Economia Doméstica
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Resultados da Pesquisa
Item Entre dores e potências: uma análise das experiências e participação das mulheres rurais no Programa Agricultoras em Movimento da Zona da Mata Mineira(Universidade Federal de Viçosa, 2025-01-22) Souza, Maira Ribeiro de; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/5649697216639933O presente estudo teve como objetivo geral analisar, a partir da percepção de mulheres rurais da Zona da Mata Mineira, quais foram os desdobramentos em suas vidas advindos da participação no Programa Agricultoras em Movimento. Como objetivos específicos, buscou-se: descrever as ações do programa, bem como suas estratégias metodológicas utilizadas ao longo do tempo; caracterizar o perfil sociodemográfico das mulheres que participam do programa, destacando as vulnerabilidades que atravessam suas vidas; examinar as dinâmicas relacionais e as estratégias utilizadas pelas agricultoras no período da covid-19, no âmbito do projeto “Cuidar-se”, uma ação do programa voltada para o fomento do autocuidado; descrever as características dos encontros do programa e suas potências, no retorno às suas atividades presenciais, após a pandemia da covid-19; analisar os desafios enfrentados pelas mulheres para participar do programa e suas percepções sobre os desdobramentos dessa participação; analisar a história de vida de uma das lideranças do programa e a relação com sua ação política. Como aporte teórico partiu-se de uma perspectiva interdisciplinar, por meio da interseção entre Sociologia Rural, Sociologia do Trabalho, Ciência Política, Filosofia Contemporânea, Psicologia e Estudos Decoloniais. As principais categorias analíticas mobilizadas foram: gênero, ruralidades, divisão sexual do trabalho, mística, ancestralidade e emancipação feminina. Metodologicamente, tratou-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, realizado por meio de estudo de caso. O lócus da pesquisa foi o Programa Agricultoras em Movimento, desenvolvido por e com mulheres rurais da Zona da Mata Mineira, abrangendo comunidades rurais nos municípios de Muriaé, Miradouro, Rosário da Limeira e Barão do Monte Alto. Participam ativamente do programa cerca de 38 mulheres. Para responder aos objetivos específicos da pesquisa, adotaram-se as seguintes técnicas de produção de dados: análise de documentos e notas de campo, para descrever as ações e estratégias metodológicas empregadas ao longo do programa; observação participante das atividades presenciais, para compreender as dinâmicas coletivas; questionário sociodemográfico, para mapear o perfil das participantes; rodas de conversa virtuais com seis mulheres, para identificar percepções e dinâmicas relacionais; e entrevista de história de vida, para explorar os principais desafios enfrentados na trajetória de vida e na atuação política de uma das principais lideranças do programa. Essas técnicas foram organizadas em um formato de funil, permitindo um aprofundamento gradual na análise dos dados. Para a análise e interpretação dos resultados, utilizou- se a Análise de Conteúdo de Bardin, com enfoque na análise categorial. O estudo possui relevância social e científica ao contribuir para as discussões sobre o papel dos coletivos femininos em contextos rurais, ampliando as perspectivas sobre as práticas de resistência cultural das mulheres. A partir do desenvolvimento da pesquisa, observou-se que as experiências das participantes do Programa Agricultoras em Movimento são marcadas pela socialização feminina, que atravessa seus cotidianos na relação com o território e nas dinâmicas familiares, implicando desafios relacionados ao uso dos espaços comunitários e à distribuição do trabalho produtivo e reprodutivo. Em geral, a sobrecarga e seus impactos na saúde física e mental são elementos recorrentes na vida das interlocutoras. No espaço do programa, vigora uma ética amorosa entre mulheres, na qual a amizade possui valor fundamental para a manutenção do pertencimento grupal. Pode-se concluir que, articulando o trabalho, as ações coletivas e o sentimento místico, o programa promove a valorização de práticas ancestrais e do saber popular, alinhado com o respeito à natureza e a promoção da economia solidária, com fortalecimento de vínculos, emancipação e saúde das mulheres, transformando dores em potência. Palavras-chave: mulheres rurais; participação; experiências; programaItem Trabalho doméstico no capitalismo dependente: rupturas e continuides(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-28) Almeida, Marianne Ribeiro de; Souza, Cristiane Natalicio de; http://lattes.cnpq.br/1662595170915922O objetivo da presente dissertação é identificar se houveram mudanças no perfil e nas condições de trabalho das trabalhadoras