação dos chamados lixões a céu aberto até 2014. A apresentação de Planos de Gestão dos Resíduos Sólidos é condição para que os estados e municípios tenham acesso aos recursos da União necessários à criação de infraestrutura adequada para a gestão dos mesmos. Entretanto, o prazo para apresentação desses planos terminou em 02 de agosto de 2012 e apenas 10% dos municípios brasileiros apresentaram alguma proposta ao Ministério do Meio Ambiente. Dentre os inúmeros motivos que podem ter influenciado para o baixo número de planos apresentados, tem-se como pressuposto que falhas no processo de comunicação governamental podem ter contribuído para tal questão. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar o processo de comunicação governamental a respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos à luz dos critérios de eficiência e eficácia da comunicação. A pesquisa foi realizada nos principais municípios da Zona da Mata Mineira, uma vez que a região apresenta-se como a terceira mais populosa do estado, sendo que nenhum dos municípios dessa região apresentou o plano dentro do prazo. O recorte desta pesquisa foram o Ministério do Meio Ambiente, as Secretarias de Meio Ambiente e, em alguns casos, as Autarquias ligadas na execução dos serviços correlatos à questão dos resíduos sólidos de cada município. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas a responsáveis pela comunicação no Ministério do Meio Ambiente e gestores públicos municipais ligados à área ambiental. Os dados foram analisados por meio de uma técnica conhecida como análise de conteúdo, a partir do software NVivo. Os principais resultados apontam para necessidade de criação de maiores instâncias para publicidade das ações por meio de espaços de diálogo. Por outro lado identificou-se a necessidade de criar estratégias de comunicação de acordo com os públicos e a de utilizar mídias que atendam as particularidades dos municípios. Conclui-se então, que a comunicação governamental a respeito da Política Nacional dos resíduos Sólidos pode ser considerada eficiente em alguns pontos e não é eficaz.Item Esforços de Institucionalização do Planejamento Público no Município de São João del Rei MG(Universidade Federal de Viçosa, 2013-02-26) Nunes, Mário Henrique da Costa; Silva, Edson Arlindo; http://lattes.cnpq.br/2119731279726612; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; http://lattes.cnpq.br/8844033784699582; http://lattes.cnpq.br/2525966033616435; Sanabio, Marcos Tanure; http://lattes.cnpq.br/6988359903223308Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, teve lugar uma descentralização político-administrativa, ou seja, ocorreu uma maior autonomia dos municípios brasileiros, que, ao mesmo tempo passaram a receber novas atribuições antes de competência estadual e/ou federal. Portanto, a descentralização administrativa, ao mesmo tempo em que conferiu maior liberdade gerencial às municipalidades, ocasionou também uma série de problemas às mesmas, gerando desafios à gestão pública. Neste sentido, os municípios necessitaram se esforçar para racionalizar a gestão, em especial a partir de seu planejamento. Esta pesquisa pretendeu identificar e analisar os esforços de institucionalização do planejamento municipal, tendo por base a Teoria Institucional, que pôde contribuir através da análise dos esforços de institucionalização do planejamento municipal. Quanto à natureza da pesquisa, trata-se de um estudo qualitativo e, quanto aos fins, um estudo descritivo. Os procedimentos metodológicos foram operacionalizados na coleta de dados através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas, questionários e pesquisa documental, e, na análise dos dados, através da Análise de Conteúdo. Toma-se como base o estudo de caso realizado no município de São João del Rei, localizado na mesorregião do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Como resultados desta pesquisa, constatou-se a inexistência de estruturas que subsidiem a implementação do Plano Diretor Participativo (PDP) em oposição à situação do Plano Plurianual (PPA), no qual foi possível averiguar que existem trabalhos no sentido de sua institucionalização através de criação de estruturas e do treinamento de servidores. Das dez proposições nas quais se baseou esta pesquisa, nenhuma foi totalmente aceita, sete foram aceitas parcialmente e três foram rejeitadas. Isto indicou que o sistema de planejamento do município estudado não se encontra institucionalizado, embora tenham sido constatadas iniciativas no sentido desta institucionalização.Item Gestão do conhecimento nas secretarias estaduais de Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2012-02-17) Pereira, Alana Deusilan Sester; Silva, Edson Arlindo; http://lattes.cnpq.br/2119731279726612; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; http://lattes.cnpq.br/8844033784699582; http://lattes.cnpq.br/0509920118103997; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/1863489842661064; Sanabio, Marcos Tanure; http://lattes.cnpq.br/6988359903223308O objetivo deste trabalho é descrever a relação entre o processo da Gestão do Conhecimento realizado pelas Secretarias Estaduais com o contexto da Gestão por Resultados no estado de Minas Gerais. A pesquisa apoia-se em uma abordagem qualitativa e com base no objetivo