Matemática - Mestrado Profissional
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Item Geometria espacial no Ensino Fundamental: uma reflexão sobre as propostas metodológicas(Universidade Federal de Viçosa, 2013-02-20) Chaves, Juliana de Oliveira; Guerreiro, Marinês; http://lattes.cnpq.br/3901031681708337; Ferraz, Raul Antonio; http://lattes.cnpq.br/0368187000548549; Santos, Lana Mara Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/4115878011091305Esta dissertação tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre o ensino de Geometria Espacial nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, apresentamos algumas motivações históricas do desenvolvimento da Geometria e sugerimos o uso da História da Matemática como metodologia de ensino em sala de aula. Fazemos um breve relato sobre a Reforma do Ensino de Matemática, abordando sua influência no ensino da Geometria, e apresentamos o que as propostas curriculares vigentes sugerem em termos do ensino de Geometria Espacial neste nível de escolaridade. Trazemos outras propostas metodológicas para o ensino deste tema, como o uso de materiais concretos, recursos tecnológicos e a utilização de objetos espaciais na resolução de problemas. Relatamos também uma pesquisa feita com alguns professores para identificar quais as estratégias que eles têm usado para ensinar Geometria Espacial no Ensino Fundamental e quais as principais dificuldades encontradas por eles na aplicação das metodologias.Item Importância e Metodologias do Ensino de Matemática Financeira no Ensino Médio(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-12) Rodrigues, Keyla Senra Teixeira; Faria, Mercio Botelho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4183550E7; http://lattes.cnpq.br/5571556282656018; Alves, Alexandre Miranda; http://lattes.cnpq.br/9791718459590574; Takahashi, Lucy Tiemi; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791507J2É fácil perceber a presença da matemática financeira no nosso cotidiano. Além disso, observa-se o apetite para o consumo entre os jovens e as dificuldades apresentadas pelos estudantes na resolução de problemas envolvendo Matemática Financeira. Observa-se ainda que essas dificuldades se iniciam com o conceito de porcentagem e se complicam mais quando se começa a trabalhar com os conceitos de juros e taxa de juros, especialmente em problemas que envolvem a tomada de decisões diante de diferentes opções de pagamento à vista ou a prazo. Neste trabalho apresentamos diferentes propostas metodológicas existentes para o ensino de Matemática Financeira, especialmente para o Ensino Médio, e realizamos uma análise dessas propostas, buscando verificar se as suas abordagens contemplam a importância do assunto, sua utilização para resolver situações-problema que envolvem porcentagens, juros e taxa de juros, e as motivações históricas do desenvolvimento da Matemática Financeira para contextualizar o estudo dos diversos conceitos envolvidos no tema. Além disso, propomos algumas atividades envolvendo porcentagens, juros e taxa de juros, e avaliamos os resultados da aplicação das mesmas em três turmas de segundo ano de uma escola pública do município de Carangola-MG. Da análise dos resultados, ficou evidenciado que a utilização do jogo Super Banco Imobiliário da ESTRELA, reformulado, no início do processo de ensino dos conteúdos de Matemática Financeira é uma importante estratégia para a motivação dos alunos e para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa para os mesmos.Item Um estudo sobre poliedros e atividades para o ensino de matemática: geometria da bola de futebol e pipa tetraédrica(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-15) Bicalho, Jossara Bazílio de Souza; Moraes, Simone Maria de; http://lattes.cnpq.br/7642668977945428Esta dissertação é dedicada à apresentação de duas atividades didáticas para a abordagem dos conteúdos de Matemática no Ensino Médio: Poliedros e Sólidos Semelhantes . A primeira delas se refere ao uso de softwares de Geometria Dinâmica para desenvolver e apresentar a ideia matemática relacionada à fabricação dos modelos de bolas de futebol, a partir da Copa de 1970. O software comercial CABRI 3D e o software gratuito Pletora de Poliedros são utilizados como ferramentas para a exploração das propriedades dos poliedros platônicos e arquimedianos, bem como para a investigação da validade da relação de Euler para poliedros convexos e não convexos. A segunda atividade, a Pipa Tetraédrica , trata de uma