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Item Análise de práticas de microcrédito: estudo comparativo dos casos Credimur no Brasil e Coopsocial na Colômbia(Universidade Federal de Viçosa, 2008-05-08) Torres, Tânia Margarita Mackenzie; Silveira, Suely de Fátima Ramos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704277E4; Ferreira, Marco Aurélio Marques; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760230Y0; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; Carneiro, Ricardo; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735034Y6; Reis, Brício dos Santos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761466Z0Esta pesquisa teve por objetivo comparar as práticas de microcrédito no Brasil e na Colômbia, especificamente os casos das cooperativas de crédito CREDIMUR (Brasil) e COOPSOCIAL (Colômbia), tendo como propósito identificar os pontos convergentes e divergentes entre elas, bem como identificar as contribuições que tais práticas proporcionaram aos seus associados, na percepção dos gestores e associados de ambas as cooperativas. O referencial teórico foi embasado nos temas microfinanças, microcrédito, cooperativismo e cooperativismo de crédito. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa e quantitativa, em que os instrumentos utilizados foram entrevista e questionário, aplicados aos gestores e associados das duas cooperativas, o que possibilitou as análises de conteúdo e estatística dos dados. O estudo apontou que o microcrédito oferecido pelas cooperativas apresenta aspectos comuns e divergentes entre elas, os quais estão representados por características particulares de cada país, e que a contribuição proporcionada aos seus associados foram a geração de renda e emprego, a manutenção e criação de novos negócios e a melhoria da qualidade de vida dos associados.Item Avaliação do processo de gestão do trabalho na unidade organizacional do SUS em Viçosa – MG(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-24) Dias, Lauro Sérgio Ferreira; Faroni, Walmer; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783185H6; Cotta, Rosângela Minardi Mitre; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790500Y9; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; http://lattes.cnpq.br/0932041049972538; Bartolomeu, Tereza Angélica; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709252T1; Silva, Edson Arlindo; http://lattes.cnpq.br/2119731279726612; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2O presente estudo diz respeito à gestão do trabalho (GT) no Sistema Único de Saúde (SUS), em Viçosa – MG, município polo em saúde, localizado na Zona da Mata Mineira. Este estudo é importante porque a GT é uma das principais dificuldades a serem enfrentadas nas secretarias municipais de saúde. Assim, o principal objetivo foi analisar e avaliar o atual processo de gestão do trabalho, adotado no SUS, em Viçosa, no ano 2010. Especificamente, analisou-se o Termo de Compromisso de Gestão Municipal, assinado pela Prefeitura, para verificar sua aplicação no dia a dia. Para isso, analisaram-se os efeitos esperados e os realizados pelo processo de gestão do trabalho; verificou-se se os recursos são adequados e suficientes para a execução do processo retro; levantaram-se junto aos atores sociais envolvidos, de acordo com suas respectivas percepções, os fatores intervenientes na gestão do trabalho no SUS em Viçosa; e analisou-se o nível de capacitação dos gestores em relação ao uso de práticas de gestão do trabalho. Com abordagem predominantemente qualitativa, utilizou-se a análise de conteúdo tanto das entrevistas semiestruturadas quanto dos documentos, tendo-se percebido que a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa (SMSV) ainda não atende completamente aos itens pactuados acerca da gestão do trabalho. Contudo, verificou-se que há um grande potencial para reverter esse percentual, bastando que a SMSV execute o que está no Planejamento de Saúde, principalmente no que se refere à Gestão do Trabalho, tornando-a mais eficiente e melhorando o atendimento à população.Item Avaliação do processo de implementação do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), em Minas Gerais, na percepção dos dirigentes das instituições habilitadas(Universidade Federal de Viçosa, 2008-02-26) Zancanella, Jânia Cosme; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4237086H9; Carneiro, Ricardo; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735034Y6; Souza, Norma Barbosa de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130652P6Tendo em vista a importância atribuída ao microcrédito como instrumento de geração de emprego e renda e desenvolvimento da economia local, o Governo Federal instituiu o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) com o intuito de incentivar a geração