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https://locus.ufv.br//handle/123456789/27669
Tipo: | TCC |
Título: | Neurociência: reflexões teóricas sobre afetividade e cognição na matemática escolar |
Autor(es): | Rocha Júnior, Romário Costa da |
Abstract: | Esta monografia – Neurociência: reflexões teóricas sobre afetividade e cognição na matemática escolar – tem como objetivo propor uma reflexão acerca do processo de ensino e de aprendizagem de matemática e apontar para novas perspectivas para a matemática escolar. Muitas vezes, esta disciplina é tratada como algo inalcançável para a maioria das pessoas, considerando-se que somente um grupo seleto de mentes brilhantes é capaz de compreendê-la e utilizá-la. Experiências escolares de exclusão, a falta de um ensino que vise a colaboração entre os alunos e a pouca valorização das múltiplas inteligências dos estudantes ocasionam considerável desinteresse e repúdio à matemática. Segundo Leontiev (1978), as relações sócio- históricas na formação do ser humano e no processo de aprendizagem desempenham um papel fundamental. Sublinha, também, que o homem é um ser de natureza social e tudo o que tem de humano nele surge a partir da sua vida em sociedade. Desta forma, quando pensamos na aprendizagem, a maneira que percebemos a matemática é influenciada diretamente pelo meio em que estamos inseridos, seja no ambiente social, familiar ou escolar. Essas concepções compartilhadas culturalmente geram, em muitos estudantes, um bloqueio cognitivo/emocional. Estudos recentes da neurociência indicam a ligação entre a afetividade e a cognição, e como estas duas instâncias do pensamento humano devem trabalhar em conjunto para uma melhor eficiência na aprendizagem. Segundo Damásio (2011), não há como dissociar a razão e a emoção na atividade mental; estas duas instâncias estão interligadas formando várias sinapses cerebrais. Pensando no processo de aprendizagem, Damásio ratifica a importância de trabalhar a cognição e a afetividade de forma conjunta, recorrente e intensa, para a formação social, pessoal e escolar dos alunos. Assim, promover a imaginação, a reflexão, o raciocínio e a interação dos estudantes durante o processo de aprendizagem é fundamental (BICUDO, 2005). Os crescentes casos de ansiedade à matemática (AM) nas escolas apontam para a necessidade de se rever a forma de ensinar esta disciplina. Boaler (2018) ressalta a importância de se praticar atividades lúdicas, visuais e interativas nas salas de aula em todos os níveis de ensino, valorizando as diversas formas de conhecimento e proporcionando a troca de saberes entre os alunos. Com este trabalho, destaco a importância da atenção às condições sócio-históricas em que os alunos estão inseridos, e a questão fundamental da relação entre afetividade e cognição na aprendizagem matemática. |
URI: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/27669 |
Data do documento: | 30-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Matemática - TCCs de Graduação |
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