proposta de trabalho com material concreto e de manipulação, através da o ficina de construção do artefato idealizado por Alexander Graham Bell e da exploração das propriedades de figuras semelhantes.Item Uma abordagem da análise combinatória sem o uso abusivo de fórmulas(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-15) Santos, Patrick Ferreira; Alves, Alexandre Miranda; http://lattes.cnpq.br/9791718459590574; http://lattes.cnpq.br/6138245408300756; Faria, Mercio Botelho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4183550E7; Escher, Marco Antonio; http://lattes.cnpq.br/7035076667302820As dificuldades existentes com o ensino ou aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio das escolas públicas brasileiras constituíram-se como tema motivador deste trabalho. Assim, temos como objetivo primordial, a exposição de um abordagem da Análise Combinatória sem o uso abusivo de fórmulas. Apresentamos vários exemplos almejando um significativo crescimento na compreensão dos conceitos e na resolução de problemas combinatórios. Mostrando que o mais importante é habituar os alunos com a análise cuidadosa de cada problema. Indicando que para resolver os problemas de contagem, será necessário parar, concentrar, discutir, pensar, se imaginar no papel da pessoa que vai fazer a coisa pedida pelo problema, procurando trocar a decisão a ser tomada por uma sequência de decisões mais simples e sucessivas para que em seguida possa aplicar o princípio fundamental da contagem. Por fim, propomos uma atividade com o intuito de aprofundar o ensino da Combinatória. Esperamos que essa dissertação se constitua em material de reflexão do ensino de Análise Combinatória, enfatizando a importância de se evitar o uso abusivo de fórmulas, a fim de promover uma aprendizagem significativa desse tópico.Item Olimpíada de Matemática para a Matemática Avançar(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-15) Bragança, Bruno; Moraes, Simone Maria de; http://lattes.cnpq.br/4620829926174079; http://lattes.cnpq.br/0467818156834957; Araújo, Anderson Luís Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/0149879668454764; Gebara Neto, Seme; http://lattes.cnpq.br/1484876717092998Nesta dissertação elaboramos uma proposta de atividade educacional que envolve competições matemáticas. O trabalho consta de revisão bibliográfica, apresentando um histórico das Olimpíadas de Matemática no Brasil e no Mundo e dando subsídios, através da leitura e estudo de regulamentos, páginas eletrônicas de competições dessa natureza e outros documentos para elaboração da atividade. Neste contexto, apresentamos atividades que podem ser utilizadas como divulgação, preparação e estímulo à participação e envolvimento com a competição ou até mesmo que possam ser utilizadas apenas na sala de aula. Concluímos elaborando uma cartilha, A Cartilha da Olimpíada de Matemática , um material de suporte e apoio aos interessados em implantar uma competição desse tipo, em uma escola ou até mesmo em contexto mais amplo.Item A Estatística em foco no município de Barão de Cocais(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-18) Gomes, Vandré Antônio de Assis; Moura, Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6857566593193557Esta dissertação trata de uma análise do Ensino de Estatística no Ensino Médio das Escolas Públicas do Município de Barão de Cocais, Minas Gerais. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Currículo Básico Comum - CBC, entre outras fontes, apresentamos a análise das respostas de um questionário e uma avaliação que foram aplicados a professores e alunos respectivamente, com a nalidade de identi car possíveis lacunas existentes no ensino desse conteúdo. Além disso, ela apresenta um fascículo para alunos e professores sobre este assunto, visando melhorias no Ensino de Estatística neste nível de ensino.Item Geometria dinâmica com o GeoGebra no ensino de algumas funções(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-18) Lopes Júnior, Geraldo; Sabeti, Mehran; http://lattes.cnpq.br/1192944329873105; http://lattes.cnpq.br/5304907367743527; Takahashi, Lucy Tiemi; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791507J2; Pedroso, Kennedy Martins; http://lattes.cnpq.br/4348000840787746O ensino de funções, por ser um dos alicerces da matemática, ocupa boa parte da grade curricular, principalmente do ensino médio. Uma estratégia que permite agilizar a construção do conhecimento relacionado a este tema é o uso de softwares educativos