proposto é classificado como um estudo de caso. As unidades de análise são as Secretarias do Estado de Minas Gerais e os sujeitos do estudo são os ocupantes dos cargos de superintendência, assessoria ou direção e aqueles indicados como importantes no processo, totalizando 31 entrevistados. As técnicas de coleta de dados empregadas foram: entrevista semi-estruturada; observação direta e a análise documental. Para caracterização do processo de gestão do conhecimento nas secretarias são utilizadas algumas dimensões definidas pelo estudo publicado pelo IPEA, no ano de 2005. Para classificar os projetos foram consideradas as variáveis retiradas da literatura e para tal classificação utilizou-se dois critérios: fenômenos centrais e processos críticos referentes à gestão do conhecimento e da informação. As secretarias que identificaram projetos de gestão do conhecimento foram: SEAPA, SECTES, SETUR, SEGOV, SEF, SES, SEPLAG, SEDS e SEMAD, totalizando onze projetos. Todavia, esses projetos são realizados como iniciativas isoladas nas secretarias apresentando a finalidade de gerenciar o conhecimento. Além disso, oito secretarias do Estado não apresentaram uma política de Gestão do Conhecimento e apenas em uma foi referida uma política de Gestão do Conhecimento, mas ainda não foi divulgada e não está sendo aplicada. Desta forma, pode-se concluir que a Gestão do Conhecimento nas Secretarias se caracteriza como um processo bastante incipiente e apresenta limitações na estrutura e no gerenciamento. Porém, é importante destacar que todas as secretarias investigadas demonstraram muito interesse em dar prosseguimento aos projetos e a maioria reconhece o quanto os projetos precisam avançar. Ressalta-se, ainda, que a maioria revelou que o projeto ainda está em estágio embrionário e que se trabalha em direção a uma gestão do conhecimento mais efetiva. Apesar dos projetos apresentarem falhas de cunho gerencial e operacional, as secretarias se preocupam em buscar soluções para todos os problemas. Com base nas características dos projetos e na análise dos processos constata-se que 55% das secretarias analisadas realizam a gestão da informação ao invés da gestão do conhecimento. Apenas os projetos de quatro secretarias apresentam os elementos preconizados pela gestão do conhecimento como definidos na literatura. Considerando os indicadores e informações levantadas, pode-se afirmar que existe uma consonância entre os objetivos e os outputs dos projetos e os objetivos da Gestão por Resultado, o que permite afirmar uma relação e uma intenção de contribuição entre a Gestão do Conhecimento para a Gestão por Resultados no Estado. Esse fato sinaliza um bom sinal, sendo que os projetos apresentaram uma cultura voltada para os propósitos que a gestão por resultados propõe, mas para que haja contribuição de fato, os projetos podem e devem avançar na temática e possuir indicadores que comprovem a qualidade dos resultados dos projetos de Gestão do Conhecimento.Item A influência das dimensões do Protocolo 5C na implementação da Política Pública de Ampliação do Acesso ao Ensino Superior(Universidade Federal de Viçosa, 2011-06-07) Carvalho, Maria de Lourdes de; Soares, Jeferson Boechat; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760231A4; Abrantes, Luiz Antônio; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762361A7; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; http://lattes.cnpq.br/8844033784699582; http://lattes.cnpq.br/1453547025965693; Silva, Edson Arlindo; http://lattes.cnpq.br/2119731279726612; Moura, Luiz Rodrigo Cunha; http://lattes.cnpq.br/6868654122743345Esta dissertação visou estudar como as dimensões do Protocolo 5C ajudam a compreender os diferentes resultados da implementação da política pública de ampliação do acesso ao ensino superior junto às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Estado de Minas Gerais. Desta forma, realizou-se um estudo da implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Reuni, a partir do modelo apresentado por Brynard (2000), o Protocolo 5C conteúdo da política em si (content); contexto (context); compromisso (commitment); da capacidade administrativa (capacity); e do apoio dos clientes e coligações (clients and coalitions). A pesquisa, como multicaso, foi realizada junto às Universidades Federais de Juiz de Fora, Ouro Preto, São João Del-Rei e Viçosa. Desta forma, para o estudo dos C s: context, commitment, capacity e coalitions, de abordagem qualitativa, realizou-se análise de conteúdo dos dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os gestores das Instituições. Para o estudo do C de clients, de abordagem quantitativa, foi aplicado um questionário estruturado aos ingressantes (candidatos a uma vaga) dos cursos de graduação de 2011 das quatro IFES. Portanto, a base teórica para esta análise reside nos fatores da demanda e do processo decisório de compra. Para permitir uma melhor interpretação dos resultados foi realizada análise fatorial exploratória dos dados para redução do número das variáveis e a comparação entre as médias do grupo, por meio da análise de variância ANOVA. Verificou-se, assim, que os C s de Contexto e de Capacidade administrativa foram os que mais influenciaram os diferentes resultados. Entretanto percebeu-se que a importância destes C s não