de emprego e renda entre os microempreendedores populares; disponibilizar recursos e apoio técnico as instituições habilitadas, visando ao seu fortalecimento; e melhorar a prestação de serviços ao empreendedor popular. Assim, este estudo objetivou avaliar o funcionamento e os desdobramentos do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) nas instituições habilitadas em Minas Gerais e conhecer as percepções dos sujeitos sociais sobre os progressos e as suas perspectivas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos dirigentes das instituições que estão trabalhando com recursos do Programa e com o ex- coordenador, além de questionário aberto aplicado aos demais dirigentes das instituições. A metodologia que deu suporte aos objetivos deste trabalho foi a qualitativa, por meio da análise de conteúdo. Trechos importantes foram destacados, surgindo, então, categorias de análise, e as interpretações foram feitas, contrapondo trechos dos relatos com a literatura. Verificou-se que os procedimentos para habilitação e implantação são simplificados, a única exigência é a utilização do Plano de Contas Padrão, mesmo assim para as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIPs. O Programa foi um marco para o microcrédito no País, porém ainda não tem cumprido seus objetivos de oferecer apoio técnico e disponibilizar recursos de forma satisfatória. Além disso, a morosidade na execução dos programas e projetos no Brasil tem atrapalhado seu desempenho, uma vez que, os projetos apresentados nas oficinas e seminários ainda não foram colocados em prática. As mudanças políticas e econômicas no Brasil têm gerado incertezas quanto à continuidade do Programa, em virtude da falta de uma estrutura sólida dentro do governo, tornando-o vulnerável às modificações no sistema político. A tendência é que as instituições de microcrédito se transformem em redes ou cooperativas de crédito para se fortalecerem e assim fusões serão realizadas para ganhar novos mercados. O Programa não gerou mudanças significativas no funcionamento das instituições. Ainda existem muitas dificuldades a serem superadas para que ele venha a melhorar o desempenho das instituições de microcrédito. No entanto, as perspectivas dos dirigentes são otimistas. A expectativa é de que o Programa venha a consolidar os seus objetivos de fomentar e capacitar as instituições.Item Capacitação, socialização e institucionalização do conhecimento: uma análise da aprendizagem organizacional em municípios mineiros(Universidade Federal de Viçosa, 2009-03-05) Carmo, Maria Inês do; Faroni, Walmer; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783185H6; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139334H4; Gomes, Ricardo Corrêa; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790595U6; Pereira, Luciano Zille; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727545P5; Leal, Maria das Graças Soares Floresta; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723290E6Visando descrever o processo de aprendizagem organizacional em municípios, esta pesquisa buscou identificar em que medida ocorrem a capacitação de pessoas, a socialização e a institucionalização do conhecimento em prefeituras municipais. As teorias que deram suporte ao estudo foram o Novo Institucionalismo Sociológico e a Teoria da Aprendizagem Transformativa. Utilizando-se de abordagem quali-quantitativa, efetuou-se um levantamento entre seis municípios do estado de Minas Gerais considerados de alto desempenho, segundo o Índice Mineiro de Responsabilidade Social. Os resultados apontaram grande freqüência de ações voltadas à busca por capacitação de recursos humanos, ou seja, a aprendizagem no nível individual tem sido buscada com intensidade. No entanto, o dimensionamento de práticas voltadas à socialização e a institucionalização do conhecimento posicionou-se em escala menor. Quanto aos aspectos culturais que interferem na aprendizagem, observou- se que o ambiente das prefeituras estudadas apresenta características próprias às organizações que aprendem, havendo espaço para a diversidade e a autonomia. Todavia, na percepção dos secretários, aspectos como a estabilidade, os baixos salários praticados nos municípios e a precária interação entre os diversos órgãos das prefeituras são limitadores da aprendizagem organizacional e da melhoria da gestão municipal.Item Competências gerenciais dos pró-reitores em uma instituição de ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Viçosa(Universidade Federal de Viçosa, 2007-02-14) Campos, Daniela Cristina da Silveira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Carvalho, Rosa Maria Miranda Armond; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790449U5; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; Souza, Norma Barbosa