Ciências Exatas e Tecnológicas
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Item A alfabetização científica a partir dos saberes populares: uma proposta para o ensino de Química(Universidade Federal de Viçosa, 2020-12-05) Martins, Juliana Arruda; Silva, Aparecida de Fátima Andrade da; http://lattes.cnpq.br/7933960878600154O conhecimento das Ciências da Natureza é parte essencial da alfabetização científica, e contribui para transformar os alunos em cidadãos mais críticos diante das situações que vivenciam. Contudo, a maneira com a qual o ensino de Ciências e Química vem sendo desenvolvido pelas escolas tem levado a falta de interesse dos alunos nesse conteúdo. Assim, a motivação para esta pesquisa se deu ao pensar na necessidade de despertar o prazer e o gosto dos alunos pelo ensino de Ciências e Química. Importa então planejar e realizar atividades didáticas que desenvolvam a alfabetização científica e, para isso, a utilização dos saberes populares parece ser útil, pois permite associar os conteúdos a serem transmitidos aos fatos do cotidiano, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar o diálogo entre os saberes populares na alfabetização científica, tanto pela literatura científica quanto pelas questões do ENEM, e propor um caminho para o ensino de Química na escola. Para isso, apresentou-se e discutiu-se onze artigos que tratavam de ações já realizadas por professores e pesquisadores utilizando saberes populares na construção do conhecimento científico. Adicionalmente, apresentou-se seleção de questões dos processos seletivos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no eixo Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, que envolveram na contextualização assuntos relacionados aos saberes populares. Por fim, elaborou-se um Guia Pedagógico para ser utilizado nas aulas de Química do Ensino Médio como alternativa para trabalhar conceitos químicos a partir de saberes populares. Este trabalho possibilitou ampliar o conhecimento sobre a importância da introdução dos saberes populares no ensino da Química. Com o Guia Pedagógico, pretende-se chamar a atenção dos professores para a necessidade de se envolverem no diálogo dos saberes científicos e populares, buscando melhorar o ensino ofertado. Reitera-se a necessidade de capacitação dos professores e seu comprometimento em buscar estratégias que motivem os alunos a serem participantes ativos no processo de ensino e aprendizagem, e que resulte em um ensino de Química contextualizado, dando-lhes condições de tomarem decisões conscientes e responsáveis frente a sociedade. Palavras-chave: Alfabetização Científica. Química. Saberes PopularesItem A experimentação no ensino da eletroquímica: abordagens, potencialidades e desafios para uma aprendizagem significativa(Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-05) Marçal, Elaine de Oliveira; Costa, Deyse Gomes da; http://lattes.cnpq.br/6790829481613299O ensino da eletroquímica nos modos tradicionais, comumente aborda uma série de assuntos tidos como complexos e distantes do contexto cotidiano dos alunos do en- sino médio, portanto, faz-se necessária a utilização de alguns recursos didáticos atra- tivos para deixá-lo mais significativo. Devido às dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem deste conteúdo, o presente trabalho foi elaborado com o obje- tivo de realizar uma revisão sistemática em artigos científicos que apresentam a ex- perimentação como uma metodologia de ensino, afim de investigar as principais abor- dagens (demonstração, investigação e verificação), potencialidades e desafios encon- trados no uso das práticas experimentais. A seleção da literatura foi realizada através da plataforma Google Scholar® com as seguintes palavras: experimentação e eletro- química. As análises foram realizadas pelo Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® (MAECC®). O resultado do estudo serviu de embasamento para desenvolver uma sequência didática, composta de roteiros para aulas práticas, que podem auxiliar o professor em suas aulas de química. Alguns destes roteiros, fundamentado nas teorias pedagógicas de Montessori que defende a utilização de materiais concretos para auxiliar no processo de aprendizado, foram estruturados para permitir que o aluno execute os experimentos individualmente ou em grupo. Para estes roteiros foram elaborados procedimentos, passo a passo, que serviram para a construção de um kit experimental, com materiais de fácil acesso. Mediante análise documental e aplicação piloto, pode-se concluir que a experimentação é uma ferra- menta eficaz para a compreensão de fenômenos que a eletroquímica propõe-se ex- plicar e que as três abordagens analisadas: demonstração, investigação e verificação, dão enfoques diferentes, porém ambas podem favorecer uma aprendizagem signifi- cativa, desde que sua execução seja bem planejada pelo professor. Palavras-chave: Ensino da eletroquímica. Experimentação. MAECC®. Aprendizagem significativa. Montessori.Item A química medicinal como ferramenta didática interdisciplinar no ensino de Química(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-07) Machado, Márcio Vieira; Menezes, Daniele CristianeO desenvolvimento educacional brasileiro foi tardio originando uma falta de equipamentos e de infraestrutura adequados ao ensino de ciências e química. Contudo as ferramentas educacionais trazidas pelo avanço da tecnologia propiciaram a introdução das chamadas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) em sala de aula, possibilitando aos professores incorporarem em suas aulas metodologias de ensino alternativas e de mais baixo custo vinculadas à equipamentos tecnológicos e a recursos digitais e de multimídia. Neste contexto, ferramentas de cunho didático-pedagógico como oficinas temáticas e materiais paradidáticos podem ser implementadas sem a necessidade de uma estrutura física como um laboratório de química nas escolas. Desta forma, no presente trabalho foi desenvolvido um material paradidático na forma de apostila contendo uma proposta de cinco oficinas educacionais sob a luz da temática Química Medicinal as quais são intituladas: Medicamentos; Proteínas; Vacinas; Exames e Metais; Glicose e Energia. A criação da apostila visa apresentar uma oficina temática conforme Deleicov, com três momentos pedagógicos distintos, a problematização, a organização e a aplicação do conhecimento. Nesta proposta as oficinas temáticas possuem experimentos que são dispostos na apostila na forma de vídeos os quais foram gravados com auxílio de câmeras de celular, editados e disponibilizados no Youtube para visualização, com os respectivos endereços na forma de link ou QRcode. Assim