Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

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    Para uma leitura de Mário de Sá-Carneiro
    (Revista de Ciências Humanas, 2007) Souza Júnior, José Luiz Foureaux de
    O artigo pretende apresentar uma orientação de leitura que, por um lado, recupera a tradição que marca a sua fortuna crítica; e, por outro, abre um horizonte variado de expectativas. Mário de Sá-Carneiro, em Confissão de Lúcio, constrói, metaforicamente, um triângulo afetivo que constitui o objeto de observação do presente artigo. O texto desenha uma alegoria de relações inusitadas para o horizonte da época em que se localiza. A proposta de leitura aqui apresentada contempla, especificamente, a discursividade que a narrativa desenvolve sem se dar conta que está desenvolvendo. Uma teorização acerca do olhar homoerótico, como operador de leituras várias, propicia a especulação sobre os traços de igual relação entre as personagens principais da narrativa de Mário de Sá-Carneiro. Psicanálise, História e Teoria interagem para articular a leitura que, nos parâmetros da cultura finissecular – a que subscreve o texto em questão– não se deu conta de certas nuances que, em nada e por nada, desmerecem a escrita do autor português. O “desvio” é o eixo de orientação da leitura que aqui se apresenta. Sua visada não é ética, mas discursiva. Com esta noção, o mencionado triângulo ganha um colorido mais instigante e enriquecedor, na certeza das possibilidades interpretativas que a leitura proporciona.
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    Sistema de cotas e fraudes em uma universidade federal brasileira
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2020) Santos, Sales Augusto dos; Freitas, Matheus Silva
    Neste artigo são apresentados alguns resultados de uma pesquisa financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica –PIBIC/CNPq-2017/2018. A investigação visava a pesquisar o impacto, em sentido amplo, do ingresso de estudantes subcotistas étnico-raciais na Universidade Federal de Viçosa (UFV), mas em alguns de seus cursos de alto prestígio, a saber: Agronomia, Direito, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Medicina e Medicina Veterinária. O período pesquisado, do primeiro semestre de 2013 ao segundo semestre de 2016, refere-se ao prazo para o cumprimento integral do disposto na Lei 12.711/2012, que determinou a implantação do sistema de cotas nas universidades federais brasileiras. Constatou-se, por um lado, que houve o ingresso fraudulento de estudantes brancos/as nas subcotas étnico-raciais destinadas a estudantes pretos/as, pardos/as e indígenas. Por outro lado, e em consequência das fraudes, a pesquisa também evidenciou a pouca presença de estudantes negras (pretas e pardas) nos cursos supracitados, mesmo após a implementação de uma política pública que tinha como objetivo aumentar a presença dessas estudantes na universidade.
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    Análise temporal do uso e cobertura do solo na região do Apiaú no Estado de Roraima, Brasil: um estudo preliminar
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2020) Santiago, Marcelo Moreira; Urquiza, Marcelle Alencar
    O presente trabalho tem por finalidade, analisar quantitativamente se a evolução do uso do solo na região do Apiaú e vizinhanças no decorrer dos anos 1984, 1994 e 2014 tem relação com o tipo de solos presente na região. Para tal, utilizou-se o software Arcgis 10.1 e imagens LANDSAT 5 e LANDASAT 8. Confrontando o mapa temático de uso e cobertura com o de pedologia que foi digitalizado de uma folha digital (IBGE, 2005), observou-se que a classe de solo pouco influência na forma de uso e cobertura na região de estudo e que todos os solos das áreas são classificados como distróficos.
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    Debates necessários: ambiente, educação e diversidades
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2020) Andrade, Roberta Ferreira Coelho de; Andrade, Aldair Oliveira de; Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira; Araújo, Wagner dos Reis Marques
    Num contexto em que o mundo é assombrado por uma pandemia, mais do que nunca precisamos defender os pesquisadores e as instituições que se ocupam em fazer ciência, pois, graças ao conhecimento científico, ao longo da história, tem sido possível responder a demandas sociais, explicar e interpretar a realidade e indicar caminhos e respostas para o enfrentamento dos grandes problemas que assolam a humanidade. A Revista Relações Sociais acredita que a socialização do conhecimento é um meio relevante e necessário para superação das visões estreitas e enviesadas da realidade, para a não resignação ante à lógica dominante, pois, nessa perspectiva, a troca, a reflexão, o questionamento e a construção de novas proposições favorecem a caminhada rumo a uma educação emancipatória, que tem em seu horizonte a superação das estruturas sociais desiguais, a construção de uma sociedade que vá além do capital, como propõe Mészaros (2008). Neste primeiro número do terceiro volume temos a oportunidade de refletir sobre uma diversidade de temáticas: ambiente, educação, gênero, discurso midiático e história. Tais temáticas nos evidenciam a necessidade de superação dos estereótipos, dos preconceitos (de classe, raça/etnia, de orientação sexual etc.), da lógica destrutiva do ambiente, o que implica caminhar em direção à construção de uma sociedade mais justa, menos desigual, em suma, rumo à emancipação humana do jugo do capital que escraviza e coisifica a existência.
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    Espanha, habitação e Covid-19
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2020) Cunha, Tiago Augusto da
    Sem dúvida, a gravidade, a intensidade e a amplitude da epidemia de Covid-19 provocarãoalterações paradigmáticas na abordagem sobre a problemática habitacional. Apresentamos, assim,o pacote adotado pelo governo espanhol voltado à proteção social da população mais vulnerável durante o ápice da crise sanitária. Neste ensaio, pretendíamos alertar e sensibilizar as autoridades brasileiras sobrea urgência dasestratégias que poderiam ser adaptadas e aplicadas à realidade nacional, contribuindo para a prevenção da enfermidade. Além disso, ansiamos contribuir para o enriquecimento do corolário de estratégiasvisando à provisão e à segurança habitacional, advogando pela perenidade de algumas delas.