de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130652P6; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2Tendo em vista a utilidade do conceito de competências gerenciais no contexto da administração universitária, este estudo foi conduzido para identificar as competências gerenciais necessárias aos Pró-Reitores da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Simultaneamente, buscou-se fazer um levantamento de documentos relacionados à função de Pró-Reitor na UFV, assim como descrever a função de Pró- Reitor, identificar a percepção dos sujeitos sociais da pesquisa sobre a natureza do exercício da função de Pró-Reitor, além de identificar as demandas que esta função recebe de seu ambiente de trabalho, ou seja, o desdobramento, dessas demandas em competências gerenciais necessárias aos Pró-Reitores. Acredita-se que o mapeamento das competências gerenciais representou uma tentativa de refletir sobre a capacitação para exercer papéis gerenciais na administração universitária, que tem sido intitulada como administração amadora. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica sobre o assunto e, posteriormente, entrevistas semi-estruturadas com dois grupos escolhidos em uma amostragem por conveniência. O primeiro grupo (A) foi composto de professores, que exerceram a função de Pró-Reitor na UFV, enquanto, o segundo grupo (B) foi formado por subordinados dos Pró-Reitores. As verbalizações dos entrevistados foram analisadas utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo, sendo que trechos importantes foram destacados, surgindo, então, categorias de análise. As interpretações foram feitas, contrapondo trechos dos relatos dos entrevistados com a literatura e com dados secundários coletados. Verificou-se que, na UFV, não consta nos documentos encontrados a descrição de competências necessárias ao Pró-Reitor. Foram apuradas, por meio das entrevistas, as atribuições não previstas do Pró-Reitor, que se referem, na maioria dos casos, a atividades ligadas à interação com os membros da comunidade acadêmica. Segundo os entrevistados, o gerenciamento dos conflitos entre os funcionários é inerente à função de Pró-Reitor, sendo uma importante atribuição, pois, esses conflitos podem afetar o cumprimento de objetivos e projetos organizacionais. Os entrevistados ressaltaram que o Pró-Reitor não deve ser apenas um burocrata, que segue mecanicamente as normas impostas pelo aparato- legal da Instituição. Os atributos de competência necessários a um Pró-Reitor, comumente citados pelos grupos A e B foram: capacidade política, comunicação, conhecimento da estrutura organizacional, criatividade, espírito institucional, experiência profissional na Instituição, liderança, relacionamento interpessoal, tomada de decisão, trabalho em equipe, visão sistêmica. Além destes atributos, os entrevistados do grupo A ainda citaram: administração do tempo, humildade, pró-atividade, planejamento, saber administrar os recursos financeiros. Os entrevistados do grupo B citaram, além daqueles atributos o comprometimento, a necessidade de conhecer técnicas gerenciais, além da iniciativa. Percebeu-se que esses atributos de competência representam padrões de comportamento dos dirigentes, aceitos pela comunidade acadêmica e que garantem a permanência de um indivíduo na função de Pró-Reitor. Os aspectos políticos relacionados à função de Pró-Reitor na UFV contribuem para a crença que a criação de uma cultura de treinamento dos dirigentes na Instituição, seja desnecessária. Diante da ausência de aspectos técnicos referentes aos atributos de competências gerenciais, nos relatos dos entrevistados, sugere-se que os resultados desta pesquisa sejam utilizados como base para treinamentos gerenciais que devem acrescentar em seu conteúdo além das experiências dos entrevistados como dirigentes, o estudo do significado e ferramentas relacionadas a cada atributo de competência gerencial de um Pró-Reitor.Item A contribuição dos Programas de Integração de novos funcionários para a gestão estratégica de pessoas: o caso da Prefeitura de Belo Horizonte MG(Universidade Federal de Viçosa, 2008-02-28) Martins, Juliana Borges; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702821T4; Gomes, Ricardo Corrêa; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790595U6; Ferreira, Victor Cláudio Paradela; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2Em um contexto de mudanças na administração pública brasileira, a área de recursos humanos, principalmente no que se refere às políticas de capacitação, torna-se essencial enquanto implementadora das reformas propostas, desde a década de 1990, quando o País importou os preceitos da Administração Pública Gerencial. Com este princípio, realizou- se o estudo de caso da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos da Prefeitura de Belo Horizonte, MG, para analisar o Programa de Capacitação do Novo Servidor, dessa prefeitura, buscando identificar elementos de gestão integrada e gestão estratégica. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa documental, observação não-participante, entrevista e questionário. Para obter maior confiabilidade dos resultados, realizou-se a triangulação de dados, contemplando abordagens qualitativa e quantitativa. Na abordagem qualitativa, utilizou-se a técnica análise de conteúdo, à luz da Teoria de Múltiplos Papéis para análise da gestão estratégica. Na abordagem quantitativa, os dados foram compilados com base na análise de freqüência simples e relativa. Verificou-se que o Programa de Capacitação do Novo Servidor apresenta elementos de gestão integrada na sua estruturação e implementação, porém não está estruturado sob elementos de gestão estratégica. Acredita-se que a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte está caminhando para um modelo gerencial na forma de conduzir sua política de recursos humanos, mas a estrutura política da administração pública brasileira, muitas vezes, dificulta determinadas ações.Item A distribuição do poder nos Conselhos Municipais de Saúde: o caso dos municípios de Ubá e de Viçosa MG(Universidade Federal de Viçosa, 2010-02-19) Martins, Marcelo Feijó; Soares, Jeferson Boechat; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760231A4; Faroni, Walmer; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783185H6; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; http://lattes.cnpq.br/6774210381395309; Caetano, Sidney Martins; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706384A9; Ferreira, Victor Cláudio Paradela; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2O advento de novos canais de comunicação entre a população e o Estado passou a constituir um instrumento fundamental da gestão pública, evidenciando aspectos da dinâmica política da sociedade civil. Nesse contexto, surgem os Conselhos Gestores de Políticas Públicas. Presentes na maioria dos municípios brasileiros, articulados desde o nível federal, eles cobrem uma ampla gama de temas, representando uma conquista do ponto de vista da construção de uma institucionalidade democrática. Assim, ao se debater uma política pública, o funcionamento de uma determinada instituição ou os vários sentidos da democracia, enfim, seja qual for a forma, o propósito é na maioria das vezes saber quem tem o poder . Considerando o momento crítico pelo qual atravessa o setor de Saúde no país, o presente trabalho objetivou analisar o poder, identificando os grupos de conselheiros que exercem o poder no processo de tomada de decisão no interior dos Conselhos Municipais de Saúde dos municípios mineiros de Viçosa e Ubá. Dessa forma, foram identificados os grupos de conselheiros cujas preferências no processo decisório predominam sobre as demais, na percepção dos mesmos, a correlação existente entre a posse de recursos materiais, informacionais e pessoais mobilizados pelos conselheiros e o poder de decidir, e a correlação entre as posições institucionais estratégicas e o poder de tomar as decisões. Para a análise, a seleção da amostra dos conselheiros se deu através de amostragem aleatória estratificada, onde a população do estudo é dividida em subgrupos homogêneos. A população dos conselhos de saúde de Viçosa e de Ubá (CMS) corresponde, respectivamente, a 28 e 33 conselheiros, representando um total de 61 membros. A amostra selecionada para a aplicação de questionários no CMS Viçosa compreendeu 19 conselheiros, e no CMS Ubá, 20 conselheiros, somando um total de 39 elementos amostrais. A coleta de dados primários foi realizada por meio da aplicação de questionário semi- estruturado e da observação direta de reuniões mensais do conselho. Para o tratamento dos dados obtidos por meio do questionário, foi utilizado o software de análise estatística SPSS. As estatísticas descritivas apropriadas (freqüências e correlações) para as variáveis em estudo (questões analisadas) foram obtidas, assim como o teste do Qui-quadrado, para verificar as relações de dependência entre determinadas variáveis. A pesquisa fez uso dos métodos posicional e decisional, visando identificar as posições estratégicas e os recursos mobilizados, bem como os grupos de conselheiros cujas preferências têm primazia sobre as dos demais no processo decisório. As posições estratégicas, requisitos para o exercício do poder, conforme o método posicional, foram identificadas como sendo os cargos de secretário municipal de saúde, presidente e membros da mesa diretora do Conselho de Saúde, conselheiros dirigentes de entidades prestadoras de serviços de saúde e conselheiros dirigentes de organizações e associações da sociedade. Nas análises estatísticas inferenciais