este trabalho buscou trazer ferramentas que auxiliem o processo de ensino- aprendizagem de forma interdisciplinar em Química Medicinal, para apresentar elementos mais interessantes e presentes no dia a dia do aluno, no intuito de incentivá-lo a uma melhor participação na aula, como também a uma maior assimilação do conhecimento proposto. Por exemplo, a oficina de medicamentos traz através de um experimento de titulação ácido-base, uma discussão dos riscos da automedicação. Na segunda oficina é proposto o tema proteínas, macromoléculas que fazem parte da maioria dos processos bioquímicos no organismo, destacando-se o papel da identificação dessas moléculas biológicas em exames rotineiros que visam elucidar o quadro de saúde do indivíduo. A terceira oficina intitulada Vacinas aborda um tema importantíssimo para a saúde coletiva, pois é através de vacinas que conseguimos prevenir diversas doenças virais, e a prática proposta buscou elucidar pontos importantes sobre a segurança e eficácia das vacinas, como também demonstrar o tipo de reação química que ocorre entre anticorpos e antígenos na resposta imune. A oficina sobre o metal bário (Exames e Metais) destaca o uso de metais para o diagnóstico de doenças e o aspecto químico fundamental para todo medicamento, a segurança quanto à sua toxicidade, ou seja, basta uma troca do ânion que compõe o produto para o mesmo poder causar sérios riscos à saúde. Por fim, foi proposta uma oficina que enfatizou a relação entre glicose e energia, abordando o diabetes, doença de alta incidência na população. Portanto as oficinas temáticas com abordagem de temas diversos em Química Medicinal podem trazer discussões pertinentes ao dia a dia dos discentes, tendo potencial de serem usadas para iniciar ou complementar conteúdos do currículo escolar, de uma forma prática e estimulando a reflexão por parte deles. Palavras-chave: Química Medicinal, oficinas temáticas, TICs, apostila.Item Ação da morina sobre coelhos normais e diabéticos: parâmetros metabólicos e morfologia pancreática(Universidade Federal de Viçosa, 2002-02-26) Araújo, Fabiana Amaral; Oliveira, Tânia Toledo deO efeito do flavonóide morina foi testado sobre o peso corporal e os constituintes sangüíneos de coelhos normais e diabéticos durante o período de 30 dias. Foram utilizados 24 coelhos da raça Nova Zelândia, sendo 12 animais de cada sexo, distribuídos de forma casualizada em seis grupos experimentais (grupo controle T0, grupo controle diabético T0, grupo controle T30, grupo normal tratado T30, grupo controle diabético T30 e grupo diabético tratado T30). O diabetes mellitus foi induzido nos animais experimentais através de injeção intravenosa de aloxano na dose de 100 mg/kg de peso corporal. Para se evitar a hipoglicemia, decorrente do rompimento das células β e liberação de insulina, foram feitas aplicações de 10mL de solução de glicose 50% p/v, via intraperitonial, após 4, 8 e 12 horas do início da indução. Após a indução de diabetes mellitus aguardou-se um período de seis dias para o desenvolvimento da doença. Amostras de sangue foram coletadas através da incisão no plexo venoso retro orbital do olho utilizando- se a extremidade aguda de um tubo capilar. As determinações do peso e dos níveis séricos de glicose, colesterol total, triglicerídeos, albumina e creatinina foram feitas após 30 dias de tratamento. Os animais que tiveram glicemia acima de 180 mg/dL foram considerados diabéticos. Animais dos grupos controle tratado e diabético tratado receberam, diariamente uma cápsula de 5mg do flavonóide morina. Não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos aplicados nem para os animais normais nem para os diabéticos. Ao final do ensaio biológico os animais foram sacrificados e foi coletado o pâncreas de dois espécimes de cada grupo com objetivo de verificar o efeito diabetogênico do aloxano e o efeito regenerador da morina sobre as células β pancreáticas através de estudo histológico. Não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos aplicados aos coelhos normais nem aos diabéticos. Pela análise histológica foi comprovada a eficácia do aloxano na indução do diabetes mellitus, pela ausência de células β nas ilhotas pancreáticas de animais tratados e não tratados e que a morina não teve efeito regenerador sobre essas células pancreáticas na dose e no tempo empregados no experimento.Item Ação do ozônio no amadurecimento de banana (Musa spp. AAB) ‘Prata Anã’(Universidade Federal de Viçosa, 2016-07-15) Vieira, Laurence Souza; Queiroz., Maria Eliana Lopes Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/9146970222767415A banana (Musa spp.), por ser um fruto climatérico, apresenta picos de produção de etileno e de CO 2 quando o processo de amadurecimento é desencadeado. Durante o processo de amadurecimento da banana, ocorrem também outras alterações fisiológicas, como o aumento da acidez e do teor de sólidos solúveis e diminuição da firmeza da polpa. A qualidade da banana está relacionada com a manutenção das características desejáveis do fruto. Assim, faz- se necessário utilizar tecnologias que diminuam o metabolismo e desacelerem o processo de amadurecimento, prolongando assim, a vida pós-colheita da banana. A utilização do gás ozônio tem-se mostrado uma alternativa para este fim, devido ao seu alto poder oxidante. O objetivo deste trabalho foi avaliar a ação do ozônio no processo de amadurecimento de bananas da variedade ‘Prata Anã’. Para avaliar o efeito da exposição contínua das bananas ao ozônio, os frutos foram ozonizados (C O 3 = 0,300 mg L -1 ) continuamente por 21 dias. A ozonização contínua não afetou o Ângulo Hue, mas causou aumento na perda de massa fresca e diminuição da firmeza da polpa, além de causar injúrias nos frutos. Para encontrar melhores condições para o processo de ozonização, a concentração de ozônio adequada para controlar a produção de etileno e CO 2 dos frutos foi determinada. Foi realizada uma exposição ao ozônio nas concentrações de 0,200; 0,500; 1,000 e 2,000 mg L -1 , por 1 hora. Após a ozonização, foram determinadas a produção de etileno e de CO 2 dos frutos e os parâmetros cor da casca, perda de massa fresca, firmeza da polpa, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e relação SS/AT. A concentração de ozônio igual a 0,200 mg L -1 diminuiu o metabolismo das bananas ‘Prata Anã’, relacionado aos parâmetros perda de massa fresca, sólidos solúveis, acidez titulável e relação SS/AT, afetou minimamente a firmeza da polpa e o Ângulo Hue e diminuiu a produção de etileno e de CO 2 pelos frutos. Para avaliar o melhor tempo de exposição ao ozônio, os frutos foram acondicionados em caixas, dentro de uma câmara fria (T=12,3 ± 0,65 °C e UR=87,1 ± 3,84%). As bananas ‘Prata Anã’ foram ozonizadas (C O 3 = 0,200 mg L -1 ) continuamente por 2, 4 e 6 dias. Os frutos foram analisados quanto a produção de etileno e de CO 2 , perda de massa fresca, cor da casca, firmeza da polpa, sólidos solúveis, acidez titulável e relação SS/AT. O tempo de ozonização de 2 dias não retardou o pico de produção de etileno, mas minimizou o processo de respiração das bananas ‘Prata Anã’ e reduziu os valores de sólidos solúveis, acidez titulável e relação SS/AT, sem causar injúrias nos mesmos. Sendo assim, este foi o tempo considerado adequado para desacelerar o processo de amadurecimento das bananas, visando prolongar a vida pós-colheita dos frutos. xvItem Adsorção de corantes e agroquímicos em hidrocalumita intercalada com dodecil sulfato(Universidade Federal de Viçosa, 2019-09-27) Milagres, Jaderson Lopes; Bellato, Carlos Roberto; http://lattes.cnpq.br/0734632022497768Neste trabalho, o hidróxido duplo lamelar (HDL) formado por cálcio e alumínio (Hidrocalumita, HC) foi intercalado com o surfactante dodecil sulfato (DS) e também com óxido de ferro (Fe), produzindo os organocompósitos HC-DS e HC-DS/Fe. O HC- DS foi utilizado na remoção simultânea de metal divalente (Cu 2+ ), e dos corantes aniônico alaranjado de metila (MO) e catiônico azul de metileno (MB). A remoção do Cu 2+ ocorre através do processo de reconstrução lamelar com uma troca equimolar do Ca 2+ pelo Cu 2+ para formar o HDL de CuAl. Os corantes MO e MB são adsorvidos no HDL de CuAl através de interações eletrostáticas com a estrutura lamelar ou por interações hidrofóbicas com o DS que também é adsorvido no novo HDL. Nos estudos de adsorção, o HC-DS demonstrou ser eficiente na faixa de pH de 4 a 8 apresentando uma remoção simultânea de ≈ 100% do Cu 2+ (0,75 mmol L -1 ), 92% de MO (0,05 mmol L -1 ) e 90% de MB (0,05 mmol L -1 ) contidos na mesma solução. O HC-DS/Fe foi utilizado na remoção dos agroquímicos atrazina (ATZ) e clorpirifós (CPF) de solução aquosa. A ATZ é removida por interações hidrofóbicas com a cadeia carbônica do DS e também por interações com o óxido de ferro presente no adsorvente. O CPF é removido por interações hidrofóbicas com a cadeia carbônica do DS e também por interação com o grupo -OSO 3- do DS. Nos estudos de adsorção, o HC-DS/Fe apresentou uma capacidade de adsorção máxima de 4,5 mg g -1 para ATZ e 72,9 mg g -1 para o CPF. O adsorvente magnético permitiu a remoção dos agroquímicos atrazina e clorpirifós com eficiência máxima na faixa de pH de 4 a 11, e demonstrou que pode ser usado satisfatoriamente para a remoção simultânea de diferentes agroquímicos presentes em uma amostra de água do rio. Palavras-chave: Hidróxido Duplo Lamelar. Organocompósito. Poluição ambiental.Item Adsorção de íons Cu2+ em latossolo vermelho-amarelo húmico e ácidos húmicos de origem comercial(Universidade Federal de Viçosa, 1997-10-17) Alves, Neusa Maria; Jordão, Cláudio Pereira; http://lattes.cnpq.br/7699291120081476Em estudos ambientais, há a necessidade de se conhecer o comportamento adsortivo de metais, por solos e ácidos húmicos, pois os efeitos desfavoráveis dos metais pesados e mesmo de micronutrientes, em altas concentrações, no meio ambiente, estão relacionados à habilidade desses substratos em adsorver tais substâncias. Utilizaram-se amostras de latossolo vermelho-amarelo húmico, da região de Araponga, MG, bem como ácidos húmicos de origem comercial (Fluka AG), sem dialisar e dialisados, com o objetivo de verificar o comportamento de adsorção dos íons Cu2+ por esses substratos. Aplicou-se o modelo matemático descrito pela equação de adsorção de Langmuir, na sua forma linearizada, obtendo-se os valores da capacidade máxima de adsorção “b” e da constante relacionada à energia de ligação “a”. Alíquotas de soluções de nitrato de cobre contendo várias concentrações desse metal foram adicionadas a amostras de solos e de ácidos húmicos, sendo o pH ajustado para valores pré-determinados, com a finalidade de desenvolver os experimentos de adsorção. Foram realizadas caracterizações físicas e químicas da amostra de solo, por meio dos experimentos, para avaliar a capacidade de troca catiônica (CTC), determinar o pH, determinar a concentração de carbono orgânico, avaliar o teor de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo, determinar a concentração de metais (Al, Fe, Pb, K, Mg, Ni, Cr, Zn, Cu, Co, Ca e Cd), realizar a análise granulométrica e a difração de raios-X. Para a caracterização física e química da amostra de ácidos húmicos, foram executadas as seguintes etapas analíticas: purificação por diálise, teor de cinzas, difração de raios-X e concentração de metais (Ca, K, Mg, Al, Fe, Mn, Co, Cu, Zn, Pb, Cd, Ni e Cr). A capacidade máxima de adsorção dos íons Cu2+, para a amostra de solo, foi similar nos dois valores de pH examinados, isto é, 4 e 5, e o valor da constante relacionada à energia de ligação também. Os resultados evidenciaram que a amostra de ácidos húmicos de origem comercial, sem dialisar, apresentou maior capacidade máxima de adsorção em pH 5 que em pH 4. Em relação à amostra dialisada, a constante relacionada à energia de ligação foi maior para a amostra sem dialisar, em pH 4. Quando se compara a amostra de solo com a de ácidos húmicos, verifica-se que os valores mais altos da capacidade máxima de adsorção foram observados para os ácidos húmicos, enquanto que a constante relacionada à energia de ligação foi maior para a amostra de solo.Item Adsorção de produtos de degradação do dissulfoton por frações de solo associadas a um material orgânico(Universidade Federal de Viçosa, 2000-02-14) Andrade, Raquel; Queiroz, Maria Eliana Lopes Ribeiro deO objetivo deste trabalho foi estudar o processo de adsorção dos produtos finais de degradação do dissulfoton, dissulfoton sulfona e seu análogo oxigenado, em um Latossolo Vermelho-Amarelo associado a um material orgânico seco, bem como a influência das frações minerais e orgânicas nesse processo. Para isto, foram removidos a matéria orgânica e os óxidos de ferro amorfos da matriz estudada. Testes preliminares foram realizados, a fim de obter as condições adequadas para o estudo em questão. Os produtos finais de degradação do dissulfoton foram extraídos por meio do uso do diclorometano como solvente extrator, uma vez que com este solvente o rendimento de extração foi acima de 91%. O tempo de equilíbrio determinado foi de 24 horas, tempo necessário para atingir o equilíbrio entre os produtos estudados e a matriz. A faixa de concentração selecionada para o estudo da adsorção do dissulfoton sulfona e de seu análogo oxigenado foi de 2 a 60 μg mL-1. Os produtos extraídos foram analisados por