Educação - Mestrado Profissional
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/28778
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Item Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de uma experiência com o GeoGebra no contexto escolar(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-11) Silva, Taylla Cristina de Paula; Santos, Silvana Claudia dos; http://lattes.cnpq.br/4221340950647474Esta pesquisa investiga o modo como os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental produzem e/ou mobilizam conhecimentos matemáticos a partir de uma ação formativa focada no uso do software GeoGebra. Mais especificamente, este estudo busca apresentar um estudo das produções acadêmicas de mestrado e doutorado, produzidas entre 2018 e 2022, que abordam a necessidade de formação continuada para a produção e mobilização de conhecimentos matemáticos integrados às tecnologias digitais por professoras dos anos iniciais do Ensi no Fundamental. Esta pesquisa discute as possibilidades e desafios do uso do GeoGebra no ensino de geometria na perspectiva de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, este estudo analisa as ações que favoreceram a produção e/ou mobilização de conhecimentos matemáticos pelas professoras e como essas se sentiram ao utilizarem o GeoGebra para produzirem e desenvolverem atividades matemáticas de natureza investigativa. Nesse contexto, temos como pergunta norteadora da pesquisa: Como uma ação formativa continuada, focada no uso do software GeoGebra, afeta o modo como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental produzem e/ou mobilizam conhecimentos matemáticos? A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, tendo como instrumentos para produção de dados a aplicação de questionário e uma ação formativa em serviço com os docentes sobre o uso do GeoGebra. Os resultados apontam as tecnologias como facilitadoras no ensino de Matemática. Contudo, as docentes argumentam que não utilizam o laboratório da escola por carência de formação tecnológica, falta de apoio técnico, entre outros motivos. No entanto, as docentes conseguiram reorganizar o modo de pensar e de agir com relação aos conteúdos de Matemática, estabelecendo um diálogo com o software. Neste contexto, algumas ações formativas permitiram essa produção de conhecimento matemático, tal como o ambiente colaborativo. A partir desses resultados, concluímos que há necessidade de as pedagogas participarem de formações continuadas no campo de conhecimento de Matemática associada às tecnologias. Aformação necessita ter sentido para os docentes compartilharem experiências profissionais e reflexões a fim de auxiliar em uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Educação Matemática; Tecnologias Digitais; Geometria; Mobilização de Conhecimentos Matemáticos.6Item Formação inicial e desenvolvimento profissional: o que dizem os egressos do curso de licenciatura em matemática da UFV – Campus Florestal(Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-31) Lemos, Daiana Cristina; Lobato, Lúcia Helena dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2308630588493746Este trabalho teve como propósito compreender a formação inicial ofertada aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (UFV/CAF), suas contribuições e limitações no que tange aos saberes e ao desenvolvimento profissional docente. Essa investigação se enquadra no campo das pesquisas qualiquantitativas, buscando responder à seguinte questão norteadora: quais as contribuições e limitações da formação inicial no curso de Licenciatura em Matemática da UFV/CAF para o desenvolvimento profissional docente? Como aporte teórico, utilizamos Shulman (1986; 1987) no que se refere à base de conhecimentos para a docência. Os participantes da pesquisa foram os egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UFV – Campus Florestal, que concluíram o curso entre 2013 e 2019. Realizamos a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas via Plataforma Google meet e análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC). Buscamos identificar, nos PPC, os “espaços” destinados aos saberes docentes e ao desenvolvimento profissional e com a ajuda do questionário fizemos a validação dos dados dos PPC. O perfil dos egressos foi delineado a partir dos questionários que, complementado pelas entrevistas, contribuíram para entendermos como se deu a formação inicial e sua influência para (e no) exercício da profissão docente. Para análise dos dados coletados, fizemos uma adaptação dos quadros de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Dados das entrevistas demonstram limitações em relação ao conhecimento pedagógico do conteúdo, principalmente com relação ao lidar com os diversos perfis de alunos e na relação teoria e prática. Em contrapartida, o conhecimento do conteúdo e os projetos de extensão foram considerados importantes contribuições. Os fatores apontados como insuficientes durante a formação estão atrelados à base de conhecimento para a docência e ao desenvolvimento profissional. Nesse sentido, como produto educacional, estruturamos um Grupo Colaborativo Matemática na UFV-CAF, por meio do qual foram proporcionados momentos de trocas de experiências e aprendizados, com o intuito de auxiliar a formação inicial e continuada, tanto nos quesitos considerados positivos quanto naqueles apontados como deficitários pelos egressos. Palavras-chave: Conhecimentos para a docência. Grupo Colaborativo. Licenciatura em Matemática.Item O ensino de Biologia para jovens