Educação - Mestrado Profissional

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/28778

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise e compilação de terminologias em libras para expressarem conceitos de ciências da natureza
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-10) Pizano, Gabriel Lima; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/8137717914815185
    O acesso aos conteúdos de Ciências da Natureza pelos estudantes Surdos pressupõe mobilizar diferentes terminologias em Libras para apresentar os conceitos da Biologia, Física e Química no âmbito educacional. Assim, realizamos uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, tendo como técnica investigativa a documentação indireta feita por meio de um levantamento bibliográfico. Para tanto, realizamos uma pesquisa nas plataformas Scielo, Portal de Periódicos Capes, além do Google. Os resultados encontrados apontaram poucas pesquisas sobre construções terminológicas no âmbito das Ciências, mesmo sendo verificada a proposição de 1034 sinais-termo para a Biologia, 390 para a Física e 313 para a Química, dispersos em diferentes plataformas. Na sequência, analisamos e categorizamos esses sinais-termo, que resultou na proposição de cinco categorias emergente primárias (datilológica, icônica, arbitrária, contextual e conceitual) e dez secundárias. As análises nos mostraram que poucos sinais-termo propostos para a área de Ciências da Natureza traziam aspectos conceituais, o que reforça a importância de a equipe responsável por criar terminologias técnicos-científicos ser composta por profissionais conhecedores da Língua de Sinais e dos conceitos científicos em estudo. Além disso, identificamos uma significativa dispersão dos sinais-termos e a falta deles para muitos conceitos. Verificamos ainda que há vários sinais-termos para um mesmo conceito científico, o que nos permitiu inferir que a dispersão, a falta de validação e de divulgação não favorecem a legitimação e o avanço terminológico neste campo de estudo, com o acúmulo de muitas propostas de sinais-termo para alguns conceitos de base, enquanto muitos outros não são contemplados. Assim, indicamos aqui algumas lacunas relativas ao léxico especializado em Libras para os conceitos de Ciências da Natureza, além das diversas propostas terminológicas para um mesmo termo e a falta de incorporação conceitual ao sinal-termo, podendo com isso criar barreiras e abstrações que dificultam o acesso dos Surdos aos conhecimentos científicos. Dessa forma, com base nos resultados e nas discussões apresentadas, organizamos um sinalário de Ciências da Natureza como produto educacional, a fim de contribuir para que o direito linguístico dos Surdos seja assegurado, de modo especial no âmbito educacional, facilitando as buscas terminológicas dos Intérpretes Educacionais e professores bilíngues, além de indicar a possibilidade de pesquisas futuras sobre a proposição de terminologias em Libras para esta área. Palavras-chave: Ensino de Ciências para Surdos. Ensino de Química, Física e Biologia para Surdos. Educação dos Surdos. Terminologias em Libras.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A sequência didática “quem sou”, “onde estou” e “como estou” (os cinco sentidos) no projeto de extensão BioLibras/UFV a partir do olhar da pedagogia surda
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-09-16) Silva, Wilson Fernando Pereira da; Fernandez, Thaís Almeida Cardoso; http://lattes.cnpq.br/1320326375476119
    Este trabalho resulta de uma pesquisa participante que buscou respeitar os princípios da escolha de uma realidade concreta e dos participantes individuais e coletivos do processo formativo, de modo a contextualizar a investigação em sua dimensão histórica. Assim, partiu-se da perspectiva Freireana e da Pedagogia Surda, tendo como campo de estudo o Projeto de Extensão BioLibras, vinculado à Universidade Federal de Viçosa e que atua com estudantes Surdos de Viçosa e região. Dessa forma, analisou-se a sequência didática “QUEM SOU”, “ONDE ESTOU” E “COMO ESTOU”, abordando os cinco sentidos. Ela foi desenvolvida em 2018 com base nos pressupostos da educação em Ciências voltada aos/as Surdos/as. Para tal, iniciamos por uma pesquisa documental, em que foram recuperados os materiais das oficinas desenvolvidas na sequência didática, sendo feita uma linha do tempo e uma planilha descritiva. A partir disso, sistematizou-se, junto aos/às integrantes deste Projeto de Extensão, algumas das percepções relativas ao processo de construção da sequência didática. Por meio do grupo focal foram ativadas as memórias e