cromatografia gasosa, utilizando um detector de ionização em chama (FID). O estudo da adsorção dos produtos finais de degradação do dissulfoton foi analisado por meio de um tratamento matemático dos dados, pela equação de Freundlich, mediante o uso dos coeficientes Kf (capacidade de adsorção) e 1/n (linearidade da isoterma). O material orgânico seco foi adicionado às matrizes de solo (solo coletado no campo, solo sem matéria orgânica e solo sem matéria orgânica e sem óxidos de ferro amorfos), nas proporções de 0, 5, 15 e 30%, e incubado por 0, 60 e 120 dias. Os resultados mostraram que há participação efetiva de todas as frações do solo no processo adsortivo dos produtos em estudo. A retirada da matéria orgânica e dos óxidos de ferro amorfos da matriz de solo coletado no campo causou diminuição na capacidade de adsorção dessa matriz, para os dois metabólitos do dissulfoton. O aumento do teor de carbono orgânico e o tempo de incubação também influenciaram a adsorção desses produtos, aumentando a capacidade adsortiva do solo. Observou-se que não ocorreu competitividade entre o dissulfoton sulfona e o seu análogo oxigenado, pelos mesmos sítios de adsorção. A diferença na capacidade adsortiva de cada um está relacionada com a diferença de polaridade existente entre os dois metabólitos.Item Adsorção de zinco por solos com remoção da matéria orgânica e de óxidos de ferro e de alumínio(Universidade Federal de Viçosa, 1998-04-14) Siqueira, Márcia de Oliveira; Jordão, Cláudio Pereira; http://lattes.cnpq.br/3524388378991820A utilização de isotermas para estimar os parâmetros relacionados à adsorção de íons por solos vem sendo feita desde longa data. Inicialmente, os estudos abordavam apenas a adsorção de ânions como o fosfato, passando, posteriormente, a enfatizar também a adsorção de cátions metálicos. Uma das vantagens da utilização das isotermas de adsorção, em particular do modelo de Langmuir, é a facilidade com que seus parâmetros, capacidade máxima de adsorção (b) e constante relacionada com a energia de ligação (a), podem ser obtidos. Os solos diferem bastante quanto aos teores de micronutrientes, possuindo propriedades que interferem diretamente no comportamento de cada elemento. Por isso, é interessante que se considere cada elemento em separado, para colocar em destaque os princípios da interação solo-nutriente. Considerando que fatores ambientais podem afetar diretamente a mobilidade e disponibilidade do zinco, verificou-se a adsorção desse metal em amostras originais de solos e após serem removidas as frações matéria orgânica, óxidos de ferro amorfos e cristalinos e óxidos de alumínio. Foram consideradas as influências da fração argila, matéria orgânica e capacidade de troca catiônica (CTC) na adsorção. As amostras de solos foram equilibradas com 14 concentrações de zinco, com pH inicial entre 5,8 e 6,0 e temperatura ambiente. Os valores obtidos da capacidade máxima de adsorção e da constante relacionada com a energia de ligação do íon zinco pelas amostras originais foram diferentes em cada solo. A extração da matéria orgânica reduziu a capacidade máxima de adsorção e a constante relacionada com a energia de ligação da maioria das amostras, enquanto o efeito produzido pela extração de óxidos de ferro e de alumínio variou em cada caso estudado. Os teores de óxidos de ferro e de alumínio, bem como a CTC efetiva, apresentaram correlação com a capacidade máxima de adsorção do zinco.Item Advanced applications and studies of lignocellulosic materials for achieving the biorefinery model(Universidade Federal de Viçosa, 2011-05-06) Silva, Teresa Cristina Fonseca da; Colodette, Jorge Luiz; http://lattes.cnpq.br/7411837726734176Cellulose, hemicelluloses and lignin are the three structural components of biomass. They were detailed studied and exploited to achieve the biorefinery model. Cellulose and hemicelluloses were extracted from Eucalyptus urograndis hardwood specimens while lignin was extracted from Eucalyptus urograndis, Eucalyptus globulus, Eucalyptus nitens and Populus trichocarpa specimens. Nanofibrillated cellulose (NFC) was modified with TEMPO and hydroxyapatite (HAp) and then, used to produce cellulose-based aerogels by direct freeze-drying. Oxidized aerogels morphology shows a homogeneous pore size distribution which was maintained after HAp addition. Modified aerogels produced also displayed higher strength than the non- modified one. Xylans polysaccharides were either used as an additive on cellulose pulp and also as basis for production add-value materials - hydrogels. For the primary use, xylans were modified to produce different amounts and types of uronic acids and the effect of the chemical modification, temperature and time of adsorption onto eucalyptus pulp was investigated. Higher temperatures greatly improved adsorption whereas adsorption time had no significant effect on adsorption. Low uronic acid-xylan had greater adsorption on pulp, followed by enriched hexenuronic acid xylan and xylan enriched with methylglucuronic acid groups. Xylans were also used to produce hydrogels in two different ways via radical polymerization: i) Xylan/poly(2- hydroxyethylmethacrylate)-based hydrogels were prepared after crosslinking induced by methacrylic monomers and ii) lignin-carbohydrate complex-based hydrogels using methacrylic monomers. Hydrogels properties could be easily tuned according to the presence acetyl groups and degree of substitution of methacrylate monomers attached to the xylan chain. Acetyl groups introduced compactness and stiffness to the hydrogels which ultimately reduced their water swelling capacity and moreover, enhanced their drug release properties. For the second path, a facile step to form hydrogels by radical polymerization with HEMA was successfully accomplished. The presence of double bonds formed during mild delignification (using peracetic acid) of lignin-carbohydrate complex (LCC) was the reason attributed to the crosslinking. Once again, the presence of acetyl groups in xylan chains played an important role for tuning hydrogel properties. Finally, lignin from kraft liquor was isolated (technical lignin – TL) and its structure was correlated to the pyrolysis energy measured by differential scanning calorimetry (DSC). Negative relationships were found between lignin substructures such as methoxyl groups, syringyl/guaiacyl and aliphatic OHs whereas positive correlation was found between condensed structures and enthalpy values.Item Alternativas de secagem e redispersão de nanocristais de celulose e avaliação de sua aplicação em matrizes poliméricas(Universidade Federal de Viçosa, 2021-11-13) Prates, Bárbara Gonçalves; Silva, Deusanilde