está apenas em cada um isoladamente, mas também no nível de suas interligações. Partindo do pressuposto de que muitas das políticas públicas, elaboradas pelo Governo (Federal, Estadual ou Municipal) fracassam justamente na etapa da implementação, muitas vezes pela influência de partidos políticos, mídia ou por pressão de grupos de interesses, ou até por despreparo da Instituição implementadora, esta pesquisa abre espaço para estudos futuros de maneira que torne possível a criação de um modelo de implementação que melhor se adapte às características do país.Item O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Sustentável do Arranjo Produtivo Moveleiro de Ubá-MG(Universidade Federal de Viçosa, 2008-05-26) Silva, Adrian Rovetta da; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Soares, Jeferson Boechat; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760231A4; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; http://lattes.cnpq.br/8844033784699582; Lara, José Edson; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787189E0; Faroni, Walmer; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783185H6Os debates sobre o papel do Estado, a escassez de pesquisas sobre políticas públicas em Arranjos Produtivos e a notoriedade do desenvolvimento do Arranjo Produtivo moveleiro de Ubá-MG, motivaram este trabalho a tentar descobrir que papel, efetivamente, as políticas públicas assumiram na história do desenvolvimento deste Arranjo, visto que a literatura sobre desenvolvimento industrial e vantagens competitivas sustentáveis lhe reserva espaço específico neste processo de desenvolvimento. Para esta tarefa, o estudo deste caso elaborou preliminarmente uma proposição teórica que orientou a coleta de dados através de uma abordagem qualitativa com o objetivo de se obter: (a) a atual estrutura e características comerciais e institucionais do APL-Ubá/MG; (b) as mudanças estruturais, normativas e processuais pelas quais passaram o APL; (c) um inventário de políticas públicas de desenvolvimento do APL moveleiro de Ubá-MG e região; (e) a constatação da existência, nas políticas públicas, de objetivos compatíveis com os fatores determinantes do desenvolvimento sustentável da atividade produtiva encontrados na revisão de literatura; (f) e a percepção dos principais stakeholders do APL em relação às contribuições das políticas públicas na atividade do Arranjo. Utilizando princípios do método Delphi, a pesquisa ouviu algumas das principais lideranças envolvidas em projetos ligados ao desenvolvimento do APL e levantou outras evidências em Diários Oficiais, Planos Pluri Anuais, jornais, pesquisas de diagnóstico setorial, publicações institucionais, manuais e relatórios de órgão da administração pública. Apoiadas pela análise de conteúdo e em estatística elementar, as conclusões de cada fase da pesquisa foram confrontadas, considerando o período em que a política ocorreu, a característica de sua elaboração, a característica de sua implementação e a aderência destas políticas às proposições apontadas na revisão de literatura. A principal conclusão deste trabalho foi que, até recentemente, as políticas públicas não haviam desempenhado nenhuma função na história do desenvolvimento do APL moveleiro de Ubá-MG, deixando a cargo dos empreendedores locais o papel de fertilização do ambiente de negócio. Além disso, as recentes e variadas políticas públicas formuladas para o APL de Ubá demonstraram serem condizentes com as proposições desta pesquisa, apesar de não contemplarem todas elas. Entretanto, os indícios e evidências sobre a forma da implementação de tais políticas recomendam uma reflexão sobre suas fragilidades, com o objetivo de aprimorá-las.Item Percepção dos dirigentes de unidades de EAD das universidades federais mineiras quanto à institucionalização dos referenciais de qualidade em cursos superiores a distância(Universidade Federal de Viçosa, 2013-02-25) Reis, Maria Cecília Teixeira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Tavares, Bruno; http://lattes.cnpq.br/3257997009955172; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; http://lattes.cnpq.br/8844033784699582; http://lattes.cnpq.br/6572525566809798; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Gomes, Silvane Guimarães Silva; http://lattes.cnpq.br/8587405395381596Acredita-se que, para estabelecer variáveis de referência para a consolidação e a qualidade dos cursos superiores na modalidade de Educação a Distância (EaD) nas Universidades Federais Mineiras, torna-se necessário conhecer os caminhos percorridos para sua legitimação. Para isto, é preciso identificar como as Universidades Federais Mineiras estão adequando seus padrões organizacionais para tornar as ações em favor da qualidade e da consolidação das variáveis da EaD parte de seus hábitos e rotinas, refletindo, assim, a importância atribuída à qualidade da modalidade. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo geral identificar como as Universidades Federais Mineiras estão legitimando os Referenciais de Qualidade para Educação a Distância em seus cursos superiores. Elaborou-se a revisão bibliográfica sobre as características da temática da EaD, a regulamentação da modalidade e os referenciais de qualidade. Em seguida a apresentação do referencial bibliográfico, abordando os pressupostos e fundamentos preponderantes da Teoria Institucional, com destaque para o conceito de legitimidade. A metodologia de natureza qualitativa utilizou-se de dados primários, considerando as onze Universidades Federais de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, coletados por meio de entrevistas aplicadas aos sujeitos estratégicos, todos dirigentes das unidades de EaD dessas universidades. Para o tratamento e a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, traçando a caracterização das universidade mineiras quanto a EaD e, em seguida, as análises das entrevistas por categoria: Aspectos Pedagógicos, Recursos Humanos e Infraestrutura. Conclui-se quanto aos Aspectos Pedagógicos , que não somente a relevância atribuída a certos elementos, como o político-pedagógico, o perfil do aluno e a formação de equipe especializada é preponderante, assim como o interrelacionamento funcional entre eles. Os sistemas de comunicação destacaram-se quanto ao investimento das universidades em novas TIC‟s, reforçando as ferramentas metodológicas para EaD. Quanto ao material didático, destaca-se a utilização de apostilas, vídeoaulas e quadro-digital a fim que esses recursos proporcionem simulações e interatividade aos discentes. Quanto aos aspectos pertinentes a avaliação institucional, foram destacados pontos sobre a periodicidade da mesma, que pode ser peculiar à realidade de cada universidade. Na categoria Recursos Humanos destacaram-se os fatores relacionados ao recrutamento e seleção dos professores e tutores por meio de editais, que se enquadram em adequabilidade às normas; a capacitação da equipe multidisciplinar se mostrou em boas condições de atendimento, enquadrando-se em padrões organizacionais que atendem à qualidade do ensino, enquanto à insuficiência de pessoal foi consenso entre os entrevistados que questionam quanto ao investimento público em pessoal capacitado para realidade EaD. Quanto à categoria Infraestrutura de apoio, apresenta-se estímulo por parte da universidade quanto à construção de estrutura física de modo a acomodar instalações pertinentes a EaD, como salas para gravação de aulas, webconferências, fornecendo suporte para o desenvolvimento de material didático e conforto para as atividades administrativas. Na gestão acadêmico-administrativa, as unidades de EaD nas universidades estão, hierarquicamente, atreladas aos órgãos acadêmicos da instituição, fato que corrobora a valorização de padrões organizacionais estabelecidos em prol de reforçar o enquadramento no organograma institucional. Por fim, as diretrizes estabelecidas para a gestão financeira devem ser cumpridas de acordo com o que determina a legislação em prol de gerir de forma transparente e sustentável os recursos das fontes financiadoras. Entretanto, o engessamento e a obrigatoriedade de destino financeiro da EaD não permite a devida autonomia da gestão financeira. As variáveis de qualidade apresentamse em condições favoráveis à legitimidade, pois, de acordo com a teoria, as ações implementadas no âmbito organizacional devem ser socialmente incorporadas e as práticas desempenhadas devem estar em conformidade às normas e à cultura predominante.Item O significado das dimensões da qualidade de serviço na percepção dos sujeitos participantes de um curso na modalidade a distância: um estudo de caso do curso piloto de bacharelado em administração da UFV(Universidade Federal de Viçosa, 2010-07-09) Vieira, Marcelo Mendonça; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760230H9; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8; Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães; http://lattes.cnpq.br/8844033784699582; http://lattes.cnpq.br/8880231570917793; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228566A7; Gava, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/1863489842661064; Moura, Luiz Rodrigo Cunha; http://lattes.cnpq.br/6868654122743345Este trabalho visa à identificação do significado das dimensões da qualidade do processo ensino-aprendizagem no método do ensino a distância, de acordo com a percepção dos sujeitos envolvidos neste processo. A inclusão dos sujeitos envolvidos no curso segue conforme a teoria das representações sociais. O estudo se refere ao curso de Administração a distância, que é oferecido pela UFV, através de um projeto-piloto conveniado com a Universidade aberta do Brasil, esta por sua vez, filiada ao ministério da Educação. A busca do significado das dimensões da qualidade, conforme os sujeitos envolvidos no curso, segue uma abordagem qualitativa, onde as experiências vividas, e percepções dos sujeitos são destacadas, através da analise de conteúdo. Pretendeu-se através deste estudo obter uma visão multifacetada sobre a qualidade percebida de modo a suprir a necessidade de se estabelecer critérios mais realistas para futuras avaliações desse e de outros cursos na modalidade a distância. O estudo mostra que o modelo das cinco dimensões foi capaz de mostrar de forma detalhada os principais apontamentos dos sujeitos participantes em relação ao curso em questão, dentro da instituição do estudo de caso. Apesar disto, mostrou-se insuficiente para determinar todos os critérios assinalados por todos os sujeitos, já que não leva em consideração as dimensões de “Gestão”, e “pedagógica”.