2020-11-30

O caju (Anacardium occidentale) é uma fruta tropical de importância social por gerar grande número de empregos por hectare. Além disto, seu cultivo dá um bom retorno econômico e seus produtos (castanha e pseudofruto) têm alto valor nutricional. A traça-da-castanha Anacampsis phytomiella Busck (Lepidoptera: Gelechiidae) é uma das pragas mais importantes nos pomares de caju e suas larvas atacam as castanhas desta planta causando grandes prejuízos. Os sistemas de tomada de decisão de controle são partes essenciais dos programas de manejo integrado de pragas (MIP). Estes sistemas são constituídos por planos de amostragem e índices de tomada de decisão. Os níveis de dano econômico são os índices de tomada de decisão de controle de pragas mais importantes. Apesar da importância de A. phytomiella como praga nos pomares de caju até o momento não existe sistema de tomada de decisão de controle para esta praga. Assim, o objetivo deste trabalho foi determinar sistema de tomada de decisão de controle para a traça-da-castanha A. phytomiella em pomares de caju. Para tanto, em pomares de caju durante dois anos foi selecionada a melhor metodologia para a avaliação da intensidade de ataque da praga, o número de amostras, tempos e custos do plano de amostragem e os níveis de dano econômico para o controle da praga por pulverização manual ou com trator. O plano de amostragem consistiu na avaliação da percentagem de castanhas atacadas pela praga em quatro ramos por planta em 22 plantas distribuídas no pomar num total de 88 amostras por talhão. Este plano de amostragem teve tempo e custos de 28, 38 e 45 minutos e R$ 4,27, R$ 5,71 e R$ 6,80 para pomares de 1, 5 e 10 ha, respectivamente. Os níveis de dano econômico foram 3,79% e 3,21% de castanhas atacadas pela praga para aplicação de inseticidas manual ou por trator, respectivamente. Portanto, o sistema de tomada de decisão determinado neste trabalho pode ser incorporado a programas de MIP em pomares caju por ele ser preciso, praticável, possibilitar o controle da praga antes que ela cause danos econômicos e evitar aplicações desnecessárias de inseticidas. Palavras-chave: Anacardium occidentale. Plano de amostragem. Níveis de dano econômico. Pulverização manual. Pulverização com trator.
Cashew (Anacardium occidentale) is a tropical fruit of social importance as it generates a large number of jobs per hectare. In addition, its cultivation gives a good economic return and its products (nuts and pseudofruit) have high nutritional value. The chestnut moth Anacampsis phytomiella Busck (Lepidoptera: Gelechiidae) is one of the most important pests in cashew orchards and its larvae attack the nuts of this plant causing great damage. Control decision-making systems are an essential part of integrated pest management (IPM) programs. These systems are made up of sampling plans and decision-making indices. The levels of economic damage are the most important pest control decision-making indexes. Despite the importance of A. phytomiella as a pest in cashew orchards to date, there is no control decision-making system for this pest. Thus, the objective of this work was to determine the control decision-making system for the chestnut moth A. phytomiella in cashew orchards. For this purpose, in cashew orchards for two years, the best methodology was selected to assess the attack intensity of the pest, the number of samples, times and costs of the sampling plan and the levels of economic damage to control the pest by spraying. manual or tractor. The sampling plan consisted of evaluating the percentage of chestnuts attacked by the pest in four branches per plant in 22 plants distributed in the orchard in a total of 88 samples per plot. This sampling plan had time and costs of 28, 38 and 45 minutes and R$ 4.27, R$ 5.71 and R $ 6.80 for orchards of 1, 5 and 10 ha, respectively. The levels of economic damage were 3.79% and 3.21% of chestnuts attacked by the pest for application of manual or tractor insecticides, respectively. Therefore, the decision- making system determined in this work can be incorporated into IPM programs in cashew orchards because it is precise, practicable, allows the control of the pest before it causes economic damage and prevents unnecessary applications of insecticides. Keywords: Anacardium occidentale. Sampling plan. Economic damage levels. Manual spraying. Tractor spraying.

Caju - Doenças e Pragas, Pragas Agricolas - Aspectos economicos, Anacardium occidentale, Pulverização e polvilhação na agricultura

MOTA, Maria do Socorro Cavalcante de Souza. Sistema de tomada de decisão de controle para a traça-da-castanha em pomares de caju. 2020. 29 f. Dissertação (Mestrado em Defesa Sanitária Vegetal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.