Influência do tempo de embebição em água sobre a dormência de sementes de pinha (Annona squamosa L.)

As sementes de anonáceas apresentam dormência que, por alguma razão ainda desconhecida, inibe a germinação após a secagem. Assim, procurando utilizar um método simples para superação dessa dormência, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do tempo de embebição em água sobre a dormência de sementes de pinha (Annona squamosa). O trabalho foi realizado no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa. As sementes utilizadas foram extraídas, manualmente, de frutos maduros, e, posteriormente, embebidas em água destilada, em cinco diferentes tempos (0, 6, 12, 24 e 48 horas) considerando-se cada período de embebição como tratamento. No interior da casa de vegetação, as sementes foram semeadas em caixas plásticas, contendo como substrato areia fina lavada, à profundidade de 2 cm, em espaçamento de 2,0 x 2,0 cm. Foi utilizado o delineamento experimental em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições, considerando-se como unidade experimental cada 25 sementes. Aos 71 dias da semeadura, avaliaram-se: as porcentagens de germinação e de sobrevivência; o índice de velocidade da emergência; o comprimento total; a altura e o comprimento de radícula das plântulas; e a massa da matéria seca total das plântulas. Pelos resultados obtidos, concluiu-se que os tempos de embebição em água não influenciaram na quebra da dormência das sementes de pinha (A. squamosa).
Seeds of anonaceae species present dormancy which, for reasons which remain unknown, inhibit germination after the drying process. Therefore, in order to develop a simple method for dormancy breaking, this work aimed to evaluate the influence of the imbibition time of the seeds in water on dormancy of custard apple (Annona squamosa). The work was carried out at the Department of Plant Science of the Federal University of Viçosa, State of Minas Gerais, Brazil. Seeds were extracted manually from ripe fruit, and then imersed in distilled water for five different times (0, 6, 12, 24 and 48 hours), where each time comprised one treatment. Seeds were sowed in plastic boxes containing a substrate composed of washed sand, at a depth of 2 cm and spacing of 2,0 x 2,0cm, maintained in a greenhouse. The experiment was set up in a completely randomized block design, with five treatments and four replications, with each plot constituted of 25 seeds. At 71 days after sowing, the percentages of germination and survival, emergence speed, total plant length, height and length of plantlet radicle, and total dry matter of the plantlets, were evaluated. It was concluded that the different imbibition times did not influence dormancy breaking of custard apple seeds.

DOI: não consta, por isso foi disponibilizado o link de acesso.

Germinação, Anonácea, Propagação sexual