Educação

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/11770

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 86
  • Imagem de Miniatura
    Item
    15 anos do estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil: cenários, tendências e desafios
    (Revista Ponto de Vista, 2020) Júnior, Iterlandes; Brauna, Rita de Cássia
    O Estágio de Docência é o espaço de formação do bolsista da CAPES nos programas de pós-graduação. Como parte do programa de Demanda Social, destina-se ao treinamento para o ensino na graduação. Nesse estudo, apresentamos uma pesquisa do tipo estado da arte sobre os cenários, tendências e desafios do estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensuno Brasil nos últimos 15 anos. A principal conquista identificada nesse estudo foi a demonstração de como têm sido possíveis a articulação entre a graduação e a pós-graduação através de projetos, total ou parcialmente, incorporados a matriz curricular de ambos os níveis de ensino. Para tanto, é preciso que o Estágio de Docência seja sistematizado e estruturado para garantir um espaço efetivamente formativo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Intervenção urbana: a liminaridade entre arte e espaço público
    (Revista Ponto de Vista, 2019) Rocha, João Victor de Faria; Moraes, Danielle Rodrigues de
    Intervenção urbana é uma manifestação artística que ocorre nos espaços urbanos, mas não em galerias e museus, e sim em lugares como praças, ruas, avenidas, etc. As intervenções urbanas constituem uma ramificação da arte contemporânea, podendo serum espaço de ressignificação e transformação da cidade. Ao se retirar a arte de espaçosparticulares e/ou fechados e levá-la para o espaço público e urbano, cria-se um espaçode transição, que aqui será caracterizado como espaço liminar. O espaço liminar, deacordo com Victor Turner (2005), seria um entre-lugar, o limite entre dois estados diferentes de existência, a viabilização de um processo transitório, com possibilidade de novas inquietações. Esse trabalho é resultado de uma pesquisa teórico/prática, feita apartir de uma instalação artística criada no centro de Viçosa/MG e visou investigar se é possível a transformação do cotidiano de quem experiência uma intervenção urbana.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Apontamentos sobre a situação contemporânea da pós-verdade
    (Revista Ponto de Vista, 2019) Mantovani, Lucas Ribeiro; Moreira, Lucas Ferreira Quintão; Tenedini, Maria Vitória; Pereira, Adriano Emery
    Este artigo é resultado da iniciação científica no ensino médio. Nele é apresentado o conceito, aindaque provisório, de pós-verdade, abordando o modo como a situação das fake news afeta a nossa confiança e as relações políticas. Apresenta como alguns fatos e situações históricas apontaram parao problema da verdade factual e como, de algum modo, ela é importante para a vida política. Discorre sobre as várias possibilidades abertas pelo uso da internet e das redes sociais comoveículos de informação, quebrando o monopólio das mídias tradicionais, e abrindo novos desafiossobre a circulação e a confiança nas informações transmitidas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Balanços e relações bibliográficas entre a formação inicial de professores e o estágio curricular supervisionado
    (Revista Ponto de Vista, 2019) Derossi, Caio Corrêa; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
    O presente texto realiza um balanço bibliográfico sobre as relações entre a formação inicial e o estágio curricular supervisionado. A partir do contexto das constantes transformações que a formação de professores é inserida, bem como as exigências e as condições de trabalho docente, objetivou discutir as relações entre a formação inicial e o estágio curricular supervisionado, a partir da legislação e dos apontamentos das pesquisas analisadas. Portanto, conclui-se o texto propondo alguns limites e possibilidades do estágio, suas relações entre teoria e prática e sua importância na formação de professores.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Crenças de estudantes do Ensino Médio sobre o uso das TDIC na aprendizagem da língua espanhola
    (Revista Ponto de Vista, 2019) Rossi, Vitor Lobato; Leal, Vânia Aparecida Lopes
    Este estudo investigou 143 estudantes do Ensino Médio (EM) de um colégio de aplicação de uma universidade federal de Minas Gerais com o objetivo principal de identificar algumas crenças sobreo uso (ou não) das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na aprendizagem daLíngua Espanhola (LE). Além disso, buscou identificar suas crenças em relação à aprendizagem deLE e compreender como essas crenças se relacionam (ou não) com os usos das tecnologias. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados três questionários semiabertos aplicados em momentos distintos durante a pesquisa. O referencial teórico foi baseado nos estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (BARCELOS, 2004, 2007, 2013), TDIC (PAIVA, 2010,2013; VALENTE, 2012) e crenças em relação às TDIC (GILAKJANI, 2012, LEAL 2015). Empregou-se parâmetros de pesquisa qualitativa para a análise de dados (PATTON, 1990;RICHARDS, 2003), os quais sugerem que embora os estudantes compreendem a relevância dasTDIC para a aprendizagem em geral e as usem em seu dia a dia, esse uso ainda é pouco didático.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Atividades culturais: despertando talentos, formação cidadão
    (Revista Ponto de Vista, 2005) Ventura, Daniel R.; Alves, Catarina G.; Ventura, Maria de Lourdes S. R.
