Ciências da Saúde

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    A formação de professores na abordagem de álcool e outras drogas em Viçosa-MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-07-20) Caliman, Isabela Delpupo; Henriques, Bruno David; http://lattes.cnpq.br/0624332199207873
    O ambiente escolar pode ser considerado um fator de proteção no desenvolvimento de crianças e adolescentes, como também pode se tornar um fator de risco no que se refere ao uso e abuso de drogas entre os alunos. Dessa forma, acredita-se que a formação de professores nessa temática tem influência positiva na prevenção e aumento de fatores de proteção nesses ambientes. O presente estudo evidenciou a partir da literatura como é a formação de professores das escolas públicas brasileiras quanto à temática das drogas. Além disso, este estudo destacou quais são as dificuldades e demandas encontradas por professores de todos os níveis de ensino do município de Viçosa, Minas Gerais, com relação à prevenção quanto ao uso e abuso de drogas pelos alunos. A partir desse levantamento, realizou-se um curso de Formação para Professores escolares no município de Viçosa, Minas Gerais com o objetivo de contribuir para reflexões sobre a relevância das práticas focadas na prevenção interativa, no desenvolvimento dos alunos em habilidades para a vida, reflexão crítica, autonomia e aumento de fatores de proteção. O curso trouxe resultados para reflexão da prática dos profissionais sendo um estudo que pode auxiliar outras realidades que vivenciam desafios semelhantes. Contudo, há falta de investimento por parte do governo e as dificuldades encontradas pelos educadores ressaltam a necessidade de formação e capacitação para profissionais da educação na área. Palavras-chave: Educação Continuada. Capacitação de Professores. Professores Escolares. Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.
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    Ações de enfrentamento à pandemia da COVID-19 no município de Viçosa, Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-07-26) Freitas, Edilaine Lopes de; Oliveira, Deíse Moura de; http://lattes.cnpq.br/4160784881911080
    O presente estudo objetivou compreender as experiências de enfrentamento à pandemia da COVID-19 em um município da Zona da Mata de Minas Gerais, durante a primeira onda da doença, sob a perspectiva da gestão municipal, universitária e da saúde suplementar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, oriunda de um projeto maior quali-quantitativo. Foram investigados 21 profissionais inscritos no âmbito da gestão municipal, universitária e da saúde suplementar, tal amostra se deu de forma intencional, sendo interrompida pelo método de saturação. A coleta dos dados aconteceu de outubro a dezembro de 2020, foi realizada por meio da triangulação de técnicas, a saber: entrevista individual, análise documental e observação não participante; anteriormente à entrevista foi aplicado um questionário de caracterização dos participantes. Esta pesquisa se ancorou nos seguintes pressupostos teóricos de Paulo Freire: dialogicidade, participação política, autonomia e transformação social. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, proposta por Lawrence Bardin. Os resultados dessa dissertação originaram: Um Artigo Original, cujo objetivo foi identificar as ações estratégicas do município de Viçosa-MG no processo de enfrentamento à pandemia da COVID-19 durante a primeira onda da doença no Brasil, e um produto técnico, que envolveu a produção de um evento científico, cujo objetivo pautou-se na criação de um espaço de socialização e debate acerca do enfrentamento à pandemia de COVID-19 numa perspectiva global, com destaque para as experiências de enfrentamento de Viçosa, Minas Gerais e a importante parceria da Universidade Federal de Viçosa neste cenário de crise sanitária. Palavras-chave: COVID-19. Gestão em Saúde. Saúde Pública
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    Bioética e atenção primária à saúde na percepção dos médicos: o impacto da residência de medicina de família e comunidade
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-07-15) Fialho, Wilmara Lopes; Gomes, Andréia Patrícia; http://lattes.cnpq.br/0470626229719384
