Tecnologia de Alimentos

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    Mapa de preferência de sorvetes ricos em fibras
    (Food Science and Technology, 2008-12) Sales, Regiane Lopes de; Volp, Ana Carolina Pinheiro; Barbosa, Kiriaque Barra Ferreira; Dantas, Maria Inês de Souza; Duarte, Hércia Stampini; Minim, Valéria Paula Rodrigues
    Quatro amostras de sorvete foram preparadas adicionando-se diferentes concentrações de granola e Frutooligossacarídeo (FOS). Foi avaliado o teor de fibras segundo método AOAC. A avaliação da aceitabilidade sensorial foi realizada por 78 consumidores, com idade entre 15 e 25 anos. Estes avaliaram a aceitação global das formulações, utilizando a escala hedônica de nove pontos, em uma única seção, de forma monádica. O experimento foi estruturado segundo delineamento em blocos inteiramente casualizados. Os resultados foram submetidos à análise de variância, ao teste de médias de Tuckey e à metodologia do Mapa de Preferência interno para análise dos componentes principais. As amostras controle e as adicionadas de FOS tiveram melhor aceitação. A amostra contendo somente FOS foi a que mais se aproximou do produto tradicional, não diferindo significativamente quanto à aceitação global. A granola distinguiu-se estatisticamente do produto tradicional. O teor de fibras analisado foi superior ao fornecido pelo fabricante da granola. As concentrações de fibras nos sorvetes variaram de 0,9 a 5,45 g.100 g-1 de sorvete, com a maior concentração de fibras provenientes do FOS. Esse resultado permite concluir que o FOS é um ingrediente promissor no desenvolvimento de produtos ricos em fibras.
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    Fatores da embalagem de café orgânico torrado e moído na intenção de compra do consumidor
    (Food Science and Technology, 2007-07) Lucia, Suzana Maria Della; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Silva, Carlos Henrique Osório; Minim, Luis Antonio
    O efeito de algumas características da embalagem de café orgânico sobre a intenção de compra do consumidor foi avaliado, utilizando-se a conjoint analysis. Quatro características, cada uma com dois níveis, foram manipuladas: preço do produto (alto e baixo), cor da embalagem (vermelha e verde), marca (conhecida e desconhecida) e informação sobre orgânicos (com e sem os dizeres "produto isento de agrotóxicos" e "não agride o meio ambiente"). Dezesseis embalagens hipotéticas foram criadas seguindo o delineamento fatorial completo e avaliadas por 144 consumidores, de acordo com a intenção de compra. O modelo clustering segmentation foi utilizado para a análise dos dados. A marca conhecida afetou positivamente a intenção de compra de 93% dos consumidores. Embalagens possuindo preço alto conferiram impacto negativo na intenção de compra de todos os participantes. A cor da embalagem teve pouco impacto na avaliação. As informações adicionais sobre orgânicos afetaram positivamente a intenção de compra de 79% dos participantes, demonstrando que consumidores gostam de encontrar informações sobre o produto descritas na embalagem.
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    Protein beverages containing anthocyanins of jabuticaba
    (Food Science and Technology, 2019-01) Rocha, Juliana de Cássia Gomes; Viana, Kéllen Wanessa Coutinho; Mendonça, Adriana Corrêa; Neves, Nathália de Andrade; Carvalho, Antônio Fernandes de; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Barros, Frederico Augusto Ribeiro de; Stringheta, Paulo César
    The objective of this study was to develop, characterize and evaluate the stability of whey protein beverages containing anthocyanins from jabuticaba skins. Beverage formulations containing 0.5% (F1), 2.0% (F2), 4.0% (F3) and 6.0% (F4) of whey proteins and 2.0 mL of the concentrated phenolic extract from jabuticaba skins were developed. Physicochemical parameters (pH, acidity, total soluble solids, protein content, viscosity, color), antioxidant capacity, total anthocyanins and total phenols of the beverages were determined. In addition, a sensory acceptance test and a stability study were performed. The physicochemical analyses indicated that the protein concentration significantly (p < 0.05) affected the values of acidity, total soluble solids, total phenols and antioxidant capacity. The protein content also influenced the total color difference (ΔE) between formulations. The greater differences were observed in the formulation pairs containing low and high protein contents. The formulations F1, F2 and F3 were equally accepted on overall impression and color attributes. The stability study demonstrated that there was no significant change (p > 0.05) in the total anthocyanins and in the physicochemical properties of F3 over storage time, which indicated a good stability and a great market potential of the whey protein beverages containing anthocyanins from jabuticaba skins.