que oferecem ambientes de geometria dinâmica para visualização gráfica. O GeoGebra é um destes softwares que permite uma abordagem para o ensino de funções propiciando a transição entre as linguagens gráfica e simbólico-algébrica, contribuindo para uma compreensão mais significativa destes conceitos por parte dos estudantes. Ambientes favoráveis para o ensino de funções supre o objetivo principal deste trabalho. Pretende-se aqui, apresentar uma sugestão de estratégia didática sequencial, que facilite o processo de ensino e aprendizagem das funções afim, quadrática, exponencial, logarítmica e trigonométrica, de forma interativa e dinâmica, com a explanação de alguns de seus conceitos e como estes podem ser apresentados para os alunos, afim de que façam conjecturas sobre estas funções, a partir de suas observações feitas com o programa. É importante reposicionar os mecanismos de ensino da matemática dentro do ambiente tecnológico moderno, usando essas ferramentas didáticas. No desenvolvimento deste trabalho, verificou-se que o uso do GeoGebra nas aulas de matemática permite um grande avanço no ensino de funções por meio da manipulação de seus respectivos gráficos. Todo o exposto neste trabalho se baseia em pesquisa bibliográfica e, principalmente, na experiência do autor com seus alunos do ensino médio nos dois setores, público e privado, desde 2006.Item O uso da planilha eletrônica Calc no ensino de matemática no primeiro ano do ensino médio(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-18) Dias, Fabrício Ferreira; Sabeti, Mehran; http://lattes.cnpq.br/1192944329873105; http://lattes.cnpq.br/4745111426180109; Takahashi, Lucy Tiemi; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791507J2; Pedroso, Kennedy Martins; http://lattes.cnpq.br/4348000840787746No Brasil, um dos assuntos principais que se estuda no primeiro ano do Ensino Médio é função. O cálculo de juros, o estudo das progressões e a apresentação de dados estatísticos por meio de tabelas, gráficos e médias também fazem parte da grade curricular. A proposta deste trabalho é mostrar estratégias interessantes como metodologia para o ensino de matemática no primeiro ano do Ensino Médio, utilizando-se da planilha eletrônica Calc, que permite a manipulação das funções, construção de tabelas e fórmulas, explorando temas do cotidiano dos estudantes de forma participativa, o que possibilita o desenvolvimento de habilidades de investigação, incentiva a criatividade e autonomia, bem como proporciona aos educadores um trabalho pedagógico estimulante e uma aprendizagem significativa.Item Revisitando o Teorema de Pitágoras(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-18) Ribeiro, Vanessa Vânia Silva Marinho; Moraes, Simone Maria de; http://lattes.cnpq.br/4620829926174079; Takahashi, Lucy Tiemi; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791507J2; Guerreiro, Marinês; http://lattes.cnpq.br/3901031681708337Esta dissertação é dedicada ao estudo do Teorema de Pitágoras sob vários aspectos. Começamos traçando um histórico deste teorema, e então apresentamos várias demonstrações dele, assim como aplicações e oficinas para o ensino do mesmo. A continuação apresentamos uma proposta de atividades motivacionais e criativas para a utilização deste teorema, a fim de ajudar os professores e despertar o interesse nos estudantes. Concluímos este trabalho com a apresentação de uma inovadora Cartilha do Teorema, a Cartilha Pitagórica, que deverá orientar a utilização do trabalho por professores de Matemática em sala de aula.Item Um estudo sobre as funções reais nas escolas de Piranga(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-18) Cruz, Marcelo dos Santos; Moura, Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4876173787954811; http://lattes.cnpq.br/2016518214986812; Gomes, José Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2251476241776435; Faria, Mercio Botelho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4183550E7Neste trabalho foi feito um estudo do ensino de funções reais nas escolas de Piranga-MG, apresentando algumas dificuldades e deficiências do processo ensino-aprendizagem através de um questionário respondido pelos professores do município e da análise dos resultados de suas escolas no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) visando apontar como estes problemas podem ser enfrentados. Como principais sugestões para melhoria do processo ensino-aprendizagem do conteúdo funções reais, são apresentados a utilização do