domésticas a partir da Emenda Constitucional 72/2013 e da Lei Complementar 150/2015. A partir de uma análise crítica do trajeto legislativo sobre o trabalho doméstico remunerado no Brasil, levantamento bibliográfico internacional e nacional, bibliografias consolidadas e de levantamento de dados da Pnad Contínua buscou-se compreender o impacto dessas novas legislações. Tudo isso pelas lentes da teoria marxista da dependência, que explica ser toda a classe trabalhadora brasileira superexplorada e por isso as trabalhadoras domésticas brasileiras ainda mais, por ser esse trabalho o sustentáculo da reprodução capitalista no Brasil. Dessa forma, essa pesquisa conseguiu analisar que o perfil da trabalhadora doméstica não sofreu mudanças drásticas no período de tempo da promulgação da EC (2013) até 2023, permanecendo ocupado principalmente por mulheres negras e elas que, proporcionalmente, são mais atingidas pelas crises econômicas. Além disso, foi possível observar como a superexploração do trabalho se expressa no trabalho doméstico a partir das condições desse trabalho através das jornadas, remuneração, intensidade e nível de regularização. A partir dessas informações foi possível compreender que o trabalho doméstico, principalmente no Brasil, no contexto de dependência, é o trabalho que torna todos os demais possíveis. Palavras-chave: Interseccionalidade ; Direitos Trabalhistas; PrecarizaçãoItem Espaços racializados e generificados: vida doméstica e ascensão profissional em uma Instituição de Ensino Superior brasileira(Universidade Federal de Viçosa, 2024-05-13) Ferreira, Edimara Maria; Teixeira, Karla Maria Damiano; http://lattes.cnpq.br/9811056612626788Gênero, raça e classe são elementos estruturais e sistêmicos que atuam em conjunto, condicionando a vivência de mulheres e homens, negros e brancos, no mercado de trabalho, tendo em vista que as estruturas sociais de poder produzem e sustentam desigualdades para determinados grupos, ao mesmo tempo que garantem privilégios para outros. Salienta-se que o serviço público, embora pressuponha critérios neutros e imparciais, também reflete as desigualdades raciais, de gênero e de classe presentes no âmbito profissional, e essas assimetrias se manifestam de modo particular na ocupação de cargos de chefia. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo analisar, a partir de uma perspectiva interseccional, as práticas sociais vivenciadas, nos âmbitos doméstico (casa) e profissional (universidade), pelos ocupantes das diferentes carreiras de gestão universitária da Universidade Federal de Viçosa, Campus Viçosa, considerando os marcadores sociais de raça, gênero e classe. O estudo possui abordagem quali- quantitativa e se caracteriza como descritivo, cujo método utilizado foi a pesquisa documental complementada pela pesquisa de campo (aplicação de questionário e realização de entrevistas). Os dados secundários disponibilizados pela Instituição foram complementados com aqueles coletados durante o Censo Étnico-Racial da UFV. Os resultados evidenciaram que, considerando gênero e, ou, raça, os Cargos de Direção foram ocupados, majoritariamente, por servidores do sexo masculino sem a informação racial, seguidos de homens brancos, feminino não informado, mulheres brancas, homens negros e mulheres negras, nessa ordem. Ao passo que, nas Funções Gratificadas, a estrutura de ocupação foi masculino não informado, servidoras sem a informação racial, homens brancos, mulheres brancas, homens negros e mulheres negras, seguindo do maior para o menor quantitativo. Entretanto, as Funções Comissionadas de Coordenador de Curso apresentaram a hierarquia convencional de gênero e, ou, raça, com os cargos ocupados predominantemente por homens brancos, seguidos por mulheres brancas, servidores sem a informação racial, feminino não informado, homens negros e mulheres negras, nessa ordem. Tais configurações de gênero e, ou, de raça evidenciam marcante assimetria na ocupação dos cargos de gestão acadêmica e administrativa da UFV.Palavras-chave: Gênero. Raça. Classes hierárquicas. Interseccionalidade. Cargos de chefia. Lugares de poder. Desigualdade.Item Relações entre famílias e escolas, durante a pandemia de Covid-19: um estudo com turmas de alfabetização de um município da zona da mata mineira(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-03) Procopio, Elizabete Ramalho; Reis, Lilian Perdigao Caixeta; http://lattes.cnpq.br/1405194540904206A presente tese tem como objetivo geral analisar os aspectos mais relevantes nas relações entre a família e a escola no período da pandemia de covid-19 no ensino remoto não emergencial. De modo específico, propõe-se: (i) analisar o impacto do distanciamento social no relacionamento família e unidade escolar em escolas com IDEBs diferentes; (ii) identificar