Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30362
Tipo: Dissertação
Título: Construção de uma sequência didática com foco nas reações químicas de uma produção cinematográfica: câmera, luz, ação e reação
Construction of a didactic sequence focusing on the chemical reactions of a film production: camera, light, action and reaction
Autor(es): Guimarães, Sabrina Gardoni Peixoto
Abstract: A prática do ensino de ciências tem sofrido modificações, principalmente no que concerne às discussões e escolhas metodológicas de sala de aula para a formação dos estudantes. As feiras de conhecimento, enquanto prática pedagógica e técnica que produz intercâmbio de informações e estabelecimento de conexões por meio de exposições de trabalhos, têm dado espaço a cenários temáticos e os alunos contribuem com performances variadas por meio de pesquisas embasadas em contextos específicos. A Química, enquanto disciplina integrante do componente curricular de Ciências e suas Tecnologias, além de dar suas contribuições em conteúdo específico com o conhecimento teórico-prático, pode promover uma interação dialógica com todos os segmentos do sistema, possibilitando uma busca satisfatória por pesquisas que expliquem os fenômenos e processos relativos ao tema de estudo. Frente ao desafio de trabalhar em uma perspectiva interdisciplinar, definido para a feira de conhecimento escolar de nome Engenharte, foi proposto o desenvolvimento de uma sequência didática com foco nas reações químicas que emitem luz e variam cores para construção de cenários cinematográficos, permeando o caminho de investigação das aulas experimentais de química. A sequência didática aborda o estudo das reações químicas do tipo ácido-base e as reações fotoquímicas. A pesquisa teve um enfoque qualitativo, de caráter exploratório desenvolvida em sete etapas. Cada etapa foi elaborada a partir de uma análise de dados fundamentada na descrição da vivência escolar. Os registros diários, bibliográficos e fotográficos escritos neste trabalho abrangem o contexto escolar, a temática abordada (cinema), os conhecimentos específicos de química estudados, assim como o subtema (ficção científica) em questão. As mudanças neste contexto educacional são notáveis: mesclar disciplinas, conceitos e o saber fazer geram resultados incríveis tanto para o crescimento pessoal quanto para a ampliação de conhecimentos do educando.Palavra-chave: Sequência didática. Reações Químicas. Feira de ciências. Contextualização.
The practice of teaching science has undergone changes, especially with regard to discussions and methodological choices in the classroom for the education of students. Knowledge fairs as a pedagogical and technical practice that produce exchange of information and establishment of connections through exhibitions of works have given space to thematic scenarios and students contribute with varied performances through research based on specific contexts. Chemistry as a discipline that is part of the curricular component of the Science and Technology area, in addition to giving its contributions in specific content with theoretical and practical knowledge, can promote a dialogic interaction between all segments of the system, enabling a satisfactory search for research that explain the phenomena and processes related to the topic in question. Faced with the challenge of working in an interdisciplinary perspective in order to enhance students' learning about chemical knowledge that will be used to contextualize a general theme, defined for the school event, the development of a didactic sequence focusing on reactions was proposed. chemistries that emit light and vary colors to build a cinematographic scenario, permeating the path of investigation of experimental chemistry classes. The didactic sequence addresses the study of acid- base chemical reactions and photochemical reactions within the contextual theme. The research had a qualitative, exploratory approach, developed in seven stages. Each stage was elaborated from an analysis of data collection based on the description of the school experience within the student's limitations. The daily, bibliographic and photographic records written in this work investigated the student's school context, the theme addressed, the specific knowledge of chemistry involved as well as the sub- topic in question. The changes in this educational context are remarkable: mixing disciplines, concepts and merging knowledge generate incredible results both for personal growth and for the expansion of the student's knowledge. Keywords: Didactic sequence. Chemical reactions. Science fair. Contextualization.
Palavras-chave: Reações químicas
Didática
Conhecimento e aprendizagem
Contexto (Linguística)
CNPq: Química
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Química
Citação: GUIMARÃES, Sabrina Gardoni Peixoto. Construção de uma sequência didática com foco nas reações químicas de uma produção cinematográfica: câmera, luz, ação e reação. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2021.260
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30362
Data do documento: 2-Set-2021
Aparece nas coleções:Química - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo4,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.