computador como ferramenta de ensino, e a abordagem de problemas de modelagem relacionado com assuntos presentes no cotidiano dos alunos.Item Explorando o tratamento matricial para uma introdução aos números complexos(Universidade Federal de Viçosa, 2013-04-10) Gomes, Márcio Roberto; Pedroso, Kennedy Martins; http://lattes.cnpq.br/4348000840787746; Ferreira, Ana Cristina; http://lattes.cnpq.br/7935271663190827; Entringer, Ariane Piovezan; http://lattes.cnpq.br/1973452885144227O objetivo deste trabalho é dar um enfoque mais geométrico na introdução dos números complexos, de forma a torná-los mais compreensíveis e eliminando a ideia de números estranhos e de difícil compreensão.Para alcançar tal objetivo far-se-á um estudo das propriedades operatórias das matrizes 2x2 do tipo [ a −b b a ] , com a, b ϵR, chegando ao resultado de que tais matrizes formam um corpo. Em seguida associa-se tais matrizes a pontos do plano R2. A partir desta associação obtém o resultado que multiplicar um vetor por uma matriz deste tipo corresponde a efeturar um giro e multiplicá-lo por um escalar. A partir daí faz a correspondência biunívoca entre as matrizes e os números complexos de forma que todas as propriedades estudadas no item anterior permanecem verdadeiras. Como resultado desta correspondência obtemos que multiplicar por i2 corresponde a um giro de 180o , isto é, manter a direção e inverter o sentido o que corresponde a multiplicar por (−1), ou seja que i2 = −1. Desta forma chega-se ao resultado que normalmente é apresentado aos alunos na introdução dos números complexos porém com um significado que outrora não possuía. A seguir fez um estudo da conformidade e deformação das transformações através de funçõeoes de variáveis complexas.Com esta abordagem fica facilitada a compreensão por parte dos alunos dos seus conceitos e mesmo a função dos mesmos, para concluir apresentamos uma situação prática em que se utiliza os números complexos.Item Algumas experiências algébricas e gráficas com polinômios trigonométricos(Universidade Federal de Viçosa, 2013-04-15) Mendes, Antonio Carlos; Pedroso, Kennedy Martins; http://lattes.cnpq.br/4348000840787746; Rosa, Valéria Mattos da; http://lattes.cnpq.br/0297644115959460; Entringer, Ariane Piovezan; http://lattes.cnpq.br/1973452885144227São muitos os desafios que o ensino e, em especial, o ensino de matemática impõe nos dia de hoje. Nosso trabalho foi elaborado na perspectiva de apresentar a professores e alunos do Ensino Médio uma alternativa para o ensino desses temas. Inicialmente foram elaborados algumas considerações sobre o ensino de trigonometria, os objetivos pretendidos, definição do público alvo, considerações metodológicas e possíveis desdobramentos do mesmo. Em seguida o trabalho apresenta uma síntese teórica dos assuntos estudados, relacionando situações algébricas com suas representações gráficas. Para a aplicação do tema em sala de aula foi elaborado um Guia do Aluno e para auxiliar o professor nesta tarefa foi eleborado o Guia do Professor. Este material procura oferecer ao educando condições de construir progressivamente a sua aprendizagem e aos professores a oportunidade de abordar o tema de forma diferenciada e de agregar ao Ensino Médio o estudo dos Polinômios Trigonométricos, com ênfase na construção de seus gráficos usando programas de geometria dinâmica e a observação que as mudanças nos diversos parâmetros proporcionam nos respectivos gráficos. Vale ressaltar que a proposta de ensino apresentada é sugerida como uma situação intermediária entre o Ensino de Trigonometria e Números Complexos realizados em nossas escolas e, respectivamente, os processos mais avançados de interpolação trigonométrica e as séries de Fourier, respectivamente.Item Área e Volume de Prisma e Pirâmide(Universidade Federal de Viçosa, 2013-04-15) Reis, Mônica de Paula Tolentino; Jesus, Catarina Mendes de; http://lattes.cnpq.br/1004373523973506; Moura, Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4876173787954811; Rosa, Valéria Mattos da; http://lattes.cnpq.br/0297644115959460; Guerreiro, Marinês; http://lattes.cnpq.br/3901031681708337Este trabalho apresenta estratégias para o ensino de poliedros no ensino médio, enfocando o cálculo de área e volume, com aplicações das novas tecnologias como softwares gratuitos e de fácil acesso em atividades do dia a dia. Aqui também descrevemos oficinas com atividades relacionadas aos poliedros, com alunos e professores do ensino médio, onde constatou-se que a maioria