realizadas pelo teste do Qui-quadrado, as hipóteses nulas foram rejeitadas, o que significa dizer que não houve independência entre as variáveis analisadas. Logo, conclui-se que as decisões nos Conselhos são influenciadas pelas preferências de determinado grupo, o qual também é responsável pela determinação do curso de ação a ser seguido, e que quanto maiores forem os recursos possuídos, maior também será o poder de influência daqueles que ocupam posições institucionais estratégicas nas decisões do Conselho. No CMS de Viçosa, este grupo é o de gestores da saúde, e no CMS de Ubá, são os representantes dos usuários do SUS. A realidade dos Conselhos Municipais de Saúde de Viçosa e Ubá são bastante distintas, apresentando este melhor infra-estrutura, organização e qualidade da participação da sociedade civil no interior do Conselho. A inexistência de movimentos sociais organizados na área de saúde em Viçosa caracteriza uma relação sem conflitos dentro do Conselho, onde o poder de decisão repousa tranqüilo e centralizado nas mãos do governo. Por outro lado, no município de Ubá, há uma história de lutas de movimentos sociais, sindicatos e associações devido ao perfil industrial da cidade. A participação mais articulada da sociedade no CMS de Ubá dá maior qualidade à participação, refletindo seu poder no processo decisório no interior do Conselho.Item Estágios da institucionalização do modelo de alocação de recursos orçamentários das universidades federais brasileiras(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-24) Reis, Cisne Zélia Teixeira; Silveira, Suely de Fátima Ramos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704277E4; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; http://lattes.cnpq.br/2955592179808891; Silva, José Maria Alves da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793502U2; Faroni, Walmer; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783185H6O rateio orçamentário entre as universidades federais é baseado em um modelo matemático estabelecido pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Esse modelo é uma matriz que considera a produção ou desempenho acadêmico da instituição em um conjunto de variáveis, apresentando como resultado o montante orçamentário a que cada universidade faz jus, para atender às necessidades de manutenção e para contemplar sua qualidade e produtividade. O modelo busca induzir as IFES a adotar procedimentos de gestão voltados para alcance de resultados. Assim, é fundamental que os gestores universitários conheçam, acompanhem e se estruturem em favor do melhor desempenho nas variáveis que compõem o modelo orçamentário. Faz-se necessário, então, investigar o empenho da universidade em aprimorar suas capacidades gerenciais em favor da incorporação efetiva do modelo orçamentário em seus hábitos e rotinas. Para isso, recorre-se à Teoria Institucional, que, em sua abordagem sociológica, considera que uma norma, ação ou arranjo organizacional está institucionalizado quando faz parte dos hábitos e rotinas da organização. O processo de institucionalização envolve os estágios de Habitualização, Objetificação e Sedimentação, os quais podem apresentar variados graus de institucionalização, decorrente do tempo de instituição, da incorporação a um campo organizacional ou do questionamento que o ambiente social faz sobre ele. Assim, esta pesquisa objetivou identificar e analisar os estágios de institucionalização do modelo de alocação de recursos orçamentários de Outros Custeios e Capital nas universidades federais brasileiras. Caracterizada como pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, os dados secundários, referentes à metodologia do modelo orçamentário, tiveram tratamento analítico. Os dados primários foram obtidos com a aplicação de questionário aos dirigentes da área de planejamento orçamentário das universidades e tiveram tratamento estatístico com as técnicas multivariadas de Análise de Cluster e Análise Discriminante, além de análises de frequência e descritiva. Entrevistas semiestruturadas foram aplicadas aos coordenadores nacionais do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), órgão assessor da Andifes, e aos coordenadores da Comissão de Modelos do Forplad. As entrevistas e as questões abertas do questionário foram submetidas à Técnica de Análise de Conteúdo. Com esta pesquisa, pôde-se identificar a importância atribuída ao modelo de alocação dos recursos orçamentários na percepção dos sujeitos estratégicos da pesquisa, bem como, agrupar as universidades federais conforme os estágios de institucionalização em que se encontram e, assim, contribuir para a reflexão e indicação de ações necessárias à consolidação e institucionalização do modelo orçamentário. Conclui-se que o modelo orçamentário constitui-se em instrumento de grande