Teses e Dissertações

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/1

Teses e dissertações defendidas no contexto dos programas de pós graduação da Instituição.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 912
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Identificação e potencial de controle microbiano de ortópteros pragas de bananeira
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-24) Costa, Álvaro Henrique; Venzon, Madelaine
    A bananeira (Musa spp.) (Musaceae) é uma cultura importante devido à sua relevância social e econômica no mercado interno brasileiro, gerando emprego e renda aos agricultores. A boa aparência do fruto para comercialização in natura é uma exigência do mercado consumidor e lesões podem reduzir o seu preço de venda em até 40%. Produtores de banana da região norte de Minas Gerais reportam que dentre os danos encontrados nos frutos de banana parte são ocasionados por insetos conhecidos como esperanças e gafanhotos. O objetivo deste trabalho foi identificar as espécies desses ortópteros-pragas, seu potencial de dano e a patogenicidade do fungo Metarhizium acridum isolado CG423 a essas pragas. A partir de amostragens da entomofauna local no Norte de Minas, foram identificados em altas densidades populacionais, com potencial para ocasionar danos significativos à cultura, a esperança Hyperophora sp. (Orthoptera: Tettigoniidae) e os gafanhotos Xyleus discoideus discoideus (Orthoptera: Romaleidae) e Schistocerca flavofasciata (Orthoptera: Acrididae). Estes insetos foram encontrados tanto dentro dos bananais quanto na vegetação marginal e alimentando-se tanto de folhas e frutos de bananeira. O consumo foliar médio de S. flavofasciata e X. discoideus discoideus foi de 27,20 e 29,62 cm²/dia, respectivamente. Para S. flavofasciata foi verificada a preferência de folha ao fruto, a área consumida no fruto foi de 2,04% em 24 horas. Devido à inexistência de suporte fitossanitário para o controle destes insetos na cultura da bananeira, foi testado como método de controle biológico o fungo entomopatogênico M. acridum (Driver & Milner) Bischoff, Rehner & Humber (Hypocreales: Clavicipitaceae) isolado CG423 contra o gafanhoto X. discoideus discoideus. Suspenso em óleo de soja, o fungo foi aplicado topicamente com resposta de patogenicidade significativa, atingindo 100% de mortalidade 16 dias após a aplicação. A patogenicidade do isolado GC423 de M. acridum sobre X. discoideus discoideus demonstra seu potencial para uso em programas de manejo integrado de pragas da bananeira.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Caracterização de fungos filamentosos do queijo minas artesanal da região da Canastra
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-29) CESAR, Isabel Cristina da Rocha; Martin, José Guilherme Prado; 2165251978220321
    Produzido desde o início do século XIX, o Queijo Minas Artesanal (QMA) constitui um dos mais antigos e tradicionais queijos produzidos no Brasil. Sua produção é caracterizada pelo uso de leite cru recém-ordenhado em propriedades rurais, geralmente sendo submetido à maturação. De grande importância econômica, a fabricação do QMA é responsável pela geração de renda de inúmeros produtores rurais. Durante o processo de maturação, o complexo ecossistema microbiano dos queijos começa a se desenvolver, sendo que a diversidade microbiana determinará suas características organolépticas finais. Durante sua maturação, tanto os microrganismos iniciantes, que se desenvolvem primeiro, como aqueles microrganismos que não atuaram na acidificação inicial, participam ativamente desse processo. Dentre as principais fontes de microrganismos não adicionados intencionalmente no produto incluem-se a matéria- prima, os manipuladores, equipamentos, o ar e as salas de maturação. Dependendo das condições de umidade e temperatura das salas de maturação de queijos, os fungos podem se multiplicar rapidamente. Dessa maneira, a presença de fungos ambientais nesses locais constitui um fator importante, uma vez que são responsáveis por uma maturação desejável ou indesejável, uma vez que atuam alterando sabor, aparência e coloração do produto. Este estudo teve como objetivo caracterizar a micobiota de fungos filamentosos de QMA produzidos nos nove municípios