Predição da área foliar em abobrinha-italiana: um método não destrutivo, exato, simples, rápido e prático

2011-12

Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

Métodos não destrutivos destinados à estimação da área foliar, rápidos, de fácil execução e que apresentem graus aceitáveis de precisão são úteis para o estudo do crescimento das plantas em condições de campo. Desta forma, estimou-se a área foliar de plantas de abobrinha-italiana através de modelos de regressão. As áreas foliares, mensuradas por meio de um integrador foliar, foram postas em função das dimensões foliares (comprimento-C, Largura-L e do produto-CL) das folhas que lhes deram origem. Diversos estimadores foram gerados, todavia, apenas os três mais relevantes foram estudados, dentre os quais, o melhor estatisticamente foi eleito para análise de validação. Concluiu-se que a área foliar de abobrinha-italiana, cultivada a campo, pode ser predita com base na largura da folha (L) através do seguinte estimador: (ÂfL)= 47.3647+0,6211 L² , que por sua vez, mostrou se preciso, exato, simples, rápido e prático; sendo confiável em predizer esta importante variável agronômica.
Non destructive methods aiming the estimation of the leaf area, fast, easily executed, with acceptable levels of accuracy are useful to the study of plants growing under field conditions. This way, the leaf area of zucchini fruit plants was estimated, through regression models. The leaf areas, measured by a leaf integrator were distributed according to the leaf dimension (length-C, wideness-L and of the product-CL) of the original leaves. Several estimators were generated, however, only the three most relevant were studied, among which, the best, statistically, was elected for validation analysis. We concluded that the leaf area of the zucchini fruit, grown in field, can be predicted, based on the leaf wideness (L), by the following estimator: (ÂfL)= 47.3647+0,6211 L² , that, by its turn, was shown accurate, exact, simple, fast and practical, being reliable to predict this important agronomic variable.

DOI: não consta, por isso foi disponibilizado o link de acesso.

Análise de crescimento, Cucurbita pepo, Fisiologia vegetal, Modelos de regressão