de Jesus; http://lattes.cnpq.br/3516763185392335Os nanocristais de celulose (NCC) são nanomateriais normalmente obtidos por hidrólise ácida de fibras vegetais, na forma de suspensões aquosas estáveis de baixas concentrações. Um dos principais desafios para a comercialização de NCC secos é a preservação de suas características morfológicas, de superficie e dimensionais após a redispersão em água. O estudo da modificação de superfície dos NCC com o surfactante catiônico Brometo de Dodeciltrimetrilamônio (CTAB) para avaliar a secagem de dispersões de NCC por liofilização foi contemplado no Capítulo 3. De forma geral, a utilização do CTAB, nas condições desenvolvidas neste trabalho, não é recomendada, pois, embora as dimensões em nanoescala e a estabilidade das dispersões para baixas dosagens tenham sido preservadas, a quantidade de NCC recuperada foi inferior ao teste sem surfactante. O efeito de nanocristais de celulose nas propriedades de resistência e na permeabilidade ao vapor d'água em matrizes de acetato de celulose (AC) e de carboximetilcelulose (CMC) foi contemplado no Capítulo 4. A incorporação de NCC na matriz de CMC formaram compósitos aparentemente mais uniformes e homogêneos, quando comparados aos compósitos de AC, de acordo com as imagens em MEV. Também, pode-se concluir que, com a incorporação de NCC em matrizes de AC, houve tendência de redução dos resultados de resistência e de aumento dos resultados de permeabilidade ao vapor d'água, sendo normalmente um aspecto desfavorável quando a aplicação é para embalagens de alimentos e favorável, por exemplo, quando se deseja controlar à liberação de fármacos e de macronutrientes para fertilização de solos. A incorporação de NCC em matrizes de CMC atuou de forma favorável para as propriedades de resistência mecânicas, dada pela tração, em comparação com a amostra referência. No geral, a presença de NCC atuou de forma favorável à redução da permeabilidade para os compósitos de CMC a partir da dosagem de 10%. Como os NCC são materiais de elevado custo, resultados positivos com a incorporação de pequenas quantidades desses materiais foi vista de forma favorável.Palavras-chave: Nanocristais de celulose. Redispersão. Secagem por Liofilização. CTAB. Agente de Reforço. Compósitos. Acetato de Celulose. Carboximetilcelulose.Item Análise da percepção de um grupo de professores de Química sobre o trabalho em espaços não formais voltados à divulgação científica na Universidade Federal de Viçosa: em foco a inclusão e a acessibilidade de estudantes cegos e com baixa visão(Universidade Federal de Viçosa, 2020-10-30) Lopes, Bruna Olívia da Silva; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/8293927088875846São grandes os desafios enfrentados na educação como um todo, considerando que a sociedade passa por constantes mudanças na busca por atribuir sentido ao conhecimento e incluir as diferenças. A escola como espaço instituição formadora que acolhe a diversidade não é mais o único lócus para acesso ao conhecimento. Nesse sentido, a educação pode acontecer de diversas formas e lugares distintos. Há educação na escola (escolarização), na família, nos espaços públicos, na internet, no entretenimento. Assim, considerando a necessidade de contemplar a diversidade e obter maior envolvimento dos estudantes no processo formativo, despertando a curiosidade e o espírito investigativo, o presente trabalho investigou como dois espaços não formais de educação da Universidade Federal de Viçosa (a Sala Mendeleev e o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef) podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem da Química, na busca pela formação de cidadãos críticos e reflexivos que sejam capazes de intervirem em seu meio social. Essa análise foi feita considerando a necessidade de contemplar uma educação para todas e todos, sem restrição àqueles que apresentam algum tipo de necessidade educacional diferenciada (NED). Assim, essa pesquisa analisou a percepção de um grupo de seis professores de Química da Educação Básica de Viçosa (MG) sobre o trabalho nesses espaços educativos. Também analisou como é a acessibilidade destes locais quando se considera o processo de acolhimento e inclusão dos estudantes cegos e com baixa visão. Para alcançar esses objetivos, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os professores de duas escolas públicas localizadas no município de Viçosa. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin, sendo feita uma abordagem qualitativa que foi classificada, quanto ao procedimento, como uma pesquisa de caráter exploratório. A análise das entrevistas apontou a falta de transporte acessível, a incompatibilidade de horários e o grande número de alunos como os principais fatores que dificultam a utilização dos espaços não formais de educação. Foi verificado, nas falas dos professores, que os espaços não formais de educação são facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que neles os alunos têm uma maior interação com o meio e com os colegas. Além disso, concluiu-se que os espaços estão aptos a receberem alunos com NED, e foram feitas sugestões de melhorias para torná-los ainda mais adaptados para receberem esse tipo de público. Por fim, foi proposta uma Sequência Didática Inclusiva para Deficientes Visuais (SDI - DV) sobre o conteúdo de Tabela Periódica, envolvendo visitas a espaços não formais de educação. Palavras-chave: Ensino de Química. Espaços não formais de Educação. Deficiência visual. Inclusão.Item Análise de estratégias operacionais em sistema de pré-resfriamento de carcaças de frango por imersão(Universidade Federal de Viçosa, 2020-03-27) Ferraz, Aline Teixeira; Siqueira, Antônio Marcos de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1960373687439969O sistema de pré-resfriamento é uma das etapas que compreende o processamento tecnológico de abate de aves, cuja principal função é a rápida redução da temperatura das carcaças de frango. Tendo em vista a influência desta fase na qualidade e segurança alimentar do produto final além da sua forte contribuição no consumo de recursos hídricos e energéticos das agroindústrias, a presente dissertação teve como principal objetivo analisar um sistema de resfriamento de carcaças de uma indústria de grande porte específica com resfriadores contínuos sob imersão em água no que diz respeito à transferência de calor e massa e eficiência exergética, assim como aspectos envolvendo a segurança alimentar, de forma a validar o processo sob o ponto de vista econômico e tecnológico. A metodologia se baseou na coleta de dados e simulação numérica para determinação dos balanços de massa, energia e exergia com auxílio do software