2021-07-30

As formigas cortadeiras são uma praga importante em diferentes culturas na região Neotropical. Entre as indústrias mais afetadas encontra-se a florestal, que além de ter grandes perdas econômicas apresenta restrições para o uso de inseticidas químicos. A certificação florestal regulamenta o uso de pesticidas devido aos danos que podem produzir ao meio ambiente e a saúde humana, mas o controle químico é o mais econômico, eficiente e prático no caso das formigas cortadeiras. Assim, esta dissertação foi dividida em dois capítulos, o primeiro foi uma revisão que teve como objetivo descrever os principais aspectos da biologia das formigas e métodos de controle utilizados na Colômbia. Concluindo que ainda é necessário avaliar alternativas aos inseticidas químicos, mas que existem uma alta variedade de elementos que poderiam ser utilizados. O segundo capítulo foi a avaliação de quatro produtos biológicos no controle das formigas cortadeiras Acromyrmex aspersus F. Smith (Hymenoptera: Formicidae), baseados em fungos e bactérias. Estes produtos conseguiram mudar a atividade de forrageio e os comportamentos de locomoção, demostrando um alto potencial para serem utilizados no controle das formigas. Palavras-chave: Biopesticidas. Certificação florestal. Controle.
Leaf-cutting ants are an important pest in different cultures in the Neotropical region. Among the most affected industries is forestry, which, in addition to having great economic losses, has restrictions on the use of chemical insecticides. Forest certification regulates the use of pesticides due to the damage they can produce to the environment and human health, but chemical control is the most economical, efficient, and practical in the case of leaf-cutting ants. Thus, this dissertation was divided into two chapters, the first was a review that aimed to describe the main aspects of ant biology and control methods used in Colombia. Concluding that it is still necessary to evaluate alternatives to chemical insecticides, but that there is a high variety of elements that could be used. The second chapter was the evaluation of four biological products in the control of leaf-cutting ants Acromyrmex aspersus F. Smith (Hymenoptera: Formicidae), based on fungi and bacteria. These products were able to change the foraging activity and the locomotion behaviors, showing a high potential to be used in the control of ants. Keywords: Biopesticides. Forest certification. Leaf cutting ants.

Formiga-cortadeira, Pesticidas - Certificados e licenças

MESA, Veronica Cañas. Efeitos de biopesticidas baseados em microrganismos na relação da formiga cortadeira Acromyrmex aspersus (Hymenoptera: Formicidae) e seu fungo mutualista. 2021. 43 f. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.