2023-12-19

O objetivo geral da presente tese foi compreender a análise de jogo e o seu papel no futebol à luz da pedagogia do esporte, sendo que para isso foram escritos dois artigos científicos. O primeiro estudo teve como objetivo identificar o grau de explicação do saldo de gols para as diferentes equipes em uma competição, neste caso a Bundesliga. Os resultados apontaram que o conjunto de variáveis explicativas é específico para cada clube, indicando assim sua singularidade nas demandas do jogo enfrentadas pelas equipes. O segundo estudo teve como objetivos: i) analisar a associação da métrica de expectativas de gols obtida por meio do processo de Markov com o saldo de gols da partida; ii) e identificar o grau de explicação das variáveis com bola acerca da métrica de expectativa de gols em diferentes fases das competições, sendo elas Copa do Mundo Feminina 2019 e Copa do Mundo Masculina 2018. Observou-se que a expectativa de gols, obtida por meio do processo de Markov, é representativa do contexto do jogo e que as mudanças no grau de explicação e as variáveis significativas no modelo indicam o ineditismo do contexto. Pode-se concluir, no geral, que quando a análise de jogo é realizada com base na pedagogia do esporte, há uma sensibilidade maior aos contextos, o que permite melhor adequação de seu uso no cotidiano de equipes de futebol, direcionando assim aspectos pedagógicos e de treinamento. Palavras-Chave: Futebol; Análise de Jogo; Pedagogia; Performance; Análise explicativa; Demandas do jogo.
The overall objective of this thesis was to comprehend game analysis and its role in football in light of sports pedagogy, with three scientific articles written for this purpose. The first study study aimed to identify the explanatory degree of goal difference for different teams in a competition, in this case, the Bundesliga. Results indicated that the set of explanatory variables is specific to each club, thus indicating its uniqueness in the game demands faced by teams. The second study aimed to: i) analyze the association of the expected goals metric obtained through the Markov process with match goal difference; ii) and identify the degree of explanation of ball-related variables concerning the expected goals metric in different phases of competitions, namely the 2019 Women's World Cup and the 2018 Men's World Cup. It was observed that the expected goals obtained through the Markov process are representative of the game context, and changes in the degree of explanation and significant variables in the model indicate the uniqueness of the context. In conclusion, when game analysis is conducted based on sports pedagogy, there is greater sensitivity to contexts, allowing for better adaptation of its use in the daily routines of football teams, thus guiding pedagogical and training aspects. Keywords: Football; Game Analysis; Pedagogy; Performance; Explanatory Analysis; Game Demands.

Futebol - Jogos - Análise

ANON, Iago Cambre. Análise do comportamento de equipes de futebol por meio das ações ofensivas e defensivas com bola: uma perspectiva a partir da pedagogia do esporte. 2023. 103 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.