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    Aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional: narrativas sobre a formação de professores no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-12-17) Amâncio, Dayanne Cremonez; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1045008660275127
    O processo de formação ocorre ao longo de toda a vida, influenciado por condições intelectuais, emocionais, sociais e econômicas, sua análise depende, pois, de múltiplos fatores. Em 1996, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), a formação docente foi reforçada como um elemento fundamental para a garantia da qualidade da educação. Outras leis também destacaram a questão como, por exemplo, a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 e alterada em 2016 e a criação, em 2013, do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). Este visava qualificar os professores para colocar em prática as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM), aprovadas em janeiro de 2012. Nesse contexto, a pesquisa desenvolvida teve como objeto o PNEM e o objetivo principal foi analisar e compreender a implementação desse curso no município de Ponte Nova - MG, para examinar a possibilidade de constituição de processos de aprendizagens docentes, considerando-o como parte do desenvolvimento profissional dos professores. Foi feita uma análise dos documentos oficiais para contextualizar a referida política no cenário educacional, que demonstrou a existência, entre 2009 e 2013, de uma agenda nas políticas educacionais pautada na formação integral dos alunos e na rediscussão das práticas docentes à luz da compreensão das juventudes e dos sujeitos do Ensino Médio. Para a discussão sobre formação de professores, aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional o referencial teórico usado foi Diniz-Pereira (2007; 2013), Gatti (2003; 2008; 2010), Mizukami (2004; 2006), Shulman (2014) e García (1999; 2009). Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa narrativa, nela as experiências dos sujeitos são trazidas à tona por meio da escuta das suas vozes. A análise dos dados contou com o referencial de Clandinin e Connelly (2011), Ferraroti (2010), Finger e Nóvoa (2010) e Ferenc (2017). Esses autores consideram que a reflexão sobre a experiência é uma ferramenta para a compreensão da formação dos sujeitos. Por meio de cinco entrevistas semiestruturadas com professores que cursaram o PNEM analisamos o processo de aprendizagem da docência e o desenvolvimento profissional dos docentes. As narrativas mostraram que os professores entendiam a formação humana integral dos estudantes como uma temática de grande relevância, mas tiveram dificuldades para colocar em prática as discussões feitas no Pacto, uma vez que elas demandavam trabalho coletivo e ressignificação dos tempos e espaços escolares. As narrativas foram uníssonas quanto à contribuição do PNEM para o desenvolvimento profissional, entretanto, os professores relataram a dificuldade de fazer atividades interdisciplinares, devido às precárias condições de trabalho docente, a organização curricular e a carga horária da escola. Diante disso, essa pesquisa reafirmou a importância do Pacto como espaço de discussão e reflexão das práticas docentes, mas salientou, com base nas narrativas dos professores, que a transformação da realidade educacional do Ensino Médio não passa exclusivamente pela formação docente, há outros fatores que devem ser considerados como, por exemplo, a situação socioeconômica dos jovens, as condições do trabalho docente e a estrutura curricular dessa etapa. Palavras-chave: Formação de professores. Aprendizagem da docência. Desenvolvimento profissional. Pacto do Ensino Médio. Práticas docentes.