Amostragem e distribuição espaço-temporal de ácaros praga em pinhão manso

2013-02-28

Este trabalho teve como objetivos determinar planos de amostragens e a distribuição espaço-sazonal do ataque dos ácaros praga Polyphagotarsonemus latus e Tetranychus bastosi em pinhão manso. Para tanto, estes ácaros foram monitoradas em lavouras de pinhão manso em Caseara, Formoso do Araguaia e Palmas, TO de 2010 a 2012. O plano de amostragem determinado para T. bastosi é constituído da avaliação do número de ácaros. cm-2 em 102 amostras com lupa manual de 20 aumentos. O local ideal para amostragem deste ácaro foi à face abaxial da 4a folha mais apical do ramo localizado no terço mediano do dossel das plantas. Na face abaxial T. bastosi deve ser avaliado nas partes laterais da porção mediana da folha próximo à sua borda. Já o plano de amostragem para P. latus, a avaliação do número de ácaros. cm-2 será em 135 amostras com lupa manual de 20 aumentos. O local ideal para amostragem deste ácaro foi à face abaxial da 4a folha mais apical do ramo localizado no terço apical do dossel das plantas. Na face abaxial P. latus deve ser avaliado nas partes laterais à inserção do pecíolo da folha. Os maiores ataques de P. latus e T. bastosi ocorreram no outono de 2012 e primavera de 2011, respectivamente. As maiores densidades de P. latus ocorreram em períodos chuvosos e de menor fotoperíodo e quando foram maiores as populações de aranhas predadoras. Já as maiores densidades de T. bastosi ocorreram em períodos secos, quentes, de maior fotoperíodo, de menor ocorrência de ventos e quando foram maiores as populações do predador Stethorus sp. O ataque de P. latus e T. bastosi foi agregado no centro das plantações e a dispersão dos ácaros ocorreu de forma rápida em todas as direções das lavouras. O padrão de distribuição espacial do ataque de P. latus e T. bastosi numa lavoura teve pouca variação de um ano para outro. As densidades dos ácaros estiveram correlacionadas (alcance) a uma distância de 7,37 a 45m.
This study had the objectives of devising sampling plans and determining seasonal-spatial distribution for the spider mites Polyphagotarsonemus latus and Tetranychus bastosi attacking jatropha plants. To do so, these spider mite species were monitored in plantations of jatrophain the regions of Caseara, Formoso do Araguaia and Palmas located in the state of Tocantins, Brazil, from 2010 to 2012. The sampling plan devised for T. bastosi consists of an evaluation of the number of spider mites per cm-2 in 102 samples using manual lenses (20x). The best place for sampling T. bastosi is on the abaxial part of uppermost fourth leaf located within the mid third of the plant canopy. On the abaxial part of the leaf T. bastosi must be sampled more towards the borders in the mid part of the leaf blade. Likewise, the sampling plan devised for P. latus consists of an evaluation of the number of spider mites per cm-2 in 135 samples using manual lenses (20x). The best place for sampling P. latus is on the abaxial part of uppermost fourth leaf located within the top third of the plant canopy. On the abaxial part of the leaf P. latus must be sampled more towards the borders nearby the insertion of the petiole. Most of the attack by T. bastosi and P. latus on jatropha occurred respectively in the spring of 2011 and autumn of 2012. The highest densities of P. latus occurred during rainy periods with shorter photoperiod, and when populations were spiders were the largest. By contrast, the highest densities of T. bastosi occurred during dry and hot periods with longer photoperiod, and the populations of the predator Stethorus sp. Were the largest. The attack of both P. latus and T. bastosi happened in an aggregated form in the middles of the plantations and the spider mite dispersion took place quickly in all directions within planted area. The spatial distribution pattern for the attack by P. latus and T. bastosi in a plantation had little variation from one year to another. The densities among spider mites were correlated within a distance from 7.37 to 45.00m. .

Acaro de plantas, Amostragem, Pragas - controle integrado, Tetranychus bastosi, Polyphagotarsonemus latus

ROSADO, Jander Fagundes. Amostragem e distribuição espaço-temporal de ácaros praga em pinhão manso. 2013. 78 f. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2013.