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    Avaliação da influência dos milhos QPM nas características sensoriais de bolo
    (Food Science and Technology, 2003-05) Rocha, Fabrício Leal; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Lucia, Flavia Della; Minim, Luis Antonio; Coimbra, Jane Sélia dos Reis
    Atualmente já não existem mais dúvidas sobre o potencial nutricional dos milhos QPM na alimentação humana. No entanto pouco se conhece sobre os milhos QPM (Quality Protein Maize) na produção de alimentos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da adição de diferentes variedades de milho nas características de aparência, aroma, sabor e textura de bolo de fubá utilizando análise descritiva quantitativa. Sete formulações foram avaliadas por uma equipe de provadores treinados, onze atributos sensoriais foram definidos. Após um período de treinamento, os provadores avaliaram as amostras através de delineamento de blocos incompletos balanceados usando escala não estruturada de 9cm. As mesmas foram também avaliadas em relação a aceitabilidade através da escala hedônica de 9 pontos, por 70 consumidores de bolo de fubá. Os resultados foram analisados através da ANOVA seguida pelo teste de Tukey. As amostras apresentaram diferença significativa (p<0,05) em todos os atributos avaliados. As formulações diferiram quanto à aceitabilidade (p<0,05). Estas se situaram entre os termos hedônicos "gostei ligeiramente" e "gostei moderadamente"
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    Influência da embalagem na aceitação de diferentes marcas comerciais de cerveja tipo Pilsen
    (Food Science and Technology, 2008-04) Ribeiro, Milene Moreira; Lucia, Suzana Maria Della; Barbosa, Paula Bucharles Franco; Galvão, Hilton Lopes; Minim, Valéria Paula Rodrigues
    Foram estudadas nove marcas de cervejas comerciais brasileiras tipo Pilsen, com o objetivo de avaliar a influência da embalagem na aceitação das mesmas. As amostras foram separadas em três grupos e baseadas na pesquisa Top of Mind/2005. As marcas 1, 2, 3 e 4 (grupo a) foram as mais citadas pelos consumidores nacionais; as 5 e 6 (grupo b) tiveram citação intermediária; e as 7, 8 e 9 (grupo c) são consideradas regionais. O trabalho foi dividido em 3 etapas: teste cego, teste com embalagem e teste com informação. Os testes foram aplicados a 54 julgadores, em condições laboratoriais, usando escala hedônica de 9 categorias. Os resultados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey (p < 0,05). No teste cego, a marca 1 diferiu significativamente das marcas 4, 7 e 8, sendo a menos aceita. No teste com embalagem, a situação se inverteu, sendo a marca 1 a mais aceita, juntamente com as marcas 3, 4 e 9, e a marca 7 foi a menos aceita. Já no teste com informação, as cervejas do grupo a e a marca 8 (regional) foram as mais aceitas. Os resultados indicam que muitas vezes a embalagem influencia e pode modificar a aceitação de algumas cervejas.