dos professores não faziam uso de softwares e atividades contidas no livro didático adotado.Item Ensino de juros compostos, progressão geométrica e função exponencial(Universidade Federal de Viçosa, 2013-08-12) Arruda, Alexandre Goulart; Faria, Mercio Botelho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4183550E7; http://lattes.cnpq.br/1300293912550457; Moura, Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4876173787954811; Santos, Laércio José dos; http://lattes.cnpq.br/8291284918487795O presente trabalho tem como objetivo apontar as semelhanças, diferenças, e relações existentes entre progressão geométrica, juros compostos e função exponencial no que se refere ao ensino desses conteúdos, através da resolução de problemas. Para isto, partimos de uma investigação histórica a cerca destes temas. Após tomar conhecimento do que normatiza o currículo básico comum sobre esses assuntos, bem como as orientações pedagógicas presente nos parâmetros curriculares nacional, foi feita uma análise em cinco obras didáticas de matemática. Esta analise permitiu saber: como esses assuntos são abordados, se há ausência de algum deles, a qualidade das informações presentes e a preocupação em deixar explicita a relação existente entre os conteúdos. Além disto, trouxemos algumas atividades a fim de contribuir para o ensino destes assuntos de forma independente ou correlacionados e finalizamos mostrando quais habilidades o governo federal espera que os alunos possuam para resolver situações-problemas que constam no exame nacional do ensino médio.Item A trigonometria na Educação Básica com foco em sua evolução histórica e suas aplicações contemporâneas(Universidade Federal de Viçosa, 2013-08-12) Oliveira, Juliana Elvira Mendes de; Guerreiro, Marinês; http://lattes.cnpq.br/3901031681708337; Santos, Laércio José dos; http://lattes.cnpq.br/8291284918487795; Sabeti, Mehran; http://lattes.cnpq.br/1192944329873105Esta dissertação tem o objetivo de apresentar uma proposta metodológica para o ensino dos conteúdos básicos de Trigonometria na Educação Básica com foco em sua evolução histórica e aplicações contemporâneas. Para isso apresentamos o conteúdo que julgamos básico para essa etapa de escolarização, abordando a trigonometria do triângulo retângulo, nos triângulos quaisquer e no círculo trigonométrico. Trazemos um breve relato do desenvolvimento histórico da Trigonometria, sua relação estreita com o desenvolvimento da Astronomia e também algumas de suas aplicações na atualidade. Apresentamos o que as propostas e orientações curriculares vigentes propostas pelos governos federal e estadual sugerem em termos do ensino de Trigonometria na Educação Básica e como este conteúdo é abordado nos livros didáticos. Trazemos uma sequência didática como proposta metodológica com atividades que utiliza recursos multimídia, recortes da História da Matemática e atividades práticas.Item A importância dos logaritmos ontem e hoje no desenvolvimento da matemática e das ciências: uma abordagem didática(Universidade Federal de Viçosa, 2014-03-17) Rocha, Vicente Geraldo da; Alves, Alexandre Miranda; http://lattes.cnpq.br/9791718459590574; http://lattes.cnpq.br/0689473525501894; Miyagaki, Olímpio Hiroshi; http://lattes.cnpq.br/2646698407526867; Moura, Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4876173787954811Esta dissertação aborda a Origem e a evolução dos logaritmos e também suas aplicações. Um tema que, na sua Origem (1614), revelou-se uma ferramenta poderosa para simplificar as Operações aritméticas, facilitando a Vida daqueles que dependiam de Cálculos longos e trabalhosos, dentre eles, os astrônomos. No entanto, Com a tecnologia atual,calculadoras e Computadores, os logaritmos perderam esta utilidade de facilitador nas Operações aritméticas e destacou-se no desenvolvimento tanto da matemática Como nas Ciências de modo geral, revelando sua estreita relação Com fenômenos químicos, físicos, biológicos e econômicos. Na definição dos logaritmos, destacamos a geométrica, que não é explorada nos livros didáticos aprovados pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) e distribuídos aos alunos. Reservamos o último Capítulo para dar uma abordagem sobre o ensino dos logaritmos, Valorizando suas aplicações desde a sua origem aos dias atuais, visando Contribuir para a melhoria do ensino da matemática.Item Ferramentas auxiliares no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente na educação básica(Universidade Federal de Viçosa, 