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    A agenda do Legislativo Federal para as políticas curriculares no Brasil (1995-2007)
    (Educação e Pesquisa, 2009-09) Oliveira, Rosimar de Fátima
    Considerando a organização do Congresso Nacional instituída a partir da Constituição Federal de 1988, este trabalho tem o objetivo de investigar o papel do Poder Legislativo na formulação das políticas curriculares no Brasil, destacando e discutindo a agenda proposta no âmbito desse Poder para as matérias sobre esse tema. Para consecução desse objetivo, foram identificadas todas as proposições sobre educação apresentadas e concluídas no processo legislativo durante as 50ª, 51ª e 52ª legislaturas (1995-2007), analisando-se, entre estas, aquelas que tomam como objeto o currículo escolar. Dessa maneira, o trabalho analisa o processo legislativo de 29 proposições sobre currículo escolar, 3 das quais transformadas em norma jurídica. Conclui-se que o Poder Legislativo apresenta um fraco poder de agenda em relação às políticas curriculares, limitando suas propostas à criação ou à modificação de disciplinas escolares. Na concepção de política curricular expressa por meio das proposições apresentadas, é como se o currículo escolar se instituísse de fora para dentro das escolas, pelo somatório desarticulado de disciplinas pretensamente importantes para a minimização das mazelas sociais. Não são preocupações de tais projetos os objetivos precípuos da instituição escolar, mas as próprias problemáticas sociais que os inspiraram. Desconsideram o contexto da prática, revelando procedimentos para os quais o texto da política curricular parece fazer sentido em si mesmo, fora dos processos de recontextualização e hibridismo fundamentais para o entendimento das políticas curriculares como políticas culturais.
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    Determinantes da gestão do Programa Bolsa Família: análise do índice de gestão descentralizada em Minas Gerais
    (Saúde e Sociedade, 2009-04) Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Teixeira, Karla Maria Damiano
    Este trabalho analisa os fatores que determinam a gestão do Programa Bolsa Família em Minas Gerais. O trabalho toma como referência o Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD), criado pelo Governo Federal no intuito de regulamentar, normatizar e incentivar a qualidade de gestão do programa, em nível municipal. Como incentivo direto, destaca-se o fato de a disponibilidade de recursos estar associada ao escore de pontuação do município, nesse índice. / Foram utilizadas diversas abordagens teóricas, baseando-se na gestão e descentralização de políticas públicas para a contextualização do Programa Bolsa Família na região de estudo. O trabalho segue uma abordagem quanti-quali, em que foram utilizadas, como técnicas de investigação, análise de informativos do Programa Bolsa Família e estatisticamente realizou-se Análise Exploratória dos Dados (AED) e Testes de Correlação de Pearson. Dentre os principais resultados destacam-se a existência, em Minas Gerais, de municípios com baixos escores nos itens que compõem o IGD, demonstrando deficiências em diversos aspectos, tais como informações do CadÚnico e gestão das condicionalidades "saúde" e "educação". Esses fatores expõem a fragilidade da gestão pública social municipal e comprometem a eficiência do programa no Estado. Outros fatores, como o aumento da população e das famílias beneficiadas, também influenciam de forma negativa a gestão do programa, pois municípios maiores apresentaram menores escores de IGD.
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    Relações entre instituições públicas e privadas na geração de desenvolvimento sustentável: potencialidades e limitações da região do Alto Paranaíba – MG
    (Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), 2008-05) Silva, Fabiana Ferreira; Alcântara, Valderí de Castro; Drumond, Luís César Dias; Silva, Edson Arlindo; Machado, Raiane Ribeiro; Souza, André Cezar de
    O estudo objetivou mostrar dentro do contexto atual as potencialidades e limitações que circundam as parcerias existentes entre as organizações públicas e privadas localizadas na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais. Foram incorporados à discussão elementos que possam caracterizar ações e iniciativas, entre o público e o privado, voltadas ao desenvolvimento sustentável da região pesquisada. Para isso, informações oriundas do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Minas Gerais (ZEE-MG) contribuíram significativamente para análise dos dados e informações coletadas. Nesse contexto, foi possível identificar grande potencial para desenvolvimento do agronegócio, além da riqueza em recursos hídricos e da biodiversidade existente. Tais fatores propiciam o crescimento econômico da região, servindo de parâmetro para se pensar ao mesmo tempo em desenvolvimento sustentável. Sendo assim, vários foram os componentes institucionais pesquisados nos 31 municípios pertencentes ao Alto Paranaíba, podendo ser vistos como potenciais geradores de políticas públicas e parcerias voltadas para a sustentabilidade da região. Os resultados encontrados apontaram para cenários de potencialidades e limitações, desafios e expectativas, mas alertando para o contínuo e ininterrupto monitoramento do meio ambiente da região. As Considerações do estudo nos permitem em primeiro plano destacar a função social das organizações estudadas, principalmente em relações coletivas ou por meio de redes institucionais e segundo, algumas evidências encontradas até então, permitiram a incorporação de novas questões e objetivos específicos ao estudo, contribuindo atualmente para futuras questões ambientais.