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    Ciência e resistência em tempos de pandemia
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2021) Andrade, Roberta Ferreira Coelho de; Andrade, Aldair Oliveira de; Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira; Araújo, Wagner dos Reis Marques
    Em seus 4 anos de existência, a REVES nunca se furtou à reflexão, de modo crítico, interdisciplinar e plural, abrindo suas várias edições ao debate da educação, da política, da diversidade cultural e sexual, da filosofia, da sociologia, das humanidades, das engenharias etc., por entender que os diferentes saberes são fundamentais ao desvelamento e à transformação da realidade social, política e econômica do país. Na edição nº 1, do volume 4, traz um conjunto de 16 artigos com discussões sobre pandemia, educação, estratégias pedagógicas, controle social, democracia, filosofia e engenharia ambiental. Nesse sentido, convidamos os leitores a fazerem um passeio epistemológico nesta edição.
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    “Folia de Reis” em Minas Gerais como ritual religioso, festa popular e patrimônio imaterial
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2020) Souza, André Luis Santos de; Araújo, André Luiz Ribeiro de
    O presente artigo é fruto de um estudo sistemático com base em metodologias, técnicas e estratégias de pesquisa da História e da Antropologia Social. Parte-se da mobilização documental e da vivência cotidiano entre um grupo de foliões que praticam a Folia de Reis de Carlos Chagas (MG). O objetivo foi analisar o núcleo motivacional presente na performance dos foliões. Destacou-se a narrativa mítica encarnada nas “passadas” durante a “vivência mítica” (mitopráxis) da Festa da Folia. A partir daí foi possível analisar os elementos simbólicos ligados aoseventos bíblicos relativos ao nascimento do menino Jesus. Tais elementos apareciam nas performances dos foliões durante o ritual da Folia. Este ritual rememora passagens bíblicas e ainda promove prestações, contraprestações entre os praticantes direta e indiretamente, e devoções ao Santo. A Folia de Reis, além de uma festa religiosa, um patrimônio imaterial, também é um tipo de ritual ligado à cosmologia do sistema religioso católico praticado na região mineira estudada há mais de um século.
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    Estudo preliminar de indicadores de um curso de graduação em Engenharia Química
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2021) Cotrim, Lucas Geőcze; Carmo, Danilo Magalhães Assunção do; Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira
    Diante do cenário de implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais –DCNs-, o presente trabalho se propõe a fazer um estudo sobre os indicadores do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para tanto, foi realizado um estudo das propostas apresentadas pela nova resolução, bem como um levantamento de indicadores de qualidade de desempenho dos cursos de graduação no Brasil. Com o estudo, foi possível contextualizar o curso de Engenharia Química por meio da análise crítica dos indicadores levantados, bem como indicar caminhos pelos quais a confecção de um novo projeto pedagógico do curso possa atender aos objetivos das DCNs vigentes, buscando promover maior multidisciplinaridade e transdisciplinaridade em sua prática pedagógica, com maior ênfase no desenvolvimento de competências dos graduandos.
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    Economia moçambicana e educação brasileira: duas faces de uma mesma medalha
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2022) Bussotti, Lucas; Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira; Araújo, Wagner dos Reis Marques; Andrade, Roberta Ferreira Coelho de; Andrade, Aldair Oliveira de
    Este número da revista REVES consta de duas partes bastante distintas. Por um lado, uma massiva presença de autores e temáticas relativas a Moçambique, por outro textos referentes à realidade brasileira, principalmente centrados no âmbito educacional. Esta presença de dois países, duas realidades e dois continentes resulta em materiais de extremo interesse quer para quem queira olhar para a educação no Brasil, quer para quem pretenda dar uma espreitada aos estudos africanos, com ênfase especial para Moçambique.
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    Cinhimes: repensar o mundo pelas lentes da arte
    (REVES - Revista Relações Sociais, 2019) Almeida, Everson Nicolau de; Assis, Angelo Adriano Faria de
    O NHIMES é um grupo de discussão, estudo e produção do conhecimento em História, nucleado no Departamento de História da UFV, que congrega estudiosos (alunos, professores) que compartilham entre si da consciência de que a história é uma forma de hierarquizar, preservar e produzir a memória (seja em seus domínios formais e acadêmicos, seja como memória coletiva, transformação do espaço ou monumento) que se caracteriza pela narratividade. Dessa forma, os pesquisadores do NHIMES orientam os seus estudos para o fenômeno da história enquanto memória exteriorizada, marcado por uma racionalidade e uma objetividade próprias, oriundas de seus contextos de criação (institucionais, sociais ou geográficos). O universo de inspeção privilegiado pelo grupo é composto de um arquivo que não se resume ao universo burocrático dos textos oficiais, mas estendido aos textos literários, aos conhecimentos formais da disciplina histórica, às memórias e narrativas de viajantes, às transformações do espaço e às intervenções na natureza promovidas pela ação humana. As linhas de pesquisa do grupo encontram-se assim divididas: Narrativas e suas fronteiras discursivas, Identidades, Imaginário e Representações da Memória, Espaço e Instituições. O grupo pretende ser um espaço aberto à interlocução com os temas acima relacionados, explorando suas questões teóricassubjacentes e servindo como local privilegiado para nuclear projetos que investiguem diferentes arquivos e recortes espaço-temporais na modernidade. Para tanto, entre seus objetivos, ressaltam-se: formar especialistas dentro da comunidade acadêmica; reunir fontes documentais e bibliografia específica; realizar atividades de extensão que envolvam pesquisadores convidados e a comunidade; produzir e divulgar textos de caráter acadêmico.