produtores da região da Serra da Canastra. Para a obtenção dos isolados, técnicas como isolamento direto e suabe foram utilizadas. Os mesmos foram identificados por meio de sequenciamento da região ITS utilizando-se os primers ITS1 e ITS4. Dentre os isolados presentes no QMA, o fungo predominante foi Fusarium solani (21,8%), seguido de Geotrichum candidum (16,4%), Aspergillus versicolor (16,4%), Penicillium westerdijkiae (11%), Penicillium steckii (7,3%), Mucor circinelloides (3,6%), Mucor sp. (3,6%), Penicillium citrinum (3,6%), Fusarium oxysporum (3,6%), Fusarium lichenicola (1,81%), Aspergillus nomius (1,81%), Diaporthe infecunda (1,81%), Trichothecium roseum (1,81%), Debaryomyces hansenii (1,82%), Kodamaea ohmeri (1,82%) e Moniliella sp. (1,82%). A partir desses resultados, foi possível observar a variação da diversidade de espécies presentes no QMA da Serra da Canastra dentre as propriedades produtora.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Biomonitoramento e reconhecimento de padrões da comunidade bacteriana em áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão (Mariana-MG)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-26) Lima, Helena Santiago; Silva, Cynthia Canedo da; 8307191971212434
    As atividades de mineração são conhecidas por resultarem em danos extensivos ao solo, causando distúrbios drásticos na paisagem, alterando o ambiente e a comunidade microbiana. Em novembro de 2015 ocorreu à ruptura da barragem do Fundão localizada no município de Mariana-MG, liberando um volume estimado de 43 milhões de m3 de rejeito de mineração na Bacia do Rio Doce resultando em grandes perdas socioeconômicas, humanas e ambientais. A multifuncionalidade do solo foi perdida devido a deposição de uma grande camada de rejeito e para recuperação destas funções, os microrganismos do solo têm um papel fundamental. Assim, esse trabalho teve como objetivos avaliar ao longo do tempo o comportamento da comunidade microbiana, bem como sua atividade em resposta em solos afetados pelo rejeito e prever como a estrutura da comunidade microbiana e sua atividade metabólica se comportam mediante a um impacto ambiental é fundamental para realizar o monitoramento do real impacto nessas áreas, bem como auxiliar nas tomadas de decisão para otimizar o processo de recuperação. Para isso foi realizado o acompanhamento das atividades enzimáticas de fosfatase ácida, alcalina e β- glicosidase, carbono da biomassa microbiana, respiração basal do solo e composição e funções da comunidade microbiana, com o intuito de monitorar a recuperação das áreas afetadas pelo desastre. As enzimas fosfatase ácida e β-glicosidase e o carbono da biomassa foram os indicadores mais sensíveis para mostrar diferenças entre as áreas, sendo que apresentaram maior atividade nas áreas de florestas. Das variáveis químicas o pH, fósforo e saturação por base foram mais relacionados com a área de rejeito, enquanto matéria orgânica, CTC e alumínio com as áreas de floresta. As regiões mais próximas do local da barragem tiveram maiores alterações nos atributos microbiológicos e químicos do solo. A matéria orgânica e o carbono da biomassa microbiana foram as variáveis mais importantes para separar as áreas afetadas e não afetadas pela deposição do rejeito de mineração através da construção do modelo preditivo. Os resultados mostraram que a comunidade microbiana das áreas afetadas pelo rejeito de mineração apresentou uma recuperação ao longo do tempo, mas ainda é possível notar de forma significativa os efeitos da deposição de rejeito nas atividades microbiológicas avaliadas, como a estrutura da comunidade bacteriana e as características químicas do solo. Sendo de extrema importância, o monitoramento e estimulação das comunidades microbianas para a recuperação do solo dessas áreas afetadas para que se torne possível o reestabelecimento do ecossistema na região. Os indicadores microbiológicos de qualidade do solo foram muito eficientes para demonstrar mudanças microbiológicas nas áreas impactadas, favorecendo a utilização dos mesmos como ferramenta para avaliar a recuperação dessas áreas impactadas pelo rejeito de mineração proveniente do rompimento da barragem de Fundão.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Effect of bioengineered nisin on Staphylococcus aureus cells and biofilm
