Matemática - Mestrado Profissional
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/6432
Navegar
6 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Topologia na Educação Básica(Universidade Federal de Viçosa, 2021-11-12) Freitas Junior, Renato Nogueira de; Rocha, Alexandre AlverengaNa Educação Básica a geometria Euclidiana é o foco currı́culo, entretanto existem várias outras geometrias e contrapontos à própia Euclidiana que podem ser apresenta- das e são aplicadas em diversas áreas do conhecimento da educação básica. Uma área interessante é a Topologia, que está presente em áreas como rede de computadores, biologia molecular, quı́mica, dentre outras. Este trabalho irá realizar uma breve apresentação sobre o tema e como aplicá-lo por meio de atividades lúdicas para alunos da Educação Básica. Será feita, no final, uma sequência didática de aplicação para o modelo remoto ou hı́brido, levando em conta a pandemia de Covid-19. Palavras-chave: Matemática. Ensino. Ciência. Topologia. Jogos Matemáticos.Item Números aleatórios e os jogos de computador(Universidade Federal de Viçosa, 2019-11-07) Rodrigues, Cristiano de Sousa; D’Afonseca, Luis Alberto; http://lattes.cnpq.br/7492782818253484A procura pela matemática contextualizada é cada vez mais presente em nosso cotidiano. Por esse motivo, buscamos com esse trabalho apresentar um campo onde ela é amplamente utilizada, nos Jogos de Computador. Designaremos neste trabalho como Computador todo e qualquer aparelho que contenha um processador, incluindo: Desktop, Notebook, Netbook, Tablet, Celular, Smartphone, Videogame, Fliperama, Game Boy ou qualquer outro similar. Será definido o que é Número Aleatório e Número Pseudoaleatório, seus geradores e suas aplicações. Para compreender como os Jogos de Computador usam os Números Aleatórios é apresentado, inicialmente, um breve histórico dos jogos, considerando os principais responsáveis pela evolução dessa área. Dando prosseguimento há uma comparação do que é um elemento determinı́stico e aleatório e como o método cientı́fico pode ser utilizado, mesmo que não intencionalmente, ao jogarmos um Jogo de Computador. Na aplicação ao ensino foram propostas duas atividades que estão próximas ao mundo real dos estudantes, além de uma atividade que foi apresentada em um feira. Na primeira buscou-se a identificação da presença ou não de fases aleatórias nos Jogos de Computador. Na segunda, foram escolhidos alguns jogos a serem construı́dos no formato de tabuleiro para explicar o seu funcionamento interno para os alunos. Finalizando, foi desenvolvido um trabalho para ser apresentado na 5 a FECITEC (Feira de Ciências Tecnologia Educação e Cultura / UFV) em que foram englobadas as duas atividades iniciais. Palavras-chave: Números Aleatórios. Jogos. Ensino.Item Introdução à Matemática Elementar da Sustentabilidade(Universidade Federal de Viçosa, 2015-11-09) Hastenreiter, Luciana de Paula Chaves Gomes; Pedroso, Kennedy Martins; http://lattes.cnpq.br/3521077647649113Tese de mestrado em Matemática, pela UFV, que analisa a disciplina do ponto de vista social associando-a a sustentabilidade e seus conceitos. Avalia-se as maiores preocupações em sustentabilidade - água, ecoturismo, lixo, energia, biodiversidade, transporte, alimentos - numa tentativa de propor conceitos matemáticos e exercícios complementares que as exemplifiquem apontando possíveis soluções para problemas diários. Busca-se aqui propor a formação de uma nova disciplina que associe Matemática e Sustentabilidade num formato intrínseca e atuante.Item O Conceito de infinito: uma abordagem para a Educação Básica(Universidade Federal de Viçosa, 2015-12-14) Delfino, Hudson Sathler; Alves, Alexandre Miranda; http://lattes.cnpq.br/8306825400770226O infinito sempre foi um tema cercado por polêmicas. Esta dissertação visa apresentar aos professores da Educação Básica, informações associadas ao conceito de infinito, destacar a importância da construção deste conceito, bem como propor sugestões de como abordar este assunto em sala de aula. Foi desenvolvida uma conceituação de infinito utilizando uma aborda- gem mais simples e objetiva, tornando-a mais compreensiva a professores e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. No desenvolver deste trabalho são apresentados alguns conceitos mate- máticos introdutórios sobre a noção de infinito, e uma breve evolução histórica deste conceito. Também são apresentadas situações em que é indispensável a aplicação do conceito de infinito, como em conjuntos numéricos, sequências e séries. É realizada de forma simples, mas rigo- rosa, a construção do conjunto dos números naturais, do conjunto dos números inteiros, e do conjunto dos números racionais, além de abordar as sequências e séries numéricas. Ao final da pesquisa é reafirmada a importância do conceito de infinito estar agregado ao conhecimento matemático de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, e apresentadas sugestões de como trabalhar o assunto em sala de aula.Item Uma alternativa para o ensino de matemática utilizando modelos epidêmicos(Universidade Federal de Viçosa, 2016-02-19) Fagundes, Siliana; Sabeti, MehranNesta dissertação elaboramos uma proposta de atividade educacional que envolve o ensino de expressões e equações algébricas através de um modelo epidêmico. O trabalho apresenta a contextualização na matemática e a modelagem matemática como ferramentas para o processo ensino/aprendizagem. Neste contexto, apresentamos uma atividade que pode criar condições para uma aprendizagem motivadora que leve a superar o distanciamento entre os conteúdos estudados e a experiência do aluno, estabelecendo relações entre os tópicos estudados e trazendo referências de natureza social. Concluímos citando, alguns conteúdos do ensino médio em que se pode trabalhar com o tema dengueItem O uso de softwares livres como facilitadores do aprendizado de matemática no ensino fundamental(Universidade Federal de Viçosa, 2014-09-04) Custódio, Cíntya Ciotti Lima; Vargas, Walter Teófilo Huaraca; http://lattes.cnpq.br/8749633085116625Esta dissertação tem o objetivo de verificar o efeito do uso de recursos computacionais no processo de ensino/aprendizado de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Primeiramente, foi apresentado um breve relato sobre alguns softwares livres que podem ser utilizados no ensino da matemática, apresentando as vantagens e desvantagens de cada um. Em seguida, foi mostrada a an ́alise dos resultados obtidos na pesquisa realizada com os alunos dos oitavos e nonos anos de uma escola pública do município de Ubá. Ao final da pesquisa, foi possível concluir que o uso de recursos computacionais torna as aulas mais prazerosas, incentiva a participação dos alunos, além de permitir maior visualização dos conceitos matemáticos, estimulando assim a reflexão sobre os conteúdos trabalhados.