Engenharia Agrícola

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/11733

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Movimento vertical de nitrato, amônio, cloreto e potássio em colunas de solo irrigado
    (Revista Ceres, 1990-03) Ferreira, Paulo Afonso; Ribeiro, Antonio Carlos; Santos, Clemente Ribeiro dos; Henriques, Hilbert Pires; Caixeta, Tarciso José
    Em laboratório, foi estudada a movimentação vertical de NO3-, NH4+, Cl^- e K em Latossolo Vermelho-Amarelo, muito argiloso, da região de cerrado de Felixlâdia, MG Foi utilizado um modelo físico constituído de duas colunas de solo de PVC rígido, equipadas com capsulas de porcelana porosa, que permitiram a extraído de solução, para análise. 0 perfil de distribuição das concentrações dos íons foi obtido mediante a aplicação de 6,5 g de NH4, NO3 e 3,0 g de KCi, seguida de irrigações com laminas de água de 9,5 e 6,5 mm, para as colunas A e B, respectivamente. As irrigações foram repetidas quatro vezes para a coluna A e três vezes para a coluna B, com intervalos de oito dias. Os tempos de redistribuição de soluto-água foram de quatro, 48 e 120 horas. As determinações analíticas foram feitas por meio de eletrodos seletivos de íons. A condutividade elétrica da solução do solo foi determinada com o emprego de um condutivímetro. A análise dos dados permitiu observar que: a) houve acentuada lixiviação de NO3- de Cl^- abaixo do piano inferior, na profundidade de 80 cm, o que indica que o solo estudado apresentou baixa capacidade de retenção desses íons; b) a lixiviação dos íons NH4+ e K^+ foi de menor magnitude que a dos íons NO3- CI^- c) a concentração máxima dos íons NO3- e Cl^- deu contribuição maior para o valor da condutividade elétrica, a 200C; d) a frente de avanço dos solutos NO3-, NH4+, Cl^- e K^+ foi sempre retardada, relativamente a frente de umidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Determinação da vazão máxima de escoamento superficial em sistemas de conservação de solos com gradiente, em Cascavel e Palotina, Paraná
    (Revista Ceres, 1991-03-06) Ferreira, Paulo Afonso; Pruski, Fernando Falco; Sediyama, Gilberto Chohaku; Vieira, Manoel
    Realizou-se a análise da vazão de escoamento da água sobre a superfície de solo sem cultivo, em decorrência das precipitações características dos municípios de Cascavel e Palotina, Paraná. Os parâmetros avaliados foram a velocidade de infiltração básica da água no solo, o período de retorno e o espaçamento entre terraços. Analisou-se, ainda, com base em parâmetros obtidos da literatura, a influência de três tipos de preparo do solo e dois estádios de desenvolvimento da cultura de soja sobre a vazão de escoamento superficial máxima de um sistema específico de conservação de solos. Desenvolveram-se expressões matemáticas para quantificar a duração na qual a capacidade de armazenamento de um sistema de conservação de solos encontra-se plenamente preenchida e a vazão para projetar sistemas de conservação de solos com terraços com gradiente. A análise desenvolvida possibilitou as seguintes conclusões: a) Quando se aumentou o espaçamento entre terraços, nas condições de presente estudo, cresceu a vazão de escoamento superficial máxima. b) 0 tempo de preenchimento de sistema de conservação de solos diminuiu e, consequentemente, aumentou a vazão de escoamento superficial máxima quando se aumentou o período de retorno. c) Quando se aumentou a velocidade de infiltração básica da água no solo, aumentou o tempo necessário para o preenchimento do sistema de conservação, com e que: diminuiu a vazão de escoamento superficial máxima.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise de precipitações extremas para a região oeste do Paraná
    (Revista Ceres, 1992-07) Ferreira, Paulo Afonso; Pruski, Fernando Falco; Sediyama, Gilberto Chohaku; Vieira, Manoel
    Em 11 estações pluviométrica situadas na região oeste do Paraná, realizou-se estudo para quantificar se as precipitações máximas diárias, por intermédio do método de Gumbel (períodos de retorne igual ou superiores a cinco anos) e do método da análise de frequência (precipitação, em 24 horas, igualada ou superada cinco vezes ao ano). Procedeu-se à verificação para as estações localizadas em Cascavel e Palotina, da adequação dos coeficientes afirmados na literatura, visando sua conversão em chuvas de distintas durma, por intermédia da comparação dos valem de precipitação obtidos por esse método com os encontrados a partir da relação entre a intensidade e frequência. A análise desenvolvida na presente trabalho permitiu as seguintes conclusões: As precipitações críticas para o projeto de sistemas de drenagem subterrâneas, relativa às 11 estações pluviométrica estudadas, ficaram compreendidas entre as classe de frequência de 50 a 55 mm e de 70 a 75 mm. As alturas de precipitação calculadas a partir da relação entre intensidade, duração e frequência, em Cascavel, foram, para durações de 30 minutos, superiores ás evidências em Palotina, e, para durações iguais ou superiores a uma hora, inferior às calculadas para Palotina. Para as condições analisadas no presente trabalho, a altura de precipitação obtida a partir da relação entre intensidade, duração e frequência foi inferior À encontrada por meio do método de Gumbel e convertida e, precipitação de diferentes durações.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de diferentes lâminas de água sobre a produtividade do feijoeiro-comum (PHASEOLUS VULGARIS L.)
    (Revista Ceres, 1989-05-15) Loureiro, Blanor Torres; Machado, Paulo Batista; Denículi, Wilson; Ferreira, Paulo Afonso
    Realizou-se, na Area Experimental do Departamento de Engenharia Agricola da Universidade Federal de Vicosa, urn ensaio, corn o objetivo de avaliar o consumo de aqua e o efeito de diferentes laminas de irrigacao sobre a produtividade e sobre os componentes de produgao do feijoeiroacomum. Foram testados oito tratamentos, corn quatro repeticOes, no delineamento em blo- cos ao acaso. Os tratamentos consistiam em laminas de irrigagao, obtidas corn base na evapotranspiracao de referencia (ET), e em doffs coeficientes de cultura, apresentados por Mantovani, Doorenbos e Kassam. semeadura, manual, foi realizada entre 10 e 12/4187. A variedade foi o feijdo `Negrito', corn espagamento entre fileiras de 0,50m, tendo lido distribuidas 15 semen- As laminas de irrigacao foram aplicadas em turnos de rega semanais, usando-se urn tube de polietileno perfurado, simulando irrigagao por aspersao. 0 volume de agua aplicado foi medido por mein de urn hidrometro calibrado. A colheita foi realizada no dia 20/7187. A analise dos resultados perrnitiu as seguintes conclusaies: a) o tratamento que propiciou os melhores resultados foi o 174, cuja lamina de irri- gaga° consistia na evapotranspiracao de referencia multiplicada pea coeficiente de cul- tura de Mantovani. 0 consume total de Apia foi de 1.84mm, corn major demands do estadio da fieracao ate o inicio do amadurecimento das vagens, corn media de 2,31mm/ dia: b) a lamina de agua de irrigacao apresentou efeito significative sobre a producao de grabs e sobre a altura da Manta do felt*, a 1% de probabilidade, bem come sobre o ntimere de vagens per plants, a 5% de probabilidade: c) Tido houve influencia, a 5% de probabilidade, da lamina de agua de irrigacae sobre v "stand" final, ntimero de sementes par vagem e peso de 100 sementes: d) as baixas temperatures nas lases de fleracao e desenvolvimento e as doencas (ferrugem e mancha-angular) foram, pre'vavelmente, as principals causes das baixas produtividades alcangadas neste experiment°.