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-22) Andre, Cleriane; Vanetti, Maria Cristina Dantas; 7047442323047711
    Nisin is the most studied lantibiotic, used as a food preservative all around the world, and its structure is composed of five lanthionine rings (A, B, C, D and E). This peptide is characterized by a dual mode of action, consisting of the inhibition of cell wall biosynthesis and the formation of pores in the bacterial cell membrane, due to its ability to interact with the target molecule, lipid II. Due its structure and its gene encoding nature, nisin can be used by bioengineering to generate new derivatives with improved antimicrobial activity. In this study, the molecular structure of nisin A and three derivatives N20P, S29A and M21V were characterized in silico and the antimicrobial effect on S. aureus cells was validated by experimental methods. Sequentially, the antimicrobial activity of nisin A and its derivatives was evaluated against the S. aureus biofilm by detection of the biomass content and metabolic activity using the violet crystal test and 2,3-bis[2- methyloxy-4-nitro-5-sulfophenyl]-2H-tetrazolium-5-carboxanilide (XTT), respectively. The results obtained by in silico analysis showed that the point mutations caused steric alterations in the nisin molecule, become it more planar, and possibly facilitating the molecular interactions of the C, D and E rings involved in the formation of pores. Cell leakage assays showed greater loss of NADPH and ATP over a short period of time from nisin treated cells. Modifications in the cytoplasmic membrane were observed by analysis of atomic force microscopy. Changes in position 21 of the nisin molecule may result in a peptide with higher activity and greater interaction with membrane molecules, facilitating the formation of pores and promoting greater loss of intracellular ATP. The N20P, S29A and M21V derivatives of nisin A presented greater capacity to inactivate the S. aureus biofilm, both by the removal of cells and inactivation of the sessile cells. The influence of the dltA and mprF genes, which are involved in the cationic peptide resistance mechanism, such as nisin, was also evaluated using the S. aureus ΔdltA and ΔmprF mutants. The deletion of the dltA and xmprF genes did not alter the ability of these strains to form a biofilm, but it made the action of more sensitive to bacteriocins. The results showed the increased antibiofilm potential of modified nisin and suggest that improvement by bioengineering techniques may be a strategy to produce a better antimicrobial to control growth and to remove S. aureus biofilm
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Biorrational approaches for controlling bean weevils and the red palm mite in the neotropical region
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-21) Viteri Jumbo, Luis Oswaldo; Oliveira, Eugenio Eduardo de; http://lattes.cnpq.br/7163230478427246
    The Neotropical region is characterized by having excellent climate conditions for producing a diversity of gramineous, legumes and fruits of economic importance. However, insect and mite pests have significantly constrained such agricultural production as these arthropods indirectly reduce yields or quality of the production. The control of such pests still is heavily dependent of synthetic compounds, which has threatened the environment and human health. Two relevant agricultural systems in the Neotropical region is the beans (e.g., Phaseolus vulgaris e Vigna unguiculata) and the coconut production, Cocus nucifera L., (and storage for the case of bean grains). Thus, in the present dissertation are described the investigations conducted aiming to provide novel biorational approaches for controlling insect pests that attack stored bean grains (i.e., the bruchid beetles Acanthoscelides obtectus (Say), Zabrotes subfasciatus (Boheman) and Callosobruchus maculatus (Fabricius)) as well as the red palm mite (i.e., Raoiella indica (Hirst)) that has caused severe losses in the coconut production in the Neotropical region. Firstly, the present dissertation dealt with the competitive abilities of bean weevils in different hosts. The next investigations were conducted aiming