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    Avaliação do gosto amargo da bebida de café (Coffea arabica L.) orgânico por meio da análise tempo-intensidade
    (Food Science and Technology, 2004-07) Silva, Aline Fonseca da; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Chaves, José Benício Paes; Stringheta, Paulo César; Ribeiro, Milene Moreira
    Os consumidores estão preocupados em adquirir produtos que atendam as questões ambientais, sociais e conseqüentemente sejam saudáveis, contribuindo para o crescimento da comercialização de produtos orgânicos em todo mundo. O café, produto tradicionalmente cultivado no Brasil e de grande aceitação (70% da população brasileira consome café diariamente), é um dos produtos cultivados sob manejo orgânico. Este trabalho teve por objetivo avaliar as características temporais do gosto amargo na bebida de café orgânico. Foram avaliadas quatro marcas de café orgânico (ORG-1, ORG-2, ORG-3 e ORG-4) e uma marca de café convencional (CON) por meio da Análise Tempo-Intensidade. Sete provadores selecionados e treinados avaliaram as amostras de café utilizando o programa "Sistema de Coleta de Dados Tempo-Intensidade-SCDTI" para Windows. Os resultados obtidos foram estatisticamente analisados por Análise de Variância (ANOVA), teste de Duncan e Análise de Componente Principal (ACP). A marca ORG-3 apresentou maior intensidade máxima (Imax), apresentando diferença estatística significativa (p<0,05) em relação as demais amostras para a percepção desse atributo. Entre as amostras ORG-1, ORG-2, ORG-4 e CON não houve diferença estatística significativa (p>0,05) em relação aos seis parâmetros avaliados.
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    Perfil sensorial e aceitabilidade de cultivares de feijão (Phaseolus vulgaris L.)
    (Food Science and Technology, 2005-01) Carneiro, Joel Camilo Souza; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Souza Jr., Manoel Messias de; Carneiro, José Eustáquio Souza; Araújo, Geraldo Antônio Andrade
    No Brasil a recomendação de novos cultivares de feijão tem sido feita em função de suas características agronômicas. Porém, nos últimos anos os pesquisadores do Programa de Melhoramento Genético do Feijoeiro têm reconhecido a importância das características tecnológicas, principalmente o perfil sensorial, dos grãos de cultivares de feijão na sua aceitação pelos consumidores. Assim, fica evidente a necessidade da caracterização sensorial dos grãos de cultivares de feijão que já são recomendados para o cultivo e daqueles que estão para serem recomendados. O presente trabalho teve como objetivo a avaliação sensorial dos grãos de sete variedades de feijão recomendadas para o Estado de Minas Gerais (Ouro Negro, Meia Noite, Carioca, Aporé, Rudá, Pérola e Vermelhinho) e de três linhagens promissoras para lançamento (MA733327, Vermelho2157 e CB733812). Estas variedades e linhagens foram produzidas pela UFV. Todas as amostras foram cozidas em panela de pressão por 23 minutos e servidas aos provadores. Análise descritiva quantitativa foi aplicada para verificar similaridades e diferenças na aparência, aroma, sabor e textura dos grãos de feijão. As amostras de feijão foram avaliadas por uma equipe composta por oito provadores previamente selecionados e treinados. Foi avaliada também a aceitabilidade das dez amostras, onde cada uma foi degustada por 30 consumidores de feijão, em condições laboratoriais, tomados ao acaso nas proximidades do laboratório de análise sensorial (DTA/UFV). Para o teste afetivo, as amostras foram temperadas. Os dez cultivares de feijão diferiram significativamente (p<0,05) em relação aos atributos sensoriais definidos pelos provadores (Grãos com Ruptura do Tegumento, Cor Marrom, Cor Preta, Uniformidade da Cor, Sabor Característico, Gosto Amargo, Dureza, Granulosidade e Casca Residual), exceto para o atributo Sabor Adocicado. As linhagens apresentaram perfis sensoriais semelhantes aos das variedades, exceto para a Uniformidade da Cor (linhagem Vermelho2157), Dureza e Granulosidade (linhagens CB733812 e MA733327) e Casca Residual (linhagem CB733812). Tais características precisam ser modificadas antes de recomendar as linhagens para cultivo. A maioria dos consumidores atribuíram escores 7 ou 8 para a aceitação dos cultivares de feijão. Não houve diferença significativa (p>0,05) na aceitação dos cultivares. Todos tiveram boa aceitação e situaram-se entre os termos hedônicos "gostei moderadamente e gostei muito".
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    Influência da embalagem na aceitação de diferentes marcas comerciais de cerveja tipo Pilsen
    (Food Science and Technology, 2008-04) Ribeiro, Milene Moreira; Lucia, Suzana Maria Della; Barbosa, Paula Bucharles Franco; Galvão, Hilton Lopes; Minim, Valéria Paula Rodrigues
    Foram estudadas nove marcas de cervejas comerciais brasileiras tipo Pilsen, com o objetivo de avaliar a influência da embalagem na aceitação das mesmas. As amostras foram separadas em três grupos e baseadas na pesquisa Top of Mind/2005. As marcas 1, 2, 3 e 4 (grupo a) foram as mais citadas pelos consumidores nacionais; as 5 e 6 (grupo b) tiveram citação intermediária; e as 7, 8 e 9 (grupo c) são consideradas regionais. O trabalho foi dividido em 3 etapas: teste cego, teste com embalagem e teste com informação. Os testes foram aplicados a 54 julgadores, em condições laboratoriais, usando escala hedônica de 9 categorias. Os resultados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey (p < 0,05). No teste cego, a marca 1 diferiu significativamente das marcas 4, 7 e 8, sendo a menos aceita. No teste com embalagem, a situação se inverteu, sendo a marca 1 a mais aceita, juntamente com as marcas 3, 4 e 9, e a marca 7 foi a menos aceita. Já no teste com informação, as cervejas do grupo a e a marca 8 (regional) foram as mais aceitas. Os resultados indicam que muitas vezes a embalagem influencia e pode modificar a aceitação de algumas cervejas.
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    Preference mapping to assess the effect of information on the acceptability of snack bars
    (Food Science and Technology, 2018) Pinto, Vinícius Rodrigues Arruda; Araújo, Lucas Guimarães; Soares, Letícia dos Santos; Dantas, Maria Inês de Souza; Souza, Thiago Duarte de; Melo, Laura Fernandes; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Bressan, Josefina; Lucia, Suzana Maria Della
    Six Brazilian commercial brands of snack bars were chosen to evaluate the importance of packaging, highlighting the potential of health claims on the acceptability of them. One hundred and two consumers evaluated bars in three sessions of acceptance test, using a nine-point hedonic scale: the first with no information about the product, the second containing the packaging of the product and the last with information on health-related claims associated with the consumption of the bar. A Randomized Complete Block Design structured the experiment. The results were analyzed using frequency distribution, internal preference mapping, ANOVA and Tukey test (p ≤ 0.05). In the blind test, the lower mean acceptance of the seed and protein bars showed the need for sensorial improvement. In the packaging test, the difference between the means show that the packaging of the bars evaluated did not differ on acceptance, differing only from the protein bar. Test with the information showed that information of health claims, for the most part, can positively influence sensory acceptance, even if in some cases there is no sensory pleasure.
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    Otimização da aceitabilidade sensorial de requeijão cremoso light
    (Ciência Rural, 2012-02) Silva, Rita de Cássia dos Santos Navarro da; Minim, Valéria Paula Rodrigues; Lima, Luiz Paulo de; Gomide, Aline Iamin; Moraes, Liliane Elen da Silva; Minim, Luis Antônio
    O requeijão cremoso é um tipo de queijo fundido originalmente brasileiro, fabricado em todo território nacional com algumas variações de tecnologia. Este é um dos principais tipos de queijos produzido e consumido no Brasil e apresenta como característica o elevado teor de gordura. Por outro lado, a gordura apresenta papel fundamental na aparência, sabor e textura de requeijão, portanto desenvolver um produto light com qualidade sensorial semelhante à versão tradicional é um grande desafio à indústria de alimentos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a composição química e a aceitabilidade sensorial de requeijão cremoso light, com diferentes níveis de redução de gordura, em relação à textura e impressão global. O experimento seguiu um delineamento de superfície de resposta, o Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR) com dois fatores (gordura e umidade). A aceitabilidade sensorial foi avaliada por 100 consumidores, utilizando a escala hedônica de nove pontos. Os resultados obtidos demonstraram que os requeijões com diferentes níveis de redução de gordura apresentaram aceitabilidade sensorial semelhante quando combinados a um aumento proporcional do teor de umidade. Os produtos que apresentaram extrato seco desengordurado (ESD) de aproximadamente 19,3%, originados de diferentes combinações entre gordura e umidade, foram os que apresentaram melhor aceitação por parte dos consumidores, demonstrando a importância do ESD na aceitabilidade sensorial.