Solos e Nutrição de Plantas

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    Estratificação de ambientes para gestão ambiental e transferência de conhecimento, no Estado do Acre, Amazônia Ocidental
    (Universidade Federal de Viçosa, 2007-06-08) Amaral, Eufran Ferreira do; Schaefer, Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723204Y8; Jucksch, Ivo; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723123H4; Lani, João Luiz; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783076P1; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728462H3; Valentim, Judson Ferreira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787272A6; Francelino, Márcio Rocha; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794183U4
    Para a realização deste estudo no Estado do Acre-Amazônia Ocidental foram utilizados três níveis de abordagem: estadual, municipal e local (pólo agroflorestal). O objetivo foi desenvolver e adequar à prática de avaliação e planejamento de uso da terra, tendo o solo, como elemento de síntese dos recursos naturais, de forma que associado com o conhecimento tradicional obtenha-se o uso mais eficiente da terra segundo a sua aptidão agrícola ou agroflorestal. Com estas ações pretendeu-se dispor de uma metodologia que contribua para o uso adequado dos recursos naturais e a manutenção das funções vitais dos ecossistemas na Amazônia ocidental e em outras regiões. Nas principais classes de solos foram abertas trincheiras (perfis) e realizadas descrições morfológicas e coletadas amostras de solos dos respectivos horizontes para análises físicas, químicas, e mineralógicas. Foram elaborados mapas pedológicos em diversas escalas de acordo com o nível de abordagem e necessidade de detalhamento (1:250.000, 1:100.000 e 1:10.000) que associados a outros estudos temáticos foram integrados ao Sistema de Informações Geográficas, de forma a se ter a espacialização das principais variáveis e permitir análises integradas da área de estudo. A ferramenta elaborada constitui-se em um elemento de busca da sustentabilidade onde, de forma transparente, podem produtores, técnicos e gestores públicos tomarem decisões participativas, democráticas e com nível de acerto muito maior no processo de uso da terra). O presente estudo demonstrou ser possível integrar escalas em nível estadual, municipal e local em estudos ambientais que ao mesmo tempo são independentes e se completam no sentido de entender as restrições e os potenciais do ambiente. A metodologia desenvolvida permite o seu uso também em outras áreas e unidades territoriais como projetos de assentamento, propriedades rurais e unidades de conservação. Exige, no entanto, novos esforços no sentido de realizar as adaptações necessárias à nova realidade. Uma delas, necessária e essencial é a formação de uma equipe multidisciplinar para desenvolver o trabalho de campo e atenuar, dessa forma, o tempo e a energia dispendidas pelas pessoas envolvidas quando comparadas à pesquisa em questão. A caracterização das principais classes de solos do Estado do Acre, em diferentes pedoambientes, com a elaboração de chave de identificação dos mesmos para usuários não-especialistas irá auxiliar no melhor uso dos recursos naturais e facilitar as ações dos pequenos agricultores (agricultura familiar), pecuaristas e os povos da floresta. Além de servir de subsídio para tomadas de decisões dos gestores públicos nos diferentes níveis de governo.