to evaluate the potential of essential oil extracted from clove (Syzygium aromaticum) and cinnamon (Cinnamomun zeylanicum) for controlling these bean weevils (including potential side-effects associated with sublethal exposures), and were compared with a commercial product Deltamethrin (Decis- 25 EC; 25 g a.i./L). Finally, experiments were conducted aiming to evaluate the potential of the lacewing Ceraeochrysa caligata (Banks) as biological agent for controlling the red palm mite R. indica. The results for the competition bioassays revealed that C. maculatus exhibits the best competitive abilities on cowpea beans, independently of its interspecific competitors (i.e., A. obtectus or Z. subfasciatus); although the weevil Z. subfasciatus also show hormetic responses in presence of moderate densities of the competitor C. maculatus on this host. On common bean grains the weevil C. maculatus can’t produce offspring. The toxicological bioassays with essential oils revealed that A. obtectus exhibited equally susceptibility to clove (LD50 = 43.6 (38.9-49.3) µL of essential oil/kg bean) and cinnamon (LD50 = 46.8 (42.3-51.4) µL of essential oil/kg bean) essential oils. Furthermore, there was a trade-off between reproductive fitness and susceptibility to insecticides accordingly to the host where A. obtectus was being reared. Clove and cinnamon essential oils also exhibited insecticidal activities against C. maculatus similar to the synthetic insecticide Deltamethrin (Clove: LD50 = 78.2 (71.6-84.8)µL of essential oil/kg bean; cinnamon: LD50 = 131 (124.0- 137.0)µL of essential oil/kg bean; deltamethrin: LD50 = 83.7 (80.6-86.6)µL of a.i/ kg−1 bean). Females of C. maculatus exposed to sublethal doses of clove (LD20 = 48.6µL−1 ) and cinnamon (LD20 = 106.2µL−1 ) significantly reduced oviposition. In the last part of this dissertation, the results revealed than the predatory behavior of C. caligata feeding upon R. indica is dependent of the larval development of the predator and prey size. It is clearly demonstrated that C. caligata (especially at the second-instar stage) has potential as a tool for the ecological management of the red palm mite. The results reveal that essential oils of clove and cinnamon, and the natural enemy C. caligata are alternatives for the integrated management of stored grain pests and the red palm mite respectively.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Identificação e caracterização de uma poliuretanase com atividade lipolítica secretada por Serratia liquefaciens L135 isolada de leite cru
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-26) Salgado, Cleonice Aparecida; Vanetti, Maria Cristina Dantas; 7129515359990634
    Serratia liquefaciens é uma bactéria frequentemente encontrada no leite cru refrigerado e possui alto potencial de deterioração proteolítica. Neste trabalho, o potencial lipolítico de S. liquefaciens L135, isolada do leite cru refrigerado, foi avaliado e uma enzima lipolítica foi purificada e caracterizada. A atividade lipolítica de S. liquefaciens L135 foi verificada em diferentes temperaturas, sendo 30 °C a temperatura ótima de atividade da enzima. A termoestabilidade da enzima foi avaliada em leite desnatado reconstituído a 10% e o valor D encontrado nas temperaturas de 65, 72, 85 e 95 °C foi de, aproximadamente, 97, 66, 50 e 28 min, respectivamente. O valor Z da enzima foi de 60 °C e a simulação do tempo / temperatura de pasteurização lenta e rápida não resultou na inativação completa da atividade lipolítica. Além disso, esta enzima foi purificada 3,1 vezes com 21,5% de recuperação e apresentou, por zimografia, massa molecular de, aproximadamente, 65 kDa. A identificação por LC-MS/MS indicou tratar-se de uma poliuretanase, com massa molecular teórica de 64,864 kDa, confirmando a estimativa feita por zimografia, e pI teórico de 4,35. A poliuretanase homóloga identificada possui 615 resíduos de aminoácidos, sequência altamente conservada de lipase (GXSXG) que envolve a serina catalítica e é secretada pelo sistema de secreção do tipo I, chamado transportador ABC. In silico, a poliuretanase complexou-se com substratos de cadeia longa, média e curta, confirmando a atividade lipolítica. A poliuretanase exibiu atividade máxima em pH 8,0 e a 30 °C, foi estimulada