    A Atenção Primária à Saúde (APS) é um cenário ainda novo, com dinâmica, organização e perspectivas próprias, envolvendo o paciente em seu cuidado. Este cenário possui conflitos bioéticos ainda pouco estudados, advindos também desta forma própria de se proporcionar saúde. Desde dezembro de 2019 o mundo vive a pandemia pelo COVID 19, para seu enfrentamento a APS ganha destaque como ordenadora da Rede de Atenção à Saúde, assim como, seus conflitos Bioéticos, somados aos gerados pela pandemia. Formar um profissional capacitado para mais que conhecer teorias, saber lidar com os problemas Bioéticos na prática, é primordial. O Médico especialista em APS é o Médico de Família e Comunidade, que pode ter o título se realizar Residência Médica na área ou, se aprovado na prova de títulos. Durante a Residência o tema Bioética na APS, integra parte do ensino obrigatório, porém este cenário ainda é exercido por muitos profissionais sem formação específica na área ou com especializações em Medicina de Família e Comunidade (MFC), os quais acabam por não discutir este assunto na prática. Diante destas questões este estudo teve como objetivo geral descrever os conhecimentos Bioéticos dos médicos da APS de Viçosa, Zona da Mata do estado de Minas Gerais e específicos, delinear questões Bioéticas mais prevalentes, e como as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), sob a percepção dos médicos da APS, lidam com elas em sua prática. Além de correlacionar problemas Bioéticos delineados, conhecimentos Bioéticos na APS e a abordagem a eles com a especialização em MFC e com Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (RMMFC). Realizado através do método qualitativo, com aplicação de questionário semiestruturado aos médicos da APS. Os resultados foram obtidos após tratamento dos dados pela técnica da análise de conteúdo. Conclui-se que a RMMFC possui papel fundamental na formação do médico que pretende atuar na APS, tornando-o mais capacitado para o enfrentamento das particularidades deste cenário. E que, há necessidade do tema ser mais discutido durante a graduação de medicina e os cursos de pós-graduação na área, incluindo as questões que possam envolver as singularidades da Medicina de Família e Comunidade. Além disso, são importantes propostas de educação permanente e atualizações constantes dos profissionais atuantes na APS acerca do assunto. Palavras-chave: Bioética. Atenção Primária à Saúde. Medicina de Família e Comunidade.
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    O desenvolvimento de competências colaborativas para a reorganização do processo de trabalho na atenção primária à saúde: uma pesquisa-ação
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-08-10) Amaral, Vanessa de Souza; Oliveira, Deíse Moura de; http://lattes.cnpq.br/5648188230447464
    O presente estudo objetivou atuar sobre os desafios e o desenvolvimento de competências voltadas para a reorganização do processo de trabalho junto aos profissionais da Atenção Primária à Saúde de um município da Zona da Mata de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada na pesquisa-ação, na qual participaram 44 profissionais de diversas categorias, atuantes no referido cenário. O período da coleta de dados foi entre maio de 2019 a janeiro de 2020. A coleta dos dados foi realizada por meio da triangulação de técnicas, a saber: entrevista estruturada, observação participante, observação não participante e grupo focal. A produção dos dados ocorreu em quatro etapas: a primeira etapa da pesquisa, foi a abordagem e caracterização dos participantes que aconteceu em maio de 2019; a segunda etapa, foi a observação participante realizada no período de junho a setembro de 2019; a terceira etapa, as oficinas, ocorreram no período de junho a setembro de 2019; e a quarta etapa, o grupo focal, deu-se em janeiro de 2020. Esta pesquisa se ancorou na perspectiva de dois referenciais teórico-metodológicos – Paulo Freire e Rudimar Baldissera – que subsidiaram desde a elaboração do projeto à análise dos resultados. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados desta dissertação considerou a seguinte organização: Artigo original I, cujo objetivo foi identificar os nós críticos inscritos no processo de trabalho da Atenção Primária à Saúde e o Artigo original II, que diante dos achados anteriores objetivou construir competências colaborativas junto aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, a partir da ação-reflexão-ação sobre nós críticos do processo de trabalho em saúde, evidenciando as mudanças que a incorporação destas competências provocou no cotidiano destes profissionais. A presente dissertação resultou ainda em um produto técnico, expresso por um curso de formação voltado para o desenvolvimento de competências para a reorganização do processo de trabalho em saúde, desenvolvido no transcorrer da pesquisa por meio de um ciclo de oficinas com os participantes. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Equipe Interdisciplinar de Saúde. Trabalho. Gestão de Mudança. Desenvolvimento Institucional.