EEs, assim como na coleta de amostras de água e carcaça para análise de qualidade e efetividade da redução microbiana. Como principais resultados, a análise demonstrou pleno atendimento quanto aos padrões normativos de temperatura e absorção de água pela carcaça de frango. Acerca da modelagem matemática desenvolvida, foi possível predizer adequadamente o comportamento das quantidades totais de água de renovação e gelo de acordo com variações da velocidade da linha de abate e variação de temperatura e massa iniciais da carcaça de frango. As exergias destruídas e eficiências exergéticas relacionadas com cada componente do sistema assim como os custos exergoeconômicos relacionados com o resfriamento da carcaça de frango também foram obtidos, os quais permitiram visualizar a localização das maiores ineficiências do processo: vazão de amônia nos trocadores de calor, turbina de ar comprimido e correntes de saída de água dos resfriadores. No que diz respeito aos padrões microbiológicos, verifica-se, apesar da necessidade de melhorias quanto à cloração e carga de mesófilos, enterobactérias e E. coli da água residente dos resfriadores, importante redução logarítima microbiológica para as carcaças de frango após passagem pelo sistema de pré-resfriamento. Palavras-chave: Abatedouro frigorífico. Segurança de alimentos. Balanço de massa e energia. Análise exergoeconômica.Item Análise de uma sequência didática investigativa com o foco nos cálculos estequiométricos e no estudo dos sabões e detergentes(Universidade Federal de Viçosa, 2019-05-31) Silva, Aline Aparecida Teixeira da; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/7896611509107633A Química é uma Ciência que estuda os materiais, suas propriedades e transformações, abordando conceitos relativamente abstratos. Para uma melhor compreensão dessa Ciência é necessário transitar por três níveis: (i) o macroscópico (descritivo), no qual é possível ver e manipular materiais distintos por meio dos sentidos; (ii) o representacional (simbólico), que utiliza fórmulas e equações químicas para atribuir sentido conceitual às transformações da matéria; e (iii) o submicroscópico (explicativo), relativo ao mundo dos átomos, moléculas, íons e espécies químicas em geral que nos são inacessíveis a olho nu. Assim, um dos conteúdos estudados no Ensino Médio que necessita contemplar estes três níveis seria o de cálculos químicos. Entretanto, a compreensão dos três níveis representacionais tem se mostrado desafiador para muitos professores e estudantes, comprometendo o ensino e a aprendizagem deste conteúdo. Diante disso, contextualizou-se o tema investigado neste trabalho com base no estudo dos sabões e detergentes, tendo esta pesquisa uma abordagem qualitativa que foi classificada, quanto ao procedimento, como participante. Com o objetivo de sondar as principais dificuldades para se compreender os cálculos químicos, bem como alguns dos fatores que poderiam contribuir para a melhor aprendizagem desse conteúdo, foi aplicado para 23 estudantes da 2a Série do EM, de uma escola particular no município de Viçosa (MG), um questionário escrito contendo dez questões de cálculos químicos e interpretação dos conceitos envolvidos. Os pressupostos teóricos e metodológicos relativos à Análise de Conteúdo proposta por Bardin foram utilizados na sistematização dos dados. Posteriormente, elaborou-se uma Sequência Didática Investigativa (SDI) sobre este conteúdo, que foi trabalhada em oito aulas com duração de cinquenta minutos cada. A sequência didática teve como foco o trabalho com a Alfabetização Científica (leitura do mundo por meio da Ciência), além de assumir um viés interdisciplinar abordando aspectos relacionados à Química Ambiental (Química dos Sabões e dos detergentes), em diálogo com os conteúdos abordados. Para analisar as aulas, foram elaborados estudos de caso, tendo como fonte as transcrições dos áudios das aulas, as respostas dos estudantes nos materiais escritos, além das impressões e anotações da professora ao longo do processo de ensino (notas de campo). Inicialmente, a análise do questionário de sondagem apontou dificuldades dos estudantes nos cálculos matemáticos, na interpretação do enunciado dos exercícios e na compreensão dos conceitos químicos (mol, massa molar, número de Avogadro, volume molar). Assim, foi verificada a necessidade de trabalhar os cálculos estequiométricos por meio de uma proposta de ensino contextualizada, o que fomentou a elaboração e aplicação da SDI contextualizada focando os cálculos estequiométricos. A análise dos dados demonstrou que ao abordar esse conteúdo em sala de aula com atividades experimentais investigativas que trouxeram questões sociocientíficas e fomentaram debates, o professor pôde problematizar o conteúdo, proporcionando aos estudantes um ensino mais dinâmico e participativo, o que possibilitou uma melhor compreensão dos cálculos químicos, assim como a promoção da Alfabetização Científica.Item Análises físico-químicas e perfil aromático de cervejas produzidas com lúpulo em flor e pellet brasileiros e pellet importado(Universidade Federal de Viçosa, 2022-08-12) Oliveira, Michelle Rigueira; Alexandre Fontes Pereira; http://lattes.cnpq.br/2928459276395623À indústria cervejeira teve um grande crescimento em todo o mundo nos últimos vinte anos. Junto com o crescimento do setor de forma geral, houve uma variação no perfil | de consumo, o que impulsionou o aumento de pequenas e micros cervejarias. No Brasil, outro fator que deu maior visibilidade ao segmento foi o início do cultivo de lúpulo no país, que apesar de ainda não ter gerado impacto financeiro por estar em fase de desenvolvimento, fomentou as pesquisas acadêmicas envolvendo tanto a | matéria-prima em questão quanto o desenvolvimento do processo cervejeiro como um todo. Esse cultivo proporcionou a possibilidade de utilização de flores no processo de produção de pequenas cervejarias, que até então utilizavam apenas os pellets. Com | esta nova possibilidade, este estudo buscou utilizar o lúpulo Cascade brasileiro - flor Co e pellet - e o lúpulo Cascade internacional — americano - para produção de cervejas | artesanais Lager, bem como acompanhar os parâmetros da fermentação, que se mostraram satisfatórios e com boa repetibilidade entre as replicatas, caracterizar os produtos finais quanto as principais características físico-químicas, encontrando quantidades bem próximas de teor alcóolico, acidez volátil e coloração para todas as amostras e comparar os perfis aromáticos dos lúpulos brasileiros com o internacional, concluindo que o apesar de algumas diferenças, o perfil sensorial se manteve em todas as análises. Palavras-chave: Lúpulo