na presença dos íons Ca 2+ e Ba2+ e inibida pelos íons Zn2+, Cu2+, Fe2+, Co2+, Ni2+ e Mn2+ na concentração final de 10 mM. Na presença de ditiotreitol (DTT), β-mercaptoetanol e dodecil sulfato de sódio (SDS), a atividade da enzima foi aumentada ou pouco influenciada. No entanto, na presença de Tween-80, Triton X-100 e de ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA), a atividade lipolítica foi inibida. Além disso, dietil pirocarbonato (DEPC) e fluoreto de fenilmetilsulfonil (PMSF), na concentração de 10 mM, inibiram completamente a atividade da poliuretanase, mostrando que os resíduos de serina e histidina são importantes para manter a conformação ativa. Este estudo é o primeiro que descreve que S. liquefaciens isolada do leite cru produz uma enzima lipolítica que apresenta estabilidade nas temperaturas de pasteurização, o que pode comprometer a qualidade do leite e seus derivados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uso de painéis fabricados com resíduos de madeira em construção habitacional
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-05-30) Gomes, Roziani Maria; Tibiriçá, Antônio Cleber Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/3991593917221094
    A utilização da madeira em construções, como material resistente, durável e sustentável, é conhecida desde tempos remotos. Mas em diferentes partes integrantes do sistema construtivo de uma habitação, podem coexistir distintos materiais para se obter as condições de composição arquitetônica, de desempenho, de custo e de manutenção. Numa habitação, sua constituição pode ser atendida com tipos diferenciados de material, entre os quais a madeira e seus derivados. Para o emprego desses derivados em habitações, uma opção e oportunidade refere-se à aplicação de painéis recompostos com resíduos de madeira oriundos de processos industriais com predominância de utilização da madeira como matéria-prima no seu sistema de produção, nos quais há grande geração de resíduos, normalmente dispostos no meio ambiente sem qualquer tipo de tratamento. Dentre os processos industriais com tais características, têm-se os arranjos produtivos de indústrias de móveis de madeira, potenciais fornecedores de resíduos de madeira, como é o caso do Polo Moveleiro de Ubá/MG, no qual ainda não há atualmente uma solução viável para descartá-los. Com base nesse contexto e no cenário regional, buscou-se nesta pesquisa verificar possibilidades para agregação desses resíduos a algum tipo de resina para a produção regional de painéis recompostos de madeira que possam se tornar partes constituintes de uma edificação. Para isso, inicialmente examinou-se na literatura possibilidades para se substituir a madeira maciça e alvenaria convencional por painéis recompostos de madeira, sendo verificadas as propriedades dos materiais recompostos de madeira e da madeira maciça, estudadas as partes de um sistema construtivo e em quais poderiam ser utilizados painéis do tipo MDF, MDP, OSB e madeira plástica, não sendo objeto da pesquisa a realização de testes em laboratório. A prospecção da potencial geração de resíduos nas indústrias de móveis de madeira do polo moveleiro de Ubá foi guiada por um roteiro. Com base no conjunto de elementos examinados na literatura – madeira e seus derivados e as partes integrantes de uma habitação, gerou-se, como resultado, uma sistematização relacionada com propriedades, necessidades de desempenho e aplicações numa habitação de painéis recompostos de madeira, contendo resíduos de madeira em sua composição material. Relativamente à produção de resíduos no polo, foi possível estabelecer uma estimativa do potencial de resíduos de madeira gerados, em função da quantidade de empresas no polo moveleiro e das possíveis taxas de geração de resíduos em função do porte das empresas. O quantitativo estimado dá indícios de que há a potencial possibilidade de aproveitamento desses resíduos para a produção regional de painéis recompostos aplicáveis e incorporáveis na construção de habitações, aspecto esse que requer outros estudos em termos técnicos, comerciais e de impacto ambiental e social.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ozone application in microalgae cultivation effluent to recycle water and nutrients
