Matemática - Mestrado Profissional
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/6432
Navegar
Item Álgebras de Boole e aplicações(Universidade Federal de Viçosa, 2021-04-23) França, Fernanda Joyce de Almeida; Fonseca, Luı́s Felipe Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1440102207711794Em diversos momentos da prática docente, os professores costumam ser questionados pelos alunos a respeito da utilização prática de alguns assuntos matemáticos que compõem o currı́culo básico. Muitas vezes os questionamentos se dão pelo fato do aluno não compreender a utilização desses assuntos em sua vida profissional. O curso médio técnico proporciona uma oportunidade de aplicação prática de alguns conceitos. Este trabalho visa apresentar os fundamentos das álgebras de Boole e suas aplicações por meio das portas lógicas em cursos técnicos de eletrônica e informática. A apresentação será feita a partir de planos de aula elaborados com o objetivo de informar e familiarizar os alunos sobre o tema. Palavras-chave: Matemática. Álgebra de Boole. Ensino médio técnico.Item Construções geométricas com régua e compasso e dobraduras(Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-28) Silva, Henrique José de Ornelas; Fonseca, Luís Felipe GonçalvesEste trabalho aborda as construções geométricas via régua e compasso, a justificativa algébrica da impossibilidade da resolução dos três problemas clássicos gregos: a duplicação do cubo, a trissecção de um ângulo arbitrário e a quadratura do círculo; e também as construções geométricas através de dobraduras. Ao final, é apresentado um roteiro de aula sobre construções geométricas via régua e compasso e dobraduras, bem como o relato de sua aplicação a alunos das séries finais do ensino fundamental.Item Equações Algébricas: soluções e aplicações(Universidade Federal de Viçosa, 2019-04-11) Augusto, Cristiano Gonçalves; Lara, Danielle Franco Nicolau; http://lattes.cnpq.br/7068610596543305Neste trabalho discutiu-se a resolubilidade das equações algébricas com coeficientes reais de grau menor ou a igual a quatro, as relações existentes entre coeficientes e raízes das equações gerais, o Teorema Fundamental da Álgebra, e no caso de grau maior que quatro focaremos de forma elementar a Teoria de Galois. Introduziu-se aspectos elementares da teoria dos grupos, números complexos, a geometria do plano complexo, propriedades básicas dos polinômios e fatoração de polinômios para compreensão da resolubilidade de equações algébricas. Com isso, esclarecer conceitos teoria da algébrica para possibilitar uma prática mais adequada ao estudante do ensino médio. Então, enfatizou-se a resoluções de equações algébricas de grau menor ou igual a quatro e apresentou-se, para docentes da educação básica e superior, a Teoria de Galois para grau maior ou igual a cinco. Apresentou-se no final deste trabalho algumas aplicações em sala de aula sobre as soluções de equações algébricas de grau < 4, e um estudo que envolva aproximações numéricas e o software GeoGebra para determinar a solução de uma equação do 5º grau. A aplicação foi direcionada aos alunos 3º ano do ensino médio, no intuito de contextualizar este trabalho e sugerir uma abordagem diferenciada na solução de equações algébricas. E ainda, motivar o docente a buscar novas metodologias de ensino sobre soluções de equações algébricas.Item GeoGebra e as funções elementares que são apresentadas no Ensino Médio(Universidade Federal de Viçosa, 2015-12-14) Mileno, Evandro; Silva, Anderson Tiago daO conteúdo funções é um dos mais importantes da matemática e esta presente no cotidiano de todas as pessoas, seja de forma direta ou indireta. Estes, dentre outros fatores justifica a presenga deste conteúdo na grade curricular da educação básica. Hoje Vivemos em urna sociedade repleta de novas tecnologias, e nós professores devemos aceitar o desafio de nos adequar e inserir de forma inteligente essas tecnologias na escola. Neste trabalho, vamos propor o uso do software GeoGebra para auxiliar e facilitar a aprendizagem dos alunos no estudo de funções. Do capitulo 2 ao capitulo 7 vamos propor e desenvolver atividades relacionadas a funções usando o GeoGebra. Com o auxilio deste software esperamos que os alunos sintam-se mais motivados e atraídos pelo conteúdo funções, e consequentemente melhorem seu desempenho no desenvolvimento de atividades da disciplina matemática. Palavras Chaves: Geogebra, matematica, algebra.Item Integração entre álgebra e geometria no ensino da matemática(Universidade Federal de Viçosa, 2017-05-12) Nascimento, Elimar Moreira do; Guerreiro, Marinês; http://lattes.cnpq.br/6295464646719814Neste trabalho abordamos algumas interações entre a Álgebra e a Geometria, a partir da ampliação do conhecimento histórico do desenvolvimento da Geometria Analítica e suas aplicações, bem como do estudo do tema simetria. Analisamos alguns livros didáticos para perceber como esses temas são abordados no Ensino Fundamental e Médio. Desenvolvemos um estudo dos grupos de simetria de figuras geométricas no plano e no espaço, bem como dos grupos de friso e de grupos cristalográficos. Propomos um material para o ensino de simetria, com desenvolvimento gradual, desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.