brasileiro. Perfis aromáticos. Cascade. Características físico- químicas. Lager.Item Aplicação da espectroscopia na região do infravermelho próximo para análise de materiais vegetais(Universidade Federal de Viçosa, 2020-11-26) Oliveira, Ulisses Fernando de; Teófilo, Reinaldo Francisco; http://lattes.cnpq.br/2430034228599825Neste trabalho foram construídos modelo de regressão e classificação a partir de espectros na região do infravermelho próximo (NIR) obtidos de materiais vegetais. O primeiro estudo teve como objetivo realizar a quantificação antecipada do teor de óleo usando espectros de NIR obtidos de frutos verdes de macaúba. A espectroscopia NIR e a regressão por quadrados mínimos parciais (PLS) provou ser útil na quantificação precoce do teor de óleo prevendo seu teor com vinte e cinco dias antes do máximo acúmulo de óleo no fruto. A previsão antecipada foi semelhante às previsões para frutos maduros. No segundo estudo, foi realizada a comparação entre dois instrumentos NIR, um de bancada (NIRB) e um portátil (NIRP). A comparação se deu para determinação da amilose aparente (AM) em amostras de fécula de mandioca, usando modelos de regressão e classificação multivariados. Ao contrário do NIRB, os modelos de regressão construídos a partir do instrumento NIRP não apresentaram bons ajustes. Apesar disso, um modelo PLS por análise discriminante (PLS-DA) pode ser aplicado na classificação entre concentrações maiores e menores ou iguais a 20%, obtendo resultados tão confiáveis quanto o NIRB na classificação. No último estudo, foram construídos modelos para a determinações da concentração dos ácidos graxos (AG) palmítico, esteárico, oleico e linoleico do óleo de pinhão-manso. Foram usados espectros do NIRB, NIRP e infravermelho médio (MIR). Os melhores resultados foram para o NIRB, com valores da raiz quadrada do erro quadrático médio de previsão (RMSEP) e do coeficiente de correlação (R p ), respectivamente iguais a 3,85 mg mL -1 e 0,87 para AG palmítico; 2,20 mg mL -1 e 0,87 para AG esteárico; 8,61 mg mL -1 e 0,86 para AG oleico; 15,75 mg mL -1 e 0,85 para AG linoleico. A aplicação do NIR a materiais vegetais teve um papel importante neste trabalho, obtendo métodos mais rápidos, baratos e não-destrutivos, possibilitando seleção de melhores materiais vegetais, auxiliando no melhoramento genético. Palavra-chave: Materiais vegetais. Espectroscopia no infravermelho próximo. Regressão multivariadas. Quadrados mínimos parciais.Item Aplicação de nanopartículas de Fe/Ni suportadas em esferas de quitosana para tratamento de efluentes têxteis em reator de leito fixo(Universidade Federal de Viçosa, 2018-07-17) Cruz, Felipe Santana de Oliveira; Moreira, Renata Pereira Lopes; http://lattes.cnpq.br/5083084283071108Este trabalho teve por objetivo degradar efluentes têxteis usando nanopartículas (NPs) de Fe/Ni depositadas em esferas de quitosana (NPs Fe/Ni-eQTS). Os resultados foram organizados em dois capítulos. No primeiro capítulo são descritos os resultados dos experimentos em batelada, enquanto que, no segundo, emprega-se um reator de leito fixo. No Capítulo 1, o vermelho direto 80 (VD 80) foi caracterizado demonstrando ser estável na faixa de pH estudado. As NPs Fe/Ni apresentaram tamanho nanométrico (< 50 nm) e capacidade de agregação. Estas foram aplicadas na remoção do VD 80 (10 g L-1), obtendo-se ~100% (dose: 1 g L-1, tempo: 5 min). As esferas QTS foram sintetizadas, caracterizadas por suas propriedades físico-químicas (Grau de desacetilação: 79,11 ± 1,44 %; umidade: 93,4 ± 0,9 %; densidade: 1,05 ± 0,03 g / cm3; massa: 0,0196 ± 0,0013 g; diâmetro: 0,285 ± 0,063 cm), as técnicas FTIR e MEV comprovaram os grupos funcionais e a morfologia esférica. Em seguida, as NPs Fe/Ni foram depositadas em eQTS e estes metais quantificados, obtendo uma massa de 128 mg de Fe e 20 mg de Ni. Estes materiais foram aplicados na solução do VD 80 (10 mg L-1), obtendo uma remoção de ~ 80% (dose 1 g L-1, tempo: 15 min). Este processo ocorre via processos redutivo e adsortivo, simultaneamente. A solução tratada apresentou pH final 8,82, turbidez 132 NTU e concentração do VD 80 ~0,04 g L-1. Parte dos metais depositados foi lixiviado formando hidroxocomplexos, elevando a turbidez da solução. No Capítulo 2, o tratamento de efluente da indústria têxtil foi simulado experimentalmente utilizando um reator de leito fixo preenchido por NPs Fe/Ni-eQTS. Preliminarmente, as NPs Fe/Ni-eQTS foram sintetizadas e caracterizadas por suas propriedades físico-químicas (densidade: 1,19 ± 0,35 g / cm3; massa: 0,0233 ± 0,004 g; diâmetro: 0,341 ± 0,032 cm). Foram realizados testes em batelada com NPs Fe/Ni dispersas ou depositadas, obtendo-se 100% de remoção em 10 e 20 minutos, respectivamente. O reator de leito fixo construído apresentava 1174 m2 de área superficial e 0,697 de porosidade. O tratamento do efluente bruto por NPs Fe/Ni-eQTS apresentou ~70% de remoção (tempo: 11 h, volume: 5 L). A remoção de cor ADMI (~91 %) foi superior a de DQO (~24 %), remetendo que o processo ocorre tanto por adsorção como por degradação. O efluente tratado apresentou toxicidade aguda reduzida quando comparado ao efluente bruto (87 % menor). O tratamento em reator de leito fixo apresentou um custo de R$0,27/L. Esses resultados mostraram que as NPs Fe/Ni-eQTS aplicadas em reator mostraram-se eficientes para tratar o efluente quanto aos parâmetros estudados.Item Aplicação de ozônio na remoção de resíduos de agrotóxicos organoclorados em pescado(Universidade Federal de Viçosa, 2017-11-01) Martins, Maria Luiza Santana Rena; Queiroz, Maria Eliana Lopes Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0315695789182178Na primeira parte desse trabalho foi otimizado e validado o método de extração sólido-líquido com partição em baixa temperatura para análise de organoclorados em peixe por cromatografia gasosa (CG/DCE). Os resultados indicaram que o método atendeu aos critérios estabelecidos pela ANVISA, uma vez que este apresentou valores de recuperação superiores a 83%, repetitividade com coeficientes de variação inferiores a 16% e limites de detecção e de quantificação menores que 2,0 e que 6,5 μg kg -1 , respectivamente. Na segunda parte do trabalho foi avaliado o potencial do ozônio para degradar resíduos de quatro organoclorados, aldrin, heptacloro epóxido, dieldrin e DDT em filés de tilápia do Nilo. Além de avaliar também o efeito do processo de ozonização sobre a qualidade do pescado por meio das análises de pH, cor e firmeza. Filés de tilápia contaminados com os quatro organoclorados foram expostos ao gás ozônio e em água ozonizada. Os dois tratamentos foram realizados variando o tempo de exposição, de 10 a 60 minutos em intervalos de 10 