Artigos

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/11808

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Refletindo sobre as redes sociais no cuidado e educação de crianças de 0 a 6 anos de idade em famílias de camadas médias da população
    (Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2011-07-27) Fraga, Márcia Helena da Silva; Barreto, Maria de Lourdes Mattos; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; Pinto, Neide Maria de Almeida
    Frente às mudanças da família ao longo do seu ciclo de vida, o apoio das redessociais é fundamental ao enfrentamento de transições tais como o cuidar e educar filhosde 0 a 6 anos de idade. Este estudo descreve os tipos de apoio recebido pelas famílias decamadas médias da população de Bambuí – MG, e seus reflexos na sua qualidade devida, representadas por docentes de instituição de ensino público federal que chegaramnesta cidade nos últimos 5 anos. Para as famílias, o principal apoio recebido foi o dasredes sociais formais: cuidador pago e Instituições de Educação Infantil (IEI), e aslimitações foram baseadas na ausência de atendimento pelas IEI a crianças menores deum ano de idade. Estes resultados sugerem reflexos negativos na qualidade de vida dafamília e na atividade desempenhada no trabalho remunerado.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A tecnologia multimídia ERGOSHOW como prática na formação de conceitos quanto a ergonomia, saúde e segurança no trabalho e na busca de saúde, bem-estar e qualidade de vida na família
    (Revista Brasileira de Economia Doméstica, 2012) Zanuncio, Sharinna Venturim; Mafra, Simone Caldas Tavares; Rebelo, Francisco; Barreto, Maria de Lourdes Mattos
    A saúde e segurança do trabalhador devem ser trabalhadas desde cedo com crianças e adolescentes, na perspectiva de que sejam adultos mais conscientes quanto a estes aspectos, isto é o que pretende o ERGOSHOW, um jogo multimídia, para transmitir conteúdos da Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Assim, o objetivo deste estudo foi discutir a importância e a contribuição dos meios multimídia como facilitador no processo ensino-aprendizagem, de crianças entre 12 e 14 anos, no que se refere à instrumentalização e construção de conceitos sobre a temática SST. Para alcance dos objetivos foram utilizados, questionários, entrevistas e o software ERGOSHOW. Sendo que para análise dos dados foram consideradas as falas dos entrevistados e o desempenho das crianças, quando da utilização do referido software. Obtendo-se como principal resultado que o uso de ferramentas multimídias no aprendizado da temática SST, se apresentou como estimulador ao aprendizado, principalmente quando se considera o relato dos pais quanto ao comportamento diferenciado das crianças após o desenvolvimento das atividades.