Educação
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/204
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Item A Licenciatura em Educação do Campo da UFV & A Formação dos Monitores de Escolas Família Agrícola(Universidade Federal de Viçosa, 2018-04-24) Silva, Diego Gonzaga Duarte da; Silva, Lourdes Helena da; http://lattes.cnpq.br/7843942124203010A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (LICENA) para a formação dos estudantes que são monitores de Escolas Família Agrícola (EFAs). Especificamente, nossos propósitos foram caracterizar os estudantes da LICENA que atuam como monitores em EFAs, identificando e analisando as avaliações construídas por eles sobre o processo de formação vivenciado no curso, com destaque para a dinâmica da formação por alternância e para os avanços, limites e contradições da formação para a atuação deles nas EFAs. Para realização dos objetivos propostos, recorremos aos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas como procedimentos técnicos de coleta dos dados, dados esses que foram analisados sob orientação do método Análise de Conteúdo . De uma maneira geral, os resultados da pesquisa indicam que a LICENA tem contribuído para o processo de formação dos estudantes que atuam como monitores de EFAs. Na perspectiva dos entrevistados, a formação vivenciada no curso têm favorecido o desenvolvimento de práticas pedagógicas reflexivas, dialógicas, interdisciplinares e vinculadas as realidades do campo. São práticas que, além de valorizarem os sujeitos do campo, seus saberes, culturas e modos de vida, tem contribuído para melhorias nos processos de ensino e aprendizagem implementados no cotidiano das EFAs. Ao lado dessas contribuições, os entrevistados também indicam alguns limites enfrentados no processo de formação, como a organização do calendário dos Tempos Escola e a formação fragilizada em Ciências da Natureza, considerados como desafios a serem superados pelo curso.Item A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa: egressos da primeira turma em perspectiva(Universidade Federal de Viçosa, 2020-08-20) Prado, Daniela Queiroz do; Silva, Lourdes Helena da; http://lattes.cnpq.br/3209516402162289Esta pesquisa, integrante do Programa de Estudos intitulado A Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa: Sujeitos, Representações e Práticas Pedagógicas, teve por objetivos analisar o perfil e a atuação dos egressos da primeira turma do curso, assim como as avaliações construídas por eles sobre os aspectos facilitadores e dificultadores de suas inserções profissionais. Em termos metodológicos, apoiamo-nos nos pressupostos da abordagem qualitativa, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas como procedimentos técnicos de coleta dos dados que, por sua vez, foram analisados sob orientação do Método de Análise de Conteúdo. No presente relatório, os dados da pesquisa foram organizados da seguinte forma: inicialmente, descrevemos a proposta da formação da LICENA, destacando o perfil e a atuação profissional previsto pelo curso; na sequência, caracterizamos os egressos da primeira turma do curso e identificamos as áreas de atuação profissional desses sujeitos; por fim, analisamos as avaliações construídas por eles sobre os aspectos que contribuíram e /ou dificultaram a inserção profissional, seja na docência ou na gestão de processos educativos e comunitários. Em termos dos resultados da pesquisa, eles indicam que primeira turma possui um perfil marcado pela diversidade, com sujeitos oriundos de diversos segmentos de trabalhadores do campo. Em termos da atuação dos egressos, identificamos que eles estão atuando tanto nas áreas previstas pelo curso, quanto nas atividades de produção agrícola, prestação de serviço e, ainda, no exercício da docência em outras áreas. Além disso, na perspectiva da atuação profissional dos egressos do curso, os dados da pesquisa revelam a necessidade da inclusão, na legislação educacional, de uma regulamentação específica sobre a formação por área de conhecimento, de maneira a avançar na compreensão desta modalidade de organização do conhecimento. Palavras-chave: Licenciatura em Educação do Campo. Perfil Egresso. Atuação Profissional.Item Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa: a constituição da Licenciatura em Educação do Campo(Universidade Federal de Viçosa, 2018-05-25) Marliére, Ramon Guido Thomaz; Silva, Lourdes Helena da; http://lattes.cnpq.br/8515275083295190A presente pesquisa teve com o objetivo geral analisar o processo de constituição da LICENA na UFV, a partir da perspectiva histórica das contradições que marcam o capitalismo e as lutas das populações do campo ao acesso e permanência na educação. Especificamente os objetivos da presente pesquisa foram: reconstituir/sistematizar o processo histórico de criação, implementação e institucionalização da Licenciatura em Educação do Campo na UFV; identificar e analisar as tensões, os conflitos e as contradições presentes na constituição do curso; identificar os avanços e as conquistas da LICENA durante seu processo de constituição. Para a realização dos objetivos propostos, recorremos aos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa, em que utilizamos a abordagem da História Oral. Os dados foram coletados por meio de análise documental e de entrevistas semiestruturadas, que foram analisados por meio do método Analise de Conteúdos. De forma geral, os resultados da pesquisa revelam que os conflitos e as tensões presentes no processo de constituição da LICENA, têm origem nos conflitos de classe, nos preconceitos sociais e nas divergências entre concepções políticas, sociais, científicas, filosóficas e pedagógicas dentro da Instituição, com destaque para o embate entre projetos políticos e ideológicos entre do agronegócio e da agricultura camponesa/Agroecologia. Ao mesmo tempo, as entrevistas revelaram significativos avanços e conquistas da LICENA durante seu processo de constituição, com destaque para os seguintes aspectos: a instituição de processos e práticas pedagógicas inovadoras, a contribuição na efetivação da função política e social da Universidade, o avanço na legitimação do projeto político e ideológico do coletivo da Educação do Campo e da Agroecologia no âmbito da UFV.