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    A importância da percepção dos enfermeiros da estratégia de saúde da família sobre o monitoramento e a vigilância dos indicadores de cobertura vacinal na sua prática de atenção à saúde
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-07-22) Souza, Wallan Mcdonald Soares; Gomes, Andréia Patrícia; http://lattes.cnpq.br/8581595545054749
    O presente estudo objetivou conhecer a percepção dos enfermeiros da Estratégia de Saúde Família sobre o monitoramento e a vigilância dos indicadores de cobertura vacinal na sua prática de atenção à saúde. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e exploratória do tipo descritiva, realizado com 16 enfermeiros que atuam na Estratégia de Saúde da Família do município de Ubá-MG. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, utilizando um roteiro semiestruturado. O tratamento e interpretação dos dados se deram utilizando a técnica de Análise Temática de Conteúdo, proposto por Bardin. Os resultados desta dissertação deram subsídio para a construção de dois produtos finais: Artigo original I apresenta uma revisão de literatura sobre o papel do enfermeiro na avaliação dos indicadores de desempenho do Programa Nacional de Imunização; Artigo original II, apresenta a percepção dos enfermeiros em relação aos indicadores de cobertura vacinal e como se dá a análise e utilização desses indicadores na sua prática de atenção à saúde; e um produto técnico, que diante dos achados da pesquisa foi desenvolvido no intuito de orientar, facilitar e padronizar as atividades dos enfermeiros em relação à avaliação do desempenho do PNI em seu território. O produto técnico é intitulado “Procedimento Operacional Padrão para a Vigilância e o Monitoramento dos Indicadores de Desempenho do PNI” que foi apresentada em uma reunião de CIB Micro de Ubá e Muriaé e posteriormente encaminhada às referências de imunização dos municípios pertencentes à Gerência Regional de Saúde de Ubá. Como conclusões do trabalho, observou- se que os indicadores de cobertura vacinal são ferramentas potentes e que podem auxiliar os enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família no gerenciamento do serviço de imunização no território, porém o estudo evidenciou fragilidades importantes no monitoramento desses indicadores por parte dos profissionais responsáveis pelo serviço, o que pode acarretar em riscos de transmissão de doenças imunopreveníveis. Palavras-chave: Estratégia de Saúde da Família. Programas de Imunização. Cobertura Vacinal. Doenças preveníveis por vacinas.
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    Transtorno mental comum e predição para transtorno de ansiedade em docentes de uma universidade pública
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-12) Carmo, Gian Batista; Oliveira, Deíse Moura de; http://lattes.cnpq.br/7805433420404015
    Este estudo teve por objetivo identificar a prevalência transtorno mental comum (TMC) e predição para transtorno de ansiedade em docentes e associa-las à variáveis sociodemográficas e ocupacionais. Trata-se de um estudo transversal realizado com 180 docentes de uma universidade pública de Minas Gerais. O instrumento utilizado para avaliação de TMC e predisposição para transtorno de ansiedade foram, respectivamente, o Self-Reporting Questionnaire - SRQ-20 e o Inventário de Ansiedade de Beck – BAI. As variáveis sociodemográficas coletadas foram idade, sexo, raça/cor. As variáveis ocupacionais foram área de conhecimento, atuação na pós-graduação, ocupa cargo administrativo e realiza acompanhamento psicológico. A prevalência de TMC foi de 35,6%, sendo maior em docentes jovens, do sexo feminino, da cor preto, pardo ou outros, da área de ciências humanas, que ocupam cargos administrativos, que não atuam na pós-graduação e que realizam acompanhamento psicológico. Observou-se relação significante na associação de TMC com as variáveis atuar na pós-graduação e realizar acompanhamento psicológico, com p=0,035 e 0,001 respectivamente. Os TMC mais prevalentes foram “sente-se nervoso (a), tenso (a) ou preocupado (a)” com 68,3%, “dorme mal” com 49,4%, “se cansa com facilidade” com 46,7% e “encontra dificuldades para realizar com satisfação suas atividades diárias” com 41,1%. A prevalência de predição para transtorno de ansiedade foi de 37,2%, sendo as maiores prevalências encontradas em docentes com 60 anos ou mais, da cor/raça branca, da área de conhecimento de ciências humanas, que ocupam cargo administrativo, que não atuam na pós-graduação e que fazem acompanhamento psicológico. Os sintomas mais prevalentes foram “nervoso”, “incapaz de relaxar”, “sensação de calor” e “indigestão e desconforto no abdômen”. As prevalências de TMC e predição para transtorno de ansiedade foram elevadas entre os docentes estudados, indicando a necessidade de intervenções que promovam a saúde mental dessa categoria de trabalhadores, no contexto da saúde do trabalhador. Palavras–chave: Docentes. Transtornos mentais. Ansiedade. Universidades.
