Economia Doméstica

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    Qualidade de vida em voz de professores da Universidade Federal de Viçosa
    (Revista Ponto de Vista, 2011-01) Viana, Lenilda Soares
    O objetivo desse artigo é conhecer o perfil vocal de professores da Universidade Federal de Viçosa e assim traçar metas de saúde coletiva. Foram analisados 43 questionários (QVV), respondidos pelos professores. Os escores do QVV foram similares nos domínios (sócio-emocional 93,9; físico 85,0 e total 90,0). 49,0% avaliaram a voz como boa e 44,0% como razoável; 72,0% apresentaram alguma dificuldade relacionada à voz, sendo que destes 46,0% apresentaram uma dificuldade vocal, no mínimo moderada, segundo a escala utilizada, como as observadas na análise do QVV por questão do domínio físico para as respostas às questões 1 e 2. Estas dificuldades foram relatadas por 60,0% e 37,0% respectivamente, dos participantes deste estudo. 42,0% dos participantes relataram dificuldade para desenvolver a docência por causa da voz. Conclui-se que a qualidade de vida em voz evidenciou-se na dificuldade de usar a voz em forte intensidade, na incoordenação pneumofônica, na dificuldade em ser entendido e no desempenho da profissão.
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    Redes sociais , atores e qualidade de vida: o caso do arranjo produtivo cafeeiro, Castelo/ES
    (Oikos: Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2012-07) Albergaria, Alessandra Vasconcelos; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; Ferrão, Romário Gava; Dias, Marcelo Miná
    A análise da qualidade de vida envolve investigar o nível de formulação do próprio conceito de forma vivencial e experimental, com intuito de identificar a visão do sujeito e de sua família, de acordo com sua realidade, pressupondo que todos seus elementos são aglutinadores da vida social local e são fundamentais para a reprodução do tecido social. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar as dimensões concretas e subjetivas da qualidade de vida dos cafeicultores, examinando como as redes sociais estabelecidas pelos e entre os agricultores familiares e o próprio arranjo produtivo cafeeiro, no qual eles estão inseridos, interferem na qualidade de vida dessas unidades familiares. Para tanto, utilizou-se o modelo teórico de Metzen et al. (1980), cujas variáveis foram expressas em forma de questionário aplicado a 128 cafeicultores do município de Castelo, localizado na região do sul do Estado do Espírito Santo. As análises objetiva e subjetiva da qualidade de vida permitiram compreender os fatores relacionados às necessidades concretas da população pesquisada, bem como suas dimensões subjetivas, que geralmente estão associadas tanto às suas redes de relacionamento quanto às aspirações do indivíduo/família, às suas particularidades, às suas vivências, aos seus valores, aos seus costumes e às suas condições do espaço relacional.
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    Percepções sobre mudanças na qualidade de vida: um estudo com egressos do PROEJA/IFMG campus Bambuí
    (Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2013) Oliveira, Helainne Vianey Gomes de; Silva, Lourdes Helena; Loreto, Maria das Dôres Saraiva de
    Este estudo buscou analisar as percepções dos egressos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA sobre as mudanças ocorridas em suas vidas, particularmente em relação à qualidade de vida deles e de suas famílias, pelo ingresso no Programa. O delineamento da pesquisa seguiu a abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados consistiram de pesquisa documental, complementada com entrevista semi-estruturada, realizada com 31 egressos do PROEJA do IFMG Campus Bambuí, oriundos dos cursos técnicos em Gestão Comercial, Mecânica Agrícola e Mecânica Automotiva. Os dados obtidos foram analisados por meio do Método de Análise de Conteúdo, mediante categorias temáticas previamente definidas a partir de indicadores empíricos e teóricos. Do ponto de vista da influência do PROEJA na melhoria da qualidade de vida, a pesquisa revelou que os egressos perceberam melhorias, principalmente, nas dimensões social, intelectual e emocional.
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    Maternidade e trabalho: percepções de bancárias
    (Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2011-06-01) Soares, Lina Maria; Teixeira, Karla Maria Damiano; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; Pereira, Eveline Torres
    Este estudo buscou analisar a percepção de bancárias-mães sobre a administração da interface entre a família e o trabalho remunerado de acordo com os programas de responsabilidade social implementados pelos bancos. A amostra foi composta por 12 funcionárias que estavam passando por períodos de gestação ou que já possuíam filhos a partir do ano 2000 e eram funcionárias de bancos públicos e privados das cidades de Arcos, Formiga e Piumhi. A coleta de dados foi realizada através da pesquisa documental e entrevista fundamentada em um roteiro semi-estruturado. Os resultados mostraram que os programas eram abrangentes e desconsideravam especificidades, como questões relacionadas ao segmento feminino. Embora as funcionárias tenham relatado apoio dos bancos durante o período de gestação e maternidade, este apoio já estava previsto em lei. A dificuldade em administrar as diferentes demandas e papéis comprometeu a performance no trabalho e a qualidade de vida familiar.