importância no processo de transparência e gestão pública universitária; contudo, enfrenta obstáculos ao melhor nível de institucionalização em seus três estágios, indicando que a capacidade da universidade de agir conforme o que se espera de cada estágio é mais crítica para 27,5% delas.Item Gestão de pessoas nas prefeituras de médio porte da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais: a perspectiva de agentes políticos(Universidade Federal de Viçosa, 2009-03-05) Quirino, Solange das Graças; Silva, Lourdes Helena da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728228U7; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731788T8; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Faroni, Walmer; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783185H6; Ferreira, Victor Cláudio Paradela; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2O presente estudo buscou compreender a visão do agente político sobre a gestão de pessoas no setor público. A gestão de pessoas no setor público é o esforço orientado para seleção, manutenção e desenvolvimento de pessoas, em conformidade com os ditames constitucionais e legais, observadas as necessidades e condições do ambiente em que estão inseridas. A compreensão desta situação deu-se a partir do referencial da teoria das representações sociais. Este estudo analisou o entendimento sobre as representações sociais de gestores municipais frente à gestão de pessoas de suas secretarias, além de identificar as principais dificuldades da gestão de pessoas compreendidas por esses sujeitos ao vivenciarem tais situações. No percurso metodológico, foi utilizada a entrevista semi-estruturada. As falas dos gestores foram organizadas a partir da identificação das dimensões mais relevantes levantadas pelas questões. A realização da análise de conteúdo proporcionou desenvolver uma análise das representações sociais presentes no conteúdo das entrevistas. Os resultados demonstraram que, para os agentes políticos, a gestão de pessoas significa uma gestão que trata de aspectos ligados ao relacionamento interpessoal e ao desenvolvimento profissional. Neste aspecto, os agentes ressaltaram a presença de gerenciamento de conflitos, de interações em grupo, de problemas relacionados à insatisfação. Concluímos que as práticas dos agentes sobre a gestão de pessoas estão focadas neste aspecto, deixando os outros pontos em segundo plano. Diante disso, a área de gestão de pessoas no setor público precisa investimento para ultrapassar a gestão tradicional para uma gestão mais voltada para valorização e profissionalização dos servidores.Item Gestão de pessoas: estudo da captação e capacitação para o setor do petróleo e gás no Brasil(Universidade Federal de Viçosa, 2013-06-20) Santos, Rui Luís dos; Emmendoerfer, Magnus Luiz; http://lattes.cnpq.br/0919407313173824; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; http://lattes.cnpq.br/8912188845299789; Braga, Geraldo Magela; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788021D4Este trabalho, de natureza qualitativa, evidencia a gestão de pessoas, mais precisamente o estudo da captação e capacitação de profissionais para o setor de petróleo e gás no Brasil. A realização desta pesquisa foi importante, pois permitiu estudar e analisar com profundidade a captação e capacitação de pessoas para o setor de petróleo e gás no Brasil, em resposta à demanda de profissionais requerida desse setor. Portanto, objetivou-se com este trabalho analisar o alinhamento, entre a captação e capacitação de profissionais, desenvolvido por alguns órgãos em relação aos outros. Em captação, que é uma prática que consiste na absorção de mão de obra no mercado ou dentro da própria organização, foram abordados itens como o recrutamento, que busca no mercado o profissional com o perfil demandado; a seleção, que evidencia a escolha, dentre os profissionais recrutados do mercado, aqueles que mais se adequam às exigências e, ou, ao perfil do cargo; e a admissão de pessoas, que é conotada como a aceitação legal do profissional na organização. Já a capacitação, que é a prática que consiste em preparar o profissional absorvido do mercado ou dentro da própria organização, para o correto exercício da sua função, foram abordados aspectos com o treinamento, que consiste na aquisição de conhecimentos necessários para a realização das funções demandadas; e desenvolvimento, que é um treinamento no longo prazo. Em alinhamento interorganizacional, variável que representa uma situação em que partes e, ou, organizações trabalham juntas para atingir objetivos comuns, que individualmente não seriam atingíveis, foram abordados aspectos como recursos financeiros, parceria e convênios. Os recursos financeiros representam todo o aporte financeiro usado para a manutenção da captação e capacitação, desenvolvidas