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    O dilema das internações psiquiátricas involuntárias: composições entre bioética da proteção e autonomia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-08) Coutinho, Jussara Alves; Gomes, Andréia Patrícia; http://lattes.cnpq.br/7080684357603814
    A assistência psiquiátrica historicamente promoveu a marginalização. Uma nova direção é tomada a partir da reforma psiquiátrica, promovendo o cuidado na comunidade e a valorização da autonomia do paciente. A despeito das leis se adaptarem a essa nova perspectiva de cuidado, com maior valorização dos direitos e da dignidade humana, estudos mostram que a práxis é muito mais complexa, expondo os profissionais que lidam com pacientes psiquiátricos a muitas questões éticas, sobretudo dilemas que envolvem as medidas coercitivas. Esse cenário justifica as inquietações que desenharam esse estudo de natureza qualitativa, que objetivou compreender a percepção dos profissionais de a Rede de Atenção Psicossocial de um município no interior de Minas Gerais, sobre os problemas bioéticos relacionados às internações psiquiátricas não voluntárias; ademais, conhecer os aspectos éticos/bioéticos que envolvem tais internações e propor as ferramentas da bioética no processo de tomada de decisão. Os dados foram coletados por questionário e grupos focais e os resultados foram analisados através da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Uma revisão de literatura contribuiu para interpretação e construção das categorias. Como resultados, obteve-se categorias relacionadas à percepção dos profissionais participantes sobre os aspectos bioéticos das internações coercitivas. Emergiram dos questionários as categorias: ética da profissão; ramo da filosofia; conceito abrangente; dificuldade em conceituar; envolvimento da família no cuidado; autonomia do paciente; medidas utilitaristas; alocação de recursos; ética profissional; judicialização do cuidado e medicalização. E as categorias que emergiram dos grupos focais: Ética da profissão; Ramo da filosofia; Dificuldade em conceituar; Envolvimento da família no cuidado; Autonomia do paciente; Medidas utilitaristas; e Beneficência sobrepõe à autonomia. Concluindo, que apesar dos participantes apresentarem dificuldade em transitar pelos conceitos da Bioética, reconhecem problemas Bio(éticos) nas internações involuntárias. Surge ainda, categorias relacionadas à percepção dos participantes sobre a assistência prestada nos serviços que abrangem a rede de atenção psicossocial estudada e a análise temática dos questionários, resultou nas categorias: cabe ao serviço a assistência psiquiátrica; o serviço não está apto à assistência psiquiátrica; o profissional se sente capacitado; dificuldades do profissional; internações voluntárias são necessárias e transgressão de direitos. Como resultado, da análise dos grupos focais, surgiram as categorias: o serviço não está apto à assistência psiquiátrica; dificuldades do profissional; último recurso e deficiência da rede de atenção. Dessa forma, pode-se concluir que a maioria dos participantes enxerga as internações involuntárias de maneira alinhada a outros estudos, mas dão destaque importante à falta de capacitação e formação dos profissionais em saúde mental e na ausência de estrutura e articulação dos serviços. Esse trabalho propõe a bioética como importante suporte na tomada de decisão dos profissionais.