a reflexão crítica sobre a prática educativa instituída. Após a sistematização deste trabalho, analisou-se os dados obtidos à luz da pedagogia Surda e das categorias propostas com base na literatura. Os resultados desse estudo indicaram que a elaboração e o desenvolvimento desta sequência didática colocaram o professor Surdo e os/as componentes do Projeto BioLibras como educadores/as populares, uma vez que desempenharam papel de articuladores/as, organizadores/as, incentivadores/as e mediadores/as do processo educativo. Ao mesmo tempo, colocou os/as estudantes Surdos/as na centralidade do processo de ensino e aprendizagem, em constante questionamento da sua condição na sociedade, como integrantes de uma população de minoria linguística. Também se verificou a proximidade da sequência didática com os princípios identificados na Pedagogia Surda, a partir do referencial teórico em questão. Nesse sentido, destacou-se a importância do ensino da Libras tanto para os/as alunos/as Surdos/as, quanto para as famílias e a sociedade em geral, favorecendo assim o empoderamento Surdo por meio da possibilidade de circulação da língua em diferentes espaços. Evidenciou também que o Projeto BioLibras, embasado na proposta de ensino bilíngue e tendo destaque o protagonismo de um professor Surdo, trouxe luz a escuridão de anos com um ensino oralista e opressor aos/as Surdos/as, sem o devido respeito às especificidades desse grupo linguístico e cultural. Assim, acredita-se que os resultados desta pesquisa poderão iluminar caminhos para uma educação bilíngue, para formação de professores/as e para novas formas de pesquisar e compreender as atuais demandas para a educação de Surdos/as. Palavras-chave: Educação de Surdos. Sequência didática. Pedagogia Surda. Ensino de Ciências.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das percepções de licenciandos em Biologia, Física e Química da UFV sobre a Educação em Ciências voltada a estudantes surdos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-03-16) Bozzi, Raquel Alves; Souza, Vinícius Catão de Assis; http://lattes.cnpq.br/1974562047013502
    O ensino de Ciências aos surdos requer uma formação docente que forneça os subsídios necessários para se articular estratégias que contemplem as especificidades desse grupo, que representa uma minoria linguístico-cultural. Assim, realizamos uma pesquisa-ação crítica colaborativa, nela analisamos as percepções de estudantes de cursos de Licenciatura da área de Ciências da Natureza quanto a educação dos estudantes surdos, e formulamos uma proposta de intervenção para o processo de formação inicial dos professores. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica nas plataformas de busca online ERIC, SciELO e Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados apontaram que os trabalhos sobre a educação em Ciências voltada aos estudantes surdos abordam cinco temáticas, uma delas contempla a temática dos professores. Entretanto, não aborda questões sobre a formação docente. Analisamos as ideias de 25 estudantes dos cursos de Licenciatura em Biologia (n=16), em Física (n=4) e em Química (n=5) sobre a mediação do conhecimento científico em salas de aulas com surdos. O grupo de licenciandos investigado cursava as disciplinas de Estágio Supervisionado I ou III dos respectivos cursos, todos na Universidade Federal de Viçosa (MG), campus Viçosa. Construímos os dados por meio de um questionário, utilizado para sondar os conhecimentos e interesses dos licenciandos, e os submetemos à análise de conteúdo. Identificamos que o grupo investigado já havia discutido sobre os surdos em seus cursos, com destaque para a cultura surda, os seus Interesses estavam voltados à aprendizagem da Libras e o contato surdos. Posteriormente, realizamos em cada turma a discussão de um caso de ensino e os dados foram analisados por meio da metodologia de estudo de caso. Verificamos que as percepções dos licenciandos sobre o professor estavam atreladas às questões de personalidade. As estratégias metodológicas mencionadas foram aquelas que exploram a visualidade. Além disso, ainda são vagas as ideias sobre o intérprete educacional, tal como a sua função, relação com o docente e a importância de conhecer os conteúdos científicos para a sua atuação profissional. A partir dos resultados, elaboramos um material didático que poderá contribuir para futuras discussões e construções do conhecimento sobre esta temática no âmbito da formação inicial dos professores de Ciências. Palavras-chave: Formação inicial dos professores de Ciências. Licenciatura. Ensino de Ciências. Educação dos Surdos.