e adultos: buscando compreender anseios de estudantes do terceiro ano do ensino médio(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-01) Silva, Fernanda Juliana da; Costa, Patrícia Claudia; http://lattes.cnpq.br/1218338818302936Muitos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos no tempo regular buscam fazê-lo por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esses estudantes levam para a sala de aula uma diversidade de histórias de vida, que acaba influenciando no aprendizado. Por se tratar de um público bastante heterogêneo, o trabalho na EJA exige do professor a sensibilidade para compreender potencialidades e limitações de cada estudante além do rigor e comprometimento com o currículo e com o ensino. Por meio de questionários e grupos focais, a pesquisa buscou conhecer o perfil dos estudantes de uma turma de Ensino Médio EJA em uma escola estadual da Superintendência de Pará de Minas a partir de suas percepções sobre o ensino e aprendizado de biologia e seus aspectos mais atraentes relacionados ao conteúdo e metodologia. Como objetivo, buscou-se identificar expectativas em relação ao futuro acadêmico e profissional, além de conhecer as impressões do grupo sobre a escola e ensino, ao final do curso, especialmente relacionadas ao componente curricular de biologia. A análise e interpretação dos dados seguiu os princípios da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa confirmaram a heterogeneidade da turma, e indicou que a faixa etária não é o principal fator de divergência. Além disso, os estudantes indicaram interesses diferentes em relação os estudos e, por isso, apresentam expectativas e atitudes distintas. A impossibilidade de conciliar os estudos com o trabalho foi o principal fator que levou os jovens participantes a abandonarem o ensino regular. Outros fatores, como a dificuldade no aprendizado e a impossibilidade de acompanhar os estudos no período de ensino remoto, contribuíram para a migração dos mais jovens para a EJA. De forma geral, os estudantes declararam-se satisfeitos com o ensino ofertado, mas indicaram alguns pontos considerados insuficientes, sendo a adequação do tempo e do espaço escolar voltados para suas necessidades o mais apontado. Outra reivindicação foi a possibilidade de criação de um canal de comunicação e compartilhamento de materiais entre estudantes e professores a fim de disponibilizar conteúdo aos alunos faltosos e servir como um espaço de esclarecimento de dúvidas. Sobre o ensino de Biologia, os estudantes indicaram interesse, apesar de considerarem a matéria difícil. Os estudantes ponderaram que o laboratório de ciências e a sala de informática deveriam ser utilizados nas aulas de Biologia o que, de fato, pode tornar o aprendizado mais interessante. Uma sugestão de material didático foi produzida considerando os apontamentos coletados na pesquisa. Palavras-chave: Biologia, Jovens e adultos, Materiais didáticos, Currículo.Item Práticas docentes com tecnologias digitais no ensino remoto de matemática(Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-30) Moreira, Alex; Passos, Caroline Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/6054241254043532Este trabalho objetiva compreender as práticas educativas em Matemática mediadas pelas Tecnologias Digitais no Ensino Remoto. Como desdobramentos temos os objetivos específicos: Investigar os recursos utilizados pelos professores de Matemática durante o ensino remoto; analisar as práticas educativas na Educação Remota mediada pelas Tecnologias Digitais; criar e organizar um tutorial para o Ensino Remoto, inspirado nos recursos utilizados pelos professores de Matemática, sujeitos da pesquisa. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa foi constituído por escolas públicas estaduais dos municípios pertencentes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ponte Nova - MG. Os participantes do estudo foram professores de Matemática, da Educação Básica que atuaram durante o ensino remoto e híbrido. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as Tecnologias Digitais na Educação Matemática e Narrativas e a prática docente. A produção dos dados foi realizada de forma online, através da aplicação do questionário semiestruturado e da entrevista narrativa. De acordo com os resultados inferimos que os professores adotaram predominantemente ferramentas durante o ensino remoto e híbrido vinculadas à Google (Google Meet, Youtube, E-mail Institucional, Google Classroom e ferramentas de edição de texto), disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais de forma gratuita e vinculadas ao e-mail institucional, como o Conexão Escola 2.0. Logo, evidenciamos por meio dos dados produzidos nas entrevistas, o compromisso dos professores com as práticas pedagógicas e aprendizado dos alunos. Concluímos que, apesar dos desafios enfrentados durante a Educação Remota, os professores de Matemática demonstraram habilidades como resiliência e criatividade ao explorar as potencialidades das Tecnologias Digitais. O produto educacional denominado “Tutorial para o Ensino Remoto e/ou Híbrido”, possui como objetivo apresentar possibilidades, especialmente relacionadas às Tecnologias Digitais, para serem utilizadas pelos professores em contextos de Ensino Remoto e/ou Híbrido. O produto educacional poderá servir de inspiração para os professores, no sentido de oferecer ferramentas necessárias na estruturação das aulas remotas e/ou híbridas.Palavras-chave: Educação Matemática; Tecnologias Digitais; Ensino Remoto; Ensino Híbrido.