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    The balanced scorecard as a performance management tool for third sector organizations: the case of the Arthur Bernardes Foundation, Brazil
    (BAR - Brazilian Administration Review, 2009-10) Gomes, Ricardo Correa; Liddle, Joyce
    The aim of this paper is to contribute to the theory of public management by presenting empirical evidence of using the Balanced Scorecard for third sector organizations. The research was conducted within an interpretive paradigm using an action research strategy. Data was collected through focus group and individual interviews and analyzed using interpretation and content analysis. The main limitation of this study lies in its application to a very singular type of organization that operates as a driver to improve the efficiency and nimbleness of other public organizations, although the methods employed here are very likely to be applicable to other kinds of organizations without adversely affecting the results. The findings corroborate Kaplan and Norton's (2001) suggestion that non-profit organizations should put customers at the top of their strategic maps. They also indicate that sponsors should be considered a strong stakeholder in the strategic plan, and need to be satisfied in order to ensure legitimacy and sustainability. Although some authors have suggested that an overall framework should be devised for an entire organization, the evidence indicates that developing a single Balanced Scorecard for each department promotes cooperation rather than competition and leads to synergy rather than fragmentation.
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    Fortalecendo empreendimentos em TI: qual a contribuição das incubadoras?
    (Journal of Information Systems and Technology Management, 2008) Xavier, Wescley Silva; Martins, Guilherme Silveira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho
    Este artigo tem como tema a análise da contribuição das incubadoras para o desenvolvimento de empreendimentos em TI, sendo então realizado um estudo em profundidade nas 3 incubadoras especializadas em TI do Estado de Minas Gerais. Gerentes das incubadoras e empresários incubados e já graduados foram entrevistados a respeito da estrutura e do apoio oferecidos pelas incubadoras, interação com universidades e centros de pesquisa, e sobre a capacitação gerencial oferecida aos empresários. Os resultados apontam para a necessidade de uma atuação mais profícua das incubadoras, fundamentalmente na prospecção de clientes, busca por recursos financeiros e relacionamento com universidades e centros de pesquisa, principalmente no que tange à transferência de tecnologia.
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    Análise de risco para o café em Minas Gerais
    (Revista de Economia e Agronegócio, 2006-07) Rugani, Felipe do Lago; Silveira, Suely de F. Ramos
    O café é um dos principais produtos da economia mineira, e em algumas regiões específicas pode-se notar maior intensidade na sua importância produtiva; contudo, em qualquer região os agentes envolvidos nesse mercado sempre se vêem diante de um problema: o nível de risco a que estão se expondo. Dessa forma, seria de grande utilidade uma ferramenta que avaliasse o risco que cada agente absorve. Assim, este trabalho indicou a medida do risco assumido pelos agentes envolvidos no mercado de café do estado, tendo como base os preços pagos na região sul mineira, a maior produtora, por meio de dois modelos do Value at Risk (VaR): o Normal e o de Simulação Histórica. Os resultados indicam que o risco absorvido pelos agentes de mercado chega a ser de 17,28% com 95% de confiança e de 24,60% com 99% de confiança, ambos para uma exposição de trinta dias, calculados pelo VaR Simulação Histórica, que se mostrou mais confiável. Além disso, a comparação com o cálculo do VaR do Ibovespa e do dólar evidenciou que o café apresenta maiores taxas de risco.
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    Capacitação Gerencial nas Incubadoras de Base Tecnológica: proposição de um modelo matricial de avaliação
    (Revista de Ciências da Administração, 2009-10-25) Xavier, Wescley Silva; Martins, Guilherme Silveira; Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho
    Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma ferramenta de avaliação de programas de capacitação gerencial de Incubadoras de Empresas. Tal ferramenta foi desenvolvida a partir de um estudo em 14 Incubadoras e 115 empreendimentos nascentes de base tecnológica. A avaliação é realizada nas tradicionais áreas funcionais da Administração (i.e. Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Operações) em duas dimensões: (a) uma compara o domínio que o empresário julga possuir dos fundamentos de cada disciplina da Administração e a importância que esses fundamentos têm para o seu negócio; (b) a outra dimensão compara essa importância atribuída pelo empresário com o quanto o fundamento foi contemplado no programa de capacitação gerencial oferecido pela incubadora. Com isso, é possível avaliar, respectivamente, as lacunas de conhecimento que os empresários julgam possuir e quais pontos podem ser mais bem explorados pela incubadora nos treinamentos gerenciais. O estudo de campo revelou que os fundamentos de Marketing e Finanças são vistos como mais importantes pelos empresários e mais contemplados nos programas de capacitação. Ademais, verificou-se a existência de lacunas entre importância atribuída pelos empresários e a efetividade da incubadora em alguns elementos, o que sugere a necessidade de reavaliar os programas de capacitação gerencial.
