Gestão de pessoas nas prefeituras de médio porte da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais: a perspectiva de agentes políticos

2009-03-05

O presente estudo buscou compreender a visão do agente político sobre a gestão de pessoas no setor público. A gestão de pessoas no setor público é o esforço orientado para seleção, manutenção e desenvolvimento de pessoas, em conformidade com os ditames constitucionais e legais, observadas as necessidades e condições do ambiente em que estão inseridas. A compreensão desta situação deu-se a partir do referencial da teoria das representações sociais. Este estudo analisou o entendimento sobre as representações sociais de gestores municipais frente à gestão de pessoas de suas secretarias, além de identificar as principais dificuldades da gestão de pessoas compreendidas por esses sujeitos ao vivenciarem tais situações. No percurso metodológico, foi utilizada a entrevista semi-estruturada. As falas dos gestores foram organizadas a partir da identificação das dimensões mais relevantes levantadas pelas questões. A realização da análise de conteúdo proporcionou desenvolver uma análise das representações sociais presentes no conteúdo das entrevistas. Os resultados demonstraram que, para os agentes políticos, a gestão de pessoas significa uma gestão que trata de aspectos ligados ao relacionamento interpessoal e ao desenvolvimento profissional. Neste aspecto, os agentes ressaltaram a presença de gerenciamento de conflitos, de interações em grupo, de problemas relacionados à insatisfação. Concluímos que as práticas dos agentes sobre a gestão de pessoas estão focadas neste aspecto, deixando os outros pontos em segundo plano. Diante disso, a área de gestão de pessoas no setor público precisa investimento para ultrapassar a gestão tradicional para uma gestão mais voltada para valorização e profissionalização dos servidores.
This study sought to understand the vision of the political agent on the management of people in the public sector. The management of people in the public sector effort is oriented selection, maintenance and development of people, in accordance with constitutional and legal dictates, considering the needs and conditions of the environment in which they are inserted. Understanding this situation has been from the referential theory of social representations. This study examined the understanding of the social representations of municipal managers facing the management of people from their desks, and identifies the main difficulties of managing understood by those people to live under such situations. In the course methodology, was used to semi-structured interview. The discourses of managers were organized from the identification of the dimensions most relevant issues raised by. The implementation of the content analysis has developed an analysis of social representations on the content of the interviews. The results showed that for the politicians, the management of people means a government that deals with issues related to interpersonal relationships and professional development. Here, the agents noted the presence of management of conflicts of interactions in groups of problems related to dissatisfaction. We conclude that the practices of agents on the management of people are focused on this aspect, leaving the other points in the background. Thus, the area of managing people in the public sector needs investment to overcome the traditional management for better management and professionalism toward recovery of servers.

Gestão de pessoas, Administração pública, Representação social, Human resources management, Public administration, Social representation

QUIRINO, Solange das Graças. Management of people in medium-sized municipalities of the Zona da Mata of Minas Gerais: the perspective of political agents. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2009.