1988-10-24

Este trabalho foi realizado na Estação Evapotransporimétrica do Departamento de Engenharia Agrícola no "Campus" da Universidade Federal de Viçosa, no período de 26 de marco a 12 de julho de 1987, com o objetivo principal de determinar o parâmetro α de Priestley e Taylor da equação de evapotranspiração de equilíbrio. para as condições de Viçosa e analisar sua possível variação em função do teor de umidade do solo e da densidade de plantio. Foram utilizados quatro lisímetros de percolação, do tipo Thornthwaite e Mather, com 6.0 m² de área e profundidade efetiva de 0,75 m, nos quais foi efetuado o plantio do feijão (Phaseolus vulgaris L.), da variedade Negrito 897. Em dois lisímetros (A e B) empregou-se o espaçamento de 0,50 m entre fileiras, nos outros dois (C e D), de 0,40 m, porém mantendo-se a mesma população de plantas em todos os lisímetros. Para os lisímetros A e C foi estabelecido um regime de irrigação que os mantivessem próximos à capacidade de campo, já para os lisímetros B e D foi suspensa a irrigação 56 dias após o plantio. A determinação da variação do teor de umidade no solo foi feita mediante o uso de tensiômetros, células de Colman e determinações de umidade pelo método-padrão de estufa. Os resultados obtidos permitiram determinar um valor médio do parâmetro α de Priestley e Taylor igual a 1,30, indicando boa aproximação ao valor do trabalho original, que é de 1,26. Os diferentes espaçamentos utilizados não influíram na determinação do valor médio de o” 0 teor de umidade do solo manteve-se sempre elevado em todos os lisímetros até o final do experimento, caracterizando condições de solo próximo à capacidade de campo e impedindo a avaliação da influência do teor de umidade no solo sobre a variação do valor de α.

Evapotranspiração de equilíbrio, Déficit hídrico, Feijão, Espaçamento, Plantio, Evapotranspiração

LEITE, Maysa de Lima. Determinação da evapotranspiração de equilíbrio numa superfície cultivada com feijão (Phaseolus vulgaris L.) em duas densidades de plantio. 1989. 61 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1989.