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-27) Santos, Raquel Rodrigues; Martins, Marcio Arêdes; http://lattes.cnpq.br/8698969875118133
    Microalgae are microorganisms with high photosynthetic efficiency and capacity of production of oil and biomass far superior to any vascular plant. The production of biodiesel from microalgae still presents limitations to become an economically viable process, such as the high consumption of water and nutrients. Alternatively, ozone gas can be used, as a disinfection agent, which can make possible the reuse of water and nutrients of crops. Ozone has a high potential for oxidation, so it has been used in water and effluent treatment processes. Its high oxidative potential allows the conversion of some organic compounds, non-assimilable by microalgae or even toxic, into nutrients, such as organic acids and amino acids. The objective of this research was to investigate if the treatment with the ozone gas is able to make possible the reuse of water and also nutrients of the crops. For such, a review was first made on the reaction mechanisms of the ozone gas and the culture medium of microalgae. Afterwards, treatments with the following microalgae lineages were carried out: Chlorella sp. BR001, Scenedesmus sp. BR003 and Chlamydomonas sp. CC503, in which the culture supernatant was ozonized, with and without the presence of defatted biomass, to evaluate its effect on water, nutrients and organic compounds. The ozonation was able to discolor the supernatant, which indicates the possibility of its reuse since it improves the penetration of the light for the autotrophic cultures. The analysis of the nutrients showed that there was a significant increase in phosphorus and nitrogen, with the defatted biomass. Variations in carbohydrate and total soluble amino acid concentrations demonstrated that there was a significant increase for both ozone treatments, whether or not the free lipid biomass was added, suggesting that the ozone generated carbohydrates and soluble amino acids from stored carbohydrates and proteins of the cell. To verify the observed results, a new experiment was performed, in which the microalgae were grown in the culture supernatant, treated with ozone. The following culture treatments were carried out: control treatment, in which the lineages were cultivated in culture medium; treatments T1 and T2 in the culture supernatant; treatments T3 and T4 in the culture supernatant, after treatment with O 3 , without and with addition of nutrients; T5 and T6 treatments in the culture supernatant added with the lipid-free biomass and after treatment with O 3 , without and with addition of xinutrients; and T7 treatment in the culture supernatant, treated with activated charcoal and with added nutrients. Concentrations, in dry mass, of the cultures and the concentrations of carbohydrates, proteins and total soluble amino acids were determined. It was concluded that there was no inhibition of the cultivation in any of the treatments and that the ozone treatment of the supernatant, added with residual lipid-free biomass, presented higher dry mass concentration in the Chlorella sp. BR001 and Chlamydomonas sp. CC503. The treatments of the supernatant with ozone, added or not of defatted biomass and, added or not of nutrients, of the lineages Scenedesmus sp. BR003 and Chlamydomonas sp. CC503, presented the highest mean carbohydrate concentration. Ozone treatment of the supernatant in the three tested lineages presented the highest mean protein concentration. The treatments of the ozonated supernatant with defatted biomass, added or not of nutrients, of the lineages Scenedesmus sp. BR003 and Chlamydomonas sp. CC503, showed the highest averages of amino acid concentration. The results obtained suggest that the ozonated supernatant with lipid-free biomass and nutrient addition (T6-SOBN) presented the best averages in all analyzes, especially in the Chlamydomonas sp CC503 lineage. New studies should be conducted in order to find the best growth medium, reusing water and all compounds of interest, to optimize the cultivation of microalgae aiming at the production of biofuels.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência das precipitações e do uso e cobertura da terra no regime de vazões da bacia hidrográfica do rio Santo Antônio