    As manifestações artísticas são formas de linguagem que permitem ao estudante expressar uma gama enorme de sentimentos de maneira diferente. Contribuem para seu enriquecimento cultural e crescimento pessoal, tornando-o uma pessoa mais segura e confiante. Projetos culturais fazem parte de iniciativas importantes dentro da escola que visam complementar a formação do aluno dando a ele um conhecimento da diversidade cultural do nosso país e conseqüentemente formar um cidadão crítico e criativo. Esta atividade numa escola promove a disciplinaridades ou trânsitos entre fronteiras de conhecimentos e conseqüentemente propicia uma educação transformadora e responsável, preocupada com a formação e identidade do cidadão.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Orquídeas: porta aberta para a educação ambiental
    (Revista Ponto de Vista, 2004) Peluzio, Luciano Esteves; Soares, Moisés Nascimento
    O presente trabalho constitui um relato de experiência pedagógica concebida da necessidade de mobilizar o aluno para questões ecológicas e de preservação do ambiente. A experiência atestou se um trabalho de campo, uma excursão, seguida de um curso experimental de orquídeas podem ser usados como estratégias metodológicas para a educação ambiental, desenvolvendo algumas das competências e habilidades em biologia, previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Um grupo de alunos participou da excursão feita no Parque Ecológico da Serra do Brigadeiro, localizado na Zona da Mata Mineira e responderam a questionários aplicados antes e depois da excursão. Uma análise qualitativa foi feita através dos questionários, do curso de orquídeas além de observações registradas durante as atividades. Os resultados mostraram que os alunos foram sensibilizados pelo estudo das orquídeas, tiveram a auto-estima elevada e demonstraram possuir um conjunto de habilidades e competências condizentes com os PCNs.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Produções narrativas na formação por alternância: um estudo de caso com estudante da licenciatura em educação do campo
    (Educação em Perspectiva, 2021) Santos, Marcelo Loures; Prado, Daniela Queiroz do
    As licenciaturas em Educação do Campo têm como objetivo formar professores e gestores para atuarem por áreas de conhecimento em escolas situadas no campo. Orientadas pelos princípios da Formação por alternância, esse modelo educacional pressupõe planejamento, estudos e levantamento de informações na comunidade e sua socialização entre educandos e professores. Buscamos discutir as similaridades teórico-metodológicas entre a Formação por alternância, a Metodologia das Produções Narrativas e sua aplicação em estudo de caso com uma estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa. Foram realizadas entrevistas narrativas sobre os territórios educativos em sua comunidade, refletindo a trajetória pessoal, história local e contexto nacional. A Metodologia das Produções Narrativas contribui para recuperar diferentes sentidos da experiência educativa, compreender as vicissitudes da educação do campo e atualizar experiências enquanto sujeito do campo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A experiência como processo mobilizador da profissionalização
    (Educação em Perspectiva, 2022) Roquet, Pascal; Costa, Luciano Rodrigues
    A experiência formativa ou profissional pode ser mobilizada em diferentes maneiras para apreender a construção dos processos de profissionalização de indivíduos, atividades ou organizações. Nossa reflexão será baseada em um referencial teórico que articula experiência e profissionalização e um referencial metodológico resultante da abordagem compreensiva. Apresentaremos, depois, três níveis de profissionalização com exemplos específicos (macro, meso e micro) que permitem entender diferentes concepções e papéis da experiência na produção da profissionalização. Finalmente, essa experiência faz também parte de uma temporalidade vivida que se refere às questões de identidade que são tanto formativas quanto profissionais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Boas práticas docentes na formação inicial de professores licenciados em educação física
    (Educação em Perspectiva, 2020) Paixão, Jairo Antônio; Sousa, Jefferson Teixeira; Souza, Ederley Emanuel
    Identificou e analisou aspectos relacionados às boas práticas docentes na formação inicial de professores licenciados em Educação Física. Realizou-se uma pesquisa qualitativa,a partir da entrevista semiestruturada com professores atuantes no curso de licenciatura em Educação Física. Observou-se que as boas práticas relacionam-se diretamente com o posicionamento dos professores e ações como o reconhecimento da importância da articulação equânime entre ensino, pesquisa e extensão;o planejamento das aulas como momento de reflexão daquilo que se ensina;a permanente atualização das práticas de intervenção e a sua interface com as dimensões políticas e sociais, aliada ao compromissoe responsabilidade efetivadas no cotidiano por esses professores em suas práticas no magistério superior.