2021-04-23

Diante da importância da linguagem científica no contexto escolar e principalmente nas áreas de ciências da natureza, muitas escolas utilizam-se das Feiras de Ciências a fim de auxiliar no processo de aprendizagem e de uma formação da identidade científica no âmbito da educação básica do país. Neste âmbito o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de documento norteador de práticas didáticas que otimize as atividades desenvolvidas nas Feiras de Ciências, além da sua organização através de formulários padrões propondo caminhos para a diminuição de gastos de materiais e equipamentos necessários em sua execução. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, adotando-se de uma abordagem mista (qualitativa/quantitativa). Através do presente estudo pode-se concluir que as aulas práticas são essenciais para o processo de ensino aprendizagem do aluno, e esta quando inserida de maneira adequada nas disciplinas de ciências da natureza contribui significativamente com o aprendizado dos alunos. Todo percurso metodológico possibilitou também a elaboração e orientações que será utilizada pelos professores de ciências da natureza, nos próximos anos para a elaboração da Feira de Ciências. A sequência didática apresenta caráter investigativo que associado a estratégias pedagógicas auxiliaram os alunos no desenvolvimento de experimentos. A mesma também possibilita com que o aluno assume seu papel de protagonista. Palavras-chave: Aulas experimentais. Feira de ciências. Ensino de química.
Given the importance of scientific language in the school context and especially in the areas of natural sciences, many schools use Science Fairs in order to assist in the learning process and in the formation of scientific identity in the context of basic education in the country. In this context, this work aims to prepare a guiding document for didactic practices that optimizes the activities developed in Science Fairs, in addition to their organization through standard forms proposing ways to reduce the cost of materials and equipment needed in their execution. This is an exploratory research, adopting a mixed approach (qualitative/quantitative). Through the present study, it can be concluded that practical classes are essential for the teaching process of student learning, and when properly inserted in the natural sciences disciplines, it significantly contributes to student learning. All methodological path also enabled the elaboration and guidelines that will be used by teachers of natural sciences, in the coming years, for the elaboration of the Science Fair. The didactic sequence has an investigative character that, associated with pedagogical strategies, helped students in the development of experiments. It also allows the student to assume their protagonist role. Keywords: Experimental classes. Science fair. Chemistry teaching.

Química - Estudo e ensino, Aprendizagem experimental, Projetos científicos

SANTOS, Daniel Rufino Araújo Andrade dos. Desenvolvimento de aulas experimentais motivadoras e orientações para elaboração de Feira de Ciências. 2021. 69 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.