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-29) Ferreira, Fernanda Laurinda Valadares; Rodrigues, Lineu Neiva; http://lattes.cnpq.br/7270193117371906
    A água é elemento essencial para existência da vida no planeta, dessa forma é necessário que se tenha conhecimento a respeito dos elementos que alteram a sua dinâmica, destacadamente a sua qualidade e quantidade. Em diversas regiões do Brasil, o quadro de escassez hídrica tem aumento em virtude do uso excessivo desse recurso, da ineficiência dos programas de gestão e das variações no ciclo hídrico. As alterações climáticas e a intensificação das atividades antrópicas nas bacias hidrográficas tem alterado de forma considerável o regime de vazões, o que se configura como um problema para os gestores dos recursos hídricos, pois estes são planejados considerando a hipótese de estacionariedade, ou seja, não consideram a ocorrência de mudanças significativas dos dados das séries hidrológicas ao longo do tempo. Neste cenário, os objetivos deste estudo foi modelar o comportamento da vazão em função da precipitação e do uso e cobertura da terra e analisar a relação entre as mudanças ocorridas nas precipitações pluviométricas e no uso e cobertura da terra no regime de vazões da bacia hidrográfica do rio Santo Antônio, MG. A análise do uso e cobertura da terra, no período de 1985 a 2014, foi realizado a partir da elaboração de mapas das classes de uso e cobertura da terra, utilizando informações fornecidas pelo Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil – MapBiomas, sendo o seu processamento realizado na plataforma Google Earth Engine (GEE). Para avaliar a relação da dinâmica da cobertura da terra com o regime de vazões, foram considerados cinco classes: Floresta Natural ou Formação Natural; Floresta Plantada; Formação Natural não Florestal; Agropecuária; e Área não Vegetada. Para caracterização do comportamento hidrológico foram utilizados dados de seis estações fluviométricas e 24 estações pluviométricas que apresentaram influência na área de estudo. Para verificação da hipótese de estacionariedade nos dados hidrológicos foram aplicados testes estatísticos de Run, Mann Kendall e Pettitt, ao nível de significância de 5%. Foram ajustados modelos de regressão múltipla para estimativa das vazões utilizando como variáveis explicativas a precipitação (β 1 ), e o uso e cobertura da terra (β 2 ). Em relação à dinâmica do uso e cobertura da terra, constatou-se que em todas às áreas de xiidrenagem as áreas de agropecuária já estavam em processo de expansão, com redução das áreas de floresta natural, e em quatro áreas de drenagem houve aumento considerável das áreas de floresta plantada. Verificou-se, também, que das seis estações fluviométricas localizadas na área de estudo, apenas uma apresentou os dados com comportamento não estacionário para o regime de vazão mínima (Q 7 ) anual, com tendência de redução, e para as vazões mensais foram contatados para as vazões médias (Q med ) e máximas (Q max ) tendência de redução para os meses de julho a setembro. Em relação aos dados pluviométricos, das estações utilizadas, 12 delas apresentaram comportamento não estacionário, em sua maioria com tendência de redução. Dos modelos de regressão múltipla, a estação fluviométrica 56825000, obteve os melhores ajustes dos dados para Q med , considerando as variáveis explicativas Precipitação Total Anuais (P a ); Precipitação do Semestre Chuvoso (P sc ), e Precipitação do Trimestre Chuvoso (P tc ), , Floresta Natural, Formação Natural não Florestal, Agropecuária e Área não Vegetada, com os valores do Coeficiente de Determinação Ajustado (𝑅 𝑎 2 ) superiores a 0,66. De maneira geral, foram obtidos ajustes satisfatórios em grande parte das estações fluviométricas, sendo que os valores de 𝑅 𝑎 2 variaram de 0,49 a 0,75. Analisando de maneira isolada a relação da precipitação e do uso e cobertura da terra no regime de vazões, constatou-se que os regimes de vazões que possuem relação significativa com as precipitações foram: P a , P sc e P tc , já a relação dos regimes de vazões com as classes de uso e cobertura da terra não foram significativas para nenhuma das áreas de drenagem. Os resultados obtidos confirmam a importância do estudo do regime de vazões na bacia em estudo, visando a adequação dos sistemas de gestão de recursos hídricos à variabilidade do comportamento ao longo do tempo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Recordatório alimentar habitual para avaliação do consumo alimentar em idosos: desenvolvimento do protocolo de aplicação e validação de conteúdo e de face
