2017-03-14

Os fitonematoides podem limitar significativamente a produtividade de culturas de importância econômica, com perdas anuais no mundo de aproximadamente U$80 bilhões, sendo importante a defesa vegetal através das quarentenas vegetais, laboratórios credenciados e medidas legislativas afim de evitar a introdução de novas espécies de fitonematoides. O gênero Anguina (Steinbuch) Chitwood é de significativa importância para o Brasil, pois três espécies deste gênero Anguina tritici, A. agrostis e A. pacificae, estão na lista de fitonematoides quarentenários ausentes. Diante do panorama atual, trabalhos que mostrem a vulnerabilidade da agricultura nacional aos riscos da introdução e estabelecimento bem como os danos causados por fitonematoides quarentenários, constituem-se em pesquisas de significativa valia sobre como questões técnicas e legais devem ser revistas no intuito de prevenir prejuízos econômicos. O objetivo geral deste trabalho foi estudar o risco da entrada do fitonematoide A. tritici no Brasil, determinar as condições favoráveis ao desenvolvimento da espécie no país e estimar os possíveis perdas na produção. Foi realizado levantamento de dados climatológicos para determinar uma faixa de temperatura ideal de desenvolvimento da praga no Brasil, também foi realizado uma previsão da perda econômica caso A. tritici se estabeleça em estados brasileiros produtores de trigo. Através dos dados coletados estima-se que os estados da região sudeste e sul do Brasil são potenciais áreas para o estabelecimento de espécies do Gênero Anguina. Foi possível estimar que para o Brasil a entrada e estabelecimento deste fitonematoide causaria perdas na produção na ordem de 41%. Como consequências econômicas para exportação, grãos de trigo, centeio ou cevada com a presença deste fitonematoide poderá gerar barreiras fitossanitárias por parte de países que impõem severas medidas sanitárias para o A. tritici.
Phytohematoids can significantly limit the productivity of economic crops importance, with annual losses around the world of approximately US $ 80 billion. Plant defense is important through plant quarantines, accredited laboratories and legislative measures to avoid the introduction of new species of phytonematoids. The genus Anguina (Steinbuch) Chitwood is of significant importance for Brazil, there are three species of this genus, A. tritici, A. agrostis and A. pacificae that are in the absent list quarantine phytonematoids. In view of the current situation, studies that show the vulnerability of national agriculture to the risks of introduction and establishment as well as damage caused by quarantine phytonemes constitute important research how technical and legal issues should be reviewed in order to prevent losses economic conditions. The general objective of this work was to study the risk of A. tritici phytonematoid entry in Brazil, to determine the favorable conditions for the development of the species in the country and to estimate possible production damages. It was carried out a survey of climatological data to determine an ideal temperature range of pest development in Brazil. A prediction of economic damage was also made if A. tritici is established in Brazilian wheat producing states. Based on the collected data, it is estimated that the states of the south-eastern and southern regions of Brazil are potential areas for the establishment of species of the Anguina genus, and that in Brazilian states where the average temperature varies from 15 to 31 ° C, have the presence and development of A. tritici. It was possible to estimate that for Brazil the entrance and establishment of this phytonematoid would cause losses in the production in the order of 41%. As economic consequences for export, grains of wheat, rye or barley with the presence of this phytonematoid may generate phytosanitary barriers by countries that impose severe sanitary measures for A. tritici.

Fitopatologia, Plantas - Parasitos, Anguina

RIBEIRO JÚNIOR, Zacarias. Gênero de nematóide Anguina veiculado por sementes em introduções de germoplasma no Brasil: biologia, detecção, controle e estimativa de dano. 2017. 32 f. Dissertação (Mestrado em Defesa Sanitária Vegetal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.