2014-03-17) Domingos Neto, Silvino; Moura, Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4876173787954811; http://lattes.cnpq.br/7075003735929588; Alves, Alexandre Miranda; http://lattes.cnpq.br/9791718459590574; Miyagaki, Olímpio Hiroshi; http://lattes.cnpq.br/2646698407526867O presente trabalho abordou o tema ferramentas auxiliares no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente. Teve como foco atividades de matemática para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que investiga a eficácia da utilização das ferramentas calculadora científica, teodolito, prancha trigonométrica e o software GeoGeobra no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente na educação básica. Teve como objetivo tornar o ensino de trigonometria mais significativo através da manipulação de ferramentas básicas. Este trabalho valeu-se da resolução de situações problemas que visavam o cálculo de medidas inacessíveis, medidas dos ângulos agudos de um triân- gulo retângulo e as medidas do seno, cosseno e tangente destes ângulos. Tratou-se ainda da plotagem e análise dos gráficos das funções seno, cosseno e tangente no sistema de coordenadas cartesianas. Analisou o quanto é relevante o uso destas ferramentas nas aulas de trigonometria e em especial no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente. Este estudo indica que o uso destas ferramentas pode resultar em avanços significativos no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente na educação básica, além de tornar um desafio a sua utilização por professores de matemática e pesquisadores.Item Um estudo sobre o teorema de Euler(Universidade Federal de Viçosa, 2014-04-04) Mota, Ayrton Pereira da; Guerreiro, Marinês; http://lattes.cnpq.br/3901031681708337; http://lattes.cnpq.br/2158457815879190; Jesus, Catarina Mendes de; http://lattes.cnpq.br/1004373523973506; Santos, Laércio José dos; http://lattes.cnpq.br/8291284918487795Este trabalho aborda o Teorema de Euler para poliedros. Apresentamos fatos históricos relacionados ao Teorema de Euler, algumas demonstrações do teorema e uma noção da característica de Euler-Poincaré. Apresentamos também um material voltado para o Ensino Médio, com uma demonstração para o Teorema de Euler usando apenas Matemática básica, discutimos o caso plano do teorema e usamos o Teorema de Euler para mostrar a existência de apenas cinco poliedros convexos regulares.Item Cálculo no Ensino Médio: uma proposta alternativa para o atual currículo da educação básica no Brasil(Universidade Federal de Viçosa, 2014-06-27) Dias, Tiago de Oliveira; Moraes, Simone Maria de; http://lattes.cnpq.br/3012322412587235Na perspectiva de justificar a presença do Cálculo Diferencial e Integral como tema obri- gatório nos currículos de Matemática do Ensino Médio, neste trabalho é realizada uma pesquisa histórica dos currículos de Matemática, assim como das diretrizes do ensino de Matemática no Ensino Médio no Brasil, buscando entender o processo que culminou na retirada desse conteúdo dos currículos. Além disso, é apresentado um estudo comparativo entre currículos de Matemática do Ensino Médio para estudantes da mesma faixa etária do Brasil e de outros países, a fim de se ter uma indicação sobre qual a tendência atual do ensino de Cálculo no mundo. Finalmente, é apresentada uma proposta de currículo de Matemática no Ensino Médio que contemple o ensino de Cálculo e sugestões para a abordagem desse tema através de sequências didáticasItem O uso de softwares livres como facilitadores do aprendizado de matemática no ensino fundamental(Universidade Federal de Viçosa, 2014-09-04) Custódio, Cíntya Ciotti Lima; Vargas, Walter Teófilo Huaraca; http://lattes.cnpq.br/8749633085116625Esta dissertação tem o objetivo de verificar o efeito do uso de recursos computacionais no processo de ensino/aprendizado de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Primeiramente, foi apresentado um breve relato sobre alguns softwares livres que podem ser utilizados no ensino da matemática, apresentando as vantagens e desvantagens de cada um. Em seguida, foi mostrada a an ́alise dos resultados obtidos na pesquisa realizada com os alunos dos oitavos e nonos anos de uma escola pública do município de Ubá. Ao final da pesquisa, foi possível concluir que o uso de recursos computacionais torna as aulas mais prazerosas, incentiva a participação dos alunos, além de permitir maior visualização dos conceitos matemáticos, estimulando assim a reflexão sobre os conteúdos trabalhados.