minutos, mantendo a concentração de ozônio constante em 23 mg L -1 e também variando a concentração de ozônio em 18, 23 e 28 mg L -1 , mantendo o tempo de exposição de 30 minutos. Os tratamentos com ozônio reduziram em até 51,9; 60,9; 42,3 e 45,5% dos resíduos de aldrin, heptacloro epóxido, dieldrin e DDT, respectivamente, dos filés. Com relação aos parâmetros de qualidade analisados verificou-se que ao serem expostos em água ozonizada os filés de tilápia tiveram alterações nos três parâmetros avaliados, sendo inadequado seu uso. Em contra partida o pescado exposto ao ozônio gasoso teve poucas alterações na cor e nenhuma alteração no pH e na firmeza, sendo então uma estratégia promissora para remoção de resíduos de organoclorados em filés de tilápia.Item Applications of xylans and lignins extracted from lignocellulosic materials for obtaining bioproducts(Universidade Federal de Viçosa, 2017-07-03) Barbosa, Bianca Moreira; Colodette, Jorge Luiz; http://lattes.cnpq.br/5152532123037092The search for better use of wood in the pulp and lignocellulosic biomass industry, such as the fibers of industrial processing corn, has fueled the interest in a more rational use of its components, particularly xylans and lignin. In this context, the objectives of this thesis, consisting of four chapters, were the application of xylans extracted from lignocellulosic materials and the use of Kraft lignin as a pellet additive. Initially, the impact of xylan removal and xylan redeposition on the properties of pulp for tissue paper and printing and writing paper (P&W). Removal of xylans decreased pulp beatability, water retention value and tensile index, but increased water absorption capacity, Klemm capillarity and bulk, presenting almost ideal properties for tissue paper grade pulps. In a second step of the research, cold caustic extraction (CCE) extracted xylans from bleached (BXL) and bleached (WXL) eucalyptus pulps (WXL) were added to a commercial brown pulp in the oxygen delignification (O-stage) step and then bleached. The bleachability of the pulp was not impaired by the deposition of WXL xylan, but slightly negatively affected by BXL xylans. Pulp beatability and the physical and mechanical properties were improved by deposition of xylan. Extraction of xylans by CCE with subsequent deposition in the pulp at the O-stage stage proved attractive for manufacturing high xylan P&W paper grades. Xylans extracted from corn fibers (16.9% xylans) by CCE were added to commercial brown pulp (eucalyptus and pinus) at O- stage and subsequently bleached. The deposition of hemicelluloses occurred in a variable degree (up to 7% in pulp weight). The bleachability of the pulp was not impaired by the deposition of xylans for eucalyptus and pinus. The deposition of hemicellulose in the fibers was more efficient in the eucalyptus pulp than in the pinus. Extraction of xylan from corn fibers by CCE with subsequent deposition in the pulp at O-stage increases the pulp beatability and quality for P&W paper grades. The chemical characterization of corn fibers, the isolation of hemicelluloses using NMR and FTIR- ATR was performed, in addition to a structural investigation of lignins, acid-soluble lignin (ASL) and acid insoluble lignin (AIL), formed by the Klason method by pyrolysis-gas chromatography/mass spectrometry (Py-GC-MS). Hemicellulose isolation can be considered efficient and more 45 primary pyrolysis products for ASL and 39 for AIL from corn fibers. Analytical pyrolysis of ASL from corn fibers showed prevalence of peaks related to products derived from extractive and proteins. Also, the Py-GC-MS technique allowed identifying the presence of derivatives lignin in ASL and AIL. The evaluation of the quality of the pellets produced from a mixture of eucalyptus and corn residue, with the addition of different percentages of Kraft lignin was carried out. For the production of pellets, wood with bark of a hybrid of Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla and corn residue were used as raw material. The following proportions of corn residue in the mixture were 0, 20, 25 and 30% (w/w). Except for the control (0% w/w lignin), 2 and 5% (w/w) Kraft lignin were added to the raw material in the 4 different mixtures. Pellets were produced in a laboratory press pelletizer with horizontal circular array. The addition of Kraft lignin to eucalyptus and corn residue pellets improved bulk density, and mechanical durability. The mixing of eucalyptus with corn residue is an effective way to optimize properties of biomass solid fuel. Thus, similar amounts to that of the treatment with the proportion of 80% (w/w) eucalyptus and 20% (w/w) corn residue can be a viable alternative to the production of pellets.Item As bolhas do gás no refrigerante: uma proposta didática com abordagem CTS para o ensino de Ciências/Química(Universidade Federal de Viçosa, 2021-08-14) Freitas, Admilson Xavier de; Despaigne, Angel Amado Recio; http://lattes.cnpq.br/9859445830361432O ensino de Ciências/Química deve promover a compreensão do macroscópico (fe- nomenológico), do submicroscópico e do simbólico (teórico), de forma que a prática do docente faça sentido para o aluno, contribuindo para um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. Assim, o planejamento do professor parte da observa- ção, ou seja, da dimensão do visível, percorrendo o rearranjo de átomos e moléculas até a representação das substâncias, utilizando a linguagem científica. As novas metodologias e olhares em relação ao ensino de Ciências e da própria Química sensibilizam o aluno quanto ao valor desta disciplina no seu cotidiano. Deste modo, a sala de aula se torna um ambiente propício para as práticas, possibilitando aulas mais dinâmicas e contextualizadas, que não necessitam de um espaço próprio, como seriam os laboratórios. Este trabalho traz uma proposta de atividades experimentais para turmas de Ensino Fundamental e Médio, visando associar o cotidiano dos alunos aos conteúdos de Química ministrados em sala de aula. As bolhas do gás nos refrigerantes formam o contexto escolhido para desenvolver uma sequência didática e uma pesquisa sobre a evolução do aprendizado com relação aos seguintes conteúdos: influência da temperatura e da pressão na solubilidade de um gás; funções inorgânicas, reações ácido-base e indicadores de pH. Almeja-se que estudantes e professores superem a diversidade e as dificuldades na aplicação destes conteúdos, contribuindo para a desmistificação de que a Química é um bicho de sete cabeças. Palavras-chave: Ciência(s). Química. Abordagem CTS. Ensino por investigação. Experimentação. Bolhas do gás no refrigerante. Sequência didática.