Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item Análise histórica e metodológica do livro de António Trajano e suas relações com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)(Universidade Federal de Viçosa, 2013-02-21) Torres, Maria Alba Guedes; Azevedo, Denílson Santos de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727908H2; http://lattes.cnpq.br/1962283646308671; Mill, Daniel Ribeiro Silva; http://lattes.cnpq.br/1515286597269486; Mota, Maria Veranilda Soares da; http://lattes.cnpq.br/8661599366390708O objetivo desta investigação foi analisar as transformações que os conteúdos da aritmética (nomenclatura atual matemática) sofreram a partir do final do século XIX, meados do século XX e início do século XXI para procurar responder ao questionamento central: pode-se afirmar que as inovações trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) relacionadas aos conteúdos de matemática apresentam transformações significativas em relação às contribuições da obra Aritmética Elementar Ilustrada Ensino Teórico e Prático , de António Trajano? Livro foi escolhido por ter tido grande influencia na escolarização no Brasil. O método utilizado na pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando no decorrer do estudo à pesquisa teórica, a pesquisa histórica, a história das disciplinas escolares (matemática). Este estudo também discorre sobre a aprendizagem matemática no Brasil, por meio de considerações teórico-metodológicas. Também apresenta a importância da abordagem histórica para a compreensão das dificuldades de ensino- aprendizagem da matemática e o método intuitivo. Além disso, a presente pesquisa fez apontamentos sobre o autor António Bandeira Trajano e as contribuições da sua obra na educação brasileira, e analisou o conteúdo de matemática nos atuais PCN. Por fim, a pesquisa aponta a interseção entre a Obra de Trajano, o método intuitivo e os atuais PCN. Demonstram, assim, os pontos convergentes entre estes três elementos da pesquisa, e que existe uma utilização do método intuitivo nestas obras como estratégia para o resgate da qualidade do ensino e aprendizagem da matemática no Brasil.Item Educação em tempo integral: cursos e percursos dos projetos e ações do governo de Minas Gerais na rede pública do ensino fundamental, no período de 2005 a 2012(Universidade Federal de Viçosa, 2013-04-04) Paiva, Flávia Russo Silva; Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa; http://lattes.cnpq.br/4550861408643613; Azevedo, Denílson Santos de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727908H2; http://lattes.cnpq.br/6687741407344735; Herneck, Heloisa Raimunda; http://lattes.cnpq.br/2806155165615443A efetivação de propostas de educação em tempo integral tem sido crescente nas redes públicas de ensino no Brasil. Em Minas Gerais a proposta governamental de ampliação do tempo escolar diário surgiu, enquanto texto, como um subprojeto intitulado Aluno de Tempo Integral . No ano de 2007 passou por uma ampliação e reformulação em suas diretrizes, originando o Projeto Escola de Tempo Integral e, ao final de 2011 a proposta foi novamente reformulada passando a ser denominada Projeto Educação em Tempo Integral . Diante desse cenário de modificações, a presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a trajetória dos projetos e ações de ampliação do tempo escolar implantados no decorrer dos anos de 2005 a 2012 pelo governo do Estado de Minas Gerais, verificando que concepções de educação integral fundamentam esse tempo integral. Metodologicamente, utilizamos como referencial analítico a abordagem do Ciclo de Políticas de Ball & Bowe (1992), que fundamenta os estudos de Mainardes (2006), e vem sendo utilizada em diversos países como suporte para análise da trajetória de políticas sociais e educacionais. Assim, num primeiro momento realizamos pesquisa bibliográfica, contemplando as leituras dos estudos de Coelho (2004, 2009, 2010, 2012), Cavaliere (2002, 2004, 2007), Cavalari (1999), Guará (2009), Paro (1988, 2009), Teixeira (1977) dentre outros, permitindo o aprofundamento teórico e a compreensão dos conceitos centrais de análise, relativos ao objeto de estudo - a educação integral e o tempo integral. Posteriormente, realizamos pesquisa documental dos textos normativos dos três projetos da SEE/MG e de outros documentos governamentais que serviram de subsídios para contextualizarmos a política de tempo integral em MG. E em um terceiro momento, realizamos entrevistas semi-estruturadas com profissionais que atuaram na elaboração do texto normativo dos referidos projetos, bem como com educadores que trabalham na Escola Estadual Dona Augusta Gonçalves Nogueira e que acompanharam/acompanham sua efetivação. Os resultados da investigação revelaram que MG tem buscado ofertar a educação em tempo integral, o que não implica o oferecimento de uma educação integral, pois apesar das terminologias serem semelhantes, possuem significados diferentes. Além disso, constatamos também que a política de tempo integral da SEE/MG encontra-se em construção, e assumiu, nos três projetos que contemplam a sua trajetória, diferentes concepções e práticas de educação integral, e, até mesmo em alguns projetos combinando características peculiares da educação integral sócio-histórica com outras contemporaneamente referenciadas, mas que nem sempre se dialogam sem conflitos.Item A oferta de educação para adultos em situação de privação de liberdade na Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior no município de Muriaé em Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2013-07-09) Mól, Márcio José Ladeira; Azevedo, Denílson Santos de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727908H2; http://lattes.cnpq.br/7058420350412975; Coelho, Edgar Pereira; http://lattes.cnpq.br/2412983438933780; Civale, Leonardo; http://lattes.cnpq.br/6084393659907979Esta dissertação de mestrado está inserida no estudo da oferta de educação escolar para adultos em situação de privação de liberdade. Considerando que no Brasil, não existe pena de prisão perpétua, o indivíduo sentenciado, depois de cumprimento de sua pena, retorna ao convívio social. Desta forma, ações como o trabalho e a educação se fazem necessárias na busca de sua reabilitação e geração de oportunidade para uma vida longe do crime. A legislação brasileira, seguindo acordos e tratados internacionais, garante o direito universal à educação, que, inclusive ao encarcerado, lhe dá o direito de remir parte da pena pela frequência em atividade escolar. Este estudo teve como objetivo investigar como a oferta de educação para adultos presos vem sendo implantada no Estado de Minas Gerais. Para isso, realizamos além de estudos bibliográficos, levantamentos documentais que nos deram suporte para entender os principais pontos em relação à genealogia da pena de prisão e a evolução da legislação que garante ao detento o direito à educação e remição de pena por esta atividade. Para coletarmos dados empíricos, efetuamos um estudo in loco na Escola Estadual Maria Auxiliadora de Faria, situada na Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior no município de Muriaé. Ancorados nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, utilizamos como procedimentos de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e um roteiro de observação. A partir dos relatos dos educadores nas entrevistas constatamos limitações no desenvolvimento do trabalho, devido à estrutura física da escola, principalmente na parte de atividades de planejamento e locomoção entre as salas de aula entre os pavilhões; há deficiência na formação específica, ou na qualificação dos educadores; os materiais didáticos na maioria das vezes não são adequados à realidade em que os alunos se encontram, e quase rotineiramente, estes não são de boa qualidade, o que faz com que os professores comprem o seu material com recursos próprios. Mas, mesmo com as dificuldades encontradas, os educadores sentem-se valorizados no desenvolvimento do seu trabalho e o fazem com muita competência e dedicação, propiciando o sucesso escolar de alguns alunos. Ainda que, trabalhando com a capacidade máxima de matriculados, a escola em estudo não consegue oferecer vagas a todos os sentenciados interessados, o que fere o direito do preso.