pelas organizações envolvidas com a questão do petróleo e gás. A parceria, no entanto, consiste em um arranjo em que duas ou mais organizações estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns. Os convênios, por sua vez, se referem a acordos firmados entre várias organizações, para realizar os objetivos de interesse comum entre os participantes. A obtenção dos dados para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada por meio de entrevistas com pessoas que pertencem aos vários órgãos pesquisados, sobretudo, pessoas entendidas sobre o assunto em estudo. Para complementar as entrevistas, foram usadas informações contidas em diversas fontes disponíveis. Os dados coletados por meio das entrevistas e aqueles obtidos das outras fontes foram analisados, mediante técnica de análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se que o governo federal, por meio de organizações da administração direta e indireta envolvidas com a questão do petróleo e gás, capta e capacita profissionais para atender as demandas de mão de obra para esse setor. A capacitação é desenvolvida tanto no Brasil quanto no exterior. Com base na análise das parcerias e nos convênios para a captação e capacitação de profissionais por vários órgãos, constatou-se a existência de convergência entre eles, ficando, no entanto, demonstrada a presença de alinhamento.Item Institucionalização e integração horizontal da política de desenvolvimento de pessoas em instituições federais de ensino de Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2012-03-30) Freitas, áurea Maria Resende de; Emmendoerfer, Magnus Luiz; http://lattes.cnpq.br/0919407313173824; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; http://lattes.cnpq.br/0028528394491397; Behr, Ricardo Roberto; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785763A0; Silva, Edson Arlindo; http://lattes.cnpq.br/2119731279726612O desenvolvimento do servidor técnico-administrativo das Instituições Federais de Ensino (IFEs) ligadas ao Ministério da Educação é realizado com base nas diretrizes estabelecidas na Lei 11.091/2005 e no Decreto 5.707/2006. Tais legislações trazem elementos, mecanismos e instrumentos que devem ser utilizados nas práticas gerenciais das instituições para a efetivação do desenvolvimento do servidor vinculado aos objetivos institucionais, com a finalidade de melhorar a eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Verificar o estágio de institucionalização, a integração horizontal e os principais obstáculos e facilitadores da política de desenvolvimento de servidores técnico-administrativos a partir da percepção de 16 gestores de recursos humanos sobre a implementação das diretrizes dessa política foi o objetivo deste estudo qualitativo, por meio do estudo de caso de 13 IFEs localizadas no Estado de Minas Gerais. As informações foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada e de documentos disponíveis nos sites das instituições pesquisadas e tratadas por meio da análise de conteúdo. A utilização da Teoria Institucional e a integração horizontal de políticas públicas, tendo como contraponto as características da administração pública no Brasil, trouxeram subsídios para o aprofundamento da compreensão sobre o processo de institucionalização e a integração horizontal, bem como os principais aspectos que obstaculizam e facilitam a implementação da política de desenvolvimento. Foi possível verificar que as ações, diretrizes e instrumentos gerenciais da política encontravam-se em fase de pré e de semi-institucionalização. Há uma propensão à fragmentação das políticas, e os principais obstáculos são inerentes ao órgão central (Governo e Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento), aos instrumentos legais, à cultura e estrutura organizacional e à gestão. Já os elementos facilitadores são relacionados à pressão legal estabelecida na própria legislação; às forças internas, principalmente dos servidores e sindicatos; ao incentivo financeiro proporcionado pela legislação; ao clima organizacional, que propícia maior valorização do servidor; e ao planejamento estratégico, que está sendo mais valorizado e utilizado nas práticas institucionais.Item A política de treinamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição(Universidade Federal de Viçosa, 2007-02-15) Magalhães, Elenice Maria de; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777096T7; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702824Z4; Gomes, Ricardo Corrêa; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790595U6; Maestro Filho, Antônio Del; http://lattes.cnpq.br/5159154728859133A partir da década de 90, têm-se verificado ações no setor público brasileiro, no sentido de modificar a sua atuação perante a sociedade. Em um contexto de reformas, que tem como