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-31) Valença, Silvia Eugênia Oliveira; Ribeiro, Andréia Queiroz; http://lattes.cnpq.br/3211600469791003
    A transição demográfica e o envelhecimento populacional são fenômenos que impõem a necessidade de discussão de políticas públicas voltadas para o bem-estar do idoso, a fim de preservar sua saúde e autonomia ao longo da vida. O envelhecimento está associado à maior incidência e prevalência das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), portanto, a identificação dos fatores de risco é fundamental na prevenção e controle dos agravos. Dentre tais fatores de risco, estão incluídos os distúrbios do estado nutricional, uma vez que se relacionam à maior morbidade por DCNT e incapacidade em idosos. Dessa forma, a avaliação do estado nutricional nessa população torna-se imprescindível. Sendo a avaliação do consumo alimentar um dos parâmetros utilizados para elaborar o diagnóstico nutricional, são necessários instrumentos apropriados para mensurar o consumo alimentar. O Recordatório Alimentar Habitual (RAH) vem sendo utilizado para avaliar o consumo alimentar de idosos, mas possui como principais limitações não ser validado e não possuir um protocolo de aplicação para sua reprodução padronizada. Assim, o objetivo do presente estudo foi elaborar o protocolo de aplicação para o RAH em idosos e avaliar sua validade de conteúdo e de face. Além disso, foi realizada uma revisão de escopo sobre o RAH, a fim de reunir as características do instrumento, que subsidiou a elaboração do protocolo e corroborou a lacuna do RAH quanto à sua validade e inconsistências quanto à metodologia de aplicação entre os estudos que o utilizaram. O protocolo de aplicação foi elaborado por três nutricionistas que atuam no Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, e utilizam o instrumento durante o atendimento. O protocolo proposto tem seis etapas de aplicação: anotação do horário e local da primeira refeição do dia; listagem rápida dos alimentos; detalhamento quanto ao tipo e modo de preparo dos alimentos; quantidades consumidas; revisão da refeição junto ao idoso; descrição da refeição seguinte. Essa primeira versão foi testada em um estudo piloto com um grupo de cinco idosos e obteve uma avaliação satisfatória, portanto, não foi modificado. Na sequência, foi submetida à validação de conteúdo através da avaliação por doze especialistas que atribuíram notas em uma escala de quatro pontos quanto à clareza e relevância do conteúdo das etapas e do protocolo como o todo. Posteriormente às alterações propostas pelos especialistas, procedeu-se a etapa de validação de face com um grupo de dezessete idosos. Foi calculado o Coeficiente de Validade de Conteúdo final (CVCf) e coeficiente Kappa (k), considerando satisfatórios valores de CVCf ≥ 0,8 e k ≥ 0,4. O conteúdo das etapas e aspectos gerais do protocolo foram avaliados satisfatoriamente pelos especialistas, exceto a etapa em que o idoso deve elencar os alimentos habitualmente consumidos na refeição e as justificativas para o período de referência e frequência de consumo considerada habitual, onde a concordância em relação à clareza foi fraca (k=0,35), o que culminou na reformulação das mesmas. A redação do protocolo também foi alterada a partir de sugestões e comentários realizados pelos especialistas visando torna-lo mais claro. Já na validação de face, todos os itens e aspectos obtiveram alta proporção de notas “3” e “4” e excelente concordância. A partir dos resultados da validação de conteúdo e de face, considerou-se que o protocolo de aplicação do RAH é claro e representativo para avaliar o consumo habitual dos idosos. Dessa forma, o RAH está adequado para ser utilizado de forma padronizada em pesquisas futuras, agregando evidências sobre o consumo alimentar da população com 60 anos ou mais. Palavras-chave: Consumo alimentar. Estudos de validação. Idosos.