O impacto da Portaria 315 de abril de 2018 no arquivo do registro escolar da Universidade Federal de Viçosa

2022-07-29

O futuro dos arquivos depende da importância dada a eles no presente. Essa afirmação leva a uma análise do impacto da Portaria 315 do MEC nas instituições de ensino superior no Brasil. Antes de digitalizar, as instituições devem realizar a gestão de documentos pois de acordo com a legislação não é possível guardar tudo. Assim sendo, eleger certas memórias e eliminar outras é uma forma de definir qual tipo de história será transmitida para as futuras gerações. Este trabalho traz considerações a respeito da importância da memória preservada através dos acervos arquivísticos, analisando o impacto da portaria 315 do MEC no arquivo do Registro Escolar da Universidade Federal de Viçosa. Para realizar essa investigação nos valemos de análise bibliográfica sobre as mudanças na gestão dos arquivos ao longo do tempo e análise da legislação atual relacionada aos acervos acadêmicos digitais com o objetivo de refletir sobre a gestão de documentos no Registro Escolar da UFV e pensando em sua preservação. Palavras-chave: Portaria 315. Digitalização. Quarta Revolução Industrial. Gestão de Documentos. Lei de Acesso à Informação.
The future of archives depends on the importance given to them in the 7lassifi. This statement leads to na analysis of the 7lassific MEC’s Ordinance 315 on higher education institutions in Brazil. Before digitizing, institutions must manage documents because according to legislation it is not possible to keep everything. Therefore, choosing certain memories and eliminating others is a way of defining what kind of history will be transmitted to future generations. This work brings considerations about the importance of memory preserved through archival collec- tions, analyzing the 7lassific MEC ordinance 315 on the School Registry file of the Federal University of Viçosa. To carry out this investigation, we use a bibliographic analysis on the changes in the management of archives over time and na analysis of the current legislation related to digital academic collections in order to reflect on the management of documents in the UFV School Registry and thinking about their preservation. Keywords: Ordinance 315. Digitization. Fourth Industrial Revolution. Document Management. Access to Information Law.

Brasil (Lei de Acesso a Informacao), Documentos arquivisticos - Digitalizacao

DIAS, Mariza Silva Santos. O impacto da Portaria 315 de Abril de 2018 no arquivo do registro escolar da Universidade Federal de Viçosa. 2022. 139 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.