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    Efeitos e resultados da prática de economia solidária na qualidade de vida dos associados da usina de triagem e reciclagem de Viçosa, MG
    (Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2011-06-07) Nascimento, Patrícia Ferraz do; Barros, Vanessa Aparecida Moreira de; Almeida, Alessandra Vieira de; Teixeira, Karla Maria Damiano
    Na sociedade contemporânea, as relações de trabalho acontecem segundo ocapitalismo. Diante disso, nasce a economia solidária como um modo de produção edistribuição alternativo. Assim, tornam-se necessárias e importantes pesquisas queestudem as famílias atendidas pela Economia Solidária. Em geral, objetivou-se avaliar aviabilidade e resultados da prática da Economia Solidária como instrumento de geraçãode recursos e da melhoria da qualidade de vida das famílias dos membros da Associaçãodos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa, MG. A amostra foi composta por 12associados. A coleta de dados deu-se por meio de documentos e entrevistassemiestruturadas. Como resultado, verificou-se que a Economia Solidária por si só nãofoi capaz de melhorar a qualidade de vida, sendo a renda obtida mínima, porém sem elaas famílias estariam em situação econômica ainda pior.
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    Estudo do processo migratório na abordagem da qualidade de vida: o caso dos servidores docentes do IFMG – campus Bambuí
    (Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2011) Francisco, Arnaldo; Mafra, Simone Caldas Tavares; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; Teixeira, Karla Maria Damiano
    Este estudo buscou analisar os fatores determinantes do processo migratório de docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Bambuí. Sob esse contexto, a questão colocada em discussão foi a associação ou não da emigração com o desenvolvimento do município ou com as condições da Instituição de Ensino à qual estavam vinculados os servidores. A população foi composta por ex-servidores do IFMG Bambuí que migraram no período compreendido entre 1999 e 2009. Os resultados indicaram que as principais motivações para essa emigração foram questões relacionadas à família e aos interesses familiares, assim como a necessidade de melhor infraestrutura e oportunidades de trabalho e estudos para ascensão na carreira. Tais motivações evidenciam a necessidade de melhorias na infraestrutura do município no âmbito da cultura, educação, saúde e lazer, oportunizando melhores condições e qualidade de vida.
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    A integração social e familiar dos pacientes com transtornos mentais por meio de atividades cotidianas
    (Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2013) Pereira, Aline Chaves; Silva, Lucíola Lourenço da
    O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de atendimento de saúde mental aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste trabalho é apresentar a contribuição do profissional de Economia Doméstica na melhoria da qualidade de vida dos portadores de transtornos mentais atendidos no CAPS, através das atividades desenvolvidas por meio do Projeto de Extensão intitulado “Melhoria da qualidade de vida de pessoas com transtornos mentais e de suas famílias, atendidos pelo SUS, em Viçosa-MG”. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com base nos relatos das famílias como da equipe profissional do CAPS, além de relatos dos próprios pacientes para melhor interpretação dos dados obtidos. Por meio dos relatos, pôde-se perceber uma maior assiduidade dos usuários; melhoria da coordenação motora e maior disposição para o tratamento. Pode-se concluir que os usuários se sentiram capazes de produzir, implicando em um maior reconhecimento da sociedade, aumentando assim a auto-estima dos mesmos, resultando em uma melhor qualidade de vida e melhor relacionamento familiar.
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    A tecnologia multimídia ERGOSHOW como prática na formação de conceitos quanto a ergonomia, saúde e segurança no trabalho e na busca de saúde, bem-estar e qualidade de vida na família
    (Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2012) Zanuncio, Sharinna Venturim; Mafra, Simone Caldas Tavares; Rebelo, Francisco; Barreto, Maria de Lourdes Mattos
    A saúde e segurança do trabalhador devem ser trabalhadas desde cedo com crianças e adolescentes, na perspectiva de que sejam adultos mais conscientes quanto a estes aspectos, isto é o que pretende o ERGOSHOW, um jogo multimídia, para transmitir conteúdos da Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Assim, o objetivo deste estudo foi discutir a importância e a contribuição dos meios multimídia como facilitador no processo ensino-aprendizagem, de crianças entre 12 e 14 anos, no que se refere à instrumentalização e construção de conceitos sobre a temática SST. Para alcance dos objetivos foram utilizados, questionários, entrevistas e o software ERGOSHOW. Sendo que para análise dos dados foram consideradas as falas dos entrevistados e o desempenho das crianças, quando da utilização do referido software. Obtendo-se como principal resultado que o uso de ferramentas multimídias no aprendizado da temática SST, se apresentou como estimulador ao aprendizado, principalmente quando se considera o relato dos pais quanto ao comportamento diferenciado das crianças após o desenvolvimento das atividades.