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    Absenteísmo: doença dos servidores de uma instituição de ensino federal no estado de minas gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-07-01) Pinto, Carolina de Mendonça Brandão; Henriques, Bruno David; http://lattes.cnpq.br/7511702423366175
    Introdução: Absenteísmo-doença é a ausência ao trabalho ocorrida por motivo de saúde e pode ter relação com fator ambiental. O registro das licenças para tratamento da saúde (LTS) do servidor público federal é realizado no Subsistema Integrado da Saúde do Servidor (SIASS), o que possibilita conhecer o perfil de adoecimento na instituição, para fins de subsidiar ações de promoção da saúde e prevenção de acidentes. Desta forma, pretende-se conhecer sobre o absenteísmo-doença de uma Instituição de Ensino Federal de Minas Gerais, registrados no SIASS entre 2013 e 2018. Métodos: Realizou-se estudo observacional transversal e em série temporal das LTS registradas no SIASS de uma instituição no período de 2013 a 2018. As variáveis estudas foram cargo, sexo, número de dias de afastamento e o código (CID) motivador da licença. Foram calculados os índices de frequências (IF) e gravidade (IG), além de análises descritiva e estatística inferencial com a regressão linear e a regressão de Poisson. Resultados: Não houve variação nos IF e IG do absenteísmo-doença ao longo dos anos e o grupo de docentes apresentam menores índices do que o grupo de técnico-administrativos (TA). As LTS foram principalmente motivadas por transtorno osteomuscular, seguido pela saúde mental no grupo de docentes e por afecções respiratórias no grupo dos TA. Os servidores TA com até 50 anos de idade estão associados aos afastamentos por afecção da via respiratória e acima de 50 anos para motivos osteomusculares. No desfecho por transtorno psíquico não houve diferença na idade para nenhum grupo de servidor. O risco ergonômico classificado como estático foi associado aos desfechos respiratórios e psíquicos, e o risco ergonômico dinâmico associado com transtornos osteomusculares. Conclusões: O estudo do absenteísmo-doença registrado no SIASS permitiu conhecer sobre o perfil de adoecimento dos servidores da instituição. Os técnico-administrativos apresentaram maior frequência e gravidade. A doenças osteomusculares são a grande causa de afastamentos nos dois grupos. Os transtornos mentais e as doenças respiratórias são causas importantes de adoecimento. A partir dos dados apresentados é possível propor medidas em forma de Política de Saúde, que visem melhorias no ambiente e processo de trabalho, minimizando seus riscos e protegendo a saúde do servidor. Palavras-chave: Absenteísmo. Perfil de saúde. Saúde do trabalhador.
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    Perfil dos receptores do banco de leite humano em uma região de saúde da Zona da Mata Mineira
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-07-20) Miranda, Poliana; Henriques, Bruno David
    O Brasil tem um sistema consolidado de rede de Banco de Leite Humano, sendo referência para outros países. A atuação conjunta com as Unidades de Terapia Intensiva Neonatal é uma de suas funções, fornecendo apoio às famílias, ao recém-nascido e em especial às mães que se encontram nesse momento de angustia em não poder ou, não conseguir, oferecer seu próprio leite para seu bebê. A recuperação do recém-nascido, em especial, do prematuro, acontece em decorrência da maturação dos seus órgãos e melhora do seu sistema imunológico e um dos principais componentes dessas recuperação é o leite materno com todas as suas propriedades. A falta de informação ainda é um empecilho para a aceitação do leite materno proveniente do banco de leite, evidenciando uma falta de comunicação na rede. Este estudo inclui uma pesquisa bibliográfica para identificar os conhecimentos acumulados mais recentes sobre a relação do banco de leite humano com os receptores de leite materno doado internados nas Unidades de Terapia Intensiva. Para o artigo de revisão optou-se pelo tipo de revisão integrativa onde consiste em uma abordagem mais ampla do fenômeno analisado e propicia embasamento científico sobre uma determinada temática contribuindo para uma prática assistencial mais segura. Após a realização da leitura e da análise dos estudos selecionados, a avaliação e a descrição da temática foram organizadas e apresentadas em três