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    Economia social no contexto da gestão do sistema cooperativista: uma revisão de conceitos
    (SINERGIA, 2007-07) Emmendoerfer, Magnus Luiz; Vasconcelos, Ana Maria de Assis; Fonseca, Poty Colaço
    O objetivo deste ensaio é analisar a natureza fundamental das organizações cooperativas, a fim de sustentar a idéia de que a classificação mais adequada para esse tipo específico de entidade econômica é enquadrá-la dentro da filosofia que sustenta a Economia Social. Vários são os termos e conceitos que tentam caracterizar e classificar as diversas formas de organizações não governamentais e sem fins lucrativos. Percebe-se, ao revisar a literatura, que as definições conceituais são, muitas vezes, generalizadas. Tal generalização gera uma discussão: qual é a melhor forma de classificação das organizações cooperativas? Para tentar responder a essa questão, foram consideradas e expandidas algumas das idéias desenvolvidas no ensaio “Cooperativismo é Economia Social” escrito por Sigismundo Bialorkoski Neto. Os temas que serão discutidos neste trabalho incluem discussões sobre a natureza do Cooperativismo, bem como os tipos de mercado, e sobre o Terceiro Setor, Economia Social e Solidária, para confrontação das definições e fundamentação dos argumentos.
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    Questões estratégicas de planejamento, negociação e marketing na indústria textil: Um estudo de caso
    (Revista Eletrônica de Ciência Adiministrativa, 2005-11) Meireles, Michelle Cristine Silveira; Silva, Edson Arlindo; Deboçã, Leonardo Pinheiro; Cardoso, Bruna; Rosalem, Vagner
    O presente artigo aborda questões relacionadas a estratégias de planejamento, negociação e marketing utilizadas por uma empresa na área têxtil. A realização da pesquisa pautou-se em um estudo de caso, a partir de entrevistas semi-estruturadas e consultas a materiais institucionais. As abordagens teóricas utilizadas no corpo da pesquisa são aplicadas no estudo no intuito de embasar a compreensão do fenômeno estudado. A empresa trabalha com produto de qualidade, bons preços, tendo seu maior problema localizado no capital de giro. Na realização de uma análise organizacional mais detalhada, pesquisa direta com clientes e arrolamento de novas táticas de atuação, percebeu-se que houve por parte da empresa pesquisada uma ampliação à visão de mercado abrindo caminhos e potenciais possibilidades para uma nova atuação de mercado. Assim, o estudo revelou que a empresa deve implantar um conjunto de políticas empresariais de modo agressivo e interativo dentro de suas possibilidades e limitações tanto com os consumidores/clientes quanto no mercado em que atua.
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    Relações entre instituições públicas e privadas na geração de desenvolvimento sustentável: potencialidades e limitações da região do alto Paranaíba
    (Revista Eletrônica de Ciência Adiministrativa, 2008-05) Silva, Fabiana Ferreira; Silva, Edson Arlindo; Alcântara, Valderí de Castro; Machado, Raiane Ribeiro; Drumond, Luís César Dias; Souza, André Cezar de
    O estudo objetivou mostrar dentro do contexto atual as potencialidades e limitações que circundam as parcerias existentes entre as organizações públicas e privadas localizadas na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais. Foram incorporados à discussão elementos que possam caracterizar ações e iniciativas, entre o público e o privado, voltadas ao desenvolvimento sustentável da região pesquisada. Para isso, informações oriundas do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Minas Gerais (ZEE-MG) contribuíram significativamente para análise dos dados e informações coletadas. Nesse contexto, foi possível identificar grande potencial para desenvolvimento do agronegócio, além da riqueza em recursos hídricos e da biodiversidade existente. Tais fatores propiciam o crescimento econômico da região, servindo de parâmetro para se pensar ao mesmo tempo em desenvolvimento sustentável. Sendo assim, vários foram os componentes institucionais pesquisados nos 31 municípios pertencentes ao Alto Paranaíba, podendo ser vistos como potenciais geradores de políticas públicas e parcerias voltadas para a sustentabilidade da região. Os resultados encontrados apontaram para cenários de potencialidades e limitações, desafios e expectativas, mas alertando para o contínuo e ininterrupto monitoramento do meio ambiente da região. As Considerações do estudo nos permitem em primeiro plano destacar a função social das organizações estudadas, principalmente em relações coletivas ou por meio de redes institucionais e segundo, algumas evidências encontradas até então, permitiram a incorporação de novas questões e objetivos específicos ao estudo, contribuindo atualmente para futuras questões ambientais.