propósito melhorar a prestação de serviços à sociedade, a área de recursos humanos torna-se essencial, pois, são as pessoas que colocam em prática tais mudanças. Uma política de recursos humanos imprescindível para o êxito das reformas é o treinamento, que possibilita a capacitação do funcionário para um melhor desempenho na prestação de serviços aos cidadãos. Portanto, este trabalho teve como propósito identificar o modo como o treinamento dos Servidores Técnico-Administrativos (STA) influencia a realização das atividades na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na percepção dos treinados e dos dirigentes da Instituição. Especificamente, pretendeu-se identificar os efeitos do treinamento para a Instituição e para o treinado, averiguar se existe algum tipo de avaliação dos treinados e identificar os seus efeitos sobre o desempenho das atividades. As informações, para atendimento aos objetivos propostos, foram obtidas em uma revisão da literatura sobre o assunto, visita à Diretoria de Recursos Humanos da UFV, aplicação de um questionário a todos os servidores técnico-administrativos que fizeram treinamento e realização de entrevistas com alguns treinados e dirigentes da Instituição. Os dados foram analisados, utilizando-se um programa estatístico para os questionários e análise de conteúdo para as entrevistas. Quanto aos resultados, verificou-se que existem diversos fatores que interferem no processo de treinamento, contribuindo para resultados positivos e negativos, dependendo de cada situação específica. Foi constatado que a falta de uma política de aperfeiçoamento formalizada e a legislação contribuem para esta realidade. No que se refere aos resultados para o treinado, em termos pessoais, na maioria das vezes são satisfatórios e atenderam às suas expectativas. No caso da UFV, existem situações em que o treinamento traz resultados positivos para a Instituição, quando o técnico consegue aplicar, no seu trabalho, os conhecimentos adquiridos. Por outro lado, os resultados podem ser negativos, quando os STA não conseguem utilizar os novos conhecimentos na realização de suas atividades, seja por falta de relação entre a área em que fez o aperfeiçoamento ou pela própria dificuldade da Instituição em criar meios para aproveitar os novos conhecimentos do treinado. Como o processo não é bem estruturado, não existe um planejamento para as atividades de treinamento, nem mesmo uma avaliação do STA que o fez. Dentre as sugestões para melhorar este processo, foram citadas a necessidade de uma política de treinamento institucionalizada na UFV e a mudança na legislação, no sentido de permitir uma carreira que apresente mais estímulos ao treinamento.Item Terceirização das atividades de apoio em instituições federais de ensino da Zona da Mata de Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2013-12-19) Olher, Bruno Silva; Faroni, Walmer; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783185H6; Cunha, Nina Rosa da Silveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783072D2; Oliveira, Adriel Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1; http://lattes.cnpq.br/0094873718183063; Emmendoerfer, Magnus Luiz; http://lattes.cnpq.br/0919407313173824; Oliveira, Marcelo Leles Romarco de; http://lattes.cnpq.br/9640368530350343Esta pesquisa abordou a terceirização na Administração Pública visando a conhecer melhor a terceirização dos cargos de auxiliares de serviço gerais nas Instituições Federais de Ensino da Zona da Mata Mineira. Conhecendo a situação destes trabalhadores e a percepção dos serviços prestados por eles, este trabalho poderá subsidiar novas e mais profundas investigações sobre este importante assunto. Para o entendimento e aprofundamento do tema, foi abordado o estudo do conceito, da história, das características, dos benefícios e dos problemas resultantes da obrigatoriedade da terceirização, visando a cumprir a Lei no 9632, de 07 de maio de 1998, que eliminou alguns cargos da estrutura dos órgãos e entidades federais. A metodologia utilizada foi de natureza quanti-qualitativa. Foram entrevistados funcionários terceirizados dos campi da Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa, da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Juiz de Fora, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), campi Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba e Santos Dumont, além da comunidade acadêmica, gestores e responsáveis técnicos ligados ao serviço terceirizados das referidas instituições. Para a análise, foi utilizada a triangulação dos dados, expondo a visão dos gestores, comunidade acadêmica e terceirizados sobre o tema estudado. Os resultados mostraram algumas vantagens administrativas neste processo, mas há ainda muito a ser feito para que a terceirização alcance sua finalidade.