categorias: Conhecimentos sobre os efeitos e a importância do leite materno doado; Perfil dos receptores de leite humano doador internados na Unidade de Terapia Intensiva; Conhecimentos das mães doadoras e mães de receptores quanto ao tipo de nutrição ofertada pelo banco de leite humano para o recém-nascido internado na Unidade de Terapia Intensiva. Esse artigo permitiu caracterizar o perfil de receptores, como também levantar questionamentos no déficit de informações em relação ao tema referido, o que implica na atuação direta do banco de leite. Além disso, um assunto ainda pouco estudado foi o sentimento das mães e familiares que passam por esse processo. O segundo momento dessa pesquisa inclui a coleta de dados realizada na unidade de Banco de Leite Humano situado no Hospital São Sebastião na cidade de Viçosa- Minas Gerais, à partir colhidas dos livros de registro das unidades da instituição. As informações coletadas abrangem aspetos materno-infantil e do período de internação de recém-nascidos que fizeram uso de leite humano doado. Os dados foram organizados e analisados por meio de técnicas estatísticas, evidenciando o perfil das crianças receptoras acompanhadas pelo banco de leite humano em Viçosa. Pontos importantes levantados foram: a quantidade de prematuros tardio e a prevalência dos diagnósticos de origem respiratória e infecções oriundas da imaturidade dessa população. Além da maioria dos atendimentos realizados serem para a população da microrregião de saúde e oriundas do sistema público de saúde. O tempo de internação mostrou maior para recém-nascidos extremo e muito baixo peso, como também para os prematuros extremo e muito prematuro, evidenciando uma necessidade maior de cuidados com esses bebês que estão mais propensos ao óbito. É necessário que novos estudos sejam realizados, em novos pontos da rede, relacionando variáveis relacionadas, como: a idade materna, tipo e quantidade de parto e número de consultas de pré-natal. Além de, analisar qual o acesso à informação que elas tem em relação ao apoio que o banco de leite humano oferece.
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    Prevalência da síndrome de burnout em trabalhadores da atenção primária à saúde e fatores associados
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-04-12) Diniz, Luciano Soares; Silva, Luiz Sérgio; http://lattes.cnpq.br/9638979781089729
    A síndrome de burnout é a resposta aos estressores interpessoais crônicos no trabalho e ocorre principalmente em profissionais da saúde. É caracterizada por altos níveis de exaustão emocional, de despersonalização e de baixos níveis de realização profissional. Objetivo: Estudar a prevalência de burnout e a sua relação com diversos fatores, inclusive com a percepção da cultura de segurança dos profissionais integrantes das Equipes de Estratégia Saúde da Família do município de Pirapora, localizada no norte do estado de Minas Gerais, Brasil. Método: Realizou-se estudo transversal de caráter observacional, descritivo e exploratório, utilizado questionário sociodemográfico, Maslach Burnout Inventory e escala de avaliação da percepção dos trabalhadores sobre a cultura de segurança. O estudo investigou as associações entre a variável dependente e as demais variáveis explicativas, seguida da análise do modelo multivariado ajustado. Utilizou-se a regressão de Poisson, obtendo as razões de prevalência (p≤0,05 IC 95%). Resultados: Participaram da pesquisa 102 profissionais da atenção primária à saúde da cidade de Pirapora (MG) (75%), cuja maioria era do gênero feminino e possuía o nível médio e técnico; 78,0% possuíam renda familiar superior a dois salários mínimos do vigente no Brasil. Os domínios exaustão emocional e esgotamento emocional indicaram altos níveis, 49.0% e 45.1%, respectivamente. O domínio despersonalização mostrou alto comprometimento (45,1%) e o domínio realização profissional indicou baixo comprometimento pessoal (50,0%); 46,1% dos indivíduos apresentaram indicativo de burnout moderado e grave. Conclusão: O ambiente laboral é expressivo fator de adoecimento dos profissionais, sendo necessária a contextualização do fenômeno. Os resultados apresentam consistência com a literatura, sugerindo que medidas devem ser tomadas para endereçar melhoria das condições de trabalho em relação aos fatores considerados nesse estudo, indicativos de associações com a síndrome de burnout.