2018-04-24

A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (LICENA) para a formação dos estudantes que são monitores de Escolas Família Agrícola (EFAs). Especificamente, nossos propósitos foram caracterizar os estudantes da LICENA que atuam como monitores em EFAs, identificando e analisando as avaliações construídas por eles sobre o processo de formação vivenciado no curso, com destaque para a dinâmica da formação por alternância e para os avanços, limites e contradições da formação para a atuação deles nas EFAs. Para realização dos objetivos propostos, recorremos aos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas como procedimentos técnicos de coleta dos dados, dados esses que foram analisados sob orientação do método Análise de Conteúdo . De uma maneira geral, os resultados da pesquisa indicam que a LICENA tem contribuído para o processo de formação dos estudantes que atuam como monitores de EFAs. Na perspectiva dos entrevistados, a formação vivenciada no curso têm favorecido o desenvolvimento de práticas pedagógicas reflexivas, dialógicas, interdisciplinares e vinculadas as realidades do campo. São práticas que, além de valorizarem os sujeitos do campo, seus saberes, culturas e modos de vida, tem contribuído para melhorias nos processos de ensino e aprendizagem implementados no cotidiano das EFAs. Ao lado dessas contribuições, os entrevistados também indicam alguns limites enfrentados no processo de formação, como a organização do calendário dos Tempos Escola e a formação fragilizada em Ciências da Natureza, considerados como desafios a serem superados pelo curso.
The present research aimed to understand the contributions of the Licentiate in Field Education of the Universidade Federal de Viçosa (LICENA) for the students training, who are monitors of Agricultural Family Schools (EFAs). Specifically, our purposes were to characterize LICENA students - EFAs monitors; to analyze the evaluations about the initial training process experienced in their course with emphasis on the dynamics of Alternance training; and to understand the advances, limits and contradictions in the training of LICENA students. To achieve the proposed objectives, we used the theoretical and methodological assumptions of qualitative research, using questionnaires and semi-structured interviews as technical procedures for data collection, which were analyzed under the guidance of the Content Analysis method. In general, the results indicate that LICENA has contributed to the training process of students who act as monitors of EFAs. From the perspective of the interviewees, the training experienced in the course has favored the development of reflexive, dialogic, and interdisciplinary pedagogical practices linked to the realities of the field. Apart from valuing the subjects related to the field, these practices value their knowledge, cultures and ways of life, and have contributed to improvements in the teaching and learning processes implemented in EFAs daily life. In addition to these contributions, the interviewees also indicate some limits faced in the training process, such as the organization of the School Time schedule and the weakened formation in Natural Sciences, considered as challenges to be overcome by the course.

Professores - Formação, Educação do Campo, Licenciatura, Escolas agrícolas

SILVA, Diego Gonzaga Duarte da. A Licenciatura em Educação do Campo da UFV & A Formação dos Monitores de Escolas Família Agrícola. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.