quais os recursos pedagógicos e tecnológicos foram utilizados pelos docentes durante o ensino remoto emergencial para o envio e realização de atividades escolares e para manter o contato com as famílias; (iii) analisar quais recursos foram relevantes para promover a aproximação entre a família e a escola na percepção dos pais e professores; (iv) compreender as implicações do distanciamento social no processo de construção do conhecimento no Ensino Fundamental anos iniciais na percepção da família e da escola. As concepções teóricas foram orientadas pela perspectiva da bioecologia do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner e aspectos da teoria sociológica de Bourdieu. De caráter qualitativo, adotou-se como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturadas, os quais foram analisados a partir da técnica Análise de Conteúdo de Bardin. Destacam-se os obstáculos encontrados por famílias e profissionais diante dos desafios que se apresentavam na pandemia como as dificuldades financeiras, o acesso à internet de maneira insatisfatória para realizar as atividades escolares, a falta de condições dos professores para realizar as aulas on-line, dentre outros. Como resultados principais, destaca-se o uso do WhatsApp e das redes sociais como importantes elementos de comunicação entre família e escola bem como ações pontuais no microssistema pelas professoras, famílias e direção escolar. Os achados da pesquisa sinalizam para possibilidades de Políticas Públicas que visem ampliar o sistema de informação, comunicação e interação com a família criando plataformas de informações de fácil acesso com vídeos explicativos, dentre outros recursos, como capacitações interessantes e políticas de acompanhamento e escuta das famílias realizadas por profissionais do serviço social em parceria com as escolas. Palavras-chave: relação família e escola; pandemia e educação ; alfabetização; ensino remoto emergencialItem Análise da relação entre violência doméstica contra a mulher e estado de saúde individual no Brasil(Universidade Federal de Viçosa, 2025-02-07) Gomes, Ludmilla Gouvêia; Teixeira, Evandro Camargos; http://lattes.cnpq.br/6648067742199931A violência doméstica é um fenômeno com causas multidisciplinares e que traz danos consideráveis a qualidade de vida das mulheres. Dada sua proeminência entre os casos de violência doméstica, a violência conjugal se destaca, impactando o estado de saúde das mulheres. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo primordial analisar a relação entre violência doméstica contra a mulher e estado de saúde autorreportado pelas mulheres brasileiras. Para tal, são utilizados dados da Pesquisa Nacional da Saúde (PNS) de 2019 e estimação de modelos Probit Ordenado. Como resultado, foi possível atestar que mulheres vitimizadas possuem menor probabilidade de considerar seu estado de saúde “muito bom”. Ademais, os efeitos nefastos sobre o estado de saúde são amplificados para mulheres que relatam vitimização conjugal e que são pretas, pardas e indígenas e que possuem menor nível de instrução. Mediante os resultados encontrados, a violência conjugal pode impactar tanto as condições de saúde física quanto mental das mulheres vitimizadas, dada a maior predisposição a lesões e fraturas; transtornos de saúde mental, como ansiedade e depressão; consumo de drogas e álcool; problemas ginecológicos e de saúde reprodutiva; além do maior risco de suicídios. Palavras-chave: Violência doméstica contra a mulher; Estado de saúde individual; Ordem probit; Brasil.Item A domesticação da casa no pós-reassentamento: o processo de reconstrução da identidade no novo cotidiano vivido em Nova Soberbo, Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2024-12-06) Fonseca, Fabiane Aparecida Silva Bortone da; Fiúza, Ana Louise de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436498460948394Reconstruir a vida em um novo contexto socioespacial, após um reassentamento compulsório, implica procedimentos de subjetivação que conectam o processo de produção e reprodução da vida cotidiana com o passado e a memória, mas também com o presente e o projeto de vida para o futuro. Nesta tese, o objetivo foi compreender como a mudança forçada do espaço rural para o urbano influencia e se reflete na identidade e nas práticas culturais dessas famílias rurais reassentadas em um contexto periurbano. Buscou-se, enfim, analisar o habitus dos sujeitos na nova casa e no novo espaço, duas décadas após o deslocamento compulsório. Nesta pesquisa também se procurou verificar a hipótese de que o reassentamento periurbano não possibilitou a manutenção de antigos costumes, como as festividades e tampouco as práticas de trabalho e moradia, modificando o habitus rural em habitus urbanos. Para verificar essa hipótese e alcançar os objetivos desta tese, foi realizada, além da pesquisa documental, uma pesquisa qualitativa com a utilização de diferentes técnicas: história oral, entrevistas, observação direta e registro fotográfico. Os resultados foram submetidos à “análise de conteúdo”, seguindo os preceitos propostos por Bardin. Constatou-se que a reprodução do habitus rural, próprio do antigo lugar, tem sido reproduzido como resposta às necessidades vividas no reassentamento, culminando na construção de um habitus híbrido que mescla o rural e o urbano. Notou-se que as práticas sociais cotidianas dos reassentados se manifestavam em um repertório diferenciado, com peculiaridades relativas às distintas realidades vividas pelos sujeitos no lugar. Palavras-chave: Reassentamento. Apropriação. Casa. Cotidiano. Rural-Urbano.Item Familismo, responsabilização e sobrecarga: um estudo das famílias monoparentais femininas atendidas no CREAS de Mariana (MG)(Universidade Federal de Viçosa, 2024-06-17) Titoneli, Anna Karolyna Lopes; Horst, Cláudio Henrique Miranda; http://lattes.cnpq.br/0644195308356138A presente pesquisa tem como tema central as famílias monoparentais femininas atendidas na política de assistência social. Delimitou-se como objetivo geral: compreender a dinâmica familiar das diferentes mulheres que compõem os arranjos monoparentais femininos atendidos pelo CREAS do município de Mariana (MG), considerando os limites da política de assistência social local e os desafios impostos pelo trabalho de reprodução social. Como objetivos específicos:1) Apresentar os elementos que caracterizam a política de assistência social no município de Mariana (MG), revelando a perspectiva assumida pela Assistência Social no Brasil, país de capitalismo dependente;2) Refletir sobre o lugar das mulheres na sociedade capitalista, a fim de desvendar como as dinâmicas de opressão e exploração incidem sobre os arranjos monoparentais femininos e na responsabilização das mulheres;3) Analisar as famílias monoparentais femininas atendidas no CREAS de Mariana e as estratégias que são adotadas pelas mulheres para cumprirem o trabalho de reprodução social em face do familismo. Trata-se de uma pesquisa documental e de campo, com enfoque quanti-qualitativo, que utilizou da base de dados do Cadastro Único - Cadúnico e do Gesuas (prontuário eletrônico utilizado pela rede socioassistencial) para análise quantitativa dos dados e a técnica de análise de conteúdo associada com o uso do software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) para análise qualitativa, ancorada no materialismo histórico dialético. Foram selecionadas 10 famílias monoparentais femininas para participarem de uma entrevista semi- estruturada através de uma amostragem probabilística estratificada. Os resultados da pesquisa demonstraram a) o perfil das famílias e das mulheres selecionadas; b) as suas estratégias e desafios de sobrevivência diante do fardo do trabalho de reprodução social; c) e as dinâmicas do familismo. Embora as mulheres investigadas vivenciem um contexto de sobrecarga e de responsabilização, diante das parcas políticas socioassistenciais acessadas e a precária inserção no trabalho, sinalizaram que, ainda assim, essas políticas são essenciais para a garantia da sobrevivência dessas famílias. Palavras-chave: política de assistência social; famílias monoparentais femininas; familismo.Item Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: o alcance de seus objetivos para adolescentes e familiares de Muriaé-MG(Universidade Federal de Viçosa, 2024-12-13) Paiva, Alessandra Teixeira de; Fontes, Márcia Barroso; http://lattes.cnpq.br/0278886024450767O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) atende as agendas sociais do governo federal, entre elas, pode-se mencionar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que engloba o público de adolescentes. O objetivo do serviço é fortalecer as relações familiares por meio de ações que procuram maximizar a qualidade de vida dos adolescentes assistidos. Diante disso, a presente pesquisa busca compreender o trabalho ofertado pelos CRAS, averiguando o impacto na relação com a família e a comunidade dos beneficiados de 15 a 17 anos, a partir do SCFV no município de Muriaé/MG. As questões que norteiam a presente pesquisa são: de que forma os adolescentes assistidos no SCFV tem conseguido alcançar os objetivos propostos pelo programa que é fortalecer os vínculos com a sua família e comunidade? Este serviço tem alcançado o seu objetivo com este público? Será que a evasão dos jovens nos SCFV se relaciona a proposta e desenvolvimento dos programas lá desenvolvidos? Para alcançar o objetivo da pesquisa, será utilizada como estratégia metodológica uma pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas e análise de conteúdo. Serão entrevistados, os adolescentes do SCFV, familiares e parte da equipe técnica do CRAS do município de Muriaé - MG. Os principais resultados da pesquisa desenvolvida apontaram que os adolescentes que frequentam os CRAS, ambos sexos, são oriundos de famílias que já frequentaram os CRAS anteriormente. Os dispositivos dos CRAS, através do SCFV são considerados pontos de apoio e referências para os adolescentes e seus familiares assistidos. As oficinas impactam de modo positivo na vida dos adolescentes, contudo, de acordo com os familiares carece de novos projetos. As equipes técnicas dos CRAS seguem as legislações do SUAS, porém os adolescentes não participam ativamente das assembleias para definir os temas a serem trabalhados nos grupos. Por fim, ficou evidente a carência de material e estudos sobre o SCFV. Palavras-chave: adolescentes ; familiar; comunitário fortalecimento de vínculos; proteção social básica.Item Os direitos humanos diante da judicialização do cuidado da pessoa idosa(Universidade Federal de Viçosa, 2024-11-28) Ferreira, Taciana Machado Aquino; Loreto, Maria das Dôres Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/9477478711435038O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar o fenômeno da judicialização do cuidado de pessoas idosas, levando em consideração o processo de envelhecimento, a morfologia de suas redes sociais e as implicações sobre a garantia dos Direitos Humanos, o bem-estar e a qualidade de vida. Para atingir esse objetivo, a metodologia adotada classifica-se como quanti-qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. Resultados indicaram que a judicialização do cuidado, envolvendo a curatela civil e a institucionalização de idosos, afeta diretamente sua qualidade de vida, bem-estar e redes sociais. Ou seja, embora a intervenção judicial seja essencial para proteger idosos em situações de vulnerabilidade—como a falta de suporte familiar e condições de moradia inadequadas—ela pode ter efeitos negativos, como o enfraquecimento dos laços sociais e a perda de autonomia. A institucionalização, apesar de oferecer novas redes de apoio com cuidadores e outros idosos, não substitui plenamente os vínculos familiares e comunitários, gerando um sentimento de isolamento social. A análise também destacou a complexa relação entre o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e a concentração de idosos sob curatela, mostrando que regiões com melhor desenvolvimento educacional apresentam melhores indicadores de saúde e emprego. No entanto, nos locais com alta concentração de idosos, os indicadores de desenvolvimento tendem a ser menores, sugerindo que as políticas públicas precisam ser adaptadas às especificidades de cada região para garantir a qualidade de vida dos idosos. Diante disso, a dissertação sugere ações, como a criação de plataformas digitais para facilitar o contato dos idosos institucionalizados com suas redes sociais, além da promoção de políticas interdisciplinares que integrem áreas como saúde, assistência social e jurídico. Conclui-se sobre a necessidade de equilibrar a proteção judicial com o respeito à autonomia e dignidade dos idosos, assegurando que possam viver de forma segura e integrada à sociedade. Assim, o estudo reforça a importância de abordagens mais humanizadas e holísticas para garantir os direitos humanos dos idosos, promovendo uma velhice mais digna e respeitosa. Palavras-chave: pessoa idosa; judicialização; curatela; institucionalização.Item Entre a exclusão e a tragédia, uma análise documental e bibliográfica dos casos de ataques em massa às escolas no Brasil(Universidade Federal de Viçosa, 2024-09-12) Michilini, Vítor Henriques; Reis, Lílian Perdigão Caixêta; http://lattes.cnpq.br/4804547039625119Esta dissertação emerge do estudo incisivo do fenômeno dos tiroteios em massa em escolas no Brasil, fundamentado em três casos emblemáticos em Realengo em 2011, Suzano em 2019 e Aracruz em 2022. Ela realiza uma análise documental e bibliográfica das causas psíquicas e sociais de tais eventos — saúde mental, relações sociais e ideologias políticas. A técnica de pesquisa de análise de conteúdo adotou Bardin como instrumento para dissecar produtos jornalísticos e documentos oficiais. Os achados delinearam múltiplas configurações de exclusão social, vitimização por bullying e contato com ideias radicais e o papel das mídias sociais na radicalização. Outra descoberta do estudo foi que para preveni-lo, deve-se olhar para os motivos: individuais, sociais e culturais. As implicações dão lugar a políticas públicas e práticas educacionais investigadas com vistas a marginalizar tais incidentes violentos nas escolas. Palavras-